Déda, Benedito e Ulices

Como este espaço divulgou no último sábado o governador Marcelo Déda deve anunciar hoje, 28, em entrevista coletiva, que o parecer da Procuradoria Geral é favorável que a vaga de Flávio Conceição, como conselheiro do TC, seja da Assembléia Legislativa e não do órgão, como argumentou o presidente Heráclito Rolemberg. Déda deve anunciar também que defenderá o nome do atual secretário de Justiça, Benedito Figueiredo, para que a AL aprove a indicação.


Por incrível que pareça o nome de Benedito não vem encontrando resistência na base aliada, apenas de um ou outro deputado. Poderia ter problema porque Ulices Andrade deflagrou o processo da eleição para a Mesa Diretora antecipadamente, mesmo o Regimento Intern prevendo a eleição para fevereiro. A grande maioria dos deputados da base aliada do governo, composta por 18, está sabendo separar as duas escolhas. Na bancada da situação fala-se em alguns candidatos tudo porque o atual presidente, Ulices Andrade, candidato à reeleição, não é unanimidade entre os parlamentares.


E parece que o governador já percebeu que não pode querer “casar” as duas escolhas. O processo de Benedito Figueiredo parece que será tranqüilo, porque o mesmo não sendo carismático, é um homem probo com um passado sem maculas. Ou seja, tem um perfil perfeito para um tribunal que precisa melhorar sua imagem perante a sociedade sergipana.

 

Por outro lado na AL, Ulices tem sérias rejeições dentro da bancada. O mais importante é que não se pode dar espaço para a oposição. São 18 nomes e, com certeza, entre eles tem gente que pode unir a bancada tranquilamente. Já a oposição está vendo tudo de camarote esperando para dar o bote e conseguir o apoio dos que não votam no atual presidente.

 

Como político hábil, Marcelo Déda sabe que a união da bancada é importante e o mais correto é tentar aparar as arestas, mas se a rejeição a Ulices continuar é preciso encontrar um nome entre os 18 deputados que aglutine todos os votos. Com a experiência de quem foi deputado estadual e federal, o governador sabe que o Executivo e o Legislativo devem trabalhar juntos e mais ainda, que pode chegar ao momento que é preciso compreender o limite que existe, não só de respeito, mas de preservação da identidade e da vontade própria de um poder.

 

Entrada única para quem não paga

Bem que o MP poderia determinar que a FSF colocasse uma única entrada para os torcedores que entram de graça no Batistão. Nesta entrada poderia-se fazer a anotação por categoria. Ou seja, quantos policiais militares, civis, federais, imprensa e até da própria FSF. Esse número que é divulgado, de tantos não pagantes não bate. Este jornalista mesmo, observou no último sábado, quando estava entrando para a arquibancada um torcedor na sua frente mostrar uma carteira e o porteiro liberou a entrada sem anotar nada. Ou seja, muita gente entra e a FSF não registra o número exato.

 

Comando da PM precisa disciplinar policiais

As imagens do incidente ocorrido no Batistão no último sábado, que necessitou da presença da PM no campo deixa um alerta: qual o motivo cerca de 30 policiais correram para resolver um problema que poderia ser resolvido com cinco ou seis policiais? É preciso que o comando discipline a atuação dentro do Batistão. Já pensou se o incidente fosse maior e algum PM mais afoito batesse em algum jogador ou jogasse gás de pimenta (lembra do América X Confiança)? Seria um problema sério para o Confiança. Por mais que os jogadores ou massagista, como foi o caso, estejam com os ânimos acirrados é preciso que a PM lembre que ninguém ali está armado. No caso em questão bastava cinco policiais cercar o juiz e colocá-lo em lugar seguro. Mais nada. Todo cuidado é pouco. E por muito pouco o Confiança não foi prejudicado.

 

Gilmar: ingressos repassados para cambistas

O radialista e deputado Gilmar Carvalho disse ontem, 27, no programa de rádio que apresenta que não tem duvidas que tem um acordo de bastidores para repassar aos cambistas ingressos dos jogos. Gilmar citou os problemas trabalhistas que tem o Confiança e mesmo com o acordo no Ministério do Trabalho tem muitas despesas para pagar.

 

Machado: vaga no TC não é dele

Questionado no programa de Gilmar Carvalho ontem, o deputado José Carlos Machado afirmou que não está fazendo campanha para o TC e espera o parecer da Procuradoria Geral que será anunciado hoje, para fazer sua avaliação.  Machado alertou que o governador precisa entender que se o resultado for como está sendo noticiado pela imprensa a vaga não é do governador, mas da AL. “Qualquer que seja a decisão quem se sentir prejudicado pode entrar com uma ação. É algo sob judice e muito arriscado”,arrematou. Para Machado o governador não poderia ter candidato, porque compete a AL, que deveria fazer as articulações e não o Palácio da Adélia Franco.

 

Defecções na bancada governista

Ainda no programa de Gilmar, Machado lembrou que a oposição tem cinco representantes na AL e o quadro não é mais favorável ao governador após as eleições municipais, que criaram profundas defecções. “Você acha que André (Moura) está satisfeito em Japaratuba? E Paulinho das Varzinhas, em Laranjeiras? Césár Mandarino em Itaporanga e outros. Este quadro precisa ser bem avaliado”, explicou Machado. “A coisa pode se complicar e espero que complique”, disse lembrando que a oposição ganhará mais um parlamentar com a entrada de Gorete Reis.

 

Direitos Humanos e Cidadania

Com a real possibilidade de Benedito Figueiredo ir para o Tribunal de Contas o governador Marcelo Déda terá a oportunidade de colocar na Secretaria de Justiça e da Cidadania um técnico da área. Chega de colocar político na pasta, como fez os governos anteriores. É preciso valorizar os direitos humanos e resolver com ações efetivas os problemas da pasta que são muitos. Só para lembrar: no início deste governo foi assinado um pacto de combate a tortura, mas na prática nada se fez.

 

João Alves Filho lança livro hoje, 28 I

O ex-governador e engenheiro João Alves Filho (DEM) lança hoje, 28, às 19 horas, em coquetel na livraria Escariz, do Shopping Jardins, livro por ele organizado intitulado “Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco”. A obra põe em xeque definitivo a viabilidade técnica, econômica e ecológica do projeto do governo federal de transposição do rio. No mesmo dia ele faz o lançamento do site emrespeitoaovelhochico.com.br, uma home page reunindo inúmeros especialistas de todo o país que ficarão à disposição dos internautas e que disponibilizarão na internet informações que comprovam a inviabilidade do projeto governamental. Já no dia 10 de novembro, o livro e o site serão lançados em circuito nacional, na Livraria Cultura, em São Paulo. João Alves organizou e escreveu parte do livro, que tem prefácio do jurista Ives Gandra da Silva Martins, com a participação de nove outros renomados especialistas brasileiros nos temas semi-árido nordestino e aproveitamento de recursos hídricos.

 

João Alves Filho lança livro hoje, 28 II

Dentre as informações expostas pelos técnicos que escrevem o livro, existem várias que fazem cair por terra o mito de que não existe água suficiente no semi-árido nordestino brasileiro para abastecer as famílias de sertanejos que enfrentam dificuldades com as constantes secas. Uma delas é a constatação de que no subsolo do semi-árido há um gigantesco mar de água doce – a maior reserva subterrânea exclusivamente brasileira, com água armazenada em volume maior do que aquele que o rio São Francisco despeja no oceano Atlântico – capaz de suprir as necessidades de abastecimento de água de toda a população da região, mas que só tem aproveitados insignificantes 4% do seu potencial. A maior parte desta reserva está localizada justamente no Nordeste Setentrional. (Correio de Sergipe).

 

Viaduto da saída de Aracaju sem iluminação

O DNIT precisa providenciar rapidamente a iluminação do viaduto da saída de Aracaju. Há cerca de duas semanas o viaduto está sem iluminação à noite, tanto no seu contorno como na parte inferior, uma vez que se torna um ótimo veiculo para assaltos entre outros atos de vandalismo.

 

Silvio Santos recebe JPT

Na semana passada o Presidente da Emsurb e Vice-Prefeito eleito de Aracaju Sílvio Santos recebeu a JPT para uma análise do pleito eleitoral de Aracaju e as perspectivas de futuro para a gestão que se iniciará em 1º de janeiro de 2009, principalmente na relação do Governo Municipal com o PT e como será tratada a Política de Juventude. Sílvio falou da necessidade de os governos priorizarem a pauta da Juventude, dispensando-lhe mais recursos orçamentários e humanos. Ademais, “a política de juventude deve ser prioridade político-estratégica de qualquer governo, seja ele municipal, estadual ou federal”, disse. Também, cobrou da JPT uma posição mais firme e proativa na conscientização da Juventude em torno das Políticas Públicas e dos temas que interessam mais diretamente aos jovens, como as cotas para Universidades e a Reforma Política, por exemplo.

 

Centro de Referência da Juventude

O Secretário Estadual de Juventude, Jefferson Lima, lembrou a Sílvio do Programa de Governo para a Juventude elaborado pela JPT e cobrou a realização dos principais pontos nele contidos, dentre os quais se destacam a criação do Centro de Referência da Juventude, espaço de formação, interação e desenvolvimento social dos jovens aracajuanos, que poderia ser reproduzido em vários bairros da cidade, a criação da Secretaria Municipal de Juventude, bem como a reformulação do Conselho Municipal de Juventude, para torná-lo mais plural e democrático. “A juventude de hoje tem um compromisso histórico com a sua geração”, disse Jefferson a Sílvio. “Mas nós também temos o direito de cobrar de vocês, pois essa Juventude nunca titubeou na defesa do projeto que elegeu e reelegeu Déda Prefeito em 2000 e 2004, e que este ano o levou à Vice-Prefeitura de Aracaju”, finalizou.

 

Mobilização do Sintufs I

O Sintufs (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe), a partir desta terça, 28, inicia uma campanha de mobilização da categoria técnico-administrativa, através de reuniões setoriais em todas as unidades da UFS instaladas em São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e Laranjeiras. Na pauta das reuniões setoriais a deflagração do estado de greve e paralisação das atividades nos dias 05 e 06 de novembro com atos na Reitoria  A  ação mobilizadora do Sintufs reflete a resolução da Plenária da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras) ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro, na Faculdade de Saúde da UnB, em Brasília, motivada principalmente pelo veto presidencial à emenda parlamentar que restabelecia o step constante na Medida Provisória (MP) 431, alterando o art. 15 da Lei nº 11.091 de 12 de janeiro de 2005. Portanto, precisamente, modificando a concepção do plano de carreira da categoria.

 

Mobilização do Sintufs II

Além do veto ao step constante, outros itens destacam-se na discussão do estado de greve e paralisação das atividades: a garantia de recursos para a aplicação da tabela salarial/2009, no prazo estabelecido, conforme compromisso firmado pelo governo; a continuidade da luta contra o PLP (Projeto de Lei Complementar) 92/2007, que institui as fundações estatais de direito privado; a manutenção da paridade entre ativos e aposentados; o congelamento de vencimentos resultante de ações judiciais e a intervenção do Tribunal de Contas da União nas universidades. Nesta terça, 28, o Sintufs, através de sua Diretoria Executiva, realizará reuniões setoriais no Hortoflorestal, Prefcamp, Resun e Bicen. Seguindo-se o calendário estabelecido, as reuniões setoriais serão concluídas no dia 03 de novembro no Museu do Homem Sergipano, Cultart, CECH, CCSA e núcleos de pós-graduação. Antes, porém, dia 31 de outubro, no hall do Resun, acontecerá a assembléia geral extraordinária que discutirá e deliberará a respeito do estado de greve e da paralisação das atividades nos dias 05 e 06 de novembro.

 

DO LEITOR

 

Sobre o Batistão

Do leitor Nairson Alves: “No Batistão a bilheteria abre às 8h00 e a Polícia chega às 08h30. Comportamento estranho. Às vezes passo a imaginar que estão enganando a Promotora Euza Missano para torná-la em mais um bobo da corte. Não é preciso ter conhecimento em investigação para pensar na simples idéia de colocar a Inteligência da Policia Militar ou Civil para atuar neste caso. E digo mais, se a Inteligência não descobrir ou prender esses gatos é por que faz vista grossa. Não quero acreditar em incompetência. A Polícia Federal prendeu muita gente em caso semelhante no sul do país usando a inteligência, gravando, filmando, prendendo etc., aqui nos dá idéia de que só sabem usar a força bruta. A Federação e a Diretória do Confiança sabem o que acontece, são cobras criadas e deveriam respeitar os torcedores quando pedem para

estes irem a campo pagar ingresso e ajudar o Esporte Sergipano. “Grande Cara de Pau”. Distribuem 300 ingressos e têm coragem de pedir dinheiro ao Governo do Estado. Nós não somos enganados unicamente pelos cambistas, também por estes que dizem “honrados desportistas”.

 

Cambistas:fui lesada

Da leitora Beatriz:  “Hoje, 26, pela manhã me dirigi à Canção Nova no DIA para comprar meu ingresso do show de Pe. Fabio de Melo. Chegando lá a vendedora me disse que não tinha mais a meia entrada, que só havia a tarifa cheia por R$ 30,00. Fiquei sem entender porque não havia mais bilhetes de meia entrada, já que eu sou estudante e tenho esse direito, aí ela me disse que estavam vendendo todos os ingressos por meia entrada, ou seja, quem era ou não estudante, e que tinha acabado, então só iam vender os de tarifa cheia!!! Fiquei chocada com essa informação, pois acho que se não havia mais ingresso de meia porque eles havia vendidos para todos, os que possuíam ou não este direito, como eu e os demais estudantes podem agora ser penalizados? Já que abriram essa exceção àqueles que não possuíam tais direitos, deveriam ter o bom senso de só cobrar o valor total daqueles que não apresentassem a carteira!!! Não tem nada a ver com o valor do ingresso, se é caro ou barato, pois para assistir a esse show pagaria até mais, o que quero colocar em questão é que estão lesando um direito e isso não é correto. Se no exercício da minha própria religião me sinto lesada, onde acho que vou encontrar justiça? Essa lei da meia-entrada é só motivo de constrangimento, pois todos usam motivos para burlá-la. Uma vergonha!”

 

Roubo de computadores em Socorro I

E-mail de uma servidora: “Gostaria de relatar o que esta acontecendo no Centro Administrativo de Nossa Senhora do Socorro, na sexta-feira dia 17/10 fizeram uma pintura nesse centro, na verdade durante toda a semana o serviço já estava sendo executado na parte externa e a partir da sexta-feira após o expediente  começaram o serviço na parte interna e continuou durante o sábado e o domingo, na segunda-feira ao chegarem os primeiro funcionários a primeira coisa a ser feita foi arrumar e limpar tudo, pois estava tudo bagunçado e sujo, pois a empresa não teve a menor preocupação com isso. Bem após a arrumação foi notada a falta de dois computadores, sendo que um o pc completo (monitor, teclado e gabinete) e uma impressora, e o outro somente o gabinete, até aí tudo bem, apesar da falta dos computadores, mas qual seria o procedimento adequado a partir daí? Qualquer pessoal com um pouco de bom senso prestaria queixa e esperaria que uma investigação fosse feita para que se apurassem os culpados. Mas isso como eu falei era para uma pessoa com bom senso. Para a secretária Núbia esses procedimentos não existem. Ela relacionou todos os funcionários, inclusive quem estava de férias, licença,… (só não sei se relacionou os funcionários fantasmas), fez um orçamento e dividiu o valor entre todos os funcionários, como se esses fossem os verdadeiros ladrões, ou se fossem responsáveis pela incompetência dela em não colocar uma equipe de segurança que realmente garantisse o patrimônio da Prefeitura”.

 

Roubo de computadores em Socorro I

Continua a servidora: “Pois bem, ela elaborou uma lista, que parece que é a única coisa que ela sabe fazer, pois fez uma lista de freqüência das caminhadas do candidato apoiado pelo atual prefeito, após a eleição fez “a lista do 40” (dos funcionários da prefeitura que apoiaram o outro candidato a prefeito) e agora faz essa com o nome dos funcionários e orientando o funcionário a pagar o dinheiro ao seu chefe imediato. E aquele funcionário que se recusar a pagar terá a sua gratificação cortada, o meio de extorsão mais usado durante esses últimos oito anos de gestão desse governo, para garantir que o funcionário faça o que eles querem. Espero que após essa denúncia o governo venha se manifestar e dizer que todo o relato não passou de um engano e que dê garantia que nenhum funcionário será perseguido ou terá sua gratificação cortada por causa desse incidente, para que a gente também não precise questionar o orçamento super faturado feito pela empresa que fornece computadores à prefeitura para repor esses computadores e principalmente para a tranqüilidade dos funcionário que trabalham no Centro Administrativo e lá existem três caixas eletrônicos e que se forem roubados será que teremos de pagá-los também?”

 

Frase do Dia

“Ninguém deveria, então, ser considerado feliz enquanto permanecer vivo? Será preciso, como diz Sólon, ver o fim?”. Aristóteles, século IV. A. C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais