Aracaju 2024: depois de 7 anos, o milagre do falso profeta

                                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Depois de sete anos e obras a passos de tartarugas em toda Aracaju, como exemplo uma simples reforma da ponte do Poxim e os corredores das avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva, que viraram motivos de piadas e “memes” por vários meses, o prefeito Edvaldo Nogueira cansou do insosso feijão com arroz. Se vangloriar que paga o servidor em dia e colocar como ação de uma gestão num país sério seria motivo de impeachment.

Ontem, 06, o blog recebeu um desabafo de uma cidadã aracajuana – que foi postado em uma rede social – que resume bem o que a maioria dos aracajuanos está sentido com a obra de recapeamento asfáltico da Avenida Tancredo Neves:

“Quando fui ao Chile pela primeira vez em janeiro de 2002 fiquei impressionada com a velocidades das obras em Santiago! E dali comecei a prestar mais a atenção nas obras das capitais brasileiras e sempre ficava absurdamente chocada com o atraso em Aracaju! Buracos, falta de sinalização horizontal, serviço muito precário. Finalmente em pleno 2024, ano de eleição claro, e no apagar das luzes do seu mandato o prefeito depois de muitos anos deu sinal de como poderia fazer melhores obras contratando profissionais para operacionalizar toda coisa no período noturno. Mas milagre de falso profeta nunca funciona, que o asfalto dure pelo menos até outubro.”

Esperem mais nos próximos meses, afinal 2024 é um ano eleitoral e como o candidato do prefeito não emplaca de jeito nenhum (obs: não tem meia dúzia de Cauê que dê jeito) e os próprios aliados estão debandando os “milagres do falso profeta”, como escreveu a cidadã.

Enquanto isso o blog continua torcendo que apareça alguém que ame Aracaju de verdade e se preocupe com seu Futuro.

 

 

 

 

 

 

 

A foto acima foi tirada ontem, por volta das 18hs, no Terminal Integrado localizado ao lado da UFS, em São Cristóvão. Todos os dias é assim: superlotação neste horário. Não tem fiscalização.  Os ônibus  vêm e vão superlotados.  Linha Campus/DIA  – 090.

Corporativismo  E sobre o vídeo exibicionista do deputado no ostracismo todos os colegas – da situação e da oposição – silenciaram. Não é de se estranhar, o corporativismo é F…, literalmente neste caso…

Cozinhas Solidárias viram política pública nacional com articulação do ministro sergipano Marcio Macedo A articulação da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministério liderado pelo sergipano Marcio Macedo, com o ministério do Desenvolvimento Social e a Fundação Brasil do Brasil tornou possível a assinatura do decreto do presidente Lula regulamentando as cozinhas solidárias em todo o país, e mais o anúncio de R$ 30 milhões de reais para o programa e de R$ 4 milhões, via Fundação, para equipar melhor as cozinhas.

Experiência O programa tomou como base a experiência criada e organizado pela sociedade civil e de movimentos populares em várias cidades do Brasil que garante comida de verdade e de qualidade a populações em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. A ação se consolidou durante a pandemia de Covid-19. os movimentos se articularam e criaram espaços para o preparo e a distribuição de refeições, como resposta à realidade da fome que se acentuou naquele período.

Pacto global combate à fome Os anúncios foram feitos na primeira reunião ordinária do Consea, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que está vinculado ao ministério de Macedo. O presidente Lula fez um discurso contundente sobre a erradicação da fome no Brasil e no mundo. Reforçou que está elaborando como presidente do G20, grupo das maiores economias do mundo, um pacto global de combate à fome.

Fome no Brasil “Acabar com a fome é prioridade zero nesse País. E agora é trabalhar, exigir de nós mesmos. Não temos o direito de desrespeitar as pessoas que passam fome no Brasil. A criança desnutrida não pode esperar. É um compromisso de fé, de honra, de vida, acabarmos com a doença chamada fome que não deveria existir em um país tão rico como o Brasil”. O presidente falou sobre o carinho que tem pelo Consea e comparou o Conselho a um filho que ele ajudou a gerar mesmo antes de ser candidato a presidente pela primeira vez.

Relatório A presidente do Consea, Elisabetta Recine, entregou ao presidente o relatório final da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional realizada pelo Consea em dezembro de 2023 em Brasília. O documento traz todas as propostas aprovadas pela Conferência e que vão subsidiar o novo Plano Nacional de Segurança Alimentar para o período de 2024 a 2027.

Retomada do conselho  Ela lembrou da retomada do Conselho que foi extinto pelo governo anterior. Disse que todos os conselheiros sabem que o caminho é desafiador mas tem sido muito bem sucedido porque é “a força de milhares de pessoas reunidas, a diversidade, as diferenças, se encontrando em um espaço coletivamente construído pela luta pela comida boa, saudável, na terra e no prato, comida que não mata e que é para todos, sem exceção”.

 Márcio: mais uma promessa cumprida O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo disse que tornar as cozinhas solidárias uma política nacional era mais uma promessa cumprido do governo federal. Lembrou que o ideal era que no século 21, o país tivesse avançado em suas políticas sociais. “Mas houve um retrocesso sem precedentes nos últimos anos e voltamos a ter que debater e priorizar os mesmos temas que pautavam a política nos anos 80e 90 do século passado, como a chaga que é a fome.”

Parceria com a sociedade civil Macedo reafirmou que é fundamental a atuação conjunta do governo federal e da sociedade civil. “Nós somos anjos de uma asa só. Nós estamos em frentes diferentes. O papel do governo é de fazer as entregas. O papel da sociedade é de fazer as proposições, a luta política, mas estamos do mesmo lado da história. Em defesa da democracia, no combate às injustiças, pelo fortalecimento do sistema de combate à fome e de alimentação saudável para o nosso país”. 

2,7 mil cozinhas solidárias O Ministério do Desenvolvimento Social já mapeou mais de 2.700 cozinhas solidárias no país que hoje, segundo o governo, produz cerca de 1, 3 milhão de refeições. Agora, com o fortalecimento do programa, a meta é possibilitar a produção de até 13 milhões de refeições no ano.

“Não podemos negar que o machismo ainda persiste, que a misoginia tem força e que muitos acessos ainda nos são negados”, deputada Yandra Moura Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, discursou no Plenário da Câmara dos Deputados e repudiou que atitudes machistas e misóginas ainda existam, e defendeu que as mulheres ocupem mais espaços na política.

Acessos negados A parlamentar ressaltou que “não podemos negar que o machismo ainda persiste, que a misoginia tem força e que muitos acessos ainda nos são negados”. Enquanto coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra afirmou que as mulheres ainda estão distantes do protagonismo que merecem, especialmente na esfera política.

Menos de 20% de mulheres na Câmara Para evidenciar essa luta, a deputada apresentou dados sobre a atual legislatura na Câmara dos Deputados, revelando que menos de 20% das cadeiras são ocupadas por mulheres. “Isso em um país onde o eleitorado feminino é maioria”, ressaltou.

Desafio “Nós defendemos que as mulheres sejam acolhidas pelos partidos e tratadas como merecem: sem hostilidade, mas com respeito. Não basta inserir a mulher de qualquer maneira na política; é preciso saber como fazer isso”, concluiu Yandra ao completar que seguirá em seu desafio de representar as mulheres brasileiras como elas merecem e avançar nas lutas históricas que são colocadas.

Sessão solene Yandra apresentou um Requerimento para a realização de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil (24/02), ao Dia Internacional da Mulher (08/03) e aos nove anos da Lei do Feminicídio (09/03). Durante sua fala, Yandra destacou que essas datas emergiram como símbolos da incansável luta feminina por direitos iguais e justiça. “Nestes mais de cem anos desde a instituição do Dia Internacional da Mulher, a causa das mulheres teve muitos avanços, mas ainda estamos longe do ideal”, pontuou.

Parlamentares assinam Ato de Constituição da Frente em Defesa da Petrobras Deputados e deputadas estaduais começaram na manhã de ontem, 6, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe , a assinar o Ato de Constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, anunciada recentemente pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD) visando o retorno dos investimentos no estado. Após as assinaturas, serão escolhidos os representantes da Frente e realizados debates com a participação da sociedade, funcionários da empresa, Poder Executivo, gestores municipais, parlamentares estaduais e federais em torno de uma pauta única de valorização das atividades petrolíferas.

 Importância da Petrobras para SE “Foi com grande alegria que assinei o ato de constituição dessa  Frente Parlamentar. É um tema da Casa; um tema dos sergipanos, dos funcionários da Petrobras e do desenvolvimento do estado de Sergipe. Não é uma iniciativa do deputado Jeferson Andrade; é da Assembleia Legislativa para que tenha um debate constante sobre o que aconteceu com a empresa nos últimos anos, o que vem acontecendo e o que virá no futuro. Nós sabemos o quanto é importante a Petrobras para o estado de Sergipe”, observa o presidente da Alese.

Desenvolvimento Jeferson Andrade destacou as atividades da empresa no que se refere a exploração de petróleo. “Nos próximos 20 anos, teremos desenvolvimento quando se trata da produção em águas profundas e com a experiência que a Petrobras tem, ela se faz importante e de forma exemplar aqui no estado; então, a questão é: como desenvolver Sergipe sem a Petrobras com tantos recursos naturais como nós temos. Essa pauta começa hoje, mas já vem sendo discutida há um tempo com parlamentares federais de Sergipe”, ressalta.

Prefeitura elabora Planejamento Estratégico para Desenvolvimento do Turismo de Laranjeiras (PEDTL) Gestores realizaram mais uma reunião para a elaboração do Planejamento Estratégico do Desenvolvimento do Turismo de Laranjeiras (PEDTL), para o ano de 2024. A ação tem como objetivo, alinhar todos os eventos – e outros que possam surgir – e levar com antecedência toda a programação que está sendo planejada ao conhecimento da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e do Trade Turístico.

Diagnóstico O documento já está sendo elaborado e em breve será apresentado ao prefeito Juca, enviado à Câmara de Vereadores e, posteriormente, aos demais atores que fazem o turismo sergipano. “Através da administração do prefeito Juca estamos trabalhando o desenvolvimento do turismo de forma planejada com uma equipe formada por técnicos da Cultura e do Turismo, da Comunicação, Infraestrutura, Planejamento, Indústria e Comércio e de instituições, como Igreja Católica, que nos auxiliará no Turismo Religioso. Assim, já fizemos o diagnóstico das nossas potencialidades e das nossas dificuldades. Firmamos parcerias que continuam ativas com órgãos como a SETUR, SENAC, Fecomércio – com quem participamos do Projeto Vai Turismo”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Plácido Lyra.

Guias de turismo O secretário destacou ainda que: “criamos o Roteiro de Fé, e em parceria com a secretaria de Indústria e Comércio, preparamos jovens de Laranjeiras para atuarem como monitores nas igrejas e demais pontos turísticos de nossa cidade, visando mantê-los abertos para as visitações e formando uma nova turma de Guias de Turismo. Assim como, estamos também, em parceria com a Secretaria de Planejamento, planejando a revitalização de todo o centro histórico, através da inserção de Laranjeiras no Projeto Canteiro-modelo, o que será um marco da administração pública municipal. São muitas as ações que visam mostrar Laranjeiras para o turista de forma planejada e profissional”, acrescentou o secretário.

Artesãos Plácido Lyra ressaltou ainda o trabalho da Prefeitura em prol dos artesãos de Laranjeiras colocando-os nos principais eventos de venda e divulgação de suas artes em nosso Estado, como a revitalização da Casa do Folclore Zé Candunga, que se encontra com uma nova roupagem, apoio incondicional aos grupos folclóricos, investimento em mão-de-obra qualificada para o setor do turismo, entre outros.

Semana Santa O Secretário-executivo de Cultura e Turismo, Leomax Célio, informou que nesse primeiro momento foram discutidas ações em prol da divulgação da programação da Semana Santa de Laranjeiras, uma das mais ricas e tradicionais de Sergipe, e que o turista certamente se encantará com este evento de fé e devoção Cristã. “É o evento mais próximo que temos e vamos levar ao conhecimento dos sergipanos e dos turistas que estejam nos visitando nesse período. Porém, não vamos parar por aí! O PEDTL visa fazer isso com todos os principais eventos de Laranjeiras, a exemplo da Micareme, do Lambe-sujo, do Natal Iluminado e do Encontro Cultural”, salientou.

Potencialidades Esclarecendo de que forma se darão estas ações de divulgação das potencialidades de Laranjeiras no campo do turismo, o Secretário-adjunto do Turismo, Lucas Calazans, explicou que: “estão planejadas recepções ao turista no aeroporto, nos hotéis, nos bares da orla de Atalaia, sempre munidos de material de divulgação, publicidade em emissoras de rádio, TV, jornais e portais de notícias. Como também, a criação de um Instagram próprio da Secretaria de Cultura e Turismo para a publicidade dos atrativos turísticos de Laranjeiras, e parceria com o trade turístico e órgãos estaduais voltados para o fomento e desenvolvimento desta área tão significativa para a criação de emprego e renda em favor dos nossos cidadãos laranjeirenses”, frisou Calazans.

Fórum Rede de Parcerias A abertura oficial do 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias acontece nesta quinta-feira, 7, na Universidade Tiradentes de Aracaju. O secretário executivo da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), José Luciano Filho, que estará presente, afirmou que o evento serve para colocar todos os parceiros em nível federal, estadual, municipal e sociedade civil na mesma mesa para discutir ações estratégicas de como fortalecer a rede e executar os objetivos no estado.

Vistoria O espaço turístico da Vila da Páscoa Iluminada da Orla de Atalaia será vistoriado nesta quinta-feira, 6, pelo governador Fábio Mitidieri, a partir das 7h30. Ao lado de representantes de órgãos da segurança pública e demais pastas envolvidas, Fábio circula pelos diversos espaços temáticos, a exemplo da fábrica de chocolate e igrejinha cenográfica. O evento inicia nesta sexta-feira, 8, e encerra no dia 31 de março, e estará aberto ao público das 17h às 23h. Serão 46 atrações musicais cristãs (duas por dia), e encenação da Paixão de Cristo, às 19h, aos sábados e domingos.

Itaporanga D’Ajuda: Victor Mandarino é pré-candidato a prefeito E para acabar com a mesmice política em Itaporanga D`Ajuda surge o nome de Victor Mandarino, engenheiro civil, ex-secretário de Finanças do município e ex-presidente da Companhia de Saneamento do Estado (Deso).Victor é um gestor experiente e já deixou sua marca quando atuou como secretário de Administração e Finanças na Prefeitura de Itaporanga, na epoca do ex-prefeito César Mandarino. E é na experiência exitosa daquele período que ele pretende conquistar a confiança dos itaporanguenses.

Gestão desastrosa Victor pretende ser uma alternativa para enfrentar o atual grupo que administra o município, marcado por uma gestão desastrosa, com atraso de salários e fornecedores, serviços públicos inoperantes e falta de credibilidade. “Precisamos resgatar a autoestima do povo de Itaporanga, tirar o município das manchetes negativas e fazer o nosso povo voltar voltar a sorrir”, disse.

Índices positivos na gestão de César Mandarino Foi na gestão dele, ao lado de César Mandarino, que o município alcançou índices jamais vistos que o colocaram como um dos mais promissores do estado de Sergipe, com aumento de receita em todos os indicadores. Esse trabalho possibilitou o aumento na arrecadação e a realização de obras estruturantes em toda a cidade.“Naquela época, Itaporanga viveu o seu melhor momento. Nós realizamos obras de infraestrutura, transformamos a cidade, cuidamos do nosso povo e valorizamos a cultura, com a realização do São João, exemplo para todo o estado de Sergipe, entre outras festas. Nós queremos resgatar tudo isso”, afirmou.

Incentivo das lideranças Victor Mandarino pretende mostrar à população que o momento pede um gestor com capacidade para tirar o município da situação em que se encontra atualmente.“Estamos conversando com os amigos, lideranças, fazendo o convite a pessoas que acreditam na família Mandarino e tudo que nós já fizemos pelo município, pessoas que querem um futuro melhor pra Itaporanga. Queremos construir uma Itaporanga diferente”, disse.

FSF entrega alimentos para instituições beneficentes Na manhã de ontem,6, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) fez a entrega de alimentos no Asilo rio Branco e também no Same, Lar de Idosos. Foram centenas de alimentos não perecíveis, arrecadados durante o jogo entre o Bangu X Flamengo, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, na Arena Batistão, onde o time do Flamengo venceu por um placar de 3X0.

Ações O presidente da FSF, Miltinho Dantas esteve acompanhado do empresário e vereador Fabiano Oliveira, um dos organizadores do jogo que lotou a Arena Batistão. “São ações como essa, que através do futebol, nós conseguimos amenizar um pouco as despesas e as dificuldades que essas instituições tão importantes para a sociedade aracajuana necessitam. Acredito que precisamos nos unir ainda mais, em prol de pessoas que necessitam de gestos como esse”, frisou Milto Dantas gestor da entidade que administra o futebol sergipano – FSF – que organizou a partida do Campeonato Carioca.

Agradecimento Dantas, fez questão de agradecer a todos os torcedores que colaboraram com a doação dos alimentos, e ao presidente Roldofo Landim e sua esposa Angela Machado, que é sergipana e também foi uma entusiasta da doação para as duas instituições que atendem aos idosos de nossa Aracaju. “Milto Dantas se faz sempre presente com doações para nosso Asilo Rio Branco. Estou muito feliz com essa doação de alimentos, que devem durar todo esse ano” salientou Michelline Figueiredo Franca, assistente social do Asilo Rio Branco, acrescentando que foi um ato de solidariedade e de extrema importância. O Asilo Rio Branco é uma instituição filantrópica e existe há 112 anos, hoje 50 idosos moram no Asilo.

Ação meritória “Eu achei uma ação meritória de lembrar das instituições que precisam do apoio da sociedade. O Same é uma instituição filantrópica, e ela sobrevive justamente da generosidade do nosso povo, das doações, não só de produtos, mas também da doação financeira. Hoje acolhemos 60 pessoas idosas, que têm assistência 24 horas”, frisou Antônio Costa Almeida, diretor presidente do Same, Lar de Idosos, Nossa Senhora da Conceição, que fez questão de agradecer a entidade e ao presidente Milto Dantas pelo ato de doação e amor.

Presença do Ipesaúde se expande no estado com participação no ‘Sergipe é aqui’ em Moita Bonita Presente em mais uma edição do programa ‘Sergipe é aqui’, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Sergipe (Ipesaúde) continua a expandir sua atuação em todo o estado. A autarquia levou nesta quarta-feira, 6, serviços administrativos ao município de Moita Bonita. Por meio da iniciativa, o Ipes desburocratiza atendimentos e amplia a aproximação entre a instituição, cidadãos e beneficiários.

Acesso mais rápido e eficiente Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o ‘Sergipe é aqui’ conta com a participação de mais de 20 secretarias e órgãos estaduais. Ao participar da ação, o objetivo do Ipes é garantir que os beneficiários de todo o estado tenham acesso mais rápido e eficiente aos serviços oferecidos, reforçando o seu compromisso com a acessibilidade e a qualidade no atendimento.

Satisfação José Resende, beneficiário do Ipesaúde desde 2016, visitou o estande do Instituto no ‘Sergipe é Aqui’ e expressou sua satisfação com a presença do Ipes em Moita Bonita. “É bom ter o Ipes aqui em Moita, porque facilitou a minha locomoção. Eu teria que me deslocar para uma sede do Ipes, mas aqui eu consegui resolver rapidinho a minha situação. Como beneficiário, acho o Ipes muito legal. O custo-benefício é excelente”, afirmou.

Diversos atendimentos No evento, o Ipes disponibilizou, aos servidores públicos que são já beneficiários ou que desejaram aderir ao plano de assistência à saúde, atendimentos diversos, como marcação de consultas, atualização de cadastro e coleta de biometria facial. O intuito é tornar o processo de gerenciamento do serviço mais simples e eficiente, além de proporcionar a melhor assistência possível aos cidadãos.

Importância Presente à ação, o presidente do Ipesaúde, Claudio Mitidieri destacou a importância da iniciativa para a comunidade local. “Estamos comprometidos em proporcionar um acesso mais fácil e eficiente aos serviços de saúde para todos os sergipanos. Levar nossos serviços administrativos a Moita Bonita é parte desse compromisso em oferecer uma assistência abrangente e acessível a todos os beneficiários”, disse.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Um dos maiores espetáculos da natureza ao seu alcance… Lençóis, na Chapada Diamantina*. E sabe o que é melhor? Vai ser durante a *semana Santa, de 27 a 31 de março. Confira o vídeo e fale com a gente para garantir a sua vaga, porque restam poucas!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/blogdosakamoto

 Rico também pega dengue – e isso pode lembrar que mudança climática existe.

 

 

 

 

 

 

De noticias.uol.com.br

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2024/03/05/rico-tambem-pega-dengue—e-isso-pode-lembrar-que-mudanca-climatica-existe.htm?cmpid=copiaecola

 A trágica dengue é mais democrática que deslizamentos de terra, secas que causam fome e outras crises bombadas pelas mudanças climáticas porque o mosquito não vê diferença entre o Jardim Europa e o Leblon dos extremo de SP ou do Rio. Claro que é mais fácil ser picado em locais que o poder público esqueceu e é óbvio que o atendimento em hospitais da elite é mais confortável que em postos de saúde lotados na periferia. Mas a febre é igual para todos. E a dengue veio antes e mais intensa este ano por conta do clima mais quente somado à falta de prepardo do poder público.

 www.twitter.com/fdiemerson

 o querido prefeito quer descontar todo abandono da cultura em Aracaju nos últimos sete anos com uma temporada de shows.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais