Respeitem os profissionais da TV Sergipe!

Prestes a completar 40 anos a TV Sergipe passa por uma das maiores crises de sua história. Não financeira, mas de desrespeito aos profissionais da emissora. Em todos os setores desde o mais humilde, passando pelos profissionais gabaritados das áreas técnicas e de jornalismo.

Hoje, 04, pode ser um dia histórico para os profissionais da TV Sergipe. o telejornal Bom Dia Sergipe não vai ao ar.  Profissionais de todas as áreas chegaram ao ponto máximo da tolerância. As denúncias são as mais variadas e quem acompanha este espaço diariamente já sabe. São cortes, são reduções em diárias e o pior de tudo assédio moral diariamente. Um atual “comandante” da emissora o senhor Paulo Siqueira chegou com “gosto de gás”. Está fazendo uma verdadeira caça as bruxas e tem um histórico triste na filial do Piaui onde saiu praticamente corrido pelo “qualidade do gerenciamento” adotada naquela emissora.

Mas em Sergipe tem “Cabra Macho”. Não aquele que de trocar murro ou sair no tapa, mas o cabra macho que segura até o máximo as humilhações e o assédio moral, mas quando “explode”, vai à luta, em defesa não só de seus direitos, mas da sua dignidade como ser humano.

Sei não o que passa pela cabeça dos donos da TV Sergipe, leia-se o ex-governador Albano Franco e a viúva de César Franco, Lourdes Franco. Se Augusto Franco estivesse vivo essa situação não teria nem mesmo começado. Ele sempre colocou os trabalhadores de suas empresas em primeiro plano. Medidas de contenção de despesas são naturais em qualquer empresa, mas sacrificar os trabalhadores e a qualidade profissional, enquanto alguns poucos chegam de fora ganhando muito é uma grande contradição.

O blog tem relatos estarrecedores dos funcionários da TV Sergipe. É por isso que a competente Ligia Tricot pediu para ir embora. Ela não aceitaria nada do que o “comandante” Paulo Siqueira vem fazendo. O diretor de jornalismo, Roberto Gonçalves, é competente, mas subserviente ao extremo. Não tem coragem de defender seus colegas de profissão. Deve cair fora também.

O blog conclama a todos que defendem os direitos dos trabalhadores que se somem a luta dos funcionários da TV Sergipe. Os donos precisam entender que são patrões, mas a TV é uma concessão pública. E deve explicações a sociedade sergipana.

Obs: os profissionais da TV Sergipe têm o apoio do Sindicato dos Jornalistas, do Sindicato dos Radialistas, da CUT, da Associação Movimento Salve e deste blog, com sua uma dúzia de leitores.

Como seria bom…

Já imaginou uma segunda-feira sem Bom Dia Sergipe, sem os telejornais por conta da paralisação dos profissionais da TV Sergipe? Já pensou a repercussão nacional? Que todos os profissionais da comunicação se somem a esta luta. Siga a luta pelo  twitter: www.twitter.com/@salveatvse

 

Romper o silêncio sepulcral

Só para lembrar: “Em Sergipe, denunciar, romper o silêncio sepulcral que protege os beneficiários da impunidade, ou os falsos arautos do moralismo mambembe e egocêntrico, pode ser atitude perigosa, em termos profissionais, chega a ser uma espécie de suicídio, diante das condenações, ou do círculo de interesses que se fecha, persegue e oprime”. Luiz Eduardo Costa, num trecho do prefácio do livro do titular deste blog, lançado em 2006.

 

Saúde e o segredo de Justiça

O blog recebeu ontem informações sigilosas de um processo que corre há alguns anos em segredo de Justiça e que o Supremo vem colhendo informações em Sergipe. Envolve corrupção e remédios comprados a um ferro velho. Depois que checar tudo e obter o aval da assessoria jurídica, o blog vai publicar os detalhes do processo.

 

Índice de violência em Sergipe

Todos os jornais impressos e sites de notícias publicam diariamente o crescente índice de violência em Sergipe. Alguns apaixonados poderiam dizer que se trata de imprensa ligada a oposição, mas bastaria uma analise superficial para se constatar que as notícias estão por todos os lados.

 

Política de segurança

Alguém precisa alertar o nosso governador, que a omissão praticada hoje em relação as políticas públicas de segurança, refletirão na vida futura dos sergipanos (além de já refletir). E por falar em política públicas na área de segurança pública, qual é a política de estado posta em prática hoje? qual a política deste governo? existe?

 

Efetivo das policiais

Não dá para olvidar que nossa perícia é a pior do país (precisa explicar?), o interior do estado sofre com a falta de policiais militares e civis. Crimes não são investigados. Não existe política de recompletamento de efetivo nas polícias, não existem peritos concursados. Os quartéis da PM estão quase todos podres por dentro e por fora. As delegacias são verdadeiros sepúlcros caiados, novos por fora e podres por dentro.

 

Sugestão aos gestores

Este jornalista sugere aos gestores das polícias civil e militar a demonstrar em números onde estão os todos policiais sergipanos. por exemplo quantos PMs e PC temos em cada município. quantos estão a disposição de cada órgão e de cada autoridade.qual o critério utilizado para a distribuição de efetivos policiais (militar e civil)?qual o planejamento elaborado para o controle da violência, ou melhor, para deixá-la em números aceitáveis.

 

Destaque para deputada Maria Mendonça

Na edição do Jornal da Cidade do último final de semana o jornalista Clarêncio Martins Fontes escreveu um artigo com o título “Maria Mendonça, uma liderança expressiva no cenário sergipano”. “Legítima herdeira das qualificações de liderança do seu saudoso genitor Francisco Teles de Mendonça (“Chico de Miguel”), para quem conhece a deputada Maria Mendonça é inconcebível se admitir que ela possa, em qualquer circunstância, trabalhar contra a sua terra natal, vez que a mesma tem demonstrado cabalmente, ao longo de sua trajetória na vida pública, ser possuidora de uma vontade férrea e de um caráter sem jaça. E afirmamos desassombradamente que Maria Mendonça nunca assumiu postura que colidisse com os princípios de berço de uma forte sertaneja”, escreve Clarêncio em um dos parágrafos.

 

Reconhecimento de Marcelo Déda

Em outro trecho Clarêncio Fontes diz: “O governador Marcelo Déda, é proveitoso lembrar, não deixa de ser reconhecido ao aval e ao braço forte oferecidos com coragem pele ex-prefeita e atual deputada, ao ponto de exclamar que no interior sergipano o apoio de Maria Mendonça se faz consolidado, como esteio que facilmente não se aquebrantará diante das adversidades criadas pelos que fazem côro com as aves de rapina, e com os aproveitadores de situações que só tendem a enfraquecer o cabedal, bem estar, e as perspectivas de um melhor tempo para a alma do itabaianense”. Para quem desejar ler todo o artigo é só acessar o link:

http://www2.jornaldacidade.net/artigos_ver.php?id=4436

 

Campanha de venda de cartões da bandeira elo começará em Aracaju

A cidade de Aracaju foi escolhida para o início da campanha de venda da bandeira de cartões elo, lançada no último sábado, 02, pelo Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

 

Índices de crescimento superior a média nacional

A capital do Estado de Sergipe, que tem apresentado índices de crescimento superiores ao nacional, é um mercado estratégico para a bandeira, que pretende alcançar até 15% do mercado de cartões nos próximos cinco anos, com foco nas classes C e D.Apesar da campanha concentrada no Estado, o cartão já está disponível em todas as agências dos três bancos no país. Além da tradicional rede de agências bancárias, o braço de vendas da Elo Participações conta com uma rede de 148 lojas herdadas da Ibi Promotora de Vendas, comprada pela Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS) e que agora integrará o projeto de distribuição da bandeira elo. (Valor Online).

 

Crime ambiental e a ilha silenciosa

Normalmente, muitos profissionais da imprensa se orgulham de fazer jornalismo independente é sério. Estas qualidades não devem ser consideradas virtudes, mas obrigação. A sociedade espera que a imprensa seja sempre séria e independente. Assim sendo, pergunta-se o seguinte questionamento: Este fato envolvendo um sergipano que está sendo processado por crime ambiental foi matéria de algum programa jornalístico de rádio, principalmente aqueles que são realizados no horário da manhã?

 

Pró-reitor da UFS morre em acidente

No início da tarde de ontem, 3, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Arivaldo Montalvão Filho, morreu após colidir a moto que conduzia em um poste, na avenida Beira Mar, nas imediações do Iate Clube.De acordo com informações de populares Montalvão seguia com sua moto marca e modelo Yamaha/ XT 660, e placa policial IAA 8936, no sentido Centro/Atalaia, quando acabou sobrando em uma curva e colidindo frontalmente com o poste. (Infonet). O enterro será hoje, 04, às 11hs, no cemitério Colina da Saudade.

 

Missa 7º Dia – José Alencar

O ex-governador Albano Franco, famíliares e amigos, mandam celebrar às 17,30 horas desta segunda-feira, na Igreja Nossa Senhora de Menina,  Missa do 7º Dia, em sufrágio da Alma do ex-vice-presidente da República, José Alencar. Antecipadamente agradecem aos que comparecerem.

 

Henri Clay na Assembléia Legislativa

Hoje, 04 de abril, o advogado Henri Clay Andrade, ex-presidente da OAB-SE por dois mandatos consecutivos e, atualmente, ouvidor-geral da OAB nacional, receberá, às 17h, no plenário da Assembléia Legislativa, a medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. Natural de Lagarto, Henri Clay é uma das melhores referências do país no que diz respeito à advocacia operária. A proposta, que resultou nessa homenagem a Henri Clay, partiu da deputada Ana Lúcia (PT), tendo sido aprovada pela unanimidade dos deputados. Todos os cidadãos e segmentos da sociedade civil organizada estão sendo convidados para o evento, que, certamente, será bastante concorrido e prestigiado.

 

Equipe reforçada

Uma análise imparcial da nova composição do time de auxiliares do primeiro escalão levará, certamente, à constatação de que o governo estadual tem tudo a seu favor para deslanchar nesse segundo mandato de Marcelo Déda. Os nomes que estavam no “banco” e que foram convocados têm, de fato, capacidade para injetar sangue novo e, assim, dar um novo rumo à administração. De Oliveira Júnior a Iran Barbosa, passado por Ferrari, a equipe de Déda ganhou, sem dúvida, bons reforços. Agora é, depositada uma irrestrita confiança, esperar para ver os resultados, na prática. O campo de jogo está aberto. Resta à sociedade acompanhar os resultados.

 

2º Escalão

No segundo escalão, cujos nomes começam a ser conhecidos, destaque especial para Manoel Hora Batista. Peemedebista histórico, Manoel Hora Batista possui uma ampla experiência adquirida ao longo dos anos à frente de vários órgãos ligados à Agricultura, dentre os quais o INCRA e a delegacia estadual do Ministério, (MAG). O competente profissional, agrônomo, tem larga folha de serviços prestados, é um exemplo de servidor público e transita com facilidade no cenário político, econômico e administrativo do nosso Estado. Sem dúvida, outro grande reforço para a equipe de nosso governador. Vai comandar o Pronese.

 

Secretaria de Esportes

Finalmente, vai sair do papel a criação da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer. O prefeito Edvaldo Nogueira já confirmou o nome de seu titular. Será, mesmo, o vereador Fábio Mitidieri.

 

Insatisfação

Por parte dos clubes de futebol de Sergipe continua. A FSF ainda não se pronunciou, oficialmente, sobre o não cumprimento da promessa feita antes de começar o campeonato, ou seja, a cobertura das despesas dos jogos pelo governo do Estado via Banese.

 

PF e TCU apontam fraudes na duplicação da BR-101, orçada em R$ 2,5 bi

Deu na FSP: Uma das principais obras do PAC no Nordeste, a duplicação da rodovia BR-101 virou foco de irregularidades e desvios de verba, apontam investigações da PF (Polícia Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União).Dos cinco trechos entregues pelo governo federal a empreiteiras, três apresentam indícios de fraude, pagamento de propina e má execução de serviços que podem comprometer a durabilidade e a segurança da rodovia.A obra se arrasta desde 2005 e deve custar R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos. O trajeto tem 398 km e corta três Estados: RN, PB e PE.Procuradas, as construtoras negaram irregularidades ou não quiseram se pronunciar. A direção do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disse colaborar com as apurações (leia na página A6).

 

Formação de quadrilha

No lote 2, que liga Arez (RN) à divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba, a ação da PF já levou à prisão preventiva de dois dirigentes do Dnit, um fiscal e três funcionários das empreiteiras.Deflagrada em dezembro de 2010, a Operação Via Ápia indiciou os envolvidos por supostos crimes de formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa e passiva.Escutas feitas com autorização judicial flagraram o chefe de fiscalização do Dnit e o gerente do consórcio liderado pela Constran negociando “pacotes” e “encomendas” -propina, diz a PF.

 

Prejuízos de R$ 4 milhões no RN

Para o juiz federal Mário Azevedo Jambo, do Rio Grande do Norte, houve “nefasta promiscuidade entre servidores públicos que deveriam fiscalizar obras rodoviárias e representantes de empreiteiras”. O Ministério Público Federal estima os prejuízos até aqui em R$ 4 milhões.Em Pernambuco, a PF descobriu que o consórcio que venceu o trecho 7 (Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Odebrecht e Barbosa Mello) deixou de instalar barras de aço subterrâneas necessária para dar estabilidade à pista.A Folha percorreu o trecho na quinta-feira e encontrou rachaduras em placas de concreto recém-concluídas.

 

Sobrepreço de R$ 45 milhões em PE

No lote 8, também em PE, laudo da Operação Castelo de Areia aponta sobrepreço de R$ 45 milhões. O trecho é tocado por OAS, Camargo Corrêa e Mendes Junior.O relatório final da PF também cita indícios de pagamento de R$ 560 mil em propina a dirigentes do Dnit. A investigação está parada há 14 meses por decisão do ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça.Dos oito trechos em que a rodovia foi dividida, três foram construídos pelo setor de engenharia do Exército.

 

Perícia encontra irregularidade até debaixo da terra

As irregularidades no lote 7 das obras da BR-101 Nordeste foram descobertas por profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia que “enxergaram” problemas debaixo da terra.A perícia foi conduzida pelo setor de geofísica da Polícia Federal, criado há pouco mais de três anos e chefiado pelo perito Marcelo Blum.Os policiais usaram o aparelho Ground Penetrating Radar (radar de penetração no solo, em português), que permitiu constatar a falta de cerca de 50 mil barras de aço fundamentais na estrutura do pavimento.A Folha percorreu o trecho na quinta-feira e encontrou placas de concreto rachadas e trabalhadores fazendo reparos na pista. Funcionários disseram que cerca de 80 placas ainda seriam trocadas.Segundo a PF, a ausência ou pouca quantidade das barras de aço reduz a sobrevida da pista para 13 anos.Relatório da CGU sobre o lote 7 afirma que “foi verificada ora a inexistência, ora o posicionamento inadequado e ora o espaçamento entre barras superior ao estabelecido de projeto”.Os peritos também encontraram desníveis na superfície das pistas que aumentam os impactos dos carros no pavimento, o que também contribui para reduzir a durabilidade das vias.

 

Empreiteiras negam fraudes ou silenciam; Dnit diz seguir lei I

As principais empreiteiras investigadas por obras na BR-101 Nordeste negaram a existência de irregularidades ou não quiseram comentar o teor das investigações.As construtoras responsáveis pelo lote 7 (Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Odebrecht e Barbosa Mello) alegaram não ter sido notificadas pela PF da ausência de barras de aço sob as pistas.”Desde que esse trecho da rodovia foi aberto à circulação de veículos, há cerca de dez meses, as placas de concreto danificadas, que representam menos de 1% do total, estão sendo substituídas”, diz nota das empresas.

 

Empreiteiras negam fraudes ou silenciam; Dnit diz seguir lei II

A Constran, que lidera o lote 2, afirmou que o inquérito da Operação Via Ápia da PF “está sendo avaliado pela Justiça e que não irá se pronunciar sobre o caso”.Investigada por obras do lote 8, a Camargo Corrêa usou o mesmo argumento para não comentar as conclusões da Castelo de Areia.Em nota, o Dnit afirmou apoiar as ações de fiscalização. “O resultado é a execução de obras extremamente fiscalizadas e uma melhor performance do Dnit.””Todos os achados encontrados pelo TCU nas obras da BR-101/RN estão devidamente respondidos e foram tomadas todas as providências com relação à adequação dos contratos. Ao final da investigação, [..] o DNIT adotará as providências cabíveis.”

 

Praças abandonadas

A população reclama, e com absoluta razão. Nesse quesito, destaque para a da Bandeira e a Camerino. Esta última parece mais uma praça… de guerra. Um fato é indiscutível: a prefeitura de Aracaju não está cuidando de nossas praças.

 

Convênios

A propósito, em que pé se encontram os convênios com empresas para a manutenção de nossas praças? – Anteriormente, empresas privadas como G. Barbosa, Norcon e Bompreço, e estatais como a Petrobras, eram “madrinhas” de praças, a exemplo da Tobias Barreto, da própria Camerino e da praça da Bandeira. Quanto à Petrobras, deixou de cuidar de outros logradouros. Manteve, apenas, os cuidados com a Inácio Barbosa. A população pergunta: por que razão esses convênios não foram renovados? – Com a palavra, as autoridades responsáveis pelo tema.

 

Liderança sindical adjunta I

Uma das mais autênticas lideranças sindicais de nosso Estado, Ivânia Pereira, atual secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários, acaba de ser convidada pelo governador Marcelo Déda para participar de sua administração, na condição de Adjunta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, cuja titular, empossada na semana que passou, é Maria Teles, funcionária de carreira do serviço público estadual. Militante destacada do PC do B, Ivânia tem atuado de forma positiva auxiliando o presidente José Souza, do SEEB/SE. O convite feito pelo governador é um reconhecimento do trabalho desenvolvido por Ivânia na luta em defesa das questões de gênero em nosso Estado.

 

Liderança sindical adjunta II

Ivânia Pereira foi responsável pela implantação do Projeto Casa Abrigo em Aracaju, um equipamento social de extraordinária importância no acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Além de militar, há muitos anos, no movimento sindical, a secretária-adjunta da recém criada Secretaria da Mulher tem exercido, com eficiência, o cargo de membro do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju e tem, de outra parte, coordenado a UBM – União Brasileira de Mulheres em Sergipe. Com essa nomeação, o governador Marcelo Déda valoriza o papel do movimento sindical e dá mais uma demonstração do reconhecimento da importância desse setor da sociedade civil.

 

CGE realiza “II Seminário de Capacitação em Gestão Pública”

Como parte das programações alusivas aos seus 16 anos de existência e com o objetivo de nivelar os conhecimentos dos servidores públicos às atividades da gestão estadual, a Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE), através da parceria da Caixa Econômica Federal (CEF), Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), realizará o “II Seminário de Capacitação em Gestão Pública” – dias 05, 06 e 07de abril, no auditório do Banese da Av. Augusto Maynard.

 

Visão da administração pública

O “II Seminário de Capacitação em Gestão Pública” deverá reunir cerca de 200 gestores e técnicos de todas as Entidades e Órgãos estaduais com o intuito de conciliar a teoria com a visão prática da administração pública, tendo como meta principal a busca pela transparência, ética e respeito ao erário público. “O Seminário tem como objetivo proporcionar melhor relação entre os técnicos que cuidam da administração estadual, bem como permitir a modernização das práticas administrativas do Governo de Sergipe”, destaca o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves.

 

Projeto dos “Moto-Taxistas”

O vereador Olivier Chagas, PT de Itabaiana, cobrou do vereador José Carlos Góis (Carlinhos da Atlética), líder do Prefeito Luciano Bispo na Câmara, que encaminhe o projeto de Lei que regulamenta a situação dos “moto-taxistas” da cidade. Segundo Chagas “Está se demorando demais o encaminhamento da matéria, que é um anseio da comunidade itabaianense como um todo”, além do que, ainda segundo o parlamentar, houve um compromisso assumido pelo poder executivo de que, até o mês de março do corrente ano, seria enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamentasse o assunto, tirando os “moto-taxistas” da clandestinidade dando-lhes dignidade, sem falar que   inibirá a ação de criminosos que se infiltram entre a categoria dos “moto-taxistas”.

 

DO LEITOR

 

Matéria sobre o Santa Lucia

Do leitor Tito Prado: “Quando lemos matérias deste tipo na imprensa ficamos felizes.Porquê? Este é o verdadeiro jornalismo que tanto apregoamos: voltado para resolver os problemas de uma comunidade tão carente de bons serviços.É a ética, é a responsabilidade em bem informar,  sem alardes, gritaria, sem direcionamento político e sobretudo sem demagogia eleitoreira. Parabéns por sua postura (o que não é novidade) em estar a serviço da comunidade. É a responsabilidade em saber escrever e informar que nos leva a ser um dos leitores  diário de sua coluna”.

 

Cash na CMA

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: ”Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi instalado um cash do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Bom para os vereadores e funcionários, que agora têm a opção de fazer seus saques, pagamentos, transferências, etc. O problema é que ficou mais fácil para as pessoas que vão de segundas às sextas atrás de ?uma ajudazinha?  dos parlamentares, pois com o cash, ficou mais difícil para os vereadores negarem a ajuda, alegando que estão sem dinheiro. “É só ir ao banco, doutor”. É só o que vão ouvir dos pedintes”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“O homem nunca deve humilhar-se a ponto de se esquecer de que é homem”. Cícero.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais