Há “tiriricas” por todo o mundo

Alguns seguimentos ditos “mais esclarecidos” da sociedade brasileira comparam o fenômeno Tiririca – candidato a deputado federal pelo PR em São Paulo – a falta de conscientização de parte do eleitorado brasileiro e da chamada “pobreza moral” de um país emergente e subdesenvolvido.

 

Porém é preciso analisar o candidato Tiririca – assim como outros que aparecem em todas as eleições no Brasil – mais profundamente. Por exemplo, na Islândia, país Europeu com o maior IDH (segundo a ONU) e com o maior PIB do mundo, um palhaço foi eleito prefeito da capital Reyjavik em maio deste ano. Trata-se do comediante Jón Gunnar, que concorreu com o nome Jón Gnarr, personagem criado por ele e registrado em cartório, ou seja, tornou-se a criatura do criador.

 

Lá, Jón Gnarr, não só foi eleito, mas criou o seu próprio partido, o “Melhor Partido”. Em entrevista a revista Piauí ele resumiu a plataforma do seu partido: “A verdade é que não temos nenhuma plataforma partidária, mas fingimos ter uma”, disse. Segundo a reportagem o “Melhor Partido” tem a grande vantagem de poder fazer muito mais promessas do que seus concorrentes políticos pelo fato de não ter, assumidamente, a menor intenção de cumprir qualquer uma delas. Eleito, com 34,7% do eleitorado, o comediante disse que saiu da primeira reunião como prefeito “com dor de cabeça e com muita dificuldade para entender tudo”.

 

E pasme caro leitor, segundo a reportagem, o governo está sendo bem avaliado pela população. Um dos fatores é que está sendo acompanhado diariamente por 35 mil pessoas no Facebook ( quase 30% dos habitantes da capital, o país tem ao todo 320 mil pessoas), que são convocadas a participar de microplebiscitos virtuais sobre diversas questões, desde a gratuidade do ônibus para menores de 18 anos, até “os postes do centro são bonitos ou feios?”.  E um eleitor de Jón Gnarr resume bem o que passa pela cabeça da maioria: “Todos os políticos são uns idiotas. Pelo menos Gnarr é um idiota engraçado”.

 

Já o Tiririca brasileiro (que tem como slogan pior do que “tá” não fica”), segundo pesquisa do Datafolha, tem 3% da intenção de voto em São Paulo que pode chegar a 900 mil. E assim caminha a humanidade, alguns transformam sua revolta contra a classe política e o voto obrigatório, votando em um candidato “palhaço” como voto de protesto. Quando a classe política brasileira terá coragem de realizar uma verdadeira reforma partidária e eleitoral no país? Já passou a hora.

 

Lula na próxima semana em SE

O candidato à reeleição, Déda (PT) ainda tem a esperança de Lula vir participar de sua campanha.Conseguiu até pré-agendar uma data, dia 28, na terça-feira da próxima semana.

 

Campanha acaba dia 30

Só para lembrar: a campanha acaba dia 30. Nas três campanhas majoritárias de Déda (duas p/ prefeitura e uma governo), Lula nunca deixou de participar.Já a presença de Dilma é difícil.

 

Quatro pesquisas registradas em Sergipe

Além da pesquisa do Dataform, que foi registrada na semana passada e contratada pela Fies, em Sergipe mais três institutos registram na Justiça Eleitoral pesquisas eleitorais que serão realizadas esta semana.

 

Ibope registra segunda pesquisa

O Ibope, contratado pela TV Sergipe, registrou no último sábado uma pesquisa que será realizada de hoje, 20 até o dia 23 com 812 eleitores entrevistados. A pesquisa deve ser divulgada no telejornal segunda edição na sexta ou no sábado e é para presidente, governador e senador.

 

Única registra pesquisa

Já o Instuto Única registrou uma pesquisa na última sexta-feira, que está sendo realizada de 19 a 23 com 1.200 eleitores. A pesquisa da Única é só para os cargos majoritários: presidente, governador e senador.

 

Soma registra pesquisa somente para Capela

O Instituto Soma registrou pesquisa no dia 17, que começou a ser realizada ontem, 19 e acaba hoje,  apenas em Capela com 500 eleitores para saber a intenção de voto para governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

 

E essa pesquisa em Monte Alegre

Dois leitores deste espaço enviaram e-mails, de Monte Alegre, informando que no sábado, 18, estava sendo realizada uma carreata de João Alves e na mesma hora um instituto estava entrevistando as pessoas que estavam com adesivos no peito do candidato do DEM. Um leitor chegou a questionar a pesquisadora e a mesma ficou com raiva. Os leitores não conseguiram identificar o isento instituto. Com certeza, a pesquisa deve ser para consumo interno de algm candidato sem registro na Justiça Eleitoral.

 

Paciência dos leitores

O titular deste espaço pede paciência aos co-autores do blog (os leitores) paciência e que todos os e-mails serão respondidos e alguns publicados. Aproveita também para agradecer a todos que são leitores diários do espaço. Um dúzia que parece que cresceu…

 

Serra e o escândalo da Casa Civil

Do secretário da Casa Civil, Oliveira Junior no twitter (www.twitter.com/oliveirajr13): Serra perguntou em Itabaiana quem sabia do escândalo da Casa Civil. Os que levantaram a mão acharam que ele falava daquela compra do acervo de fotografias “sumido” que custou 1.2 milhão de reais. Foi na Casa Civil do governo João Alves.

 

Movimento consciente

Do senador Valadares no twitter (www.twitter.com/valadarespsb): “Surge um movimento consciente no Brasil em favor de mudanças para coibir o abuso do poder econômico que age no silêncio e na cumplicidade. Confio no povo que vai demonstrar ao Brasil que aqui se vota em quem trabalha”.

 

Carreata em Itabaiana

Na coligação proporcional do PTC e PSL, que deve eleger dois deputados estaduais, os principais candidatos estão trabalhando duro. Os mais cotados são, Capitão Samuel, Jorge Araujo, Gilson Andrade, Mundinho da Comase e Zé Milton. Este último realizou ontem, 19, uma carreata em Itabaiana que reuniu muitos carros, surpreendendo a todos.

 

Jorge Araújo recebe apoio do PT e outros partidos

O ex-deputado e ex-secretário, Jorge Araújo, candidato a deputado estadual pelo PSL, vem recebendo apoios de militantes de vários partidos por conta do passado sem mácula e a atuação no parlamento. Como Jorge nunca foi de ficar calado, vem recebendo apoios inusitados, até mesmo de petistas que desejam a eleição dele para ajudar na defesa do governo na AL. Pela postura séria, Jorge Araújo tem até mesmo o respeito da oposição.

 

Debate às 23hs

Hoje tem debate na TV Atalaia, dos candidatos ao governo estadual. É uma pena que o horário, 23hs, fará com que muita gente não assista. A Record deveria ter “liberado” um horário melhor para a afiliada de Sergipe.

 

Projetos da bancada de Sergipe

Que tal verificar o desempenho da bancada federal de SE? Isso e muito mais: http://bit.ly/9mUUXt

 

Gilmar Carvalho passa bem após sofrer convulsão em Dores

O candidato a deputado estadual Gilmar Carvalho passa bem e encontra-se fora de perigo, depois de sofrer uma convulsão na tarde do domingo, 19. Após uma carreata em Aracaju, o candidato foi ao município de Nossa Senhora das Dores, onde participaria de uma procissão. Gilmar Carvalho foi atendido pelo Samu e levado às pressas para o Hospital Cirurgia, em Aracaju, onde foi atendido pelo neurocirurgião Rilton Moraes. Segundo o médico, o candidato teve apenas uma crise hipertensiva, devido ao forte calor do sol e o cansaço. Foi feita uma tomografia e descartou-se a hipótese de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ontem a noite Gilmar Carvalho está lúcido e provavelmente terá alta nesta segunda-feira, 20. (Nenoticias).

 

Cinemark

Tem jeito não. O monopólio da rede Cinemark em Sergipe só dá prejuizo para os sergipanos. Falta também gerencia em Sergipe. Os funcionários chegam ao cumulo de abrir a porta da sala antes do filme terminar e ficam conversando e dando risadas nos corredores. Um total desrespeito com a conivência da gerência.

 

Esporte

No café da manhã promovido pela Acese na semana passada o candidato à reeleição Marcelo Déda (PT) voltou a elogiar o trabalho realizado por Maurício Pimentel na área do esporte. Ele conseguiu não só fortalecer o incentivo ao esporte, mas diversificou em várias modalidades.

 

Memória política I

O Gabinete Civil da Presidência da República foi implantado em 1938, durante o Estado Novo, por Getúlio Vargas. A partir de 1964, passou a ter “status” de ministério. Sua importância foi acentuada no governo do General Ernesto Geisel, sob a liderança de Golbery do Couto e Silva. A denominação atual – Casa Civil – foi introduzida no governo Itamar Franco, em 1992. Além de Golbery, outros destacados ocupantes desse cargo estratégico foram o sergipano Lourival Fontes (governo Vargas), Victor Nunes Leal (governo JK), Hermes Lima e Darcy Ribeiro (governo João Goulart) e João Leitão de Abreu(governo Médici).

 

Memória política II

 Em 1980, ano de fundação do Partido dos Trabalhadores, por não concordar com a radicalização do MDB, Tancredo Neves deixa o partido e cria o PP – Partido Popular. O grande político mineiro cunhou, na época, a frase: “O MDB de Arraes não é o meu MDB.” Como o governo instituiu o voto vinculado, Tancredo comanda a extinção do PP e retorna, com seu grupo, ao MDB, partido pelo qual concorre à presidência, contra Maluf, no Colégio Eleitoral e elege-se presidente do Brasil.30 anos depois, seu neto, o ex-governador de Minas Gerais e futuro senador Aécio Neves prepara-se para repetir a história. Reportagem de capa da revista Carta Capital desta semana informa que em 2011 o neto do Dr. Tancredo deverá deixar o PSDB e liderar a fundação de um novo partido político, capaz de exercer uma oposição moderna e moderada. Especula-se que a frase, agora renovada, será, ou seria: “O PSDB de Serra não é o meu PSDB”. Fato indiscutível é que as eleições de 2010 representarão um novo divisor de águas da política em nosso país, abrindo caminho para a tão esperada reforma política e eleitoral.

 

Otimismo no mercado

Previsões a respeito do PIB – Produto Interno Bruto, do Brasil, em 2010 convergiam para uma alta de 7 por cento. Após a divulgação do resultado apurado no primeiro semestre, porém, as projeções passaram a apurar uma expansão de 7,34 por cento. Isso talvez represente um sinal de alerta sobre a necessidade de aumentar os juros para impedir um super-aquecimento da economia nacional.

 

Celso Amorim quer ficar

O Ministro das Relações exteriores não faz segredo sobre sua pretensão de permanecer à frente da chancelaria brasileira num provável governo de Dilma Roussef. O principal argumento é o de que Dilma, se eleita, precisará dedicar-se à agenda doméstica e, assim, precisaria de um chanceler experiente.

 

MP amplia poder sobre o esporte

 Em medida provisória a ser assinada hoje, 20 pelo presidente Lula, o governo terá ampliado o seu poder sobre o esporte, no Brasil. De simples financiador, passará a exercer funções de coordenação e orientação. Dirigentes de confederações e federações desportivas temem a diminuição do papel que sempre foi destinado a essas entidades. Já o governo alega que a medida tornou-se necessária para garantir uma melhor organização da Copa 2014 e da Olimpíada de 2016.

 

Torcedor fanático

Armando Nogueira, um dos mais importantes jornalistas esportivos do Brasil, já falecido, registrou, em sua coluna “Na grande área”, publicada no “Estadão”, em 6 de outubro de 1996, que é muito difícil encontrar um torcedor mais fanático do que o pianista Arthur Moreira Lima. Para ilustrar essa afirmação, escreveu o renomado cronista que, certa vez, ao visitar a Embaixada do Brasil em Moscou, o embaixador o recebeu: – Muito prazer, VASCO Leitão da Cunha. Resposta do pianista – Muito prazer, FLUMINENSE MOREIRA LIMA.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

 

Equipamentos roubado

Amigos da imprensa, eu, Arthur Soares, tive meus equipamentos roubados na madrugada desse final de semana (sexta (17)/sábado(18)) em um evento localizado próximo a AABB.Espero com a ajuda de vocês ter meus equipamentos de volta, os quais uso para trabalhar. Se possível repassassem esse e-mail para contatos do interior e de estados próximos,  pois, tenho a convicção de que estes equipamentos vão estar circulando por aqui no estado ou nas regiões próximas e tenho a esperança que os mesmos caiam nas mãos de alguém com boa vontade e que possa vim ao meu encontro novamente. Segue a lista de materiais e seu respectivo serial: – Câmera CANON 7D (Com grip e uma bateria) SERIAL 3814B018AA; – Lente CANON 17-40 4L SERIAL 8806A003AA; – Lente CANON 28-135 3.5/5.6; – Lente CANON 50mm 1.8 SERIAL 2514A002; – Flash CANON 430EX II SERIAL SERIAL 2805B002AA. PS: – tudo isso se encontrava dentro de uma bolsa de estilo “homem bomba”, a qual eu sempre uso para fotografar e carregar todos meus equipamentos.  caso tenham alguma suspeita e precisem de alguma imagem de ilustração do equipamento, podem pedir através de e-mail: msn: messengerarthur@hotmail.com e  arthur_jornalismo@yahoo.com.br

 

O silêncio do eleitor aracajuano

Do leitor João Carlos Maynard: “Tenho observado certo silêncio do eleitor aracajuano, seja ele jovem adulto ou idoso, com relação ao pleito eleitoral de outubro próximo. Esse silêncio do eleitor é notório e preocupa qualquer em especial aqueles que estão concorrendo as eleições majoritárias.Na ótica do discurso oficial, os eleitores são os grande atores de uma eleição, considerando a oportunidade que eles têm de influenciar nas grandes transformações do país. Isso é o que se espera do povo no seu estágio atual de consciência política. Entretanto na pratica as campanhas eleitorais foram se transformando em competições onde o que se importa é saber quem esta na frente e ai não se discute mais nada. Esse reducionismo do processo eleitoral é uma consequência direta das estratégias dos candidatos que reduzem a campanha à briga pela “pole position” nas pesquisas de intenção de votos, como se tudo fosse uma CORRIDA DE CAVALOS. O eleitor acaba por sentir-se um mero espectador num processo que deveria ser ele o protagonista, se fosse levado em conta a retórica democrática. Dai umas das mais prováveis razões do desinteresse crescente do cidadão pela eleições. Outro fato que preocupa são as manipulações de pesquisas, absurdamente colocadas como estratégias de campanha, as de consumo interno quase verídicas apontam um percentual de 55% de indecisos para a eleição majoritária principalmente para o senado. Não sei se chamaria isso de indecisos, ou imaginaria que esses eleitores estão esperando da uma resposta que não sei qual será. Antigamente, nas ruas e nas garagens dos edifícios, a maioria dos carros eram plotados por eleitores comuns, sem filiação partidária, que queriam apenas expressar o seu voto fazendo propaganda de algum amigo ou parente. Hoje os carros plotados se resumem a quem esta efetivamente trabalhando nos comitês, se diga o mesmo das bandeirolas. Agora temos observado que aqui em Aracaju ha um distanciamento do eleitor, principalmente dos jovens que gostam de festa e não estão nem ai para a maior festa da democracia. Não sei informar de fato o que esta acontecendo. Aliás, não sou nenhum analista político e muito menos estudioso do assunto em pauta,  simplesmente gosto de escrever para esse blog (o único que eu escrevo) por causa de sua idoneidade e porque eu como tantas outras pessoas de diferentes correntes  se expressam livremente no campo das idéias”.

 

O segundo debate para o governo

Da leitora Ana Maria L.N.Valença: Nem me refiz do primeiro debate promovido “pela  TV Cidade e já vem o segundo.Assisti ao primeiro e confesso que fiquei estarrecida com  o festival de bobagens e mentiras dos candidatos. O Dr.João ficou até gago e foi o campeão das mentirinhas. Henrique, meu Deus do Céu, parecia até que era candidato a prefeito de Socorro com sua ong Mexa-se. A Vera Lúcia, quando falava, dava cada susto! Minha preocupação é que aqui não tem mais hospital dos doidos. Até Marx, se vivo fosse, ficaria roxo de raiva com as maluquices dela. Avilete, pelo amor de Deus professora, na minha  época de estudante quando eu colava, levava um puxão de orelha. O candidato Leonardo, só atacava Deda e já foi com o disco gravado . Deda estava com a cara de quem dizia “o que foi que vim fazer aqui”? Carlos França coitado,se sentiu no mato sem cachorro, com o painel do tempo atrapalhado. Teve até tréplica sem réplica, causado pelo tempo tão restrito. E o “corredor polonês” que fizeram para  o Dr.  Deda passar? Que coisa ridícula, isso compromete a DEMOCRACIA, palavra muito usada pelos políticos, mas não conhecem a sua essência. Agora, diante de tantas mentirinhas do “eu fiz” eu “vou fazer” o Dr. Deda aproveitou também e soltou uma mentirinha, a de que  já ultrapassou o Dr. João  em números de alunos da escola pública estadual matriculados na universidade.  8.000 alunos! Se a UFS tem 4.000 vagas para todos os cursos em 4 anos o Dr.Deda conseguiu 2.000 por ano? É  o milagre da multiplicação. Arre! Vamos esperar o próximo debate, se coragem eu tiver de assistí-lo. Agora, podem me criticar, sou vacinada da H1N1”.

 

Saudade do velho que hoje seria novo…

Do leitor Palmiro Fontes, comerciante itaporanguense e só: “Menos de 15 dias para o pleito e o que se ver agora na rua é uma coisa bem diferente do início da campanha em julho. Agora sim as cores e as bandeiras ganham as ruas e os corações dos sergipanos. A vida democrática respira, e muitos externam suas paixões e palpites. Mas fica na minha memória um “gosto” de quero mais, um gosto que parece que nunca mais sentirei. Estou falando da falta da militância política que marcaram a redemocratização do país. A mesma, que se organizou e criou sindicatos, grêmios, dce´s, movimentos, e principalmente partidos. Dessa turma boa de esquerda e de idealistas, surgiram partidos como o PDT, o PT, PSB, PSTU, PV e a reorganização do PCB e PCdoB. cada partido com sua idéias de organização social. Uns marxistas-leninistas, outros socialistas, outros representando as causas trabalhistas e outro a preservação da meio ambiente.  Nessa época, as campanhas eram bancadas pelos seus próprios filiados (comprava-se camisas, chaveiros e fazia-se “vaquinha” pra pagar a gráfica e botar gasolina em algum fusca). E os mesmo iam para as ruas com camisas, bandeiras, hinos; distribuiam jornaizinhos, santinhos com os nomes escolhidos literalmente em assembléia democrática e etc. Nessa época era sim a campanha do tostão contra o milhão. Hoje é a do milhão contra os milhões. Virou jogo, virou status, virou interesses individuais sobrepujando os coletivos. Compra de voto, assistencialismo, sensacionalismo radiofônico, corporativismo de sindicatos e movimentos, e tudo desaguando numa política fisiológica, fria e aquém dos princípios daquela época. Quem mudou? Os militantes da época? Os Partidos? O próprio povo? Ou será agora um outro momento e aquela época é página virada? Não tenho resposta para nenhuma dessas questões Mas não posso me abster de nada do meu tempo e não vou ficar vendo a banda passar, é melhor arriscar do que ficar na dúvida, e como sou um bom brasileiro, sempre acreditei que a vida vai melhorar, não só quando ganhamos a copa ou quando chega o carnaval, ela tende a melhorar porque sempre acreditamos que éramos o país do futuro. E num universo de tantos candidatos é impossível acreditar que nenhum preste. Pandora quando abriu a sua caixa, tudo escapou, menos a esperança, e daí o ditado popular: “a esperança é a última que morre”, mas contrariando esse ditado, na mitologia grega, a esperança da caixa de Pandora é eterna, porque é cria dos deuses, e um bom brasileiro não desiste nunca, é só acreditar e escolher criteriosamente na hora de ir a urna, estudar as vidas pregressas dos candidatos, se são Ficha Limpa e, principalmente, ouvir suas propostas e combater o corrupto e o corruptor, ambos são culpados diretamente das mazelas sociais. VOTA BRASIL, acreditar e lutar é preciso, pois como disse o reverendo M. Luther King “… o que me assusta não é o grito dos maus, mas o silêncios dos bons.”

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência”. Ruy Barbosa.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais