De corpo inteiro em outro mundo

Não, caro leitor. Não é nenhum artigo sobre o espiritismo (que este jornalista respeita muito), mas  é uma rápida passada pelo mundo dos vivos, ou melhor, “bem vivos” da política de Sergipe. Ontem, 27, o JC, na coluna Periscópio publicou duas notas com o título “De corpo e alma”, onde o deputado estadual André Moura, do PSC, cobrava do governador, se quiser uma aliança com o partido, que resolva os problemas internos do PT e venha de corpo inteiro, já que eles (do PSC) fazem isso de corpo inteiro.

Uma pergunta para quem freqüenta diariamente as sessões da Assembleia. Aos amigos da imprensa também. Alguém já viu neste governo, André Moura usar a tribuna da AL para defender o governo que diz “estar de corpo inteiro”, contra os ataques de Venâncio Fonseca e Augusto Bezerra. Ou quando se refere ao “corpo inteiro” ele se refere apenas a votação favorável aos projetos do governo? Com certeza “este corpo inteiro” mencionado por André tem uma troca significativa. Ou não?

E tem mais, quem freqüenta as sessões da Assembleia sabe. Quantas vezes, o deputado André Moura, usou a tribuna e os apartes para levantar, literalmente, “a bola” para a oposição chutar contra o gol do governo estadual? Foram diversas vezes, que diga Conceição Vieira, quando era secretária de Estado. Com certeza o corpo inteiro que o deputado se referiu está em outro mundo, bem distante deste em que vive os pobres mortais.

Por fim, para o leitor meditar um texto do brilhante jornalista Adiberto de Souza com o título “A faca da traição”: “O governador Marcelo Déda (PT) tem pouco tempo para colocar ordem na base aliada. Se quiser coordenar uma campanha eleitoral bem sucedida, vai precisar conversar muito mais do que já está fazendo, para não ver o seu partido rechaçado por aliados de última hora, que insistem em fazer jogo duplo. Conhecedor das artimanhas políticas, Déda não descuida dos bastidores. Engana-se quem estiver pensando que ele permitirá que pisem no pescoço do seu PT, como vem sendo articulado por algumas lideranças. Os mais afoitos até já amolaram a faca da traição. Estes, contudo, precisam saber que, se for preciso, Déda jogará duro com aqueles que, embora mamando nas tetas do Poder, só pensam em esfolar o PT nas próximas eleições”.

 

Perguntar não ofende

Perguntar não ofende: Alguém tem duvida que entre Pedrinho Valadares e Jerônimo Reis, o ex-governador João Alves Filho prefira o primeiro? Que diga Fábio Reis. Abra o olho Jerônimo Reis.

 

Oficial da PM em Cururipe

Seria bom que o secretário da SSP, João Eloy investigasse (acredita-se que ele não tem conhecimento) a denúncia de que existe um oficial da PM de Sergipe trabalhando em Alagoas, mais de perto no município de Cururipe, na Prefeitura Municipal. Pelo jeito a segurança em Sergipe está tão boa que exporta oficial. É mole? Que tal o governador e o secretário  investigar o assunto. Será uma grande surpresa.

 

Alagamento no Mosqueiro

Uma equipe da Emurb esteve no povoado Areia Branca, nas ruas que continuam alagadas. Falta uma visão técnica para solucionar o problema. Basta abrir canais paralelos ao rio para drenar as águas das lagoas. E tem que ser realizado rápido, porque o inverno está chegando e aí será tarde demais…

 

Cassações à vista

Estas nas mãos da Justiça Eleitoral de Itaporanga uma decisão que ira dar o que falar, ira balançar as estruturas da classe política do município. Existe um processo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida por Maria das Graças Souza Garcez, em face de César Fonseca Mandarino, Célia Vieira Sobral e Manoel Sobral Neto, por suposta prática de abuso de poder econômico e de captação ilícita de sufrágio, caso o Ministério Publico opine pela cassação e seja seguida Juiz da Comarca os cassados terão sérias dores de cabeças, é bom já fazendo as reservas nas farmácias. 

 

Refinaria sumiu

Há exatamente quatro anos o principal assunto da imprensa de Sergipe era a instalação de uma refinaria, cujo um dos sócios era Clóvis Silveira. De lá para cá o atual governo disse que se a intenção existisse faria de tudo para implantar a mesma. Mas cadê os investidores da tal Refinaria Atlântico Sul S/A, que seria construída na Barra dos Coqueiros? Será que nesta campanha o ex-governador João Alves vai colocar a culpa no atual governo?

 

AL em ritmo de muito trabalho

Ontem, 27, a sessão da Assembleia não aconteceu por falta de quorum. Presentes apenas os deputados Francisco Gualberto e Adelson Barreto. Estranho foi a ausência do deputado Augusto Bezerra, que cioso do bom uso dos recursos públicos não acha correto faltar a uma sessão da AL e receber o subsídio completo. Ou não?

 

Greve na Unimed e picolé de graviola

Ontem, 27, pediatras do Hospital Unimed ameaçaram entrar em greve, conforme matéria publicada aqui, na Infonet. Tem leitor ( e este jornalista também) apostando um picolé de graviola como hoje, 28, o Dr. Menezes não estará nas rádios falando sobre essa crise na Unimed. Também não estarão por lá o pessoal da Somese E e muito menos ainda o do Conselho Regional de Medicina. Tudo isso em razão de que eles fazem acompanhamento apenas do setor público. No setor privado não existe crise. É tudo “magiclic”.

 

Sindicalismo e empresariado

Aliás Sergipe é um estado modelo do sindicalismo convivendo muito bem com o empresariado. Karl Marx deveria estar vivo. Aqui, só tem problema no setor público. O setor privado O setor privado é uma mil maravilhas. Ninguém reclama de problemas no magistério particular, na saúde privada e outros setores. Qual será o motivo? Então o melhor não seria privatizar tudo logo? Sei não, mas não tem nada relacionado a uma tal de estabilidade que faz muita categoria ter na rede pública “apenas um cabide de emprego” e nenhum profissionalismo.

 

Comparação público e privado

Aliás, o governo do Estado poderia comparar os salários de algumas categorias com o que recebem no serviço público e no privado, com carga horária, gratificações, incorporações e tudo mais. Como diz o amigo Osmário, arrepare, seria um “Deus nos acuda”.

 

Praça da Juventude no Augusto Franco

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inaugura nesta sexta-feira, dia 28, às 19h, a primeira Praça da Juventude do país, um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério dos Esportes destinado a comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer. O evento contará com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva. Logo após a inauguração da praça, será realizada uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju.

 

Infraestrutura da praça

A obra, localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, representa um investimento de R$ 2,5 milhões. A praça terá campo de futebol society, quadra de vôlei, pistas de skate, quadra coberta, conjunto de vestiários e sanitários, edificação para convivência, espaço para terceira idade e sala de ginástica.Antes da inauguração da Praça da Juventude, o ministro Orlando Silva concederá coletiva à imprensa, às 16h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luiz Canolo Noronha, conjunto Costa e Silva, bairro Siqueira Campos.

 

Campo Limpo: energia e açúcar

Através do twitter o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, informou que o plano de crescimento da Usina Campo Limpo está em curso, com a produção de energia e depois açúcar. Na safra, passou de 1.360 empregos diretos para 1.960. Começou a produzir energia elétrica da biomassa (5 MWh por 5 meses). E planeja implantar uma unidade de produção de açúcar em breve.

 

Central Nuclear

Segundo o secretário Jorge Santana, o  ministro Márcio Zimmermann ao falar ontem no programa Bom Dia Ministro, referiu-se ao sítio para instalação da Central Nuclear, disse que .”O sítio que tem em Sergipe é excelente, tem grande potencial para instalação… Sergipe é um grande candidato”.

 

TJSE instala 2ª Vara da Comarca de Tobias Barreto

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Roberto Porto, instalou na manhã de ontem, 27, a 2ª Vara da Comarca de Tobias Barreto e inaugurou as obras de ampliação e reforma do Fórum Juiz João Fontes de Faria, na mesma cidade. Com a reforma, o prédio ampliou a área construída em 690 metros quadrados, fruto do investimento de R$ 924,5 mil. As novas instalações do Fórum João Fontes de Faria abrigarão duas Varas de competência plena.

 

Anseio da comunidade tobiense

Em seu discurso, o Desembargador Roberto Porto informou que a reforma da unidade atende a um reclame da comunidade tobiense. Ele explicou que no início de sua gestão uma comissão formada por advogados e representantes da sociedade civil solicitou mais uma Vara para a Comarca devido aos cerca de quatro mil processos que tramitava em um único juízo. Segundo o juiz da Comarca, Pedro Nilson, a inauguração de uma nova Vara é uma conquista para a sociedade de Tobias Barreto. Ele informou que o município conta, atualmente, com uma população de 60 mil habitantes, distribuídos em 58 povoados e uma única Vara não garantia o acesso à justiça na velocidade esperada.

 

Abertura do Forró Siri acontece hoje

Será aberto hoje, dia 28, na sede do município de Nossa Senhora do Socorro, o maior São Pedro do país, o Forró Siri, que este ano chega a sua 17ª edição. Além do recorde de público (em 2009 foram mais de  500 mil pessoas nos quatro dias de festa), o evento também se destacou pela criação das tardes culturais, que ocorrerão de 25 a 28 de junho, e foi premiado com o troféu Sanfona de Ouro como o melhor festejo junino do Estado em 2009.

 

Calendário Cultural de Sergipe

A expectativa é grande por parte do prefeito Fábio Henrique. “Essa é uma festa tradicional que há vários anos foi inserida no calendário cultural de Sergipe. É um evento seguro, que atrai turistas de várias partes do país, e a prefeitura tem todo cuidado com a escolha das atrações, sempre buscando as mais disputadas no cenário nacional”, disse o prefeito. Este  ano, uma das bandas sergipanas de maior destaque nacional, a Calcinha Preta, será a principal atração da festa de abertura. Danielzinho e o Forrozão Quarto de Milha e a banda Forró Atrevida completam a noite. 

 

Programa Segundo Tempo

Para interiorizar o acesso à prática e à cultura do esporte em prol do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e a coordenadora da Secretaria Nacional do Esporte Educacional, Silvia Regina, representando o Ministério do Esporte (ME), lançaram ontem, 27, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, o programa ‘Segundo Tempo’, que exercerá atividades esportivas e educativas em 39 municípios do estado. Ao todo, serão 50 núcleos que atenderão 10 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos na prática de nove modalidades esportivas.

 

Banese patrocinará esportes

Além do programa, que é executado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) em parceria com o ME, o governador assinou convênio com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) no valor de R$ 300 mil para patrocinar os esportes amador e profissional do estado, através da Seel. “É mais um estímulo ao desenvolvimento do esporte sergipano. É esporte amador e profissional juntos, apoiados pelo Estado para que possamos fortalecer o esporte sergipano e, sobretudo, dar novas oportunidades aos talentos sergipanos”, afirmou Marcelo Déda.

 

Nada satisfeito

O presidente do Sindat, Marcos Correia Lima não ficou nada satisfeito com o reajuste que o governador Marcelo Déda concedeu aos servidores públicos. Correia achava justo, o governo dar um aumento de 9 à 10%.

 

Combate ao Crack

Como membro da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, o deputado federal Valadares Filho (PSB) em discurso na Câmara, ressaltou a importância da campanha que será lançada no próximo dia 7 de junho em Sergipe, de combate a droga, através do governo estadual tendo à frente a primeira-dama, Eliane Aquino com a participação de uma série de órgãos públicos.

 

Parceria para o combate eficaz

O parlamentar sergipano lembrou ainda os investimentos que o governador Marcelo Déda vem realizando na segurança pública onde os policiais civis e militares tiveram um aumento significativo em seus salários, estando entre os melhores do país.  “É com esse tipo de parceria que teremos um combate ao tráfico mais eficaz”, entende o deputado acrescentando que aliado as ações da SSP a campanha vai capacitar lideranças comunitárias, professores e outros agentes da sociedade civil que atuarão de forma multiplicadora. “Conscientizando a população para os males e os riscos da droga e seu poder de dependência”.

 

Mais uma liminar – a vigésima – para tratamento contra o crack

Ontem, 27, o juiz da comarca de São Cristovão, Manoel da Costa Neto, acatou ação civil pública impetrada pelo MPE para que a Secretaria Estadual de Saúde custei o tratamento de desintoxicação um adolescente viciado em crack a ser realizado na Fazenda Natureza, através do Projeto Reviver, Município de Santana do São Francisco-Se, “pelo tempo que se fizer necessário para restabelecimento de sua saúde, com o valor R$ 500,00 por mês, sob pena de, em caso de descumprimento, ser determinado o bloqueio dos valores, e o arbitramento de multa diária de R$ 1.000,00(um mil reais), diretamente contra o Sr. Secretária Estadual de Saúde, por ser o ordenadora de despesas”.

 

PEIEX

Mais 140 micro, pequenas e médias empresas formais deverão ser beneficiadas em Sergipe este ano através do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O segundo ano de atuação da iniciativa no Estado será lançado nesta sexta-feira, dia 28, em solenidade agendada para as 20h, no Centro de Convenções, onde está sendo realizada a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (FITEC).

 

Cultura exportadora

 O PEIEX tem como objetivo promover a cultura exportadora em setores industriais sergipanos e funciona com a atuação de cinco técnicos selecionados por edital público que identificam o estágio tecnológico das empresas; e organizam a gestão e os processos produtivos, incentivando a qualidade e a busca contínua de melhorias. A iniciativa tem como parceiros a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec). 

 

Milla cozinhas presente na FITEC 2010

Poucas pessoas sabem que Sergipe é o único estado do Nordeste que produz cozinhas de Aço. Instalada em Nossa Senhora do Socorro, a fábrica iniciou suas atividades com seis funcionários em um galpão de 660 m2 e hoje já conta com 120 colaboradores em uma área 16.000 m2 sendo 8.000 m2 de área construída. Visite a Feira da Indústria e Inovação  Tecnológica – FITEC – que acontece no Centro de Convenções até o próximo domingo, das 16 às 22h e descubra produtos que fazem parte do seu dia-a-dia e são fabricados em Sergipe com total qualidade.

 

Curiosidades da Indústria Sergipana

Quem visitar a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – que acontece no Centro de Convenções até o próximo domingo, das 16 às 22h poderá descobrir diversas curiosidades do setor industrial sergipano. Indústrias do setor têxtil, calçadista, de pesquisa e tecnologia e cosméticos, entre outros, estão no pavilhão da FITEC mostrando para os sergipanos todo seu mix de produção. Vale a pena visitar a Feira e descobrir a variedade de produtos fabricados em Sergipe e que fazem parte do seu dia-a-dia.

 

Forró do Candeeiro será nesta sexta, dia 28, no Clube da Caixa

O Sindicato dos Bancários de Sergipe realiza nesta sexta-feira, dia 28, a XVII edição do Forró do Candeeiro. O arrasta pé dos bancários este ano será realizado no Clube da Caixa (APCEF),  a partir das 21 horas. Com o tema “O forró mais quente é o forró dos bancários”, o Forró do Candeeiro terá como atração a Banda Sanfonada, o Forró Zé Tramela, Nadinho do Acordeon e a apresentação da Quadrilha Século XX. “Este ano os bancários têm uma razão maior para comemorar os festejos juninos, que é  aprovação do Feriado de São João, no dia 24, uma iniciativa do vereador Valdir Santos”, diz José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.

 

DO LEITOR

Drogas e prostituição na orla

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “No mais conhecido cartão postal de Aracaju a Orla da Atalaia possui um problema dos mais antigos relacionado a prostituição. Além da exibição acintosa e desrespeitosa de uma grande parcela das ditas profissionais do sexo, os moradores daquele Bairro sofrem com as ameaças e roubos dos usuários de drogas, principalmente na região que fica aos fundos do clube do Sesc. Segundo os residentes daquela localidade, o comportamento das prostitutas e dos usuários de drogas tem sido negativo para o incremento do turismo em nossa cidade. Urge providências imediatas?!”

 

Estatuto dos servidores de Aracaju

Comentário de Dra. Cáscia Barros: “Sobre a Coletânea de Leis de Danilo Segundo, é necessário primeiro propor um novo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Aracaju, já que o atual está obsoleto. Aprovar a Lei que possibilite impor sanções administrativas aos Licitantes inadimplentes para com o Poder Público. Lei sobre treinamento e reciclagem de servidores, estabelecendo regras básicas de participação. Lei que estabeleça as regras para a criação de comissões para apuração em Sindicância p/ Processos de Indenização”.

 

Isso já não lhe pertence mais Almeida

Do leitor Messias Gonçalves: “Como no Brasil a Constituição não garante a chamada candidatura “nata”, ou natural como queiram, o senador Almeida Lima, mesmo esperneando como criança quando quer uma coisa e não consegue, deverá se conformar com algumas alternativas. Ou vai pra casa. Ou será candidato a uma vaga para Câmara Federal ou mesmo para Assembleia Legislativa. A vaga em que o PMDB conquistou ao longo desses anos, dentro da chapa majoritária encabeçada pelo governador Marcelo Déda, está assegurada para o deputado federal Jackson Barreto. Ou como vice- governador ou a senador. Com o andar das negociações, deverá sair como vice. Para ele, Almeida, deveria aproveitar até o espaço deixado pela desistência de Zé Eduardo Dutra da disputa por uma vaga para a Câmara.O que faltou para o senador Almeida Lima, foi, primeiro HUMILDADE. Ridicularizou o quanto pode Déda e seus aliados. Agora vem posar de santo. Segundo, ter em suas mãos um partido onde ele detivesse maioria do diretório estadual. Terceiro, saber honrar os seus compromissos e respeitar as pessoas. Quis ele ser candidato a prefeito de Aracaju. Para isso foi feito um acordo onde ele ficou com a executiva municipal e mais umas duas a três cidades. O restante ficou com os grupamentos liderados por Jackson, Jorge Alberto entre outros. Agora, graças a acordos feitos em Brasília, para dar sustentação aos também senadores Renan Calheiros e José Sarney, acha-se no direito de querer que todas as atenções se voltem para os  caprichos. José Almeida Lima, ao longo dos seus sete anos de mandato, passou pelo menos cinco sendo destaque negativo. Melhorou com a presidência da Comissão Mista do Orçamento. E só. Dentro do bloco governista, somente agora com essas ajudas aos prefeitos, através de emendas, que nem podem sair como ele pega. No Brasil, o “orçamento” não é impositivo. Os governos só liberam quando tem algum interesse. O prazo de validade deste mandato, dado acidentalmente graças ao apoio do ex-governador JAF, encerra-se no início de 2011. Portanto, Almeida Lima. Terminado este prazo, o povo que é o único dono desse mandato, saberá lhe substituir. Quanto as suas recentes ações de anjo, só não enganou o seu próprio primo, Jackson Barreto. Ainda bem que o povo ouviu quando ele disse: -“De Almeida eu quero ver são as ações”. Palavras, o vento leva como bem diz os populares. O engraçado é ver como um cidadão com formação tem o prazer de somente procurar desagregar grupos. O maior pecado dele, foi não imaginar que o tempo passaria e um dia, acabaria o seu mandato.  Portanto, com certeza o povo em outubro colocará outro no seu lugar. Tchau, fui. Ou melhor, Vai com Deus”. Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“São reféns do brilho falso do jogo do aspira, prende e solta. Um jogo que não perdoa. Mata. Os dedos queimados, escuros, são como tatuagem. Identificam os que cruzam o caminho das pedras. Viagem curta, fugaz por uma estrada sem retas, só curvas, buracos e um emaranhado de pedregulhos, pedrinhas, pedreiras… pedras. Qual a cor do mundo de um viciado em crack?” Marco Antonio Uchôa, no livro Crack – O Caminho das pedras, citado na decisão judicial do juiz Manoel da Costa Neto.  

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais