BB vai às compras: Banese é troco

A atual crise financeira mundial e as ações do Governo Federal para tentar conter os estragos da mesma no Brasil é um teste de ferro para o governador Marcelo Déda Chagas sobre a manutenção do Banese como banco público estadual. Depois da fusão entre o Itaú e o Unibanco, o Banco do Brasil recebeu sinal verde do presidente Lula para ir às compras e incorporar tudo que puder do mercado financeiro nacional. Dinheiro não falta e coragem muito menos.

 

O Banco do Brasil acaba de bater o martelo com o maior banco estatal do país: o Nossa Caixa, do governo de São Paulo, que é um banco múltiplo e tem a atua em todas as carteiras sendo o mais forte dos últimos seis moicanos que sobraram dos bancos estaduais estatais. São eles: o Nossa Caixa (SP), o Banese (SE), o Banpará (PA), o Banrisul (RS), o Banestes (ES) e o BRB de Brasília. Todos os seis atuam hoje como bancos múltiplos. O Nossa Caixa continuará como banco estatal, só que federalizado.

 

De todos os seis bancos estaduais estatais que sobraram o Banese tem uma situação interessante. É o melhor administrado e com a situação mais tranqüila, mas é também o que desperta o menor interesse, não só do Banco do Brasil, mas também dos bancos privados. Por uma simples razão: o mercado financeiro é pequeno. Por exemplo, se comparar com o Estado de São Paulo é melhor ter seis agências em grandes cidades como Campinas, Ribeirão Preto e Cia, do que ter o Banese.

 

Ou seja, sem nenhuma depreciação, o Banese pode ser comparado a um “troco” nestas grandes compras e incorporações que estão acontecendo e ainda vão ocorrer. Mas o Banese pode até ser um troco para os grandes bancos, mas para os sergipanos é o orgulho para todos. Mais do que uma decisão econômica, por contra da crise, uma possível incorporação do Banese ao BB e sua federalização passaria também por uma decisão política. E, com certeza, o governador Marcelo Déda Chagas não deseja passar para a história com o governante que vendeu o Banese. Se no período de FHC, onde ele vendeu o que podia e o que não devia, o tucano Albano conseguiu (não se sabe como) não ser seduzido pelo encanto da privatização, quanto mais agora o petista Marcelo Déda que sempre teve um discurso contrário a política neo-liberal.

 

Sugestão ao MP: acompanhar borderau

Há mais de 20 anos um mesmo grupo de pessoas faz o chamado borderau das rendas do Batistão. O MP bem que poderia chegar de surpresa e acompanhar passo a passo toda tabulação. Terá uma surpresa. Aliás, todo mundo conhece nos bastidores como se faz e o pedido de sempre… “separe tanto” para fugir da arrecadação divulgada e dos diversos pagamentos.

 

Lei Seca pega ex-secretário em Salvador

Um ex-secretário de Estado, que ocupou o cargo há mais de 10 anos passou por sérios problemas em Salvador há poucos dias. Viajou com a esposa para uma festa e foi pego numa blitz na capital baiana. Fez o teste do bafômetro e não deu outra: teve a carteira de habilitação cassada e o veiculo apreendido. Voltou de avião a terrinha…Lá a Lei funciona, já em Sergipe…

 

Experiência bem-sucedida

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) irá falar das ‘Experiências com Sistemas Cicloviários Municipais’ na Conferência Internacional de Mobilidade por Bicicleta, que ocorre nesta quarta-feira, dia 12, no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília.  Também participam do evento o ex-prefeito da capital colombiana Bogotá, Antanas Mockus, e o prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, cujas gestões foram marcadas por grande atuação na área de mobilidade urbana. A promoção é da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e da ONG Rodas da Paz.

 

Espaço  “à serviço de Déda”

O empresário e superintendente do Sebrae de Sergipe, José Oliveira Guimarães parece que não está acostumado a disputa. Mesmo com maioria no conselho que vai definir a próxima diretoria no dia 17, ele não perde a oportunidade de criticar quem se opor as suas ações. No final de semana numa roda de profissionais liberais disse que este jornalista está “à serviço de Déda”, porque defendeu mudanças no Sebrae. José Oliveira Guimarães foi coordenador financeiro da campanha de João Alves e ainda não engoliu a derrota. Só um detalhe: a continuidade ou não de José Oliveira no Sebrae tanto faz para este jornalista.

 

Gesto de gratidão

José Oliveira está nervoso porque o seu padrinho político, João Gama, está sendo convidado para disputar e com isso tiraria votos do atual superintendente. Além disso, o próprio José Oliveira pode desistir da candidatura num gesto de gratidão já que entrou para a vida pública através de Gama, como superintendente da SMTT. Com certeza José Oliveira Guimarães não é como alguns que não tem o gesto mais nobre de um ser humano, que é a gratidão e traíram amigos como Jackson, Albano e João Alves. 

 

Encontro com as Micro e Pequenas empresas

O Encontro do Governo com as Micro e Pequenas Empresas acontece hoje, 11, a partir das 10h30, no CIC, presidido pelo governador Marcelo Déda. Na agenda consta: – Instalação do Grupo de Trabalho Permanente pela Formalização de Micro e Pequenos Negócios;  Instalação do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas;  Anúncio de convênio entre o Institudo Euvaldo Lodi (IEL/FIES), a Agência de Promoção de Exportações (Apex), o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo do Estado para ações de extensionismo industrial e tecnológico;  Anúncio de linha especial de crédito do Banese para as MPE com garantias do Fundo de Aval de Sergipe que irá receber aporte adicional de R$ 1,5 milhão do governo do Estado;  Exposições dos secretários da Fazenda e da Administração sobre os resultados das medidas de desoneração tributária e de acesso às compras públicas para as MPE editadas no ano passado pelo governo do Estado.

 

Minuta específica dos baneseanos

A reunião de negociação da minuta específica dos baneseanos (aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho – CCT), que aconteceria na última quinta-feira (6), foi remarcada pela diretoria do Banese para esta quarta-feira (12). O Sindicato dos Bancários está organizando uma manifestação, com café da manhã, em frente ao Centro Administrativo do DIA. O objetivo é manter a categoria mobilizada como aconteceu durante a greve, fato que não acontecia há mais de 15 anos.

 

II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional  

 Com o intuito de comemorar os 20 anos de vigência da Constituição Federal, a ABCD – Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas – realizará o II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional em Aracaju nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008, no hotel Parque dos Coqueiros. A programação científica do evento permitirá aos seus participantes discussões de relevantes temas do cenário jurídico nacional, sendo esta uma excelente oportunidade para a troca de experiência com profissionais das mais variadas regiões do país. Maiores informações no site:  http://www.constitucionalistas.com.br

 

Programação do II Congresso

A programação terá a participação de juristas renomados. Confira: 20 de novembro (quinta-feira): 8hs, Credenciamento e entrega de materiais; 9hs, Solenidade de Abertura; Palavra do Presidente da ABCD: Marcelo Figueiredo; Saudação: Autoridades presentes; 10hs Conferência. Constituição Federal: avanços e retrocessos. Conferencista: Carlos Ayres Britto (SE); 11h00  Intervalo. 11h15 Conferência. O Papel do Supremo Tribunal Federal na Concretização da Constituição. Conferencista: Luis Roberto Barroso (RJ) 12hs – Perguntas. 12h15  Almoço livre. 14h30 1º Painel. A Supranacionalização do Direito Constitucional  Presidente de Mesa:Patrícia Rosset (SP).Palestrantes:  Flávio Crocce Caetano (SP) – 15h30 Debate. 15h45  Intervalo . 16hs 2° Painel: Memória da Constituinte. Presidente de Mesa: Georghio Tomelin (SP). Palestrantes: José Afonso da Silva (SP) Marcello Cerqueira (RJ) 17h15 Debate. 17h30 Encerramento das atividades do dia.

 

Programação do II Congresso

Já na sexta-feira, 21 o Congresso continua às 9hs, com o 3º painel: Federação – Questões Polêmicas. Presidente de Mesa: Yara de Carvalho Stroppa (SP) Palestrantes: Antonio Maria Hernandez (Argentina), Clèmerson Merlin Clève (PR) e Mônica de Melo (SP). 10h15  Debate. 10h30  Intervalo. 10h45  4° Painel: Poder Reformador no Brasil – Perspectivas.   Presidente de Mesa: Netônio Machado (SE). Palestrantes: Valmir Pontes Filho (CE) e Oscar Vilhena Vieira (SP). 11h45 Debate . 12hs,Almoço livre. 14h30 5º Painel. Hermenêutica Constitucional Presidente de Mesa: Cláudio Araújo Pinho (MG).Palestrantes: Carlos Augusto Alcântara Machado (SE), Roberto Baptista Dias da Silva (SP) e Marcelo Neves (SP). 15h45, Debate. 16hs,  Intervalo. 16h15 6º Painel: A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Presidente de Mesa: Dirley da Cunha Júnior (BA). Palestrantes: Luiz Guilherme Arcaro Conci (SP) e Regina Quaresma (RJ). 17h30  Debate. 17h45  Encerramento das atividades do dia. No último dia, sábado, 22, o evento começa às 9hs com a Conferência: O futuro da Constituição.   Presidente de Mesa:  Lucas Gonçalves da Silva. Conferencista: Marcelo Figueiredo (SP). 09h45  Perguntas. 10hs, 7º Painel. Reforma Política. Presidente de Mesa: Francisco Ivo Dantas Cavalcanti (PE). Palestrantes: José Eduardo Cardozo (SP) e Sergio Sérvulo da Cunha (SP). 11h15 Debate. 11h30   Intervalo. 11h45 8º Painel. Controle Judicial das Políticas Públicas.   Presidente de Mesa: Maurício Gentil Monteiro (SE). Palestrantes: Márcio Cammarosano (SP) e Clóvis Beznos (SP). 12h45 Debate. 13hs, Encerramento e Premiação de Trabalhos.

 

Campanha ‘A brincadeira não pode parar’

No período de 17 a 21 de novembro, a Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/Avosos realizará mais uma etapa da Campanha ‘A brincadeira não pode parar. Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura de câncer infanto-juvenil. O projeto tem como objetivo alertar a população sobre a importância diagnóstico precoce, levando esclarecimentos sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e com isso, diminuir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o dignóstico da doença, além de agilizar o tratamento do paciente, contribuindo para o aumento das chances de cura e de uma melhor qualidade de vida.A campanha conta com o apoio dos voluntários e profissionais da instituição que fazem a visitação em Unidades de Saúde, centros comunitários e escolas para distribuição de material informativo, além de camisas e bonés. Esta estapa abrangerá os bairros Santos Dumont, José Conrado de Araújo e Tamandaré.

 

Situação da ponte que liga Tomar do Geru a Itabaininha

Este espaço recebeu diversas fotos mostrando a situação da ponte que liga Tomar do Geru a Itabaianinha. Só dá para acreditar porque são fotos recentes. Um absurdo. O governo do estado está esperando o que para tomar as devidas providencias? Um acidente fatal?

 

TJSE se reúne com prefeitos eleitos e titulares de cartórios

Ontem, 10, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, através da Corregedoria Geral de Justiça, promoveu uma reunião entre os prefeitos dos municípios sergipanos eleitos e reeleitos nas eleições municipais deste ano e os titulares de cartórios. O objetivo do evento é orientar os gestores quanto aos corretos e legais procedimentos administrativos e cartorais nas questões imobiliárias. A iniciativa do Poder Judiciário partiu da constatação, através de várias denúncias, acerca da existência de sonegação e lavagem de dinheiro em todo o Estado de Sergipe. De acordo com o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Luiz Mendonça, estava ocorrendo constantemente uma subvalorização de imóveis, quer terrenos rurais ou urbanos, o que somente trazia benefícios para o fraudador e sonegador. “Estamos alertando os senhores prefeitos e escrivães da grave responsabilidade de cada um na condução dos destinos, quer das prefeituras ou dos cartórios, sob pena, doravante, de serem responsabilizados pelos atos que estariam praticando. É um alerta a todos os prefeitos que estarão dando início à administração, a partir de janeiro, para que se atentem a um detalhe que parece pouco importante, mas é grave e pode resultar na suspensão da delegação para os escrivães, bem como, na cassação dos mandatos para os prefeitos”, acrescentou. (Ascom/TJ).

 

Curso: engenharia da confiabilidade

A empresa “Estado da Arte’, consultoria e treinamento vai realizar o curso Engenharia da Confiabilidade para profissionais que atuam ou desejam atuar na área de gestores de manutenção. Maiores informações: Fone/fax: 79 3222 0458. www.estado-da-arte.com   ou sac@estado-da-arte.com

 

DO LEITOR

 

Atenção futuros prefeitos, não precisam “roubar” I

Do leitor Messias Gonçalves: “A partir do dia 01 de janeiro de 2009, setenta e cinco prefeitos tomarão posse para os cargos de prefeito, nos municípios sergipanos. O alerta acima, seria desnecessário se, ao longo dos anos, não fossemos testemunhas de diversos desmandos administrativos. Alguns reeleitos, muitos de primeira viagem e, outros retornando ao cargo por mais de uma vez. Para os que são novatos, existe uma coisa que antigamente não existia. È a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). É um instrumento em que estabelece regras e parâmetros, aonde o administrador se enquadre. Alguns que pensam serem mais sabidos que os outros não esqueçam que sabido não é só você. Sabido aqui colocado, não é de esperteza, não. Vamos ilustrar alguns fatores. 1- Se você elegeu-se em retribuição aos seus serviços prestados a comunidade, procure não decepcioná-los. Se for fruto de acordos escusos, cuidado. Como diz uma figura conhecida, em Sergipe, todo mundo conhece todo mundo. Se para se eleger, você buscou recursos financeiros com “agiotas” de plantão, “falsos” empresários doadores, em troca de obras e serviços futuros, pense bem antes. Os seus opositores, certamente viram os movimentos antes e durante a campanha. Dado esses recados, vamos exemplificar mais detalhadamente o título”.

 

Atenção futuros prefeitos, não precisam “roubar” I

Continua Messias: “Em Sergipe, os salários de prefeito podem variar entre R$ 6.000,00 a 20.000,00 mais ou menos dependendo da cidade. Se você somar o seu salário por quatro anos mais os décimos terceiros, totalizará 52 salários. Aonde você conseguiria uma poupança dessa? Lembre que o seu gabinete dispõe de verba para algumas despesas.  Ainda dispõe de “diárias”, motorista, carro, combustíveis, passagens aéreas, para aquelas viagens a Brasília. As notas em churrascarias e restaurantes da capital. Há mais como fazer para a caixinha da próxima campanha? Trabalhe pelo povo. Invista em educação, saúde, saneamento, lazer, enfim, faça valer cada voto que você recebeu. Ao se tornar uma grande liderança, certamente aparecerá políticos para composições. Uma coisa importante também é não deixar a prefeitura inventar nem patrocinar candidaturas. Ao invés de “roubar”, trabalhe, pelo bem do povo, que os custos da sua próxima campanha, serão reduzidos, porque com certeza, você terá o reconhecimento do seu povo. Este conselho não se aplica as pessoas de bem. Para vocês, feliz administração. Você não é obrigado a ser honesto. É seu dever”.

 

Como está a Postdata na SEFAZ ?

Do jornalista Abrahão: “A situação da Postdata, no estado de Sergipe, principalmente na Secretaria de Fazenda do Estado, onde ela possui mais de trezentos terceirizados contratados está a cada mês em pior situação. Na última quinta-feira (dia 06/11), o diretor do Sindpd Tomé, juntamente com comissão de trabalhadores estiveram em reunião com o Sr. Idalino (Sup. da Sefaz), onde expuseram a situação da empresa e a preocupação que os empregados da Postdata com contrato na Secretaria de Fazenda vem atravessando. O Sup. da SEFAZ propôs tomar medidas para que o terceirizado não fique prejudicado, como por exemplo, antecipar o pagamento da fatura mensal, havendo necessidade da Postdata apresentar a documentação necessária para tal. Na próxima quarta-feira (dia 12/11) haverá nova reunião entre os diretores do Sindpd Tomé e Nivalda, comissão de trabalhadores dos interiores e o Sup. da SEFAZ, além da questão econômica entrará na pauta pendências que a direção do Sindpd vem negociando com a Sefaz e até agora sem solução”.

 

Descaso com dinheiro público

O leitor João Carlos Hora denuncia que o dinheiro público vem sendo mal empregado no Estado e dá como exemplo o aluguel, pela Secretaria de Transportes de um prédio por R$ 15 mil e uma reforma, que segundo ele, é em torno de R$ 250 mil.

 

Frase do Dia

“Se o dinheiro é a sua esperança para independência, você nunca a terá. A única segurança real que um homem pode ter neste mundo é uma reserva de conhecimento, experiência e habilidade.” Henry Ford.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais