Legislação eleitoral X Torre de Babel

Eis mais um caso que atesta a fragilidade do Poder Legislativo. O blog se refere  ao problema criado por instâncias diferentes quanto à questão dos candidatos que ficaram como primeiro suplente nas últimas eleições, no sistema proporcional, de todos conhecido há muitas décadas.

 

O sistema, que tem por base o coeficiente eleitoral, constitui-se em um dos principais itens da projetada reforma política. E o interessante é que o seu maior defensor é o presidente do Senado, José Sarney, o político de maior longevidade em sua carreira, iniciada em 1956 em âmbito federal. Foi nesse ano longínquo que o político maranhense elegeu-se pela primeira vez para a Câmara Federal. É muita hipocrisia.

 

A ambigüidade nas decisões tomadas deixa o mundo político sobressaltado. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que as vagas de suplente pertencem às coligações. Já a corte suprema, o STF – Supremo Tribunal Federal – edita resolução que estabelece justamente o contrário: as vagas pertencem aos partidos.

 

Em todo o Brasil já tramitam vários recursos, no Poder Judiciário. Só quem pode reclamar, interpor recurso é o próprio candidato que se considera prejudicado, ou o partido ao qual pertence. Então, vejam só. Existe um tribunal específico para tratar de assuntos do Direito Eleitoral. Mas o STF, atendendo a consultas feitas, resolve assumir posição contrária à do tribunal especializado. E o que ocorre? A interpretação de uma lei, aprovada pelo Congresso Nacional, processada pelo STF, passa a ter valor de lei, também. Isso já aconteceu em várias oportunidades.

 

A exemplo da reforma política, considerada inadiável há décadas, mas nunca realizada, urge a aprovação de um Novo Código Eleitoral que seja perene, ou, pelo menos, vigore durante algum tempo e não apenas para a próxima eleição. O que tem ocorrido, repetidamente, no Brasil, é: o Executivo governa com base em MPs – Medidas Provisórias; o Legislativo omite-se, em vários temas importantes; e o Judiciário, para variar, legisla, ao interpretar as leis. Durma-se com um barulho desses, numa torre de babel….

 

Sem choradeira

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 15: Não bastasse o esforço para enquadrar os aliados na votação do salário mínimo, amanhã, o Planalto prepara um cerco aos ocupantes da Esplanada, que em breve tomarão ciência do detalhamento do anunciado corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011. A ideia, discutida ontem na reunião de coordenação do governo, é que os ministros sofram calados.

Nem todos, porém, poderão ser colocados sob a lei do silêncio. Já existe mobilização para que Dilma Rousseff seja questionada sobre o tema no Fórum de Governadores do Nordeste, que tem encontro marcado para a próxima segunda-feira em Aracaju.

 

Ansiedade

Ainda na coluna Painel: A ver De Marcelo Déda (PT-SE), anfitrião do fórum: “Estamos vivendo uma ansiedade com os cortes anunciados. Não sabemos sobre que itens do Orçamento eles vão incidir, que programas vão atingir nos ministérios onde nós temos nossa agenda cotidiana em Brasília. São esses os detalhes que nos deixam em total ansiedade”.

 

Policia Militar

Além de identificar as motos do Getam, o futuro comandante da PM, coronel Resende tem que colocar ordem para alguns oficiais. Por exemplo, ontem, 14, às 15h15 em frente ao Bompreço da Avenida Gonçalo Rolemberg o Astra da PM, 003 (QCG), estava parado com um oficial na direção e uma criança no banco traseiro. Logo após chegou outro oficial acompanhado de uma senhora que também foi para o banco traseiro. Com certeza a senhora e a criança não são servidores da PM/SE.

 

Privatização dos serviços

Moradores da rua Clovis Rollemberg, próximo ao hotel Parque dos Coqueiros, viu como o poder público está “esquecido” em Aracaju. Desde sexta-feira, uma construtora, a Condata, está fazendo uma obra de esgoto (ligando o sistema de um prédio novo, onde a rua não tem esgoto, para um antigo onde existe o sistema), fechando a rua, quebrando tudo e causando transtorno para os moradores. Um deles chegou a ligar para a Deso, para a Emurb e até a SMTT. Ouviu o que já sabia: nenhum órgão foi informado de nada. E olha que na rua moram dois secretários de estado e dois diretores da Deso.

 

CUT E CTB anunciam apoio a Menezes para o STJ

No início da tarde desta segunda-feira, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro

Centrais apoiam indicação de jurista sergipano.
Nascimento, e o ouvidor geral do Conselho Federal da OAB/SE, Henri Clay Andrade, recepcionaram dirigentes sindicais e representantes da Central Única dos Trabalhadores (Cut) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), que vieram à sede da OAB/SE formalizar apoio à candidatura do advogado Carlos Alberto Menezes ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para substituir o ministro ao ministro Antônio de Pádua Ribeiro, que se aposentou recentemente.

 

Militante

Para o Professor Dudu, presidente da Cut, a candidatura de Menezes ao STJ se configura em forte simbologia, não restrita a Sergipe, mas de amplitude que atinge o próprio Poder Judiciário. “Por ter sido ele forte militante ativo no combate à ditadura militar, chegando a ser também vítima daquele regime assim como também foi a presidenta Dilma Rousseff”, diz o sindicalista.

 

Apoio de senador e deputado

Ainda ontem, 14, em reunião na sede do PSB, com a presença do advogado e ex-presidente da OAB-SE, Henri Clay Andrade, e do advogado e postulante a uma vaga de ministro no STJ, Carlos Alberto Menezes, o Senador Valadares e o Deputado Federal Valadares Filho declararam que apoiam Carlos Alberto nessa luta, pois sua chegada ao STJ será uma vitoria para Sergipe e para o Nordeste, já que Menezes é o único nordestino na disputa.

 

Mobilização em Brasília

A OAB/SE também mobilizará deputados e senadores da bancada sergipana em Brasília e também os deputados estaduais de forma que haja uma forte atuação política sergipana de defesa da candidatura de Carlos Alberto Menezes, único candidato oriundo da região Nordeste. Hoje, o 1º secretário da Câmara, o sergipano deputado Eduardo Gomes (PSDB-GO), vai ajudar Menezes no trânsito na Câmara dos Deputados, inclusive com audiência junto ao presidente, Marcos Maia.

 

Relação com Carlos Alberto Menezes

A quem interessar possa: este jornalista não lembra a última vez que falou com Carlos Alberto Menezes, mas com certeza, tem alguns anos. Porém, como jornalista conhece sua trajetória política, profissional e sabe da importância histórica da sua indicação para o cargo de ministro do STJ.  Por isso que este jornalista, ou melhor, Cláudio Campos Nunes, cidadão brasileiro, baiano de nascimento, abriu o espaço deste blog em apoio irrestrito ao jurista sergipano.

 

Faca no pescoço

Alguns “puxa-sacos” do governador ligaram para este jornalista ontem, 14, criticando o artigo sobre a necessidade do apoio de Déda para Carlos Alberto Menezes chegar ao STJ. Um chegou dizer que este espaço “colocou a faca no pescoço” do governador. O blog fez apenas dar continuidade as notícias que estão sendo divulgadas na imprensa desde a semana passada, quando o jurista sergipano entrou na lista tríplice que foi enviada a presidente Dilma. Tem gente querendo ser mais realista do que o rei.

 

Turismo em Sergipe

Uol Viagem privilegia Aracaju como um dos melhores destinos para as férias de dezembro. A matéria destaca Aracaju entre tantos destinos importantes do país. Isso mostra o aumento da visibilidade do destino e a avaliação positiva dos turistas

 

Mudança em definitivo

Leia o último parágrafo da matéria: “Gozar das facilidades da tranqüilidade de Aracaju aliada à estrutura crescente da cidade é um convite a repetir a viagem em pouco tempo. Não raro, há turistas que, seduzidos pelo diferencial da capital, aproveitam a forte expansão imobiliária do local para garantir a compra de um terreno e mudam-se para Aracaju em definitivo, prolongando a sensação de feriado. É um risco a se correr diante da experiência de se conhecer a capital da qualidade de vida”. Confira toda matéria em: http://goo.gl/p1XZP

Caixa

A Caixa Econômica Federal em Sergipe obteve números expressivos e históricos em 2010, fruto do trabalho de toda a equipe comandada pelo superintendente Luciano Pimentel. Estes números foram apresentados na noite de ontem, 14, numa reunião promovida pela Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), no Quality Hotel em Aracaju quando foi firmado uma convênio entre a Caixa e a associação.

 

Números

Entre os números expressivos apresentados por Luciano Pimentel numa rápida comparação nos últimos anos pode-se perceber porque a Caixa disponibilizou na economia sergipana em 2010 cerca de 2,9 bilhões de reais. No crédito comercial para pessoa física a Caixa passou de 178,6 milhões de reais em 2007 para 363,6 milhões em 2010. Na área do crédito para pessoa jurídica a Caixa passou de 207,8 milhões de reais em 2007 para 440,6 milhões em 2010.

 

Habitação

Na área habitacional a Caixa saiu do investimento de 223,1 milhões de reais em 2007 para 841,4 milhões em 2010, propiciando a construção de 15.156 moradias em todo o Estado. Outro número expressivo foi na expansão da base dos clientes, saindo de 467.230 mil em 2007 para 620.142 em 2010.

 

Agradecimento

Ao agradecer a todos que fazem a Caixa em Sergipe pelo apoio dados aos pequenos e micros empresários, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, ressaltou o trabalho desenvolvido por todos. “É uma relação de parceria no sentido de fortalecer a produção e o desenvolvimento de Sergipe”, disse, ao agradecer também o apoio que vem recebendo de toda diretoria da ASEOOP e dos associados.

 

SE é o 2º Estado a assinar convênio

Luciano Pimentel apresentou duas modalidades de financiamento para construção habitacional para os pequenos e médios empresários.  Os financiamentos para à produção para micros e pequenas empresas é o segundo assinado pela Caixa no país. Segundo Luciano Pimentel o convênio foi realizado recentemente em São Paulo e quando tomou conhecimento, Luciano Barreto fez questão de procurar a superintendência em Sergipe para que fosse propiciado o financiamento em Sergipe, numa oportunidade de pequenos e médios empresários ingressarem na área habitacional.

 

Cartão clonado

O jornalista Alvaro Mulller pelo twitter (www.twitter@alvaro_muller) denunciou ontem, 14, que uma jornalista teve cartão clonado, tentou bloquear e o Banese mandou esperar até amanhã. “Já rasparam a conta corrente. Acho que o Banese vai esperar levarem o dinheiro da poupança”, denunciou. Depois do grito pelo twitter o Banese tomou as providências, ligando para a jornalista. ”Disseram que o atendente não fez o devido procedimento e o cartão está bloqueado”.

 

Banese libera crédito para ceramistas de Itabaianinha
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) assinará nesta terça-feira, 15, contratos de financiamento com empresas ligadas à Associação dos Ceramistas de Telhas e Tijolos do Município de Itabaianinha. Os contratos serão assinados às 10 horas, na agência do Banese na cidade de Itabaianinha. Os financiamentos, destinados à aquisição de equipamentos para modernização das cerâmicas e atendimento a exigências da legislação ambiental, contam com a garantia do Fundo de Aval do Governo do Estado de Sergipe.

 

Dia dos namorados

Ontem, 14, foi comemorado o dia dos namorados em quase todo o mundo. As exceções são poucos países, a exemplo do Brasil, onde a data escolhida, 12 de junho, foi escolhida por determinação dos grandes empresários.

 

Shoppings não podem cobrar por estacionamento

A Lei Municipal 3.348, de maio de 2006, não permite a cobrança pela permanência de veículos em estacionamentos de shoppings, hipermercados e supermercados, por ferir a lei urbanística da cidade e a Lei complementar 62 do Plano Diretor de Aracaju. De acordo com o Superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, o que  o órgão permitiu foi o controle de acesso aos shoopings, o que oferecerá segurança aos motoristas, com o controle eletrônico na entrada e saída. O estacionamento continuará gratuito.

 

Equivoco

Dentro da PM/SE tem muita gente entendendo que foi um equivoco do secretário da SSP, João Eloy que disse numa entrevista ao JC no final de semana, que a polícia civil presta serviço de excelência, enquanto a PM, não. Segundo alguns policiais militares o índice de resolução de crimes no estado é baixíssimo, segundo informações do próprio Sinpol.

 

Mulheres

O projeto de criação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres será votado pelos deputados assim que os trabalhos na casa forem retomados. Mas, enquanto isso não acontece, a equipe que trabalhará com a futura secretária, a assistente social Maria Teles, participa de grupos de trabalho para discutir conjunto de ações que serão trabalhados pela nova pasta. A primeira dessas reuniões aconteceu sábado, dia 12, em uma residência na zona de expansão e contou com a presença da vereadora Rosangela Santana.

 

Agilidade para PEC

O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) requereu ao presidente da Câmara dos Deputados a inclusão na pauta do plenário da Proposta de Emenda a Constituição n.º 446/2009 que dispõe sobre a instituição de piso salarial aos servidores policiais. “Quero agilidade na sua tramitação, tendo em vista a relevância social da proposição”.A proposta em questão se tornou foco do parlamentar sergipano tendo em vista que a PEC 300/2008, que prevê piso nacional para policiais civis e militares, e de bombeiros militares, tramita em conjunto com a PEC 446/09.

 

Hotsite do Fórum

O Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informa que já está no ar o hotsite do XII Fórum dos Governadores do Nordeste. Sob o tema principal “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, a primeira edição do Fórum em 2011 será realizada no dia 21 de fevereiro nas instalações do Dioro Hotel – Ilha de Santa Luzia.

 

Informações gerais

Já é confirmada a presença da Presidenta Dilma Rousseff, bem como a de todos os governadores da região Nordeste,  além do governador de Minas Gerais. No hotsite estão disponíveis informações sobre o evento, Localização, Programação, Contato, Multimídia e instruções para o credenciamento de imprensa. Saiba mais em http://www.forumgovernadores.se.gov.br

 

Quem tem medo do exame da OAB?

O blog defende que todas as profissões, inclusive a de comunicação social, tivessem um exame como o da OAB em todo país. Quem tem medo do exame da OAB? A quem interessa desgastar diariamente um exame da ordem que ajuda a população, que não fica à mercê de profissionais despreparados?

 

Secretaria de Planejamento já opera através do i-Gesp

Na manhã desta segunda-feira, 14, o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, já indicado pelo governador Marcelo Déda, Oliveira Júnior, assinou as primeira portarias da Secretaria de Estado de Planejamento através do novo Sistema de Gestão Pública “i-Gesp”. O sistema i-Gesp foi desenvolvido para substituir o antigo Safic. A partir da implementação do i-Gesp, todos os departamentos de administração e finanças e assessorias de planejamento do Governo passam a utilizar uma única ferramenta na execução de projetos e pagamentos de serviços com um amplo sistema totalmente integrado, que possibilita agilidade, controle e qualidade nos processos de trabalho.

 

De acordo com a LDO

Além de moderno, o sistema i-Gesp está dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO, o que traz uma séria de benefícios ao Estado, inclusive no que concerne à economia de material. “Com a implantação do i-Gesp o Governo está dando um salto qualitativo no que diz respeito à eficiência, segurança e modernidade na tramitação de processos”, afirmou o secretário.

 

Socorro

O cabo Geraldo, conhecido como “Bocão”, informou que sua atuação em Nossa Senhora do Socorro não tem interesse eleitoral, mas em defesa dos problemas da comunidade através do Instituto de Pesquisa e Ação Comunitária, do qual é presidente. Ele explicou que junto com um grupo de moradores fiscaliza o poder público e alerta para alguns problemas, como por exemplo, o que está ocorrendo atualmente num terreno da Codise, no Marcos Freire I, que está sendo usado por marginais para assaltar pessoas, além de lixeira, um matagal e uma lagoa infestada de insetos.

 

FNE ajuda vidraçaria do Centro-Sul

Empresa com sede no município de Lagarto/SE, a Vidraçaria e Molduraria Vidrol Ltda atua no ramo de fabricação e comércio de artigos de vidros. Em busca da modernização e ampliação da sua produção, a empresa adquiriu um forno de têmpera para o processo de temperamento de vidros, por meio da agência Aracaju/Centro a quantidade de R$ 500 mil pelo Fundo Constitucional do Nordeste destinado a indústria (FNE-INDUSTRIAL).

 

Fomento ao desenvolvimento

O gerente de Negócios da agência Aracaju/Centro, Wellington Kerner Marques, esclareceu que o FNE/MPE-INDÚSTRIA tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor industrial, promovendo a modernização, o aumento da competitividade, ampliação da capacidade produtiva e inserção internacional. Ele ainda enfatizou que a iniciativa do Banco do Nordeste, em especial a Agência Aracaju/Centro, em fornecer o financiamento não envolve somente o ato de fornecer o crédito, mas também o acompanhamento técnico e gerencial dos recursos concedidos. “O mais importante foi saber que a empresa gerará novos empregos, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento dos setores econômico financeiro e social de nosso Estado.”

 

Milho verde no perímetro Cotinguiba/Pindoba

Os produtores do perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba, em Sergipe, apostam nos benefícios do cultivo de “milho verde” na região após diagnóstico da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os levantamentos levaram em consideração, entre outros fatores, a vocação dos irrigantes e as condições edafoclimáticas favoráveis.Segundo o diagnóstico, esse tipo de cultivo possibilita a geração de vários benefícios para o produtor e para o solo, uma vez que serve como alternativa viável para a rotação de cultura. Além disso, promove a geração de receita de forma rápida, melhorando o fluxo de caixa do agricultor, pois é colhido na forma “verde”, com ciclo cultural médio de 70 dias. São usadas variedades precoces, como 1051 syngenta e sertanejo.

 

Capacitação dos produtores

Nesse contexto, a equipe de ATER, juntamente com a Unidade de Apoio à Produção da Superintendência Regional da Codevasf em Sergipe, promoveu várias capacitações para os produtores do perímetro com o objetivo de aperfeiçoar todas as etapas do processo produtivo do “milho verde”. Como fruto desse trabalho, a produção do cereal em 2010 chegou a 3,6 milhões de espigas, com produtividade média de 20.000/hectare, gerando um Valor Bruto da Produção (VBP) de cerca de R$ 450 mil. A produção está concentrada em 38 lotes familiares, beneficiando cerca de 35 famílias. Em comparação com a produção do “milho verde” no ano de 2009, houve um incremento de cerca de 25% na área colhida e de 20% no valor bruto da produção.

 

Diversificação é fundamental

Para o chefe da Unidade de Apoio a Produção da Superintendência Regional da Codevasf em Sergipe, engenheiro agrônomo Ricardo Martins, “a busca pela diversificação na produção nos perímetros irrigados do Baixo São Francisco é de fundamental importância para a sustentabilidade econômica e ambiental da região, pois, devido às condições de solo, a monocultura do arroz predomina em 90% das áreas, fazendo com que haja problemas no processo de comercialização e de desgaste do solo. A cultura do “milho verde” é uma aposta que os agricultores estão fazendo, contando com o apoio da equipe de ATER, e que, até o momento, tem se demonstrado promissora”.

 

Dilma fala sobre Ronaldo

“Brasil será eternamente grato a Ronaldo”.

 

Jogos de Guadalajara

De 14 a 30 de outubro, em Guadalajara, no México, mais uma edição do PAN – Jogos Pan-Americanos.

 

Souza passa bem

Acometido de um princípio de enfarte quando participava de reunião em Salvador, na última sexta-feira, José Souza foi imediatamente atendido e passa bem. José Souza é presidente  do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

 

Acordo BB/Previ/Funcionários

Ainda não cumpridas as cláusulas financeiras.

 

Caiu o presidente da Previc

A presidência da Previc – Previdência Complementar – deverá decidir nas próximas horas sobre a aprovação do acordo homologado pelos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas. A insatisfação é generalizada, em todo o país. O PMDB também quer esse cargo.

 

EUA desejam revolução no Irã

Para derrubar os atuais dirigentes iranianos. Hillary Clinton, secretária de Estado americana quer movimento igual ao do Egito.

 

Efeito dominó

Analistas internacionais acham uma precipitação considerar que tudo vai mudar no oriente médio. Posição das forças armadas do Egito ainda é uma incógnita.

 

Posse no Sergipe

Será hoje, à noite, no João Hora de Oliveira (20 horas).

 

Governo usa reajuste do I.R.

Como arma para aprovar o salário mínimo de 545 reais.

 

Elito e Jobim

Ao conferir mais poder aos militares, o general Elito e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, esvaziaram o trabalho da ABIN. Civis da agência de inteligência do Brasil afirmam que não desejam integrar a “Tropa de Elito”.

 

Importação bate recorde

As importações brasileiras fizeram crescer em 22 por cento o consumo, no Brasil. É um recorde.

 

Verbas reduzidas

Obama reduziu verbas para o Iraque e o Afeganistão. Observadores conjecturam que recursos estejam guardados para o Irã.

 

Transporte áereo

Demanda do setor cresceu 16,4 por cento, em janeiro.

 

Celulares

Os clandestinos  já chegam a 20 por cento do total.

 

DO LEITOR

 

Esclarecimentos sobre programa da Jovem PAN

De Rosalvo Nogueira, jornalista e apresentador do Jornal da Manhã edição local da Rádio Jovem PAN respondendo a e-mail de leitora publicado ontem: “Esclarecendo aos leitores e ao amigo Cláudio Nunes que o jornalista Ivan Valença  participava do programa que apresento na Rádio Jovem PAN, simplesmente, por ser meu amigo, e que muito gentilmente, sempre me atendeu nos quadros que criei no programa.A retirada do quadro não teve nada a ver com decisão de diretores e nem tampouco do amigo jornalista Paulo Sousa, atual produtor e repórter do Jornal da Manhã. É o que faltava no programa e a emissora contratou o mesmo para sanar essa necessidade.Diante do novo roteiro e de sobrar poucos minutos para mantermos as participações especiais que tínhamos, eu agradeci aos amigos, Ivan Valença , Marcela Mori,Antônio Neto e o professor Fernando Lins, pela atenção que tiveram comigo, mas quando necessário  debater  temas das áreas dos referidos profissionais não hesitarei em procurá-los.E continuaremos no Jornal da Manhã oferecendo o melhor do jornalismo que me comprometi  ao abraçar essa profissão. Sempre defendi e continuarei  defendendo a imparcialidade como principal compromisso de quem respeita os princípios éticos e morais da profissão. e para finalizar nunca recebi nenhuma orientação do departamento comercial em relação ao nosso trabalho”.

 

Em resposta a nota: O descaso do Hemose

Da diretoria executiva da Fundação de Saúde Parreiras Horta – FSPH/ Unidade HEMOSE. Temos a informar que: 1 – O Hemocentro de Sergipe depois de muitos anos e por ação dessa nova gestão, iniciou a abertura do serviço de coleta de sangue, aos sábados;2 – Por ser sábado e visando garantir que os doadores instalados em nossa instituição possam ter o seu ciclo de doação cumprido, a entrada de novos doadores se encerra às 12h; 3 – Pedimos desculpas a leitora Waldênia Menezes, em relação a alguma informação equivocada por parte de um funcionário da instituição. Informamos que, estaremos averiguando a responsabilidade de tal ato;Por fim, gostaríamos de informar que, o Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 8h às 12h. As pessoas interessadas em efetuar a doação, também podem fazer o agendamento junto ao Serviço Social, através do telefone, (79) 3259-3174. Mais informações pelo telefone, (79)3259-3191.

 

Fiscalização do transporte escolar

E-mail recebido: “Será que estão fiscalizando os transporte escolar aqui em Sergipe?  É preciso que haja uma fiscalização sempre. Estão transportando vidas, vidas essa que precisa de cuidados. Fiscalizar motoristas se estão com documentação correta, verificar se os  pneus estão não estão carecas e outras coisas mais . Prestar muita atenção que tem policiais fazendo transporte de estudante com seus veículos e assim driblando a fiscalização. Isso não pode”.

 

Nota de Esclarecimento –HUSE – Sobre Oncologia

A assessoria de comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) aproveita o espaço desta renomada coluna para esclarecer as informações de um leitor, publicadas nesta sexta-feira, 11. Conforme foi divulgado, através de e-mail, ele fez referências aos serviços prestados pelo Centro de Oncologia. Quanto à criança em questão, é importante ressaltar que a mesma chegou à unidade com quadro de vômitos, mas foi prontamente atendida pela equipe de saúde. Os profissionais realizaram reposição volumétrica adequada e monitorização. O menino tem um tumor de tronco cerebral, já passou por quimioterapia e radioterapia. No último exame, a tomografia de crânio identificou hidrocefalia, sendo indicado derivação ventrículo peritoneal. O procedimento foi realizado pela equipe de neurocirurgia do Huse, na última quinta-feira, dia 10. A técnica em enfermagem que prestou a assistência informou que em nenhum momento a pressão arterial da criança deixou de ser aferida, pois ela tinha em mãos um aparelho digital. Sobre as cirurgias oncológicas pediátricas, informamos que a cirurgiã Margareth Rangel, que já prestou esse serviço na unidade, deverá retornar às atividades após entendimento firmado com a Fundação Hospitalar de Saúde. Se tratando da população da faixa pediátrica com Leucemia, reafirmamos que NENHUMA criança deixou de ser assistida. Todas têm diagnóstico realizado de forma célere e o tratamento é iniciado imediatamente. Ressaltamos que os casos encaminhados para São Paulo, são apenas aqueles onde há indicação de transplante de medula óssea. Sergipe não dispõe desse serviço, mas o Governo do Estado disponibiliza toda a estrutura necessária através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O paciente viaja com acompanhante e todas as despesas pagas, incluindo transporte, hospedagem e alimentação. Para mais esclarecimentos, nos colocamos à disposição do leitor e deste jornalista. Diretoria Executiva.

 

Reforma política Já!

Comentário de Elcinho Santana: “A pergunta mais freqüente nas rodas políticas hoje é? A vaga do suplente pertence  à coligação ou ao partido? Enquanto não se tem o resultado final sobre o mérito da questão em Brasília, as interpretações da lei continuará sendo dada de acordo com os interesses de cada um envolvido na questão. Acredito, que no inicio da gestão da Presidenta Dilma e com a renovação na câmara e no senado devemos aprovar urgentemente a reforma política. Enquanto o Congresso, não fixar regras claras e duradouras para o processo eleitoral, viveremos nessa indefinição e duvidas. Precisamos de uma reforma política, todos os políticos sabem disso. O que vemos no entanto é que depois de eleitos, se acomodam e deixam tudo como antes. Para aprofundar e contribuir com o debate passarei a elencar algumas das propostas que acredito serem importantes para o processo eleitoral: 1- Acabar com a figura de senador biônico(suplente de senador); 2- Deputados, Senadores e Vereadores eleitos, não poderão assumir cargos no Executivo, a menos que renunciem a seus mandatos; 3- Voto distrital; 4- Financiamento de campanha; 5- Fim da reeleição com mandato de 5 anos; 6- Fidelidade partidária. Sabemos que mesmo com a reforma política, não será o suficiente para evitarmos a falta de ética de alguns políticos “eleitos ou não”. Mas acredito, que seja o inicio para criarmos uma representação política mais adequada e que ajude o país a ser mais forte economicamente, mais justo do ponto de vista social e acima de tudo um país mais ético”.

 

Segurança Pública na orla

Do leitor Renato Severo: “No sábado fui passear na região dos laguinhos na orla da Atalaia com minha namorada, resolvemos sentar para apreciar o lago e a noite, ao lado existiam mais dois casais, quando por volta das 21:40 hs percebi que saíra da praia um indivíduo e foi em direção ao primeiro casal, notei que se tratava de um assalto. O Indivíduo sacou um revólver 38 e mandou todos ficarem parados, minha reação foi ficar sentado para proteger a bolsa de minha namorada e tirar o relógio. O primeiro casal teve roubado um celular e uma carteira, o outro casal levantou e o assaltante passou direto e levou deles uma camera digital, um celular e a carteira. O assaltante se dirigiu a mim e com a arma apontou para minhas costas e entreguei a carteira, ele perguntou do resto e informei que estava no carro. O assaltante virou e saiu calmamente para a areia. Logo em seguida peguei o telefone e liguei para 190, que simplesmente perguntou um monte de coisas sem noção e disse que já tinha registrado, mas que eu deveria registrar a ocorrência, pedindo que eu anotasse o protocolo. Ironicamente, tive de responder que eu tinha sido assaltado e não teria aonde e como “anotar” o protocolo. Então me dirigi a Delegacia do Turismo para registrar a ocorrência e requisitar policiais para verificar a areia, a fim de recuperar os objetos roubados ou prender o ladrão. Infelizmente a delegacia não detinha de efetivo para tal operação. Ficando somente limitado ao registro da ocorrência. Sabedor que o assaltante não iria ficar andando com documentos de todo mundo, no dia seguinte (domingo) fui a praia encontrar minha carteira com todos os documentos. Felizmente encontrei todos os documentos, somente o que fora levado foi a quantia em espécie que existia. Antigamente, existiam policiais passando de quadriciclos na areia, de bicicleta nos lagos… Onde estão estes policiais? A Orla que achava ser tão segura, parece que perdeu seu encanto, antigamente via-mos o lago bem tratado, chafariz iluminado (agora nem chafariz tem). Para que precisamos de helicóptero com anúncio se não temos segurança em terra. Acho que deveriam olhar mais a segurança dos pontos turísticos de Sergipe, ao invés de ficarem fazendo blitz para pegar som de carro, ou colocarem radar com limitação de 40Km/h. Seria mais interessante receberem multas que oferecerem segurança?Espero que nossos governantes pensem mais no bem estar da população do que na promoção pessoal… A orla pode ter sido feita por João, mas ela é de Sergipe. Assim como o viaduto do DIA foi feito por Déda, mas não é de Déda é de Aracaju. Queria poder falar que moro em um país que os governantes só pensam no bem estar da população.Para não ser de todo crítico, tenho a elogiar a segurança no Pré-Caju, achei muito seguro. Na Caueira também, mas no Projeto Verão na Atalaia e na Orla (lagos) deixou muito a desejar”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

Abençoado os que possuem amigos

os que tem sem pedir

porque amigos não se pede,

não se compra, não se vende!

“Amigos a gente sente”!

 

Benditos os que sofrem por amigos,

os que falam com o olhar.

Porque amigo não se cala,

não questiona nem se rende

“Amigos a gente entende”!

 

Benditos os guardam amigos

os que entregam o ombro pra chorar,

Porque amigo sofre e chora.

“Amigo não tem hora pra consolar”!

 

Benditos sejam os amigos

que acreditam na tua verdade

ou te apontam a realidade.

Porque amigo é a direção

Amigo é a base quando falta chão!

 

Benditos sejam todos os amigos

de raízes, verdadeiros.

Porque amigos são herdeiros

da real sagacidade!

“Ter amigos é a melhor cumplicidade”!

 

Há pessoas que  choram por saber

que as rosas têm espinhos,

Há outras que sorriem por saber

que os espinhos têm rosas! (poema Bons Amigos – Machado de Assis).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais