Sergipe, ética e chegou a hora

Depois de três meses de campanha chegou a hora dos sergipanos decidirem quem irá comandar o destino de Sergipe nos próximos quatro anos. Estão aptos para votar este ano 1.425.973 eleitores.

 

Em 2006, o então governador João Alves filho perdeu as eleições para Marcelo Déda por cerca de 74 mil votos. Foi a primeira vez que João perdeu a eleição a frente do governo e tendo a oportunidade de disputar à reeleição. Agora Déda é quem está no comando de Sergipe, tenta à reeleição, contra João Alves, que já foi governador por três vezes e disputa pela sexta vez o governo do Estado.  João ganhou em 1982, 1990 e 2002. Perdeu em 1998 e 2006.

 

Agora os sergipanos já conhecem o estilo de governar dos dois principais candidatos. Ouviram os compromissos e promessas assumidos em campanha e podem comparar o atual governo com o anterior, de João Alves.

 

O blog avalia que o mais importante de tudo isso é que o Brasil vem mudando nos últimos anos, principalmente com o fortalecimento de instituições que combatem a corrupção em todos os níveis. Boa parte do eleitorado brasileiro já entende que é preciso ética na política.

 

E ética na política não pode ficar apenas nos discursos, deve ser exercida plenamente no dia a dia. Honestidade e caráter são o mínimo que se deve esperar de um administrador público. Por isso o eleitor deve repudiar aquele político que fazem do mandato um meio de enriquecer a ele, seus familiares e aliados. É preciso afastar da vida pública o mau político, aquele que se envolve em escândalo de corrupção. E cada sergipano que tem orgulho deste Estado fica triste quando vê Sergipe em manchetes negativas em nível nacional por conta dos escândalos dos maus políticos.

 

E caro leitor, lembre-se que a participação política não deve acabar neste domingo, pelo contrário, ela deve prosseguir no dia a dia, acompanhando seus candidatos eleitos e cobrando suas promessas pela melhoria da qualidade de vida dos sergipanos e, sobretudo, na exigência da ética na política.

 

Caro leitor, quando você está lá, cara a cara com a urna, pense também em sua família, seus filhos e o Sergipe que deseja deixar para as futuras gerações. Lembre-se que muitos tombaram no meio do caminho para que a democracia fosse restabelecida no Brasil. É apenas uma reflexão para o eleitor que tem a consciência da importância do seu voto e que neste domingo é o ápice do processo democrático.

 

E como disse o escritor sergipano Gilberto Amado: “Sergipe só é pequeno para não competir com a grandeza dos seus filhos”. E neste domingo, a grandeza dos sergipanos será manifestada nas urnas com ética e consciência.

 

 

Senado

Pelas diversas pesquisas publicadas e internas até a sexta-feira, 01, está claro que as duas vagas para o Senado Federal já estão definidas. O percentual de votos que separa Valadares e Amorim, do terceiro colocado, Albano, é difícil de ser revertido nestas últimas horas.

 

Assembleia

Em 05 de agosto, ou seja, dois meses antes do pleito eleitoral, este espaço teve a coragem de avaliar e publicar os prováveis eleitos com base nas coligações para a Câmara dos Deputados e AL. A coligação comandada pelo PT para a AL, deve eleger 14 deputados. A do DEM, cinco vagas;  PSL/PTC, duas vagas e o PTB/PRP/PTdoB uma ou duas. A PSDB/PV uma ou duas. Estas duas últimas coligações o que vai decidir a segunda vaga é a maior sobra de legenda.

 

Câmara

Para a Câmara dos Deputados, o blog, em 05 de agosto publicou que o DEM fará uma (muita gente criticou, mas hoje já sabe que Mendonça está eleito) e o bloco do governo 7 vagas, com 10 candidatos disputando. A coligação deve atingir os 840 mil votos.  

 

Segunda vaga para o DEM

Ontem, 01, um pefelista amigo do blog acha que o DEM pode fazer o segundo deputado federal. Para isso são necessários que a coligação chegue a pouco mais de 200 mil votos. O blog acha difícil. Quem quiser analisar o que foi escrito em 05 de agosto é só acessar em “outras publicações” no final do blog.

 

Tropas federais

o TSE aprovou tropas federais para Canindé e Poço Redondo. Apesar de há mais de 10 anos não se utilizar tropas federais nas eleições é uma boa medida principalmente em Canindé onde o blog alertou que o coronel destinado para lá é o mesmo que comanda a segurança da AL.  

 

Recomendação contrariada

Apesar da recomendação do TRE para escalar os policiais militares próximo a seção de votação, vários policiais foram escalados em locais distantes, prejudicando a participação destes profissionais do ato mais importante de uma democracia: a eleição. os PMs não poderão utilizar seu direito de voto por puro capricho (ou seria falta de capacidade de planejamento?) ou por pura maldade dos que planejaram o policiamento no interior do estado.

 

Pesquisas & Pesquisas

Na última sexta-feira, 01, foi uma “guerra” de pesquisas nos bastidores das eleições em Sergipe. A

Recordar é viver: manchetes de jornais há quatro anos.
cada momento chegava informações de pesquisas internas dando vitória a um candidato e outras com índices completamente diferentes. A verdadeira pesquisa será neste domingo, quando os sergipanos irão às urnas. E pesquisa em Sergipe todo mundo lembra como é. Aliás, as manchetes ao lado, das vésperas das eleições em 2006, não precisam de mais nada. Os últimos acontecimentos envolvendo pesquisas eleitorais só servem para comprovar que este blog tinha razão quando dizia que essas pesquisas de opinião pública deveriam merecer restrições a serem previstas na legislação específica.

 

Festa e Maruim

E na sexta-feira, 01, à noite em Maruim um carro de som e fogos chamavam à atenção da comunidade. Não era campanha eleitoral, mas a comemoração porque depois de 13 anos nasceu uma criança na maternidade de Maruim, que foi recuperada pelo atual governo.

 

Dia do Vereador

E o ex-vereador de Aracaju e candidato a deputado estadual, Jorge Araujo fez ontem uma homenagem ao Dia do Vereador aproveitando para lembrar que o projeto que criou o Dia em homenagem ao edil foi de autoria do sergipano Passos Porto, quando Senador.

 

PSOL retira candidatura de Avilete Cruz

Representantes do Diretório Estadual do PSOL em Sergipe reuniram a imprensa na manhã ontem, 1, para informar a decisão unânime dentro do partido em retirar a candidatura ao Governo de Sergipe, representada pela professora Avilete Cruz. A decisão será formalizada ainda hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Na coletiva realizada no auditório do Sindipetro, os dirigentes do PSOL afirmaram que a orientação é para que os eleitores de Avilete transfiram os votos para os candidatos Leonardo Dias (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

 

Avilete diz que manterá candidatura

Em entrevista coletiva a imprensa, Avilete Cruz não só afirmou que continua candidata, mas que vai pedir a expulsão do partido de todos os filiados que assinaram o documento para retirar a candidatura dela. Ela disse que não foi citada pelo TRE.

 

Licenciamento digital

E a Adema continua avançando. Depois de várias mudanças para melhor nos últimos anos agora implantou o licenciamento on line para agilizar a prestação de serviços. Com isso o interessado não perde muito tempo para ir no órgão. Faz o licenciamento via on line, imprime o boleto de pagamento e já vai na Adema uma vez só levando os documentos necessários para avaliação dos técnicos.

 

Sergipe no Festival de Cinema do Rio I

O título do exitoso longa-metragem, “O Senhor do Labirinto”, gravado 90% em terras sergipanas pela Tibet filmes, com o patrocínio e apoio do Governo do Estado de Sergipe, na gestão de Eloísa Galdino, e por meio do Banese. O longa, dirigido por Geraldo Motta, contou com a participação de diversos atores sergipanos, uma grande conquista para o cenário artístico sergipano, especialmente por esta obra retratar a vida de um grande artista sergipano. Com o êxito de sua produção, o filme teve sua estreia no Festival de Cinema do Rio, na sexta-feira, 01.

 

Sergipe no Festival de Cinema do Rio II

Considerado o maior evento audiovisual da América Latina, o Festival do Rio, que ocorre anualmente na cidade do Rio de Janeiro, acontece neste ano desde o dia 24 de setembro, e segue até o dia 08 de outubro, abrangendo salas de cinema por todos os cantos da cidade.Ao longo do evento, a Première Brasil apresenta ao público e ao mercado internacional cerca de 60 filmes brasileiros inéditos, fazendo do evento a grande vitrine mundial da produção brasileira.

 

Entidades divulgam notas de apoio ao ministro Ayres Britto

Associações de magistrados e entidades representativas de advogados e juristas divulgaram hoje (1º) manifestos e notas de apoio ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, após fatos noticiados por órgãos de imprensa relativos ao advogado Adriano Borges Silva e processos que tramitam na Corte.Em nota assinada por seu presidente, Gabriel Wedy, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) reafirmou sua confiança no Judiciário brasileiro e ressaltou a importância de se respeitar as instituições judiciais e o devido processo legal. Para a Ajufe, não pode haver dúvidas a respeito da “correta atuação dos ministros da Suprema Corte”.

 

Caráter e histórica

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em nota assinada pelo presidente, Mozart Valadares Pires, afirma que “a magistratura brasileira conhece o caráter e a história de Ayres Britto, um exemplo de honradez e probidade, e tem confiança na imparcialidade do ministro, um notável defensor da ética na política”.Da mesma forma, a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), destaca que a “a magistratura Sergipana conhece o caráter e a história do ministro Ayres Britto, exemplo de honradez e probidade, desde a época em que militava como advogado”. A nota é assinada pelo juiz Paulo César Cavalcante Macedo.

 

Padrão de dignidade

Presidentes de mais de uma dezena de entidades voltadas ao estudo do Direito Administrativo e à disciplina do Estado brasileiro divulgaram manifesto no qual manifestam solidariedade ao vice-presidente do STF, “padrão de dignidade e honradez, cuja conduta ilibada ao longo de todo uma vida dedicada ao Direito e à Justiça serve de garantia e tranquilidade a todos aqueles que ainda têm em quem acreditar e esperar, confiantes de que há no Judiciário brasileiro um exemplo insuperável de decência e correção de conduta”.

 

Solidariedade

Em entrevista, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou solidariedade ao ministro Carlos Ayres Britto, um dos maiores defensores da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, segundo afirmou Ophir Cavalcante. “Pela forma como tem se posicionado ao longo de sua trajetória no Judiciário, estou convencido que o ministro Ayres Britto não teve conhecimento das negociações”, disse Ophir. O presidente da OAB em Sergipe, Carlos Augusto também se solidarizou com Carlos Britto pela conduta ética e cidadã que tem norteado a trajetória profissional do ministro.

 

Memória política

Em 1992, o presidente Fernando Collor sofre “impeachment”, é afastado do cargo e tem seus direitos políticos cassados por oito anos. O vice-presidente, Itamar Franco, assume o posto e nele permanece até o final do mandato, o que ocorre no final de 1994. Itamar Franco, político mineiro, natural de Juiz de Fora, cumpre de forma satisfatória o seu papel.

 

Plano Real

Em julho de 1994, ainda no governo Itamar, o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, lança o Plano Real, que promove mudanças significativas na política monetária do país, com reflexos altamente positivos em nossa economia. Com o sucesso do Plano Real, FHC elege-se presidente, derrotando o principal candidato da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Reeleição

Em 1997, o Congresso Nacional aprova emenda que concede direito de concorrer a um segundo mandato consecutivo aos ocupantes de cargos na esfera do poder executivo. Em 1998, Fernando Henrique Cardoso é reeleito e governa o país até 2002.

 

Vitória de Lula

Após três tentativas (1989, 1994 e 1998), o ex-sindicalista e ex-metalúrgico Lula é eleito  presidente da República, com 58 milhões de votos.

 

Plesbicito

É oportuno salientar que em 1993, de acordo com o que estava previsto na Constituição de 1988, foi realizada uma consulta popular versando sobre sistema de governo. Mais uma vez, como já tinha ocorrido em 1963, a grande maioria do povo brasileiro optou pela manutenção do sistema presidencialista. Assim, o Brasil continuou tendo como regime político a República Federativa com sistema presidencialista. Vale frisar que os constituintes de 1988 tinham, em grande parte, simpatia pelo sistema parlamentarista. Mas, enfim, “vox populi, vox Dei” – (A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS).

 

Grande família

Deu na festejada coluna diária do sergipano Ancelmo Góis, no jornal O Globo, do Rio de Janeiro: “Ivan de Souza Monteiro, vice do Banco do Brasil e integrante do Conselho da PREVI, foi preterido para presidir o fundo. Mas sua mulher, Simone Monteiro, foi escolhida gerente de Comunicação da PREVI.”

 

 

 

Voto Secreto

Data de 1932 o Novo Código Eleitoral Brasileiro, que instituiu o voto secreto e o direito das mulheres de votar e serem votadas.

 

Watergate

O grande escândalo político denominado Watergate aconteceu em 1972, durante a campanha eleitoral, nos Estados Unidos. O episódio culminou com a renúncia do presidente Richard Nixon, para evitar o seu “impeachment”. Na oportunidade, registrou-se a invasão da sede do Partido Democrata, seguida de “grampo” em seus telefones. Watergate era o nome do edifício em que funcionava a sede do Partido Democrata.

 

Muro de Berlim

Em 1989, o Muro de Berlim é derrubado. Esse importante fato histórico marca  o início do processo de reunificação da Alemanha, concluído em 1990.

 

Surgimento da escrita

No ano 4.000 antes de Cristo surge o primeiro alfabeto, o pictográfico, na Mesopotâmia, atual Iraque, com desenhos simplificados, para representar a realidade.

 

Era Cristã

Começa no ano 1 d.C (depois de Cristo), de acordo com o calendário gregoriano.

 

Imprensa

 A invenção dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutemberg propicia a criação da Imprensa, o que possibilita o maior acesso aos livros,como a Bíblia.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 “Trate seus homens como seus filhos, e eles o seguirão aos vales mais escuros.  Trate-os como filhos queridos, e eles o defenderão com o próprio corpo até a morte”.Sun Tzu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais