Nada muda: Rogério é candidato

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, nos últimos dias vêm analisando diversos processos que tiveram recursos nos tribunais regionais eleitorais. E cada caso é um caso, como se diz no jargão jurídico. Ontem, 30, à noite no mundo político de Sergipe e nas redes sociais não se falavam em outra coisa: a cassação da candidatura de Rogério Carvalho a deputado federal.

Na verdade, o que aconteceu foi uma decisão monocrática, ou seja, com o único voto do ministro Arnaldo Versiani, indeferindo a candidatura. E cabe recurso no próprio TSE. A decisão monocrática não impede a campanha do candidato, mas sim a diplomação caso o recurso não consiga modificar no pleno do TSE.

Neste processo, Rogério Carvalho ganhou por 6 x 0 no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, mas a Procuradoria Regional Eleitoral recorreu da decisão no TSE. Na decisão, o TRE, deixou claro que o processo não cabia nenhum dolo, ou seja, não pode fazer parte dos processos da chamada “Ficha Limpa”.

Ainda ontem à noite em conversa com o titular deste blog, Rogério Carvalho disse que sua assessoria jurídica já estava com o recurso pronto. Ele tranqüilizou seus eleitores lembrando que é preciso continuar com a mesma determinação nesta reta final de campanha, principalmente ressaltando a importância do voto e não se deixar levar pelos diversos tipos de boatos – que sempre ocorrem neste período – como, por exemplo, de que ele já está eleito e não precisa mais de voto.

Rogério Carvalho ressaltou que sempre acreditou na Justiça, e que quando seu recurso for analisado pelo pleno os ministros do TSE entenderão porque o TRE lhe deu ganho de causa por unanimidade, principalmente porque não se enquadra na Leia da Ficha Limpa cuja validade para este ano ainda está sendo decidida STF.

Déda e a honestidade dos aliados

Nos comícios, entrevistas e programas eleitorais o governador Marcelo Déda tem pedido votos para os candidatos pela coligação. Ontem no comício com Lula, o governador voltou a mostrar a importância de uma bancada forte, de deputados estaduais e de federais. Pediu voto para os dois candidatos ao Senado. Lula fez o mesmo. Então, se o governador age assim, com honestidade com os seus aliados, é de esperar que a recíproca seja verdadeira. Mas não é!

 

Santinhos de Garibalde e Susana

Ontem, na caixa dos correios, de alguns amigos foram encontrados santinhos de dois candidatos a deputado estadual: Garibalde, do PMDB, e Susana Azevedo, do PSC. Os dois na companhia do candidato ao Senado Eduardo Amorim. E o mutirão desses dois candidatos espalhou os santinhos por várias ruas da Coroa do Meio/Atalaia. Mas a coisa pega quando se verifica o verso dos tais santinhos. Nos dois, o de Garibalde e o de Susana, consta no verso apenas os números deles, os candidatos a estadual, e o do candidato ao Senado Eduardo Amorim. Só e somente só. Será que é pura coincidência que os dois estejam com Amorim?

 

Ficam para os leitores diversas perguntas

É de se entender a falta do deputado federal, já que são muitos na coligação e por vários partidos. Mas e o outro senador? E o governador que também está com os quadrinhos em branco? E para presidente da República que também está em branco? E tal comportamento ocorre com um governador que tem feito das tripas coração para manter um grupo unido e que tem pedido voto para todos. Que nome deve ser dado a quem tem a prática de esconder os candidatos a governador e a presidente? Será essa a prova de que tem candidatos que olham apenas para o próprio umbigo? Será que para esses dois candidatos qualquer que seja o eleito para o governo nada vai mudar para eles?

 

Avilete acabou sozinha

E a candidata ao governo Avilet, do PSOL, plantou o que colheu: o partido decidiu pedir a retirada de sua candidatura. Não dá mais tempo para retirar da urna, mas os votos para ela serão considerados nulos. Um fim lamentável para uma professora.

 

Vandalismo

O blog recebeu ontem a informação que nestes últimos dias estão destruindo materiais de campanha dos candidatos a deputado estadual Zeca da Silva e Susana Azevedo (ambos do PSC) no município de Socorro. A informação é que os candidatos já denunciaram o vandalismo a Justiça Eleitoral e tem como testemunhas a própria população que está revoltada com este tipo de ação suja.

 

Voto em ficha-suja será considerado nulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nota ontem em que esclarece que serão considerados nulos durante a apuração os votos dados a candidatos enquadrados pela Lei da Ficha Limpa.A decisão decorre da indefinição do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da lei para as atuais eleições e provocará uma situação de instabilidade inédita em relação ao resultado que sairá das urnas no domingo.

 

Exemplos

Por estarem por enquanto barrados pela nova lei, campeões das urnas como Paulo Maluf (PP-SP) e Jader Barbalho (PMDB-PA) terão seus votos considerados a princípio “nulos” no domingo.Mas se vencerem a batalha jurídica posteriormente, os votos que receberam passarão a valer, e deverá haver nova proclamação de resultados. Isso pode levar a uma mudança substancial do cálculo das bancadas e do quadro dos eleitos, tanto no Congresso quanto nos governos. (FSP).

 

Caminhada

O candidato Marcelo Déda vai realizar hoje, 01, o seu último ato político da campanha em Aracaju, com uma caminhada saindo às 16hs da praça Olimpio Campos “invadindo”, literalmente o centro comercial. No sábado, último dia para realização de carreata e entrega de material de campanha, ele realizará uma carreata às 8hs, em Socorro.

 

Polêmica em Lagarto

O candidato à reeleição, Marcelo Déda,cancelou a sua participação ontem, 30, numa carreta em Lagarto, porque dois aliados Cabo Zé e Juquinha, disseram que só subiam na caminhonete se o prefeito Valmir Monteiro não estivesse presente. Déda não aceitou a pressão e resolveu cancelar a sua presença. Já Valmir Monteiro, mesmo sem Déda fez sua carreata com seus candidatos proporcionais, Rogério (federal) e Gustinho Ribeiro (estadual) e os senadores Valadares e Amorim.

 

Carreata em Glória

E ainda ontem, em pleno meio dia, o candidato ao Senado, Valadares mostrou força política ao realizar uma carreata em Glória num horário péssimo e em plena quinta-feira. Foram cerca de 130 veículos ultrapassando as outras realizadas nesta eleição no município. Valadares disse que ficou feliz com as declarações de honestidade e lealdade proferidas por Lula durante o comício em Aracaju. “As manifestações de carinho e de empenho só aumentam a nossa disposição em continuar na luta em prol dos sergipanos”, disse.

 

João fala sobre planos para saúde

Atendendo ao convite da Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE , o candidato João Alves (DEM) participou ontem, 30, de uma reunião-almoço na sede da entidade onde apresentou suas propostas na área da saúde para administrar Sergipe nos próximos quatro anos. O democrata garantiu que vai implantar um Plano de Carreira de Cargos e Salários para os médicos e demais profissionais da área da saúde. Ele  prometeu estudar juridicamente a transformação da Fundação Estadual de Saúde de Direito Privado para Direito Público: “O nosso objetivo é garantir os direitos dos servidores assegurando-lhes a estabilidade no emprego”.

 

Entrevista com Zeca Oliveira

A turma qualificada de sete estudantes de jornalismo que fazem o site www.et7ra.com entrevistou o jovem candidato à deputado federal pelo PSTU, Zeca Oliveira. Ele é  estudante do curso de Comunicação Social da UFS e candidato à deputado federal pelo PSTU. Uma grata revelação das eleições deste ano. Leia:

http://www.et7ra.com/2010/09/por-roberto-aguiar-tradicional-feijoada.html

 

Apresentador sergipano

Só para lembrar e destacar a “prata da casa”. Enquanto alguns insistem em trazer gente de fora deixando de lado os profissionais do Estado, outros fortalecem a participação dos sergipanos: Lula esteve em Aracaju e o apresentador foi Sidney Souza, uma prata da casa, que sempre fez bonito. É assim que se valoriza o sergipano.

 

TCE: Esclarecimento sobre nota veiculada I

Diante da informação repassada nesta coluna na última quinta, 30, dando conta do atraso salarial de contratados da empresa Contech, terceirizada que presta serviços ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o órgão, por meio de sua assessoria de comunicação se manifesta da seguinte forma:O conteúdo veiculado reflete, em parte, a falta de conhecimento da pessoa que o encaminhou, atestada sobre tudo na quantidade de profissionais e atribuições citadas. Na verdade, são 26 contratados (ao invés do 50 colocados) que atuam em setores de informática (e não em diversas áreas do órgão).Contratada mediante licitação pública, para atuar durante o período de um ano, a empresa somente deixou de cumprir parte de suas obrigações pertinentes os serviços que foram executados no mês de agosto do corrente ano, que, em regra geral, são quitados juntos aos seus contratados no mês de setembro.

 

TCE: Esclarecimento sobre nota veiculada II

Ciente do referido problema, o Tribunal de Contas determinou a adoção de medidas administrativas a fim de equacionar as falhas existentes, dentre as quais está a retenção de todos os créditos da empresa contratada, com o repasse imediato aos referidos contratados, fazendo-se, assim, até o dia 1º de outubro, a quitação de todos os débitos relativos ao mês de agosto, bem como o pagamento relativo ao mês de setembro/2010.Ademias, também foi determinada a adoção de medidas administrativas e jurídicas, à luz da Lei de Licitação Pública, para proceder à rescisão contratual da empresa Contech.

 

Posição correta do TCE

O blog tinha a certeza que a direção do TCE iria tomar as devidas providencias cabíveis ao caso. O TCE procede de maneira correta ao tomar medidas administrativas como a retenção de  créditos da empresa contratada para repassar para os contratados, como também a rescisão do contrato. Desta forma não só garante aos funcionários da empresa que receberão seus salários, mas também que não haverá problemas nos serviços prestados pela empresa.

 

Luciano Barreto é destaque em mídia nacional

O presidente da Construtora Celi e da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Franco Barreto, é capa da edição de setembro da revista Miriam Petrone Acontece, de São Paulo. Ele concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Míriam Petrone e contou, emocionado, toda a sua trajetória como engenheiro civil e empresário, a história da Celi, a fundação da Aseopp, o amor pela família e o belíssimo trabalho desenvolvido pelo Instituto Luciano Barreto Júnior.

 

Automação predial

Dentre outros assuntos, Luciano Barreto falou ainda da satisfação em construir o Mansão Luciano Barreto Júnior, primeiro empreendimento inteligente do Nordeste com o avançado sistema de automação predial, e da expansão da Construtora Celi em outros estados. Na revista, Luciano Barreto foi enaltecido por ser um cidadão que contribui significativamente para que sonhos aconteçam! Merecido!

 

Saúde I

De acordo com os dicionários mais conceituados, o vocábulo SAÚDE significa: estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital; SAÚDE também significa estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. Esses conceitos são encontrados na maioria dos dicionários da língua portuguesa, com destaque especial para o “Aurélio” e o “Houaiss”.

 

Políticas públicas de Saúde

Como se observa, as políticas públicas de saúde no Brasil e em todo o mundo devem estar direcionadas à obtenção de resultados plenos no que diz respeito à manutenção de níveis pelo menos aceitáveis da saúde da população. Várias pesquisas recentemente realizadas têm apontado a saúde, ou seja, a falta de saúde, como a principal preocupação dos cidadãos que vivem em nosso país, seguida de perto pela segurança e pela educação. Ocorre que programas de saúde pública não dependem apenas da correta aplicação das verbas destinadas ao setor. A propósito, o desvio desses recursos tem sido uma tônica na recente história de nossa nação.

 

Medicina Preventiva

Os serviços públicos de saúde são voltados quase que exclusivamente para a medicina curativa. Isso nos distancia dos países desenvolvidos, como o Canadá, por exemplo, em que ocorre o contrário. Lá, a Medicina é, basicamente, preventiva. Diz um velho adágio que “prevenir é melhor do que remediar”. O Sistema Único de Saúde (SUS), tem melhorado, consideravelmente, nos últimos anos. Mas a assistência aos integrantes das camadas menos favorecidas tem deixado muito a desejar. E mais recentemente a crise na saúde do brasileiro também tem batido com força à porta dos que são assistidos por planos de saúde. Há quem diga, inclusive, que os referidos planos são, hoje, praticamente iguais ao SUS.

 

Câmera Record dessa sexta-feira mostrará Estância

A cidade de Estância será notícia no Câmera Record, contando a estória do Barco de Fogo e da Lagoa dos Tambaquís. Essas duas matérias especiais serão veiculadas na TV, que irá ao ar nacionalmente nessa sexta-feira, 1 de outubro.  Além do Brasil, mais 170 países receberão essas imagens, através da Record Internacional.

 

Reivindicações dos bancários

São as seguintes as principais reivindicações dos bancários, em greve no país inteiro: 11 por cento de reajuste salarial; PLR de 3 salários, mais 4 mil reais fixos; previdência complementar em todos os bancos. E ainda outras cláusulas sociais, como por exemplo mais contratações para amenizar a sobrecarga de trabalho, acabar com as filas e melhorar o atendimento ao público e proteção à saúde do trabalhador.

 

Farolândia

Segundo previsões feitas nos últimos anos por “experts” em imóveis, esse bairro da zona sul de Aracaju deverá conhecer grande expansão. Aliás, a previsão já virou realidade. Além de vários empreendimentos habitacionais, o referido bairro, que começa logo após a ponte JK, terá, em breve, o Parque dos Cajueiros totalmente reformado e ampliado. Outra boa notícia para os moradores é a construção de uma praça, pela Prefeitura Municipal, cujo local fica em frente do núcleo de educação infantil do Colégio Arquidiocesano e bastante próximo do Park Ville, que é um condomínio fechado de casas.

 

Faltam poucos dias para o II Congresso Nacional em SE

“As Inovações do projeto do novo código de processo civil”, “A efetivação das medidas de urgência e da sentença no procedimento arbitral pelo Poder Judiciário”, “A nova disciplina no divórcio no Brasil”, “O peso da multa no bolso do devedor” são alguns dos temas que serão abordados no II Congresso Nacional de Estudos Jurídicos: Direito Civil e Processo Civil, que acontecerá nos próximos dias 07 e 08 de outubro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Repetindo o sucesso do ano passado, a segunda edição do Congresso promoverá uma verdadeira troca de experiências e ideias, reunindo estudantes de Direito, advogados, juízes, magistrados de todo o Brasil. Sob a Coordenação Científica da Dra. Flávia Pessoa , o Congresso contará com renomados juristas entre eles Rodolfo Pamplona Filho, Pablo Stolze, Fredie Didier, Sergio Cavalhieri Filho, Misael Montenegro Filho, Carlos Alberto Gonçalves, Alvaro Villaça e vários outros. Confira a programação completa do evento no site www.direitocivileprocessocivil.com.br.

 

Karateca campeã tenta patrocínio da Norcon I

A atleta Yonara Yasmim Ferreira Anjos, 13 anos, estudante do Colégio Salesiano, bolsista faixa preta de Karatê do Clube União, está participando de um processo seletivo para ser patrocinada pela construtora Norcon. A atleta tem o sonho há muito tempo de conquistar a estabilidade nos treinamentos através de um patrocínio, principalmente para participar de eventos internacionais.

 

Karateca campeã tenta patrocínio da Norcon II

Yonara começou aos 4 anos de idade NO Clube de Karatê União com dedicação nos treinamentos e participando de diversas competições. Em 2005 ele começou a se destacar sendo campeã sergipana e de lá para cá só acumulou vitórias, se classificando para o brasileiro. É detentora do título de Hexa Campeã (2005,2006,2007,,2008,2009,2010). Yonara também foi Campeã dos Jogos da Primavera, Jeps e dos Jogos da TV Sergipe. Sua maior vitória foi o terceiro lugar no mundial da Wuko, em julho na Argentina.

 

Sexta-feira tem Música ao vivo no Labareda Grill

Nessa sexta-feira, 01, você vai ficar em casa? De jeito nenhum! Então venha para o Labareda Grill curtir a atração alagoana Expresso Forronejo. A banda vai agitar a noite no Labareda Gril a partir das 22h.

 

Assembleia da AAFBB

Reunião de Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Antigos Funcionários do BB terá lugar no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de novembro, com o objetivo de eleger os novos dirigentes daquela entidade. Na oportunidade, serão escolhidos os membros dos Conselhos de Administração, Deliberativo e Fiscal.

 

Boa Notícia

 Atenção, pessoal das estatais e sociedades de economia mista que aderiram ao PDV – Programa de Demissão Voluntária – nos anos 90. Tramita na Câmara Federal o Projeto-de-Lei número 7546/10, que anistia todos os funcionários que foram vítimas de um procedimento que, embora denominado voluntário, jogou centenas de famílias na rua da amargura. A informação é da Diretoria Estadual da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, cujo titular é o aposentado do BB Almir Souza Vieira.

 

Dia Internacional do Idoso

 A coluna homenageia todos os idosos pelo transcurso de sua data. A população brasileira é composta por uma parcela considerável dessas pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nação, através de anos de trabalho e que nem sempre têm seus direitos reconhecidos. A aprovação do Estatuto do Idoso, contudo, foi uma grande vitória

 

Memória política

Em 1964, uma nuvem negra pairou sobre o Brasil. Essa nuvem só veio a dissipar-se em 1985, com a redemocratização do país. Era o fim da ditadura. Nos estertores do regime militar, tivemos a volta de eleições diretas para governadores, em 1982. Mas a eleição para presidente da República foi, ainda, indireta, através do Colégio Eleitoral, em 1985. Tancredo Neves foi eleito presidente, mas não chegou a tomar posse. Com sua morte, assumiu a presidência da República o maranhense José Sarney, antigo integrante da bossa-nova da UDN e muito ligado ao regime anterior. Começava a chamada Nova República.

 

Soberania popular

1989. é nesse ano que ocorre a primeira eleição direta para presidente. A última tinha sido em 1960, vencida por Jânio Quadros. E dessa feita o eleito foi o alagoano Fernando Collor de Melo. Envolvido em atos de corrupção, Collor sofreu “impeachment”. Cumpriu o resto do mandato o mineiro Itamar Franco.

 

DO LEITOR

 

A onça vai beber água

Do leitor Messias Gonçalves: “Finalmente está chegando domingo, quando os eleitores brasileiros deverão ir às urnas para escolherem os seus futuros representantes. Escolheremos para o executivo federal e estadual, dois senadores, um deputado federal e outro estadual. Mas umas perguntas têm que ser feita aos eleitores: – “Vocês lembram em quais os candidatos vocês votaram na ultima eleição?” E o que eles produziram em nosso benefício? Falando em “onça”, que não é aquele sinônimo de desejo de milhares de eleitores nesta eleição, já que ela, a nota e não o animal genericamente falando, estará cruzando as estradas sergipanas, em buca de pessoas inescrupulosas que vendem os nossos futuros, é preciso separar neste momento os bons e os piores políticos que estão se apresentando para o eleitorado. A população em geral deveria ter acesso as sessões legislativas para verem com os seus próprios olhos, quais os parlamentares que representam a sociedade, lutam pela causas sociais, defende o meio ambiente, em detrimento daqueles, bem poucos é claro que estão lá para defendendo a elite, empresas e construtores acostumados a exercerem a política pelo lado avesso. Trazendo o tema para a assembleia legislativa de Sergipe, é incrivel saber que tem alguns que nunca subiram a tribuna para proferir sequer um único discurso. Entraram mudos e continuam calados. Investem muitas onças da casa da moeda, simplesmente para ostentarem poder e poder, além de protegerem, caso precisem, aqueles que os financiaram.Porém, cabem-nos a nós eleitores, independente de qualquer laço, escolher os verdadeiros representantes do povo e das suas causas. Como diz uma canção da igreja católica, “a decisão é sua”. Que Deus abençõe a todos nós. Messias Gonçalves.

 

JAF, muito mais que um cidadão – O desespero e a verdade na reta final!

Do leitor Ricardo Nascimento: “Ao tentar entrar à força no hospital de urgências de Sergipe o ex-governador e atual candidato da oposição, João Alves Filho proferiu uma bela frase de efeito, que não deve ser esquecida pelos sergipanos: CIDADÃO NÃO, EU SOU MUITO MAIS DO QUE UM CIDADÃO!! Essa belíssima frase é a síntese e o fiel retrato do agrupamento político liderado por João Alves. A frase expõe toda a prepotência e a arrogância do ex-governador. Perdeu uma boa oportunidade de ficar caladinho.O calor da emoção revelou o que ele realmente pensa. A frase propalada foi de encontro ao seu tão badalado slogan de campanha: O NOME DO POVO. Como pode alguém que não é um cidadão, é mais do que um cidadão, ser o nome do povo? Não entendi? Quer ser mais que cidadão e é o povo? Não dá, né? Sendo assim, sem querer, ele revelou o que verdadeiramente pensa. João Alves acha que é superior aos demais, não alguém do povo. E assim tenta o seu quarto mandato de governador, em um vôo kamikaze.Por isso é bom os eleitores lembrarem no dia três de outubro de votarem em um cidadão igualzinho agente, nem mais, nem menos do que agente, apenas um cidadão normal.

Comentários sobre as imagens do atentado:

O dep. Machado. O senador do negão e o candidato mais coerente desta eleição – Revejam o vídeo novamente e percebam a postura do candidato a senador. Observem que em vários momentos ele só faz rir. Tenho a impressão que ele estava sem acreditar em tudo aquilo que estava vendo, e só fazia rir. A cena de João parecia a de uma criança acostumada com muitos mimos e que agora está sem o doce. E Machado contemplando aquela cena, achando tudo muito engraçado. Machado se comporta como um vovô babão que acha engraçada todas as traquinagens do netinho.

O vereador Nitinho: que tá ajudado a encher a legenda pra eleger uns quatro deputados do DEM – Antes de assistir ao vídeo muitas pessoas me falaram da truculência com que Nitinho tentou interromper a gravação. Exagero do pessoal… Ele só não pediu por favor, mas também não foi assimmmm, tão truculento, como comentam. Ele simplesmente, como um bom Alvista que é, tentou “obstruir a captação das imagens”. Só achei engraçado porque, justamente, Nitinho estava ali com aquele mesmo propósito, capturar imagens internas do hospital João Alves. Não entendi porque ele não estava satisfeito com a gravação, já que ele estava ali para fazer o mesmo. Fosse o caso ele até poderia pedir as imagens ao cinegrafista, para que as imagens fossem usadas em seu programa eleitoral. E assim atingir seu objetivo de engrossar a finada legenda demista (peflista, arenista, nem sei mais o que).

A enfermeira baixinha que esperneava, ao invés de estar trabalhando-  Alguém me explique o que foi aquilo pelo amor de Deus? Qual era a intenção dela naquele momento??? Só Jesus Salva. Não me digam que ela estava preocupada com o bom funcionamento do HUSE.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“A vontade, se não quer, não cede, é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafa-la”. Dante Aligheri.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais