Déda, descanso e reflexão

 

 

 O governador Marcelo Déda Chagas deve aproveitar estes últimos dias de descanso, pós-operatório para refletir e trocar idéias com pessoas de sua confiança e rol de amizade, que necessariamente não estejam engajadas na política-partidária, mas que torcem que seu governo dê certo.

 

O governo está completando três anos e chegou cheio de esperanças para boa parte dos sergipanos. Este episódio dos policiais militares mostra que alguma coisa está fora da ordem. Ninguém sabe onde estão todos, a essa altura do campeonato (não é o campeonato da Bélgica..)

 

Quem conhece o governador, e mais ainda Marcelo Déda, sabe que estes dias têm sido de sacrifício, não por conta do repouso extremamente necessário, mas porque estão acontecendo fatos relevantes na vida pública brasileira. Um bom exemplo é o debate sobre os recursos do Pré-Sal que pegou fogo neste momento, com o governador do Rio de Janeiro de um lado e o de Pernambuco de outro falando em nome do Nordeste. Nesta polêmica, com certeza, Marcelo Déda iria se sobressair na mídia nacional, encontrando um denominador comum.

 

Aqui este espaço lembra um trecho do discurso de Marcelo Déda quando assumiu o governo do Estado há quase três anos. Citando Carlos Drummond de Andrade “no meio do caminho havia uma pedra”, ele alertou que “o atraso ronda sorrateiro, lança pedras sobre o caminho e tentará perturbar nossa caminhada….pois são muitos os obstáculos que precisaremos remover e removeremos, juntos, povo e Governo”.

 

Este espaço deixará para fazer uma reflexão dos três anos de governo ao final do ano. Mas as pedras e o atraso citados por Marcelo Déda em seu discurso de posse não só anda sorrateiro, mas conseguiu se instalar em algumas partes importantes do seu governo. Não é uma suposição é um fato.

 

 A expectativa de muitos é que o cidadão Marcelo Déda retorne renovado desta batalha que travou e foi vitorioso com a força das bênçãos da maioria dos sergipanos.  E como ele mesmo disse no discurso: que assuma o desafio de retirar as pedras do caminho, “abrindo novas estradas para o progresso, a paz e a prosperidade, usando com a simplicidade dos sábios, os mais singelos dos instrumentos de que o criador nos dotou: “duas mãos e o sentimento do mundo.”

 

 

Campanha pela moralidade

Pelos e-mails recebidos, principalmente de policiais militares, que realmente “vestem” a camisa, não só da corporação, mas em defesa dos sergipanos, este espaço não vai e nem pode esmorecer. Uma campanha pela moralidade na PM é o primeiro passo para se estender para vários outros órgãos governamentais.

 

Suspensão dos salários

O blog tem recebido muitas sugestões de policiais militares que estão no policiamento ostensivo e estão revoltados com os colegas que ganham mais do que eles e estão cedidos a outros órgãos. Como pelo BGO, o comando pediu aos comandantes do interior e, por ofício, pediu aos dirigentes de órgãos informar os requisitados, para alguns policiais não resta dúvida: o jeito para arrumar a casa é a suspensão dos salários para que cada um se apresente.

 

Concurso para PM

Alguns policiais, também por e-mail, dizem que não adianta concurso para a PM enquanto o atual quadro continuar. Tem muita gente que faz concurso pensando em nunca ir para as ruas, como realmente acontece nos dias atuais. Basta ter um padrinho.

 

Dois lugares ao mesmo tempo

É certo que alguns policiais podem também atuar na área do magistério e na saúde, conforme preceitua a Constituição, mas tem muitos deles que conseguem estar em dois lugares ao mesmo tempo: estão na chefia de companhias da PM e como secretários municipais no interior de Sergipe. E pode? Já no Banese não são apenas 57, tem mais alguns que trabalham em suas companhias e um dia na semana fazem guarda no Banese.

 

Torneio na Bélgica

O blog recebeu a informação que os gloriosos policiais militares de Sergipe que estão na Bélgica representando a segurança pública como modelo de gestão (kkkk) venceram o torneio internacional. Veja caro leitor: é um torneio e não o campenato mundial do qual eles são vice-campeões. O campeonato mundial será no próximo ano e adivinhe quem viajará com os recursos do povo sergipano…Enquanto isso o policiamento ostensivo…

 

Orquestra Sinfônica em Canindé

Neste sábado, 28 de novembro, a partir das 18 horas, no Forródromo de Canindé de São Francisco, dentro das comemorações alusiva a Emancipação Política de Canindé, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe. A apresentação cultural tem o incentivo da Secretaria de Estado da Cultura e a coordenação local da Prefeitura Municipal. Um momento cultural no alto sertão sergipano.

 

O leão Cleomar Brandi mais firme do que nunca

Do jornalista Gilson Sousa: “Pessoal, pela primeira vez, 26 dias após a primeira cirurgia, o velho Cleomar Brandi pulou hoje à tarde para a cadeira de rodas e passeou pelos corredores do Hospital São Lucas. Está ótimo. Com um apetite de Leão mesmo. Fez gracinhas para as enfermeiras. Cantarolou mais desafinado do que nunca. Mas mostrou firmeza. Ficou cerca de uma hora e meia na cadeira. Voltou para o quarto e devorou uma imensa fatia de torta de banana com água de côco. Talvez, quem sabe, tomara, amanhã receberá alta médica. Já não tem mais sonda alguma. Tem é muita vontade de voltar pra casa. Daí, senhores e senhoras, ninguém mais vai segurar o bicho. Deus é mais”.

 

TCE SE NA TV estréia na Aperipê TV

Dentro da nova grade de programação montada pela Aperipê TV, canal 02 da televisão aberta, estréia nesta sexta-feira, 27/11, o programa noticioso do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – o TCE SE NA TV, com duração de 20 minutos. O programa irá ao ar, durante o horário de verão, às 11h15m das sextas-feiras. O TCE SE NA TV também é veiculado, às sextas-feiras, a partir das 18 horas, na TV ALESE, emissora da Assembléia Legislativa do Estado, canal 16 da NET e 48 da LIG TV e também na Internet pelo site www.tce.se.gov.br.

  

Propriá paga 13º salário

Hoje, 27, os servidores da Prefeitura de Propriá, recebem os salários de novembro e o 13º salário. Apesar da crise financeira, o prefeito Paulo Britto, não mediu esforços para garantir o pagamento dos servidores.

 

Eleições da OAB/SE hoje

A Comissão Eleitoral da OAB/SE informa que estão aptos a votar nas eleições da entidade 2.603 advogados inscritos nesta Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Conforme consenso entre a Comissão Eleitoral e representantes das três Chapas que disputam o pleito, somente estão aptos a votar os advogados adimplentes que regularizaram pendências na Tesouraria da Ordem até o último dia 20. Durante esta semana, a Tesouraria não funcionou, devendo retornar à normalidade a partir da próxima segunda-feira, dia 30. As eleições acontecem nesta sexta (27) no horário das 10 horas às 18 horas.

 

Locais de votação

Como forma de garantir a transparência no processo eleitoral, antes mesmo de ter em mãos o quantitativo dos advogados aptos ao voto, a Comissão Eleitoral disponibilizou a relação nominal dos referidos eleitores, em ordem alfabética, aos representantes das respectivas Chapas que concorrem às eleições da OAB/SE. E esta mesma relação dos eleitores também está disponível na OAB/SE. Para garantir acesso e tranquilidade aos advogados eleitores, estão disponibilizadas onze sessões eleitorais na nova sede da OAB/SE, localizada à Avenida Ivo do Prado, 1072, no bairro São José, em Aracaju, e outras três sessões no interior do Estado, nas Regionais da OAB/SE em Estância (Sul), Lagarto (Centro-Sul) e Itabaiana (Agreste).

 

Chapas na disputa

Três Chapas concorrem ao pleito: Chapa 1 (Ética e Independência: OAB segue em frente), encabeçada por Carlos Augusto Monteiro Nascimento, tendo como vice Maurício Gentil; Chapa 2 (OAB de todos nós), encabeçada por Eduardo Macedo, tendo Aída Campos como vice, e Chapa 3 (Em defesa do advogado), encabeçada por Emília Correa, tendo como vice Maurício Sobral.

 

Contratos da orla

Na tarde de ontem, 26, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, junto ao gerente geral de operações da Superintendência da Orla Marítima de Aracaju (Superoma), Helder Gonçalves, reuniu-se com integrantes da Associação de Artesanato e de Alimentos Típicos da 2ª Etapa da Orla de Atalaia (ARATIP). O encontro teve como objetivo regularizar a situação dos comerciantes que tem cessões de uso de espaço na Orla de Atalaia. Devido à expansão irregular das mesas e barracas, ocupando, inclusive, saídas estratégicas de emergência e calçadas, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) se posicionou a favor do cumprimento das regras de segurança pré-estabelecidas no contrato.

 

Debates dos Serviços

O setor de Serviços debateu nesta quarta-feira, na última Assembléia Geral Extraordinária do ano da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), assuntos de extrema relevância para o segmento, a exemplo do Fator Acidentário Previdenciário (FAP). O presidente da entidade, o empresário de Sergipe Laércio Oliveira, aproveitou para relatar os resultados da II Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes, que aconteceu agora em novembro, e os preparativos para o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac), a ser realizado no período de 7 a 11 de abril de 2010, em Natal (RN).

 

Banalização da violência e a falta de policiamento I

O presidente do o Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju – Sigma, Ney Lúcio dos Santos enviou a seguinte posição sobre o artigo de ontem: “Sobre competências gostaria de lembrar que a constituição de 88 descreve as atribuições dos Guardas Municipais: § 8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. O assalto foi realizado no mercado central área de atuação dos Guardas, mas com um efetivo de três GMs para todo o mercado seria muita sorte aparecer algum no momento do assalto. Em outras capitais as câmeras de segurança instaladas nos centros das cidades (área de atuação da guarda municipal) só funcionam porque existe uma parceria com entre a PM e a GM realidade diferente de Aracaju.

 

Banalização da violência e a falta de policiamento II

Continua Ney Lúcio: “Não podemos mais aceitar que policiais militares ocupem funções constitucionais dos Guardas Municipais como é o caso dos PMS que estão desviados de função a disposição da câmera dos vereadores, Guarda Municipal, Prefeitura de Aracaju e SMTT este último um absurdo, pois é de competência constitucional (serviço municipal) e institucional (anexo quinto da lei nº 2.984/01 pelotão rodoviário) a fiscalização do trânsito da cidade é atribuição dos Guardas Municipais é inadmissível que o povo pague através de impostos treinamento aos Policiais Militares e eles sejam desviados de suas funções constitucionais para fazer o mesmo trabalho que os Guardas, enquanto isso a população sofre por falta de segurança”.

 

Celi realiza 6ª SIPAT

A Construtora Celi sabe que a segurança, a saúde e o bem estar dos seus colaboradores, são prioridades. Sempre comprometida em atender aos anseios de toda sua equipe, a empresa realizará a edição de 2009 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento acontecerá de 30 de novembro a 10 de dezembro com uma vasta programação nas obras do Ronaldo Calumby, Mansão Luciano Barreto Júnior, Vivendas Santo Antônio, Ponte sobre o Rio Poxim, Reserva Garcia, Alameda Verdejar, Solar das Árvores, Sede do Ministério Público, Front Garden e no Escritório Central.

 

1.500 Colaboradores

Organizada pelo Núcleo de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (QSMS) da Celi, a 6a SIPAT envolverá cerca de 1.500 colaboradores que assistirão palestras como ‘Ensolação e Desidratação’, ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis’, ‘Uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’, ‘Risco de Queda’, ‘Proteção Auricular’, ‘Combate a Princípio de Incêndio’ e ‘Ergonomia’. A Celi realiza suas ações educativas sendo que as atividades realizadas durante o SIPAT são colocadas em prática e possibilita a troca de experiências em função da conscientização. A realização da 6a SIPAT mostra o quanto está fortalecido o laço entre a Celi e seus colaboradores.

 

Conselho dos Deficientes agradece

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, enviou um ofício de reconhecimento para a empresa de transporte urbano VCA pela maneira cortes e diferenciada com que seus motoristas e cobradores vem atendendo os portadores de deficiências físicas. “Na hora de fazer a crítica construtiva para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, o nosso conselho sabe fazer cumprir o seu papel, mas na hora em que os avanços são conquistados nós também sabemos reconhecer e agradecer”, disse Gorete.

 

Seminário sobre negros

Será aberto nesta sexta-feira, dia 27, o 1º Seminário Raça e Classe, evento promovido pelo Coletivo de Negros do PT Classista, agrupamento político liderado pelo deputado estadual Francisco Gualberto. Temas como ‘Políticas Públicas e Ações Afirmativas’; ‘Religiosidade afro-brasileira’ e ‘Implementação da Lei 10.639/03 no currículo escolar’ serão debatidos por especialistas e militantes petistas. O seminário, que acontece a partir das 19h na sede do Sindiprev (rua Vila Cristina, 222), prossegue até o sábado, 28, com palestras e debates durante toda a manhã.

 

Feirão Multimarcas 0 Km do Sincodiv

O Sincodiv/SE (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe) preparou para este final de semana, no CIC, mais um Grande Feirão Multimarcas 0 Km. Ao todo serão 16 revendas participantes (Contorno, Concorde, CVL Citroën, CVL Kia, Cimavel, Discar, Eiffel, Maracar, Renovel, Samam, Sanvel, Serigy, Sevel, Avant, Aribé e Azuki). E o banco Finasa participa garantindo as menores taxas de juro para o consumidor sergipano.

 

“Certificação Digital” é tema de Almoço com Empresários

Na 8ª edição do Almoço com Empresários, que acontece nesta sexta-feira, 27, a partir das 12h30 no Mercure Hotel Aracaju Del Mar, o coordenador comercial de canais da Certisingn Lafaiete Dias de Lima falará aos convidados da Associação Comercial e Empresarial – ACESE – sobre a ‘Certificação Digital’. As novas tecnologias e principalmente a internet permite que indivíduos, empresas, o governo e outras entidades realizem procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, e até economizar dinheiro evitando diversos processos burocráticos. No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados por fraudadores, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. A certificação digital visa justamente oferecer a segurança necessária para a realização destas atividades.

 

Renantique apresenta ‘Música na Igreja’ I

O Conjunto de Música Antiga Renantique apresenta sua nova série de concertos didáticos, intitulado ‘Música na Igreja’. Serão cinco concertos nas principais igrejas das cidades históricas de São Cristóvão e de Laranjeiras. Os concertos terão início dia 27 de novembro, na igreja da Ordem Terceira do Carmo em São Cristóvão, sempre às 19h 30min com entrada franca e seguindo assim com a seguinte programação: 4 de dezembro, na igreja Nossa senhora do Rosário; 11 de dezembro, na igreja Matriz de Laranjeiras; 18 de dezembro, na igreja São Francisco de São Cristóvão e 09 de janeiro de 2010, pelo XXXV Encontro Cultural de Laranjeiras na igreja Matriz. 

 

Renantique apresenta ‘Música na Igreja’ II

A série, promovida pela Secretaria de Estado da Casa Civil, através da Sub-Secretaria do Patrimônio Artístico e Cultural (SUBPAC), tem o intuito de divulgar e preservar o patrimônio cultural sergipano, fazendo parte também da campanha da praça São Francisco que está concorrendo a Patrimônio da Humanidade. Conta com patrocínio da SERGAS, MITSUI E GASPETRO. A Educação Patrimonial, proposta pelo Renantique, por meio da ‘Música na Igreja’, consiste em concertos didáticos sobre a história social e cultural no entorno da Música e da Religiosidade. O público, além de assistir aos concertos comentados acerca do caráter de cada peça musical e dos instrumentos de época, terá o contato direto com as igrejas e a sua historicidade que será apresentada por um historiador.

 

Circuito nacional de corrida do carteiro

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realiza mais uma edição do Circuito Nacional de Corrida do Carteiro. O evento é realizado anualmente, em todos os Estados do Brasil e tem por objetivo proporcionar aos participantes uma melhor qualidade de vida, por meio da prática do esporte, assim como estreitar, ainda mais, o relacionamento com a comunidade. Em Sergipe a prova será realizada neste domingo (29/11), com largada às 08h30min., na Rua Itabaiananinha, em frente à Agência Central dos Correios, e chegada no SESC da Atalaia. O percurso é de 10 quilômetros.

 

Premiação

Premiação: Receberão prêmios em dinheiro, os atletas classificados do 1º ao 5º colocados, na classificação geral, e do 1º ao 3º lugares, por faixa etária, nas categorias masculina e feminina, sendo: R$ 1.200,00 para o 1º colocado; R$ 1.000,00 para o 2º lugar; R$ 800,00, para o 3º; R$ 600,00, para o 4º; e R$ 400,00 para o 5º colocado. Ainda receberão prêmio em dinheiro os empregados dos Correios, classificados do 1º ao 15º lugares, em ambas as categorias. No total serão mais de 20 mil reais de premiação em dinheiro. Todos os atletas que concluírem a corrida receberão medalha de participação, além de um kit com a camiseta do evento, brindes e lanche apropriado.

 

Reflexão – Loucos e Santos –  Oscar Wilde

 

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.

Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.

Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.

Deles não quero resposta, quero meu avesso.

Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco.

Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.

Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.

Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.

Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos nem chatos.

Quero-os metade infância e outra metade velhice!

Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou.

Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade” é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde.

 

 

DO LEITOR

 

Matéria sobre Regina Passos

Do filho da ex-prefeita Regina Passos, Georgeo Passos: “Mais uma vez, entro em contato com você para esclarecer uma informação veiculada no seu  blog. Trata das Notas divulgadas no dia de hoje (26.11) a respeito de Regina Passos: 1º – Como é de seu conhecimento, afinal já vi várias manifestações suas no que concerne a  sentenças de 1º grau, você mesmo já foi condenado (Ação de Danos) por Juízes de piso, mas  no Tribunal, tais decisões foram revistas e você sagrou-se vencedor. Não foi? 2º – Logo, questiono. Você sabia que a sentença que tratou do caso de Regina Passos foi de 1º grau e que não transitou em julgado? Afinal, a mesma foi publicada no Diário de Justiça do dia 20.11 (vide resenha processual), estando em fase de interposição de Recurso. Destarte, Regina Passos NÃO perdeu nenhum direito político, nem deverá pagar nenhuma multa, afinal, tal sentença pode ser modificada pelo TJSE. No entanto, seu texto deixa transparecer que a condenação já é definitiva, o que não é, para isso basta consultar o processo através da internet, no Sistema de Acompanhamento Processual do TJ, que você verá que os autos estão com o Advogado de Regina Passos para interposição do competente Recurso.3º – Por fim, respeitamos o entendimento do Magistrado que a sentenciou, afinal ele forma seu convencimento livremente. Contudo, no Estado Democrático de Direito, é possível manejar Recursos visando uma nova decisão, meio utilizado por qualquer cidadão, inclusive, você, em alguns casos, no qual, friso mais uma vez, conseguiu êxito em julgamentos perante o TJ.Estes eram os esclarecimentos que tínhamos para fazer, desde já agradeço pelo espaço”. Georgeo Passos. 

 

Observações

O leitor note que o filho da ex-prefeita, George Passos, não contesta a decisão do juiz, que foi objeto da divulgação. Se a ex-prefeita vai ou não recorrer é outro fato, mas o blog apenas publicou, sem nenhuma distorção, a decisão judicial.

 

O Tempo não para

Do vereador Danilo Segundo, 2° Secretário da CMAJU e Vice-Presidente do PSB de Aracaju: “O Governo Marcelo Deda é um momento de transição, de quebra de paradigmas a partir de uma nova perspectiva nos relacionamentos econômicos, sociais e políticos, uma nova forma de administrar, de lidar com a coisa pública e se relacionar com a sociedade. Todo Sergipe acompanha a inquietude de algumas lideranças políticas para antecipar o processo sucessório e, no bojo das inquietações, há sempre um tema em relevo que trata, especificamente, sobre os espaços que serão ocupados. A análise e discussão no seio da sociedade têm que ser realizado em torno de um grande projeto, de caráter não personalista, sendo imprescindível a participação de todo o agrupamento, sem ignorar quem é cada um, qual a sua história e qual a sua importância dentro de todo o processo. A perspectiva deve ser analisada de forma muito mais ampla e consistente, dando a cada um sua verdadeira dimensão, sem açodamento, sem necessidade de cisão, porque o que conta, ao fim e ao cabo, é o compromisso no projeto das transformações e das mudanças que foram pactuados em uma só voz, para daí então se estabelecerem os parâmetros necessários para a formação da chapa majoritária e proporcional. Trata-se da reflexão deste jovem político, que se elegeu Vereador de Aracaju com 28 anos de idade, mas que há muito observa o horizonte político de Sergipe e do Brasil, e acredita que as relações humanas, políticas e sociais, prescindem, necessariamente, dos anseios das transformações da nossa sociedade, de senso de oportunidade, bom senso e senso de justiça. O momento é de união!”

 

Eficiência

Do leitor Roberto: “Quando o nosso Poder Judiciário fará uma reforma que o torne mais eficiente e deixe a população confiante em suas ações e vibre com suas decisões? Por quê esta última decisão que torna o Ex-Prefeito Armando Batalha inelegível por 6 (seis) anos e o obriga a devolver em torno de 16.000,00 (dezesseis mil reais), não abala em nada o patrimônio que ele adquiriu no período de 1997 à 2004, quando exerceu o cargo de Prefeito Municipal de São Cristóvão? Em tempo, informarmos que o julgador (Juiz), que declinou a sentença, o fez com fundamento na ação proposta pelo Ministério Público Estadual.Queremos crer que existem outras ações proposta pelo Ministério Público, condizentes com os equívocos da administração do Sr. Armando Batalha no Município de São Cristóvão. Se não for verdadeira nossa crença, a fragilidade fica por conta de ser nossas leis inócuas, ou mesmo os membros do Ministério Público Estadual, lotados na Comarca de São Cristóvão no período da administração do Sr Armando Batalha, pecaram por omissão, fazendo com que e os erros administrativos, não sejam corrigidos, levando outros administradores a mesma prática do enriquecimento ilícito, deixando a população incrédula e abandona”. Roberto Santos, cidadão saocristovense.

 

Parabéns a Angelino

Do petista Wallace Rodrigo: “Parabéns para o companheiro Angelino, o novo presidente do PT de São Cristóvão, eleito com mais de 130 votos de diferença, mais uma vez os filiados do PT demonstraram a confiança que tem, na atual direção do diretório e no vice-prefeito de São Cristóvão Cláudio Sanclau, elegendo o companheiro Angelino e os membros da chapa Construindo uma nova São Cristóvão. Parabéns a todos os filiados e simpatizantes do PT, que contribuíram para a festa da democracia (PED 2009), fico muito feliz com este resultado por que como diz o ditado, quem trabalha, Deus ajuda”. Saudações Petistas, Wallace Rodrigo.

 

Artigo – E a OAB, é de quem mesmo? – Lucas Rio, advogado

 

Com todo o respeito aos demais conselhos e entidades de classe e aos respectivos profissionais que os compõem, não há eleição que chame mais a atenção da sociedade e que mobilize tantos outros atores sociais do que a eleição para a direção da Ordem dos Advogados do Brasil. Na próxima sexta teremos mais uma, e, após debates e entrevistas de lá, e jornais, panfletos e e-mail’s de cá, chamou-me a atenção o jornal distribuído por uma das chapas, que estampava logo ao fronte a imagem do deputado Estadual Francisco Gualberto.O deputado Francisco Gualberto é um homem combativo e aguerrido na defesa de suas idéias, e de digna história em nosso estado. Ex-militante sindical e ex-dirigente da CUT, dirigiu memoráveis greves e enfrentou atos de truculência governamental (a exemplo de demissões, coletivas e individuais, ilegais), sempre na defesa dos trabalhadores. Hoje, como deputado, tem a tarefa de liderar a bancada que dá sustentação ao Governador das Mudanças Marcelo Déda, na Assembléia Legislativa. Independentemente da opinião que se tenha sobre o atual Governo, a verdade é que Déda não poderia ter, na atual legislatura, um líder mais competente do que Gualberto. Até aí, tudo bem.Entretanto, é justamente o fato de ser ele o líder do atual Governo – bem como a forma como este fato foi explorado -, que me chamou a atenção no jornal distribuído por um das chapas concorrentes à direção da OAB. E me despertou não porque foi explorada a história de luta de Gualberto; não porque ele é um deputado Estadual competente e aguerrido (e que, diga-se de passagem, não é advogado, ao contrário de outros deputados); mas porque a sua imagem foi utilizada como aquele que vem a ser o líder do governo Marcelo Déda.Em primeiro lugar, lamentável que o Governador, em plena recuperação de grave problema de saúde por que passou, tenha seu nome usado gratuitamente na disputa eleitoral da OAB. Além da inconveniência e insensibilidade de tal ato, não é possível crer que Déda, enquanto Governador de todos e apesar de ser, este sim, advogado, tenha autorizado a utilização de seu nome na campanha da OAB.Em segundo lugar, preocupante o que se apresenta por detrás de uma sutil, porquanto indevida e insensível utilização pela chapa, do nome do Governador, personalizado no seu líder na Assembléia. O que estaria por trás disso? Qual a mensagem que a chapa estaria querendo passar, não só aos advogados, como à sociedade em geral? A quem deve mesmo servir a OAB? – Com uma humilde opinião, respondo: o que a chapa concorrente quer é propor a imposição da força do Estado à advocacia; é propor que a OAB esteja ao largo dos interesses dos advogados, da defesa da Constituição e da promoção da cidadania, para estar ao lado dos que governam, subjugada a eles! Com o devido respeito, porém com a necessária veemência de quem tem que ter lado (o advogado), digo que quem isto propõe não faz jus à denominação que ostenta, quanto mais dirigir o conjunto da classe dos advogados.Ora, a OAB não nasceu pra se curvar. Não se consolidou enquanto umas das mais (senão a mais) respeitadas instituições de nossa República, baixando a cabeça para o Estado. Não é este o papel que se espera da atuação dirigente, militante e engajada dos dirigentes da Ordem. Com certeza também, não é isto que pensam os integrantes do Governo liderado na Assembléia pelo deputado Gualberto. Mas é isto que está sendo defendido, mesmo que sutilmente, pela chapa, quando utiliza a imagem do referido deputado em seu jornal. Propor, mesmo que subliminarmente, o embate Estado X OAB é desconhecer e desconsiderar as razões jurídico-políticas que legitimam a atuação de ambos, por meio dos “governos” de cada um, eleitos democraticamente. As duas instituições podem – e devem – conviver pacificamente, sem que haja a subjugação de qualquer delas pela outra. Impor a superposição do Estado à OAB não convém àquele, ante à constante e natural tentação de utilizar-se das prerrogativas da força, que podem descambar para o abuso e o arbítrio, e jamais deve ser aceita pela última, nascida exatamente para combatê-los.Muito mais do que as acusações levianas, infundadas e descabidas que tivemos o desprazer de ver e ouvir serem feitas ao longo do pleito eleitoral, preocupa-me, entretanto, aquilo que não está dito, que não foi exposto explicitamente, que não está às claras, mas que se encontra nas entrelinhas das propostas de uma das chapas. Creio que deve preocupar também, o conjunto dos advogados.Enfim, a quem deve mesmo caber a Ordem? – Mais uma vez me dou o direito de responder, humildemente: aos advogados, e só a eles. Lucas Rios – advogado militante.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é a igualdade”. Pitágoras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais