Impunidade estimula a corrupção

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), protagonista  de declarações que levaram o maior partido do país, o PMDB, a um racha político, fez ontem, 03, um discurso histórico na tribuna do Senado, após ter sido expulso da Comissão de Constituição e Justiça pelo desafeto político Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan, aquele mesmo que saiu da presidência do Senado por uma série de denúncias. Alguns trechos do discurso para reflexão do leitor:

 

Neste exato momento em que falo para os senhores e senhoras, sei que estão vasculhando a minha vida, investigando as minhas prestações de contas à Justiça Eleitoral e à Receita Federal. Não tenho o que esconder, pois disputei em Pernambuco algumas das eleições mais acirradas da história do Estado. Não temo esses investigadores, apesar de considerá-los credenciados para tal função, pois de crimes eles entendem. Essas iniciativas, que têm por objetivo me intimidar, não me surpreendem nem me assustam. Tenho 40 anos de vida pública. A esses arapongas digo apenas que enfrentei coisas piores quando, na década de 1970, denunciei torturas e violências praticadas pela ditadura militar. Eles não me amedrontam.

 

Verdade é sempre inconveniente para quem vive da mentira, da farsa e é beneficiário dessa realidade perversa. Eu constatei o óbvio. Apenas isso. Essa realidade exige ações corretivas – correção de rumos e de práticas. Nunca tive, não tenho e nem desejo ter vocação para ser paladino da ética. E mais: desconfio daqueles que querem sempre pairar acima dos demais. A verdade é que fui eleito Senador da República para exercer uma função política e não policial ou investigatória.

 

O meu objetivo primordial foi atingido ao fazer com que uma parte expressiva da sociedade brasileira prestasse mais atenção no que ocorre no nosso País. Um quadro aterrador que até agora vinha sendo encoberto pelos bons resultados da economia. O resultado prático foi mostrar ao cidadão comum que vale a pena se indignar, que nem tudo está perdido, que compactuar com a corrupção não é pré-requisito para a carreira política.

 

É extremamente necessário que algo seja feito, antes que essa degradação comprometa a nossa democracia, levando as novas gerações a um quadro de desalento para com o exercício da política. O exercício da política não pode ser transformado em um balcão de negócios. O que se vê hoje no nosso País é um sentimento de descrença, com a impunidade corroendo as bases da democracia.

 

O poder pelo poder leva ao quadro político degenerado que hoje vivemos no nosso País, no qual a esperteza é mais valorizada do que a inteligência e a correção ética.

 

A conclusão de tudo isso é óbvia. O caminho para resolver as pendências da nossa democracia está em pauta há anos. Refiro-me à Reforma Política – não a esse arremedo de reforma que chegou recentemente ao Congresso Nacional, a qual, segundo afirmam, será “fatiada”. Também não me refiro à fidelidade partidária com “prazo de validade”, aprovada pela Câmara dos Deputados.

 

Uma reforma política séria deve, em minha opinião, incluir e aprovar pelo menos quatro pontos: Financiamento público de campanha; Fidelidade partidária; Fim das coligações em eleições proporcionais e Implantação da cláusula de desempenho.

 

A impunidade estimula a corrupção, é um cancro que precisa ser extirpado. Apesar das promessas reiteradas em cada discurso de posse, a cultura da impunidade não apenas permanece entre nós, mas se estabelece em bases sólidas num terreno cada vez mais fértil. Em outros países – e temos diversos exemplos recentes – uma mera suspeita é suficiente para que haja uma renúncia, a fim de que alguém rejeite uma colocação pública. E essa iniciativa não representa uma confissão de culpa, como alguns poderiam dizer. Significa apenas a sensatez de separar o espaço público das pendências privadas.

 

É, caro leitor, vários senadores foram solidários ao discurso de Jarbas e defenderam uma cruzada anticorrupção. Será que existe uma esperança no final do túnel? É só aguardar.

 

Marginal Adrianinho quer matar ex-deputado

O ex-deputado Zé Milton de Zé de Dona, com base eleitoral em Itabaiana está correndo risco de morte. O marginal conhecido como “Adrianinho”, acusado de matar 19 pessoas e que fugiu do presídio vestido de mulher há algum tempo está escondido nas redondezas de Itabaiana para matar o ex-deputado. O motivo – segundo contam na cidade – é porque o ex-deputado ajudou um homem, que é tetraplégico (e também está preso), que dedurou Adrianinho a polícia. Segundo informações Zé Milton já pediu proteção a SSP e um agrupamento está reforçando a segurança em Itabaiana. Detalhes hoje, 04, na FM Itabaiana, no programa apresentado por Eduardo Abril.

 

Parlamentar com placa fria

Alguém na Assembléia pode explicar porque um parlamentar usa placa fria no seu veículo? A placa HZZ -3262, num carro novo. E o pior este mesmo parlamentar vive cobrando providencias, principalmente na área da segurança pública. Mas na prática…Amanhã o nome do parlamentar.

 

Deputados querem Garibalde Mendonça

Conhecido por trabalhar mineiramente e ter trânsito entre todos os colegas, o nome do deputado estadual Garibalde Mendonça, surge como uma alternativa para o Tribunal de Contas. Quatro deputados já estão dispostos a se tornarem seus cabos-eleitorais se ele desejar ser candidato. Engenheiro civil, se for candidato Garibalde pode ser a surpresa para o TC.

 

Mãe Dinah e a superação das análises I

Na última segunda-feira este espaço publicou um artigo mostrando que alguns “analistas” políticos chutam para todos os lados e, seja qual for, a coligação formada em 2010 certamente acertará, já que a cada dia aparece uma nova alternativa. Por falar em superação, tem um que está nessa e se esforça cada vez mais e a cada dia. Onde vai parar não se sabe Veja mais uma da Mãe Dinah dos analistas políticos de Sergipe. Esta semana publicou um texto mostrando que o ex-governador João Alves deve ser candidato ao Senado e logo após, em uma nota, publica: decidido, mais ainda guardado para 2010, o ex-governador será candidato ao Senado.

 

Mãe Dinah e a superação das análises II

Então, se há tanta certeza sobre essa decisão – João candidato ao Senado – para que gastar tanta letrinha com a análise mãe Dinah da abertura da coluna? Como só existem dois cargos majoritários em disputa para 2010, o nobre analista chuta um e depois chuta outro. Com certeza vai acertar. Mas e se João não for candidato a nada. Aí vai ser uma tragédia, pois o analista enxergou na bola de cristal duas opções. Uma terceira ainda não está ao alcance do que aprendeu até agora.Isso é como as tentativas de adivinhar o sexo da criança na barriga da mãe. Uns dizem que é menino, outros que é menina. As chances são de 50%. Fácil né não?

 

Empresa contratada pela Deso atua de duas formas

A diretoria da Deso precisa tomar conhecimento urgente. A empresa Carvalho Neto, contratada para realizar o serviço de extensão da rede de abastecimento na área da Zona de Expansão vem atuando de duas formas. Ela fez o serviço nas ruas dos conjuntos Horto do Carvalho, Costa Nova (ambos do PAR) e dos condomínios Aruana Praia Mar, Porto Sul e Porto do Mar. Neste local abriu as ruas para colocar os canos e deixou tudo quebrado, com poeira e muita sujeira. Quando chegou no condomínio Melício Machado com o mesmo serviço a empresa abre, mas de imediato conserta tudo sem deixar uma sujeira. Qual o motivo do trabalho de duas formas? O motivo é porque no Melício Machado tem pessoas de poder aquisitivo mais alto? E a direção da Deso concorda com isso? Os moradores dos conjuntos do PAR e dos outros condomínios estão revoltados e prometer acionar o MP.

 

Campus de Saúde está garantido

O ministro da Educação, Fernando Haddad, virá a Sergipe em abril assinar convênio entre o Governo Federal e o Estado de Sergipe assegurando a construção do Campus da Saúde de Lagarto. A confirmação foi transmitida pelo ministro pessoalmente ao governador Marcelo Déda ontem, 3, em Brasília.  Junto ao Campus da Cultura de Laranjeiras e à Escola Técnica Estadual de Aracaju, obras que deverão estar concluídas em abril deste ano, o Campus da Saúde representa “uma revolução, não apenas no ensino superior, mas na política de saúde, no desenvolvimento de Lagarto e da região centro-sul do estado”, comemorou o governador.

 

MP não vai fazer nada em Glória?

Um absurdo está acontecendo em Glória, cuja prefeito de fato é Sergio Oliveira, que foi cassado pelo TSE. Estão demitindo os servidores concursados numa perseguição absurda. É preciso uma providencia imediata por parte do Ministério Público. A degola abrangeu de profissionais encarregados dos serviços gerais até os Procuradores Municipais que foram substituídos por advogados contratados. Isto é um absurdo, um flagrante desrespeito a Carta Magna.

 

Em Amparo, motoristas sem habilitação

Já no município de Amparo do São Francisco as irregularidades são muitas. Desde motoristas que dirigem sem habilitação os veículos da Prefeitura, até a falta de remédios e o mínimo, soro fisiológico, no posto de saúde. A Prefeitura locou uma topic que pela manhã é frete para feirantes para a cidade de Propriá e a tarde transporta alunos (no aperto). Tem um Fiat uno cujo motorista não tem habilitação. Ainda tem mais: são 25 varredeiras, 20 concursadas e cinco cargos comissionados, mas só trabalham mesmo apenas cinco, as que votaram contra o atual prefeito. É mole?

        

Laranjeiras sem merenda escolar

No final do mês passado este espaço denunciou que as aulas começaram em Laranjeiras e os estudantes não viram a merenda escolar. Até ontem, 03, as escolas municipais ainda estavam sem merenda escolar. Até quando vai continuar o descaso da Prefeitura com os estudantes? Todo mundo sabe que a merenda escolar – principalmente no interior – é importante para combater a evasão escolar. Enquanto não tem merenda escolar, vários secretários e diretores moram em Aracaju e fazem as viagens diariamente. Prefeita Yone Sobral, acorde! Acabe com a farra destes secretários e diretores e, principalmente, providencie a merenda escolar.

 

Consulta ao arcebispo = falta de coragem

Definitivamente este história da bandana de Matos é uma piada. Tirando os vereadores Valdir Santos e Rosangela Santana que votaram contra a alternativa encontrada para que Matos entre de bandana no parlamento os outros devem ficar na lembrança dos aracajuanos. E essa de consultar o arcebispo é outra piada. Isto significa o que? Transferência do dever, falta de coragem ou  do que fazer?

 

Padre que era vereador não usava batina

Só para lembrar: a Câmara, teve por vários mandatos, um padre já falecido, o padre Arnóbio Patrício de Melo, que teria motivos suficientes para desejar a mudança do regimento e entrar de batina. Mas não! Padre Arnóbio usava terno com todos os outros e nenhum ornamento na cabeça… Mas agora…deixa pra lá…

 

A Câmara manda pergunta ao bispo…

Do jornalista Ivan Valença, aqui na Infonet: “O parecer do Arcebispo D. Lessa por acaso será votado pelo plenário da casa? Ora, vamos que vamos: que decisão mais estapafúrdia foi essa da Câmara de Vereadores, no caso do vereador Matos? Com apenas dois votos contra foi aprovado o parecer do vereador Elber Batalha sobre o uso da bandana do vereador Matos. Aí, o vereador arremata seu parecer mandando recolher uma opinião do Arcebispo de Aracaju, dom José Palmeira Lessa.

 

Estado é laico

Continua Ivan Valença: “Aí, fica a pergunta: e o que tem a ver essa opinião com a questão da promessa do vereador Matos de usar eternamente a bandana na cabeça? O parecer do Arcebispo por acaso será votado pelo plenário da casa? Respondam depressa: e o Estado não é laico, o que é que tem a ver a opinião da Igreja com uma situação esdrúxula dessas? A Câmara quis apenas tirar o seu da reta e transferiu o problema para o Arcebispo – igual aquela velha piada, procurem o padre. Prá que? Se o parecer dele for contra, a Câmara vai desaprovar o que já aprovou? Se for a favor do uso da bandana como fica o regimento? Vamos e convenhamos: alguém já viu uma decisão mais estapafúrdia do que essa?”

 

Abril é o primeiro no agreste e sertão

Pesquisa realizada pelo Instituto Padrão, em fevereiro reforçou o que já se sabia. Na região Agreste e até no sertão o programa mais ouvido, ganhando até mesmo dos programas musicais, é o de Eduardo Abril, na FM Itabaiana. A pergunta foi:qual o programa que você mais ouve, em todos os horários. Pela primeira vez naquela região um programa jornalístico ganhou dos programas musicais na preferência da população.

 

Aliados de Déda quase “dançavam”

E o blog recebeu a informação de que o município de Santo Amaro parou na última segunda-feira, por conta da notícia que os profissionais da área de educação (Direção, Coordenação, Secretária), do Estado na cidade estariam todos exonerados. Os exonerados, todos aliados de primeira hora de Marcelo Déda, seriam substituídos por pessoas ligadas ao prefeito reeleito, Ivaldo Costa (DEM). Ou seja, as mesmas que  mesmas que foram às ruas pedir voto para o Sr. João Alves, à época PFL. A sorte é que as lideranças locais do PT, mantiveram contato com a direção estadual do partido e as portarias – que já estavam todas prontas – foram canceladas. Rapaz…que bagunça é essa?

 

Meio dia debaixo dos pés de juá

Quem passou ontem, 03, às 12hs pela Avenida Adélia Franco e olhou para frente do Palácio de Despachos teve uma surpresa: em frente estava o ex-superintendente do Sebrae, José Guimarães. Não deu para saber se ele estava entrando ou saindo, mas estava lá. Teve assessor do governador, que quando questionado por este jornalista, assustado lembrou daquela expressão da roça: “o diabo aparece ao meio dia debaixo dos pés de juá…”

 

Processo contra Déda continua no TSE I

A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) apresentou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que opina pela continuidade da tramitação do processo que pede a cassação do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). O PTB havia pedido ao tribunal para arquivar a ação alegando que não tinha interesse no prosseguimento desta. Para a PGE, o processo não pode ser extinto somente porque o PTB declarou que não tem interesse em sua continuidade, tendo em vista que  pedido  de cassação de mandato é específico de matéria jurídica de direito eleitoral, cuja natureza é de ordem pública. A ação “transcende o mero interesse privado da parte, havendo assim, o bem maior a ser tutelado, qual seja, o princípio da democracia, resguardado na lisura do pleito”, diz o parecer.

 

Processo contra Déda continua no TSE II

Em dezembro do ano passado, o relator da ação, ministro Felix Fischer, determinou ao PTB que regularizasse sua representação no processo em que é pedida a cassação do governador, tendo em vista que a ação fora ajuizada pelo então Partido dos Aposentados (PAN), incorporado ao PTB em março de 2007. Ao responder ao ministro, a legenda declarou ao TSE que “não tem interesse no prosseguimento do feito, requerendo de logo a decretação da extinção do processo, sem apreciação do mérito”. O PAN pediu a cassação alegando que o governador teria feito propaganda irregular durante a campanha eleitoral de 2006 por meio de “uma maciça campanha promocional a título de propaganda institucional” da prefeitura, com o slogan “em cinco anos Aracaju deu certo para todos”. As peças publicitárias da campanha teriam “nítido caráter eleitoreiro”, na avaliação do então partido.

 

MCS debate crise mundial

Empresários e gestores de diversos segmentos participaram ontem, 3, no Hotel Aquariu”s, do debate “Crise econômica mundial: situação atual e perspectiva”. A iniciativa, coordenada pelo Fórum Empresarial de Sergipe, teve a participação do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), representado pelo seu consultor, Roberto Diniz. “A mensagem passada durante as discussões foi bastante otimista. O resultado desse debate foi demonstrar que é preciso ser realista, entender que a crise existe, mas que temos condições de enfrentá-la”, comentou. Para ele, uma das formas encontradas pelo MCS para atenuar os impactos econômicos sofridos pelas empresas sergipanas é provocar melhorias na gestão desses empreendimentos. “A missão do MCS é disseminar e promover a excelência da gestão nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, integrando ações em Qualidade, Produtividade e Competitividade para ampliar a qualidade de vida no Estado de Sergipe”, reforçou. 

 

Realidade sergipana

No encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, que é também presidente do Conselho Superior do MCS, fez explanações a respeito da crise mundial, adequando o tema à realidade sergipana. Para o secretário, o cenário atual enfrentado pelo Estado é naturalmente de apreensão, como em todo o mundo, porém, não se pode perder o otimismo, pois Sergipe tem condições bastante favoráveis de enfrentamento à crise. “Crise e oportunidade são muitas vezes as faces de uma mesma moeda. É claro que a retração industrial generalizada, que atinge o mundo desde dezembro passado, acendeu uma luz vermelha. Por outro lado, Sergipe conta com um perfil de diversificação industrial que contribui, e muito, para atenuar os efeitos negativos dessa recessão”, enfatizou.

 

Indústrias anunciadas estão garantidas

O secretário esclareceu ainda que as 15 indústrias anunciadas pelo governador Marcelo Déda no ano passado para Sergipe estão garantidas. “Apesar das especulações em torno do assunto, venho acompanhando o processo e posso garantir que todas elas estão mantidas. A Petrobras também garantiu investimentos de US$ 800 milhões em exploração e produção de petróleo e gás previstos para 2009 em Sergipe, o que é um grande impulso econômico”, destacou Jorge Santana. Também apresentaram considerações sobre o assunto o diretor-presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, e o diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e representante da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) no Fórum, Paulo Brandão.

 

Se não me falha a memória…

O blog vem recebendo quase que diariamente e-mails de leitores criticando a queda na qualidade dos questionamentos feitos no telejornal Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe. Como não assiste diariamente, este jornalista prefere não comentar. Porém, um detalhe chamou a atenção…”se não me falha a memória..”

 

Resposta do Sintrase a ASDERSE

A direção do SINTRASE lamenta profundamente a atitude da direção da ASDERSE(associação dos servidores do DER/SE), por ter procurado a direção do DER/SE isoladamente sem a presença dos representantes do SINTRASE, sindicato que representa  politicamente e juridicamente os servidores do Órgão Público Estadual DER, mesmo porque,   essa proposta  foi debatida e  encaminhada pela direção do SINTRASE com anuência  da direção da ASDER a Secretaria de Estado da Infra-Estrutura, sendo que já houve varias reuniões com representantes das duas entidades e as direções da SEINFRA e DER capitaneados a época pelo Senhor Osvaldo Nascimento e pelo Senhor Ézio Faro Prata, portanto não existe razão plausível para  começar todo processo de negociações do ponto zero, quando já se tem planilhas pronta apontando os custos das reivindicações, e o atendimento em andamento de outras questões que foram levantadas,  caro José da Silva, não seria mais prático procurar a direção do SINTRASE do mesmo jeito que nós procuramos vocês anteriormente, e voltarmos  a discutir com o hoje Secretário da SEIFRA  Valmor Barbosa, continuamos  de portas abertas.

 

Representação feminina

A deputada estadual, Conceição Vieira (PT) destacou na sessão de ontem que a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe é referência nacional, por ter 25% de representação feminina na Casa. “Sabemos que ainda é pequeno o acesso de mulheres em alguns espaços de poder, como, por exemplo, as Casas Legislativas. Mas, temos o prazer, mesmo sabendo que não representamos os 30% dos cargos eletivos nesse país, de a Assembléia de Sergipe ser referência nacional, por ter o número de mulheres proporcional ao número de homens existentes na Casa” – frisou a parlamentar.

 

Professores  mantêm greve 

Os professores da rede estadual decidiram manter a greve por tempo indeterminado a partir do dia 09 de março. Outra decisão foi realizar uma nova assembléia na sexta, dia 06, às 9h no Instituto Histórico e Geográfico. “Apesar da reunião com o governador a greve está mantida, pois o governo não cumpriu a lei do piso e não apresentou nenhuma proposta. A situação continua idêntica a de fevereiro quando deliberamos pela greve”, disse o presidente do SINTESE, Joel Almeida. O motivo de realizar nova assembléia é a audiência que a comissão de negociação do SINTESE terá com o governador Marcelo Déda, dia 05, 9h, no Palácio de Despachos. A reunião foi marcada a pedido do deputado federal Iran Barbosa e da deputada estadual e secretária de Inclusão Social, Ana Lúcia.

 

Aniversário

No próximo sábado, dia 07 de março, a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) completará 26 anos de fundação, período marcado por muitas lutas e vitórias. A entidade é conduzida pelo empresário de Sergipe Laércio Oliveira, que exerce seu segundo mandato sucessivo como presidente, em ambas as vezes eleito por aclamação.

 

Turma de Ciências Contábeis da UNIT de agosto/80

A turma de Ciências Contábeis da UNIT de agosto de 1980 está prestes a completar 30 anos de formados. Alguns ex-alunos estão preparando uma festa de congraçamento. Quem fez parte da turma ou conhece alguém pode entrar em contato com: Antonio Alves Cardoso – Audiplac/3214.1897 / Antonio Agnus Boaventura – Cerâmica Santa Márcia.

 

Curso de Oncoplástica

Nos próximos dias 06 e 07 de março, acontecerá no Auditório Prof. Dr. José Telles de Mendonça, no Hospital e Maternidade Primavera, o 1º Curso de Oncoplástica da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Sergipe. O evento contará com a palestra do Dr. Marcelo Sampaio, do Hospital Sírio Libanês / HD-FMUSP. O 1º Curso de Oncoplástica terá ainda discussão de casos clínicos de reconstrução mamária, mesas redondas e demonstração de cirurgias ao vivo.

 

PGE lançará revista

A Procuradoria-Geral do Estado lançará, na segunda quinzena do  mês de abril deste ano, mais uma edição da sua Revista Técnica. Trata-se do volume VI, que trará uma série de trabalhos jurídicos e pareceres técnicos, relacionados a vários temas importantes da advocacia pública, assinados por Procuradores do Estado e outros juristas convidados. Segundo o Procurador-Geral do Estado, Márcio Leite de Rezende a solenidade de lançamento da Revista da PGE acontecerá no  Palácio da Justiça “Tobias Barreto”. Na oportunidade será proferida uma palestra sobre o tema “Advocacia Pública”, tendo como palestrante o Procurador do Estado de Pernambuco Leonardo José Carneiro da Cunha, além de uma exposição do artista plástico José Fernandes. A produção do VI volume da Revista da PGE contou com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Turismo e da Comunicação Social, além da SEGRASE.

 

DO LEITOR

 

Sobre o Rei da Sopa e academia I

Do leitor Pedro: “Venho por meio deste e-mail agradecer pela publicação da matéria sobre o Rei da Sopa. Creio que através do seu apoio podemos ter muito mais força contra tudo isso que está errado por aí. Nesta última sexta-feira as coisas estiveram mais calmas. Infelizmente não vi qualquer carro da polícia ou da SMTT por aqui, logo concluo que a calmaria ficou mesmo por conta da chuva que diminuiu a frequência de clientes. É triste como o poder público se preocupa em elaborar leis que deveriam melhorar nossa vida, mas ao mesmo tempo se omite de impor o cumprimento delas. Em casos como esses, o interesse particular acaba passando por cima do coletivo e isso é um abuso imenso. Quando escrevi da primeira vez, esqueci de mencionar que bem aqui nas redondezas, pertinho do Rei da Sopa, temos outro incômodo vizinho. Trata-se de uma academia de ginástica chamada Luz e Movimento.  Para o meu azar, minha residência e mais algumas outras ficam entre esses dois estabelecimentos. O problema com esta academia é um som ensurdecedor que ela nos impõe a partir do final da tarde até a noite, quando começam as aulas de aeróbica. Sei muito bem que não há como se praticar esse tipo de atividade sem som, só não entendo porque precisa ser tão alto, a ponto de nos incomodar em nossas casas. Na minha casa nós podemos ouvir com clareza as músicas que tocam por lá, mas o som já chega num nível mais tolerável. Porém, nas casas vizinhas imediatamente ao lado (parede com parede) da academia a coisa é impressionante. Não se assiste televisão, não se dorme, nem se tem sossego das 17 até por volta das 21h. Sei bem disso, pois conheço esses nossos vizinhos e frequentemente visito essas residências. O barulho realmente é enlouquecedor”.

 

Sobre o Rei da Sopa e academia II

Continua Pedro: “Uma das vizinhas já tentou resolver o problema administrativamente via EMSURB e não conseguiu, restando-lhe ter que iniciar um conflito judicial, coisa que ela preferiu evitar pra não ter mais desgaste do que já teve. Nós não somos de modo algum contra a iniciativa dessas pessoas de ganharem sua vida. Sabemos que são empreendimentos que geram emprego e renda, porém o local aqui é residencial, então eles têm quer se submeter às normas previstas para esses tipos de ambientes. E, no caso do Rei da Sopa, se o empreendimento cresce demais e o local não dá conta de absorver a clientela, que busquem outro ambiente maior. O que não dá é pra perdermos o sossego e inclusive a nossa capacidade de locomoção por conta de ruas fechadas com mesas e cadeiras e devidos aos carros estacionados em nossas garagens e até no meio da rua. Bem, Cláudio, esse foi só mais um desabafo/denúncia e agradeço imensamente por sua atenção e pela ajuda que tem nos prestado através da sua coluna. Continue sempre este trabalho maravilhoso de lutar pelo justo em prol da população”.

 

Casas de Maruim

E-mail recebido: “Se você der uma olhada na pagina do governo do estado hoje, vera que foram entregues as 14 primeiras casas de maruim depois de um ano de luta daquele povo, de sofrimento. Esse é o verdadeiro papel da imprensa, cobrar para que os políticos não tratem as demandas da populações como se números fossem a imprensa deve fazer ecoar pelos jornais impressos, pelas rádios, e principalmente nos dias atuais, pela internet, não só as demandas da população, como também as promessas que fizeram com que os mandatários atuais fossem eleitos.  Nós brasileiros, todavia não estamos preparados para cobrar prestação de contas (os americanos dizem “accountability” e los hermanos “rendición de cuentas”). uma noção básica de prestação de contas inclui, por um lado, a obrigação de políticos e funcionários de informar sobre suas decisões e de justificá-las em público (ANSWERABILITY). Por outro lado, inclui a capacidade de sancionar a políticos e funcionários. Parabéns por realizar o verdadeiro papel da imprensa”

 

Pela última vez I

Do leitor Messias Gonçalves: “Cláudio Nunes confesso que não gostaria de tocar mais nesse assunto do “piso”, “Sintese”, “Joel”, “Déda”, enfim, essa novela da pior espécie. A minha vontade e a minha intenção era procurar um advogado amigo meu, e entrar na justiça, para “exigir” o inicio das aulas na rede pública no dia 09 de março e que, caso insistissem com esse absurdo e abuso, que a justiça aplicasse uma pesada multa no sindicato. Digo isso com o coração partido, mais não vejo outra saída. Porém não irei patrocinar essa causa pelo simples fato de que graças a Deus, meu filho não mais estuda na rede pública. Ele já tem um mês estudando, já fez as primeiras avaliações e está ele e eu felizes com a nossa escola. A cara de pau do presidente do Sintese é tão grande que como disse o governador Déda, sexta feira passada, ninguém viu o sindicato buscar a justiça para cobrar o não cumprimento, por parte do governo. Reafirmo, o governador Marcelo Déda está pagando o “piso nacional do magistério”, como determina a lei:- “em janeiro de 2009, 2/3 do valor que recebe o professor da educação básica, aquele que se formou na escola normal, para ser mais claro, e o outro terço até janeiro de 2010”.

 

Pela última vez II

Continua Messias: “A lei não diz que é sobre o salário base. Diz que é sobre todas as vantagens.  Vejam em que mãos estão os seus filhos. Não sabem nem interpretarem um texto claro. Imaginem as pérolas nas salas de aulas. Quanto aos formados nas universidades, aí sim, precisa de negociações dentro da realidade financeira do tesouro do estado. E se sabem só podemos reafirmar a irresponsabilidade deles.O governador Marcelo Déda deverá ser responsabilizado também de permitir que haja a greve no dia 09, já que ele fez a sua parte. Se ele mostra para a sociedade que o sindicato não buscou a justiça porque estavam errados, então ele como o certo, tem a obrigação de mandar a PGE, abortá-la judicialmente. Eu não consigo entender também a posição do MP. Será que deixarão parar para depois agirem? Sugiro pra algum pai de aluno da rede estadual que busque um defensor público e exija a seu direito e do seu filho. Cláudio desculpa, mas neste assunto, não tocarei mais”.

 

Frase do Dia

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.” Barão de Montesquieu.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais