Déda e a frigideira fervendo

Por mais que se tente, não dá para deixar de citar Nicolau Maquiavel, quando ocorrem alguns fatos políticos. Por exemplo, o que está acontecendo ultimamente em Sergipe com a base aliada de Déda dentro de uma frigideira fervendo e tendo como tempero as eleições 2012 com um gostinho de quero mais para 2014.

 

O blog deixa claro que Maquiavel será citado não no sentido pejorativo – como muitos fazem – como se fosse sinônimo de tudo que não presta. Ele foi um grande pensador e por isso seu pensamento sobrevive há 500 anos.

 

Nas eleições do ano passado, para ser reeleito, Déda incorporou a frigideira, novos temperos. Se já foi delicado, por quatro anos, juntar os temperos de Valadares, Jackson e do PT, neste novo governo agregaram-se novos aromas que ao invés de deixar o gosto mais agradável, fez o caldo ferver e está à beira de entornar.

 

Aí vem Maquiavel: neste novo “molho” alguns cai bem uma frase de Maquiavel: “Os mercenários querem muito ser soldados enquanto o príncipe não está em guerra, mas quando esta surge só pensam em fugir ou ir embora”. E agora, em tempos de paz, sem eleições, os mercenários de hoje atuam como incendiários tentando retirar do tempero sabores que sempre estiveram na receita, bem antes do sucesso eleitoral.

 

Experiente, Marcelo Déda sabe que a frigideira está fervendo demais e está sem ninguém a segurar o  cabo dela que pode entornar rapidamente. Cabe a Déda, retomar o papel de mestre Cuca e assumir o cabo da frigideira, sabendo que não terá alguns temperos para a próxima receita (eleição). Então é melhor retirar logo da atual  receita para que o sabor volte ao normal.

 

Ou seja, é preciso “queimar” alguém para que a frigideira volte a ficar leve.  E lembre-se de Maquiavel: “Um príncipe sábio evitará sempre apoios, recorrendo a seus próprios soldados. É preferível perder com as suas próprias forças a vencer com as alheiras, porque esta não seria uma autêntica vitória”.

 

PSD com aliados de Déda.

E ontem, 06, a noite, o governador Marcelo Déda teve uma reunião em São Paulo, com o prefeito paulistano, Gilberto Kassab sobre o novo partido, o Partido Social Democrático – PSD. Ficou definido que os aliados de Déda comandarão a sigla em Sergipe e na próxima quarta-feira em Brasília acontecerá um grande ato de fundação da sigla. Acompanharam Déda, os deputados estaduais Luiz Mitidieri, Susana Azevedo e Gustinho Ribeiro, além do ex-deputado Jorge Araújo.

 

Adivinhação?

E ontem, 06, o deputado Gilmar Carvalho informava que a “revelação” de  o governador Marcelo Déda trabalha p/ ter o comando do PSD em Sergipe foi feita em absoluta primeira mão por Ne Noticias, site comandado por ele. Detalhe: Gilmar segue a orientação política de Edvan Amorim que deseja o PSD em Sergipe. Será que o rapaz adivinhou?

 

Dilma e o vexame do etanol

Quando Obama esteve no Brasil, há poucos dias, a presidente Dilma pediu para retirar as tarifas ao etanol brasileiro comprado pelos EUA. Aí tudo bem! Mas e agora: o Brasil virou importador de etanol e justamente dos EUA. Sei não alguém vendeu gato por lebre.

 

Desgaste da imagem de Déda

Quando este espaço vem publicando semanalmente notas afirmando que estão transformando tudo que acontece em Aracaju em politicagem visando as eleições 2012, alguns não acreditam. Ontem, 06, um episódio deixou claro este esquema, que visa não desgastar o prefeito de Aracaju Edvaldo – que não será candidato – mas a imagem do governador Marcelo Déda principal aliado do prefeito da capital

 

Promotor “chama a atenção”

Ontem, 06, pela manhã, no programa do deputado Gilmar, o repórter/vereador Jailton Santana disse que o promotor público Paulo Lima de Santana, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público “chamou a atenção dele” (Jailton) para investigar a Prefeitura de Aracaju sobre os contratos ou o contrato com a Torre. Disse jailton que o promotor afirmou nunca ter visto tanta pintura de meio fio e coisas que tais.

 

Puxão de orelhas

Isso foi dito por Jailton depois da presidente da Ensurb Lucimara Passos ter-lhe dado um senhor puxão de orelhas por ele (Jailton), no programa de Gilmar Carvalho, e o Sr. José Carlos Machado ter feito denúncias falsas durante 15 minutos do programa. Disse ela estar estarrecida com a quantidade de informações falsas divulgadas, sem que a Emsurb sequer tenha sido procurada para quaisquer esclarecimentos.

 

Alguns questionamentos

E é papel de um promotor público pedir a pessoas da imprensa, no co também vereador, que faça qualquer tipo de apuração? Se o promotor é da curadoria do patrimônio público, não seria ele o responsável a fazer isso? O blog já viu a imprensa levantar questões para serem apuradas pelo MP. Nunca vi o contrário! Isso não é passar adiante o que é de sua competência?

 

“Queimada” na fonte

Além disso, tão logo recebeu o puxão de orelha, Jailton passou a informação, de que foi um membro do MP que pediu a ele a apuração. Ele disse o nome do promotor Paulo Lima de Santana. Será que foi uma queimada na fonte da informação? Será que o “vereador/repórter” entregou sua fonte?

 

PM e o silêncio atordoante das associações

Somente ontem, 06, o blog leu a matéria no Cinform desta semana, (caderno 1, pág. 7) sob manchete: “Ex-comandante da PM promoveu oficiais de maneira indevida”. Segundo a matéria, trata-se  de manipulação de informações para a promoção a oficiais de 35 militares. Tudo ao arrepio da lei. Algumas perguntas para o leitor: Você já leu alguma coisa sobre isso com origem nas centenas de associações existentes na PM de Sergipe? Algum programa de rádio já questionou isso junto às as associações, levando os dirigentes das ditas a passarem as manhãs outonais de Aracaju se explicando nos tais programas? Não é interessante que tão falantes dirigentes, tão velozes na busca de direitos, tenham até agora se mantido calados? Esse silêncio é atordoante, como disse o poeta.

 

Missa de Sétimo Dia: João de Deus Nabuco Teixeira

Ingrid Teixeira (viúva), Mateus, Bianca e Priscila (filhos) e demais familiares, ex-colegas do Atheneu, convidam aos amigos de João de Deus Nabuco Teixeira para a Missa de Sétimo Dia que será realizada nesta quinta-feira, 7, às 19h, na Igreja do Salesiano, no bairro Cirurgia. Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

 

Superintendente do BNB será homenageado hoje, 07, em Propriá

O superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, César Santana, será homenageado hoje, 07, as 20h, na Câmara de Vereadores de Propriá, com a comenda de Honra ao Mérito, numa propositura do presidente do Legislativo, vereador Paulo Campos (PT). César é propriaense e desde os 16 anos trabalha no BNB, iniciando como bancário aprendiz e passando por diversas funções.

 

Justa homenagem

É uma justa homenagem da Câmara a um cidadão que hoje desenvolve um excelente trabalho em prol do desenvolvimento de Sergipe. César Santana é um cidadão simples e que gosta de trabalhar nos bastidores e conseguiu colocar o BNB de Sergipe como referencial no Nordeste, principalmente na área de crédito.

 

Protesto contra planos de saúde

Em pronunciamento ontem, 06, na Câmara de Aracaju, o vereador Dr. Emerson (PT) falou sobre o dia de protesto contra os planos de saúde, que acontece hoje, 07, Dia Mundial da Saúde.O ato acontecerá em todo o país, onde serão feitos diversos tipos de manifestação para mostrar à população o descaso com que as operadoras e planos de saúde tratam a valorização do profissional médico e dos procedimentos executados por estes. “Durante todo o dia será suspenso o atendimento médico via planos de saúde, exceto urgência e emergência”, informa Dr. Emerson. Ele lembrou  os profissionais se queixam que os honorários repassados pelas operadoras estão defasados e muitos têm se descredenciado, já que as empresas não sinalizam com uma atualização da tabela.

 

Gualberto: questão para medicina resolver

“Essa é uma questão para a medicina resolver. Ele próprio (Augusto Bezerra) distribuiu o documento com as informações e tentou passar a ideia de que existe algo de errado na contratação da empresa”. Essa foi a reação do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, ao ver o opositor Bezerra levar para a tribuna nova ‘denúncia’ sobre o contrato do Ceac-Móvel. Bezerra insiste na tese de que houve irregularidade, dessa vez porque a empresa vencedora da licitação não foi a que apresentou o menor preço. “Para ser o vencedor da licitação, não basta ter o menor preço. Tem que cumprir todas as exigências do edital. E foi isso o que aconteceu”, explicou Gualberto. “Mas é importante frisar que nenhuma das desclassificadas contestou o resultado na Justiça”, lembra o petista.

 

‘Prêmio SUS Sergipe de Jornalismo’

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, lança nestahoje, , 07, o ‘Prêmio SUS Sergipe de Jornalismo’, em homenagem ao médico, escritor e jornalista Antonio Garcia Filho. O lançamento do prêmio acontece para marcar o Dia do Jornalista e o Dia Mundial da Saúde, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Palácio Serigy, a partir das 16h.

 

Missa no Hospital Cirurgia

Já o Hospital Cirurgia, no  Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizar amanhã, 08,

uma Missa em Ação de Graças pelos êxitos alcançados, além da apresentação aos presentes, da parceria entre a Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer (LFECC) e o Hospital de Cirurgia. O evento será no Centro de Radioterapia do Hospital de Cirurgia.

 

Anderson Gois falará na Comissão Especial I

O suplente de deputado estadual e ambientalista, professor Anderson Gois (sem partido), foi convidado, através do requerimento nº 15/2011 feito pelo deputado federal André Moura (PSC) da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes Climáticas – CEMPDCC, para proferir palestra na referida comissão especial sobre medidas que possam ajudar a minimizar o impacto das catástrofes climáticas ocorridas em nosso país.

 

Anderson Gois falará na Comissão Especial II

O Professor Anderson Gois, quando candidato à prefeito de Aracaju em 2008, preparou um estudo sobre a perspectiva do ordenamento urbano como fator imprescindível para a redução de desastres ambientais “quando da minha candidatura à prefeito de nossa capital em 2008 eu elaborei um pequeno projeto de redefinição urbana visando minimizar o rastro deixado pelas enchentes e deslizamentos em encostas, preparei ainda um outro estudo sobre os canais abertos de Aracaju e a sua significativa presença em nosso dia-a-dia, já que temos quase 60km de canais abertos em nossa cidade, e agora diante da volta da discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, onde estou coordenando uma série de estudos pelo – Movimento Aracaju Sustentável – ligado a ONG Instituto Árvore me debrucei a estudar mecanismos que possam colaborar com a sociedade diante de tão importante tema”, disse o professor Anderson Gois.

 

Encontro I

O Secretário de Estado do Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, recebeu a visita do Secretário-Adjunto de Estado da Cultura (Secult), Marcelo Rangel, quando foram iniciadas as discussões para que a Sedetec participe do Encontro da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), que acontece em Sergipe no dia 18 de abril, no auditório do Sebrae.

 

Encontro II

Após esse primeiro contato, Zeca da Silva definiu que a secretaria passaria a interagir com a organização do evento através da diretora do Departamento Técnica da Sedetec, Sudanês Pereira, já que o objetivo é que sejam estudadas ações e iniciativas de médio e longo prazo para o desenvolvimento de uma indústria do audiovisual em Sergipe. “Já existem empresas desse ramo atuando aqui, incentivando a cultura e o turismo local..tivadosl que jo setor. Por isso é preciso políticas públicas de geração de emprego e renda para audiovisual”, declarou a diretora, ressaltando a importância do incentivo do Estado para mais esse setor industrial.

 

Fórum da Juventude acontece nos dias 8, 9 e 10

Entre os dias 8, 9 e 10 de abril acontece em Aracaju a 1ª edição do Fórum Social Estadual da Juventude que reúne estudantes e jovens de todo o estado. O evento procura mesclar discussões de diversas temáticas como políticas de Inclusão social, educação, direitos humanos, meio ambiente e turismo, saúde, entre outros. A expectativa da organização é de reunir até 400 pessoas. O evento terá a abertura a partir das 18 horas da sexta-feira, 8, no ginásio Constâncio Vieira.

 

Movimentos juvenis de SE

Essa idéia surgiu da união dos movimentos juvenis no estado.  Segundo a organização a idéia é criar um espaço de construção política através de oficinas temáticas e a elaboração de um conteúdo programático para ser propostos para o governo, prefeituras, sociedade civil e movimentos sociais organizados.Os palestrantes convidados são lideres de entidades, políticos entre outros que devem abordar diversos assuntos sobre educação, cultura e comunicação, inclusão social e direitos humanos, trabalho, reforma agrária e protagonismo juvenil, saúde e esporte e meio ambiente e turismo.

 

Programação cultural

Durante a noite acontece a programação cultural com grupos da terra. Já na parte do dia oficinas temáticas além de atividades artísticas como apresentações de grupos teatrais, e exposições de trabalhos. No blog do Fórum é possível participar de uma enquete sobre a importância da união dos movimentos juvenis na construção de políticas públicas para juventude. Entre os movimentos que devem fazer parte do evento estão o MST, MOTU, CUFA, Movimento estudantil tanto da capital como do interior. As inscrições para o fórum são gratuitas, mas somente terá direito a alimentação e alojamento quem estiver inscrito com antecedência. As inscrições podem ser feitas através do telefone 9998-0070 ou e através pelo email: juventudefsej@gmail.com.

 

Reforma política

A Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente com o Diretório de Aracaju trará a Sergipe na próxima segunda-feira, 11, o relator substituto da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara, deputado federal Rubens Otoni (PT/GO), para debater sobre o tema com a militância petista e a sociedade. O evento ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro da capital, a partir das 18h. A iniciativa de trazer o relator ao Estado é do deputado federal Márcio Macêdo.

 

Insegurança em São Cristovão

Hoje, 07, uma comissão formada pelo prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, e vereadores do município, estará participando de uma audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy. A reunião será às 16h na SSP (rua de Itabaianinha com Estância).

Qualificação para a Copa do Mundo

O deputado federal Laércio Oliveira defendeu na audiência pública com o ministro do Esporte, Orlando Silva, a regulamentação da terceirização para a contratação de mão-de-obra que irá atender a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil. A reunião aconteceu na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Além do ministro, estavam no auditório cerca de 30 deputados e um grande número de pessoas. O parlamentar também se somou a discussão de Aracaju poder ser sub-sede da copa. “Conheço Aracaju e sei da infraestrutura de que a cidade dispõe, além da proximidade de Salvador que é uma das sedes. É uma cidade-chave para receber as seleções em preparação”, disse Silva.

 

Comissão de Agricultura

Hoje,06, a Comissão de Agricultura recebeu técnicos procedentes de 31 países africanos  que estão no Brasil para participar do curso sobre a produção de alimentos . A visita teve objetivo de mostrar o funcionamento do Congresso.

O deputado Heleno Silva (PRB), aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) pelo curso sobre as culturas do milho e da soja, coordenados  pela unidade de Estudos e Capacitação que  fazem parte do programa Diálogo Brasil-África em Segurança Alimentar Combate à Fome e Desenvolvimento Rural .

 

Movimentos sindicais

O subsecretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos, informou ontem, 05, que o objetivo do governador Marcelo Déda em criar a Subsecretaria foi para promover um maior relacionamento entre o governo e os movimentos sindical,social e rural do campo e da cidade, acrescentando que o dialogo e a práticas democráticas é que irão nortear as ações da nova pasta. As declarações do subsecretário Francisco dos Santos foram prestadas na Rádio AM Aperipê ao radialista Jorge Henrique. Participaram da entrevista, os policiais, Antonio Morais e Ricardo dos Reis, respectivamente, presidente e vice do SINPOL de Sergipe.

 

Mesa de Negociação

Sobre a coordenação da mesa de negociação, o subsecretário disse ainda, que o governo está elaborando um decreto para regulamentar as ações e garantiu que o documento será plenamente democrático, permitindo o amplo diálogo com o propósito de sanar conflitos. “É claro que a decisão final do processo de negociação caberá ao governador. Ele é que foi eleito pela população sergipana. Cabe aos participantes da mesa o trabalho de assessoramento com responsabilidade e observando nas discussões a realidade financeira do Estado. Nem sempre nós vamos ter que dizer sim. A idéia é a de atender as reivindicações dos sindicatos, mas quando isso não for possível, temos que usar a regra da verdade e afirmar que infelizmente o Estado não tem a condição necessária de conceder os benefícios reivindicados pelos sindicatos”, acrescentou Francisco dos Santos.

 

Segurança pública

Na oportunidade, Francisco dos Santos falou da importância que o governador Marcelo Meda vem dando ao setor da Segurança Pública, ressaltando os incentivos concedidos, como a elevação dos salários e a aquisição de equipamentos modernos para o trabalho e proteção dos policiais. “Além disso, o governo implantou novas penitenciais e pretende abrir um concurso público para aumentar o efetivo policial. Tudo aquilo que o governador investiu nesta área foi pensando na melhoria da qualidade da segurança para o nosso povo. Com todo apoio do governo, a Segurança ainda é um problema. Neste caso, é preciso que a Polícia veja a sua importância na sociedade porque o povo confia na Polícia e mostre um melhor desempenho em defesa da nossa sociedade”.

 

Reunião de acionistas da TV Sergipe no twitter

Ontem, 06, o blog colocou em primeira mão no Twitter: Não precisa ser especialista em linguagem corporal para ver que os acionistas da TV Sergipe estão perdidos. A reunião: http://www.youtube.com/watch?v=QZ_4_ZpusA8

 

Projeto transforma São Conrado em Jornalista Orlando Dantas

O vereador de Aracaju, Bertulino Menezes (PSB) apresentou ontem um projeto de lei de sua autoria que propõe a alteração do nome do Bairro São Conrado, na Zona Sul da Capital, para Bairro Jornalista Orlando Dantas. Bertulino recordou-se que em sintonia com a concreta perspectiva de desenvolvimento econômico e social da região, no ano de 1987, a Companhia de Habitação de Sergipe (COHAB) erigiu e entregou à população o Conjunto Habitacional Orlando Dantas, constituído por 3.656 unidades e habitado por diversas famílias que migraram de outras áreas de Aracaju e de outros municípios sergipanos, sendo incorporadas à região outras unidades residenciais, a exemplo do Residencial Sérgio Vieira de Melo, dentro da política habitacional promovida pela Caixa Econômica Federal através Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

 

Nova dinâmica

O vereador também colocou que “em decorrência da edificação do Conjunto Orlando Dantas, do Residencial Sérgio Vieira de Melo e de outras unidades residenciais na região, o Bairro São Conrado ganhou nova dinâmica e intensificou as suas atividades econômicas e sociais, sendo certo que atualmente detém uma população superior a 30 mil habitantes, que ali vivem em unidades providas de boas condições de moradia, sendo destaque, dentre estes núcleos habitacionais, o mencionado Conjunto Orlando Dantas, não só pela sua dimensão territorial mas, também, pelo número de moradores”.

 

Livro póstumo de Juarez Conrado

Será lançado no próximo dia 14 o livro ‘Lampião – Assaltos e Morte em Sergipe’, obra literária produzida pelo jornalista e escritor Juarez Conrado Dantas, baiano radicado em Aracaju, falecido em 25 de outubro de 2010. A noite de autógrafos acontecerá a partir das 19h30, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória. O lançamento póstumo está sendo organizado pela família de Juarez, um apaixonado pela história do cangaço.

 

Lei do piso do professor vale para todo o país, decide STF I

Deu na Folha On line: O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem, 6, por 8 votos a 1, a validade da Lei do Piso Nacional do Magistério. Após adiar por duas vezes o julgamento do mérito da matéria, o Supremo rejeitou a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4167. A ação alegava que a lei era inconstitucional, e havia sido impetrada por cinco Estados.

 

Lei do piso do professor vale para todo o país, decide STF II

A lei, que foi sancionada em 2008, determinava o rendimento mínimo por 40h semanais de trabalho para professores da educação básica da rede pública. O valor atual do piso é de R$ 1.187,14, que passa a ser considerado como o “vencimento básico” da categoria, ou seja: gratificações e outros extras não podem contar como parte do piso.Os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Ayres Britto e Gilmar Mendes votaram a favor do piso; as ministras Cármen Lúcia e Ellen Gracie o aprovaram parcialmente; e o voto do ministro Marco Aurélio Mello foi o único contrário à lei.

 

OAB recepciona universitários

A OAB/SE está promovendo vários encontros com estudantes do Curso de Direito na perspectiva de debater temáticas de interesse da advocacia, princípios éticos e proporcionar esclarecimentos sobre a atuação da OAB enquanto entidade corporativa e de defesa do estado democrático de direito e da cidadania. Nos encontros, os estudantes também têm oportunidade de participar de visita monitorada ao Museu da Advocacia e da OAB/SE.No Palácio da Cidadania, os estudantes sempre são recepcionados pelo presidente da instituição, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, em visita conduzida também por professores.

 

Palestras

Em momentos distintos, os estudantes participam de palestra ministrada pelo presidente Carlos Augusto e, posteriormente, o historiador Alonso Francisco de Lima Junior, chefe do Arquivo Geral da OAB/SE, faz explanação sobre o acervo do Memorial da Advocacia e da OAB/SE, que ocupa dois pavimentos do Palácio da Cidadania. No último encontro, coincidentemente, no mesmo momento o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, ouvidor geral do Conselho Federal da OAB, e o advogado alagoano Grabriel Lira, membro da Escola Nacional de Advocacia (ENA), também visitavam o Palácio da Cidadania e interagiram com os estudantes de Direito. A próxima visita monitorada acontece nesta quinta-feira, sob coordenação pedagógica do professor Diogo Calazans, um dos coordenadores da Escola Superior de Advocacia da OAB/SE.

 

Dúvidas esclarecidas  

Nos encontros, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, faz uma explanação sobre questões relevantes inerentes ao exercício profissional da advocacia, esclarece dúvidas sobre o Exame de Ordem, classificado como instrumento legítimo, previsto em lei, abalizador dos cursos de Direito oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras, e ainda destaca o papel institucional e corporativo da OAB enquanto entidade de classe destacada por sua natureza especial por ter atuação abrangente na defesa dos interesses sociais.

 

Correios prorrogam inscrições para o Concurso.

Os Correios prorrogaram até 23h59 do dia 7 de abril (quinta-feira) as inscrições do concurso público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. A decisão de estender o prazo foi em virtude do grande número de acessos na página do Cespe/UnB, organizadora do concurso, nesta terça-feira (5), último dia de inscrição.  O concurso, que é de âmbito nacional, será para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para os cargos de Agente de Correios – Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo (edital n.º 11) e cargos de nível superior (edital n.º 13). Todas as informações sobre o concurso estão nas páginas dos Correios (www.correios.com.br – sobre os correios – concurso e sala de imprensa) e no site www.cespe.unb.br/concursos

 

Café com Negócios debate turismo

Nesta sexta-feira, 8, a partir das 7h30, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE –promove a primeira edição do Café com Negócios em 2011. Realizada no Hotel Mercure, o tradicional encontro empresarial receberá os maiores representantes do Turismo em nosso Estado: o Secretário de Estado do Turismo vereador Elber Batalha e o diretor presidente da Empresa Sergipana de Turismo – EMSETUR – José Roberto de Lima. Na oportunidade eles farão um balanço do turismo no estado, colocando em destaque as realizações e os desafios para os próximos anos de trabalho. No topo da lista de prioridades as atenções estão voltadas para os potenciais de negócios da Copa do Mundo de 2014. 

 

Ingressos à venda

Os ingressos para o jogo entre Sergipe e River Plate, que acontece nesta quinta-feira, às 20h30 no Batistão, já estão à venda das 8h às 16h, no Estádio João Hora. Na quinta-feira, será no João Hora, em horário normal, e no Batistão, a partir das 18 horas. O preço da arquibancada é R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (somente para o sócio-torcedor em dia). O preço da cadeira é R$ 30 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Nesta quinta-feira, no Batistão, uma urna está presente para os torcedores que quiserem fazer doação para o clube, a fim de amenizar os problemas financeiros atuais.

 

CREAS realiza amanhã da higiene bucal

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e proporcionar mais conhecimento aos participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Assistência e Referência Social (Creas) realizou nesta manhã, 06, palestras sobre higienização bucal. Leia toda a matéria acessando http://prefeiturasc.blogspot.com/2011/04/creas-realiza-manha-da-higiene-bucal.html

 

DO LEITOR

 

Shopping Jardins: desabafo em busca de respeito e atenção

E-mail devidamente identificado: “Sei da repercussão que o seu site tem na sociedade sergipana, e venho por meio deste, tentar chamar a atenção de alguns empresários do Estado. O motivo pelo qual escrevo é um desabafo e, como dito, uma forma de chamar a atenção. Deixe-me explicar por partes. Na última terça, 05 de abril, eu e amigos tiramos a minha noite para assistir a um filme, nos divertir e relaxar. Fui ao Shopping Jardins e a noite correu tranqüila até o término do filme. O problema começou ao sair do cinema, quando nos dirigimos em direção à saída onde estava o meu veículo, a “D”. Acontece que, ao percorrer todo o Shopping e chegar à saída “D”, dei de cara com portas trancadas. Isso não seria problema, se os administradores, simplesmente, tivessem pensado nos seus clientes (nós que direta e indiretamente fazemos com que o estabelecimento por completo funcione), e tivessem colocado uma pessoa ou aviso à disposição para informar que apenas a saída “A” estaria aberta. Depois de muito tempo em busca de uma saída próxima, já que a “D” estava fechada,, pensando estarmos “esquecidos” dentro do shopping, apareceu um segurança em uma saída restrita para funcionários, do outro lado da porta protegida por correntes e um cadeado (e não no corredor como deveria ser), informado que, se quiséssemos, teríamos que percorrer todo o Shopping novamente até a saída “A”. Ainda assim, esperançoso, expliquei que não fomos informados e que meu carro estava próximo da saída “D” e não da “A”, e mais: que ir pela saída indicada por ele seria também correr um risco, uma vez que teríamos que percorrer boa parte do shopping expostos pelo lado de fora (lembrando que girava em torno da meia noite). Não é raro ver casos de riscos nos noticiários que acontecem nos arredores e estacionamentos de shoppings. Sem sequer esperar qualquer outro questionamento nosso, o segurança virou as costas e disse (de costas, se retirando e ainda protegido do outro lado do cadeado) que, se quiséssemos, poderíamos reclamar com a administração, mas em horário comercial. Tudo bem. Entendamos que seja o procedimento do shopping, mas será que não merecíamos uma explicação mais respeitosa, educada, e olhando para a gente? Como nos sentimos? Humilhados. Pois bem. O que era pra ser uma saída de diversão, se tornou um conjunto de desrespeito. Faltou respeito ao fechar as portas e não colocar um aviso, um atendente ou algo do tipo para informar ao público ainda presente, evitando que percorresse o shopping à toa. Faltou respeito e preparo na abordagem do funcionário. Faltou respeito na hora de nos expor tarde da noite pelo estacionamento nos colocando em risco e deixando receosos. Esperamos que com a ajuda do seu blog, os administradores pensem nos seus clientes e tomem as atitudes mais adequadas e, encarecidamente, respeitosas.”

Cadê a qualidade de vida dos moradores do Loteamento Marivan?

E-mail do leitor Márcio: “Gostaria se possível, que vc publicasse na sua prestigiada coluna a revolta dos moradores do Loteamento Marivan, localizado no Bairro Santa Maria com a prefeitura de Aracaju, pois este loteamento tem mais de vinte anos de existência e todas as ruas do referido loteamento não tem nenhum tipo de benefício, ou seja, esgoto sanitário e calçamento. As ruas encontram-se esburacadas e agora com as chuvas a lama e as crateras tomam conta das ruas, ocasionando prejuízos aos moradores proprietários de veículos. Gostaríamos pelo ao menos que eles fizesse a “caridade” de passar uma máquina nas ruas para minimizar as crateras de lama das ruas do loteamento, já que a pavimentação e o esgotamento sanitário pelo jeito será feita no próximo milênio”.

 

Cadê a SMTT quando precisamos?

E-mail recebido: “Todos os dias passo em frente a Clinica CEMISE, localizada na Rua Construtor João Alves, no São José, e enfrento um grande dilema, O ENGARRAFAMENTO DA VIA. Em frente à referida clinica os carros fazem mão dupla a todo momento, atrapalhando o transito dos que por ali tentam passar. De um lado uma fila de taxistas, do outro, motoristas aproveitadores que ligam o pisca alerta e ficam parados como se não cometessem nenhuma infração. Então pergunto? Será que a SMTT não vê isso? Porque não tem um guardinha de prontidão para multar quem faz fila dupla naquele local. Samarone, vamos mandar seus super agentes pra o local. Outra questão: Porque os guardas da SMTT sumiram da cidade? Rodo a cidade o dia inteiro e não se vê um agente da SMTT nas esquinas. Ahh, só aparecem a noite para fechar os retornos da Av. Contorno. Essa ação da SMTT é absurda!!! Retorno é para retornar, e esses teem que estar abertos… Esse é o modo SAMARONIANO de administrar o transito da cidade kkkkk…. Ô cidade que tudo pode…”

 

Demora 2º escalão

De um servidor: “Gostaria de entender a demora do governador Marcelo Déda em anunciar as mudanças que fará no segundo escalão de seu atual governo. Já estamos em abril e até agora diretores, gestores e presidentes estão sem dormir, sem saber como será o dia de amanhã, ou onde estarão no dia seguinte e, consequentemente, quem possui cargo comissionado deve estar à base de Lexotan, ansioso para saber de seu futuro. Gostaria de saber de sua excelência, o motivo de tanta demora, para resolver o que, aos meus leigos olhos, parece-me fácil”.

 

ARTIGOS

 

O dia em que Sergipe virou Pernambuco” – José Souza*

 

Na madrugada de 4 de abril último, jornalistas, radialistas e técnicos da TV Sergipe realizaram um feito inédito na história da empresa da família Franco: o programa jornalístico Bom Dia Sergipe virou Bom Dia Pernambuco. Os telespectadores sergipanos ficaram confusos diante daquela situação.

 

Somente horas depois é que a confusão começou a ser esclarecida. Os profissionais da TV e FM Sergipe cruzaram os braços em protesto contra as medidas autoritárias impostas pelo diretor da empresa, Paulo Siqueira. Oriundo do Piauí, onde comandou um processo semelhante numa afiliada da Rede Globo, esse indivíduo chega ao nosso Estado para aplicar seu programa de maldades. Demissões, redução de salários, não pagamento de diárias, perseguições e assédio moral se tornaram rotina na empresa do saudoso Augusto Franco.

 

Não satisfeito em agredir direitos dos trabalhadores, o senhor Paulo Siqueira avançou com suas medidas contra os programas sobre a cultura do nosso Estado. Pelo seu desejo seriam retirados do ar os programas Terra Serigy, São João da Gente e Levanta a Poeira, que retratam nossas manifestações culturais.

 

Mas, como diz o ditado popular, não há mal que não traga um bem. A unidade foi a arma encontrada pelos trabalhadores contra as perversidades do algoz do Piauí. O medo se transformou em esperança. A paralisação que parecia ser um feito impossível tornou-se real. A saída do senhor Paulo Siqueira passou a ser a principal exigência apresentada pela comissão de negociação aos donos da empresa.

 

Nosso tempo de Pernambuco foi de poucas horas. Mas foi suficiente para deixar uma lição. Quando os trabalhadores se unem, tornam-se invencíveis. O Sindicato dos Bancários de Sergipe e a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – estiveram juntos apoiando a luta dos trabalhadores da TV Sergipe.

 

*José Souza é presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

 

 

Plano Diretor de Aracaju/SE e a Câmara Municipal – Felipe Barreto de Melo

 

O ano de 2011 oferece aos habitantes de Aracaju/SE uma oportunidade histórica: a revisão do Plano Diretor do município. O instrumento definirá pela próxima década as diretrizes do planejamento e da forma de crescimento da nossa cidade.

 

A importância do tema é evidente. Por meio do projeto estabeleceremos que tipo de trânsito teremos daqui a dez anos, como serão as futuras casas, edifícios e pontos comerciais/industriais, o tamanho das calçadas, a área verde, a largura das ruas e avenidas que serão construídas daqui para a frente, a obrigatoriedade de ciclovias, o que faremos como o nosso lixo, dentre tantas outras coisas. Daí se vê que o assunto interessa a todos, desde pedestres, moradores da zona de expansão e residentes de outras partes da cidade, a ciclistas, donos de veículos, ou interessados na prevenção de alagamentos e deslizamentos e mesmo empresários da construção civil.

 

Depois de muito tempo, a Prefeitura Municipal de Aracaju/SE encaminhou um projeto de revisão, que atualmente se encontra na Câmara de Vereadores. Embora o plano esteja disponível na casa legislativa, não sabemos o seu teor. E nem sempre temos disponibilidade de comparecer à instituição. Alguns nem sabem que podem obter um exemplar do projeto.

 

No entanto, a Câmara de Vereadores pode nos dar uma contribuição exemplar. Se são representantes do povo, conferir visibilidade aos trabalhos desenvolvidos sobre o Plano Diretor e convidar a população para as audiências públicas (a serem realizadas) parece o melhor caminho para a construção de um projeto coletivo.

 

Existe uma forma bastante simples e barata de aumentar a participação popular. Basta reservar um espaço no site da casa legislativa com informações sobre o  projeto. Disponibilizar na internet a proposta de revisão realizada pela Prefeitura de Aracaju/SE e tornar público o seu andamento. Estabelecer e noticiar previamente um cronograma sobre os trabalhos. Convocar o povo, as instituições e a imprensa para as audiências públicas.

 

É preciso compartilhar as responsabilidades. Conferir transparência e publicidade ao Projeto do Plano Diretor. A internet, os blogs e redes sociais, estão aí para auxiliar.

 

A divulgação dos trabalhos e das datas das audiências públicas no site da Câmara de Vereadores será uma grande lição de democracia e integração com os cidadãos de Aracaju/SE. O povo deseja participar. E só terá a contribuir.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“As palavras são obras de arte que tornam a ciência possível. As palavras são abstrações que tornam possível a poesia. As palavras significam a recusa do homem a aceitar o mundo como está”. Walter Kaufman.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais