Acordão divide família Alves

O blog não lembra quando um acordo político em Sergipe causou tantos problemas no seio de uma família. Em 1998, quando Jackson Barreto, então líder da oposição, se rendeu ao governador Albano Franco, apoiando a reeleição dele ao Senado, o acordo foi rechaçado pela maioria do eleitorado. E Albano teve trabalho para vencer João Alves e Jackson Barreto foi derrotado por Maria do Carmo Alves para o Senado Federal.

Porém as criticas e os problemas gerados ao acordão entre João Alves e o grupo comandado pelos irmãos Amorim tem um ingrediente que ultrapassou a fronteira partidária: a aversão de parte da família ao acordo. Primeiro foi o genro, o deputado federal Mendonça Prado que não mediu palavras para criticar o acordão, principalmente o empresário Edvan Amorim. Ontem, em entrevista exclusiva ao FAXAJU.

Na entrevista, Ana Maria Alves, além de lembrar que o marido, deputado federal Mendonça Prado é um político de posições firmes, além de ter personalidade e moral, rebateu a declaração do senador Eduardo Amorim de que  “esse deputado precisa de acompanhamento psicológico”, se referindo, sem citar nome, a Mendonça Prado. “Eu não gosto desse tipo de coisa. Mas não agüento mais isso. Atacar a vida pessoal de um político não é coisa de gente séria. Esse povo não conhece honra. Eles fazem da política um mercado. Fazem politica rasteira. Coisa que meu marido não faz”, disse Ana ao FAXAJU.

Sobre a posição política do senador Eduardo Amorim, Ana Alves afirma que “um é senador de fato e outro é de direito. Ele foi eleito senador, mas quem manda é o irmão. Ele não tem coragem para nada. Ele fica em baixo da cama pedindo socorro para o irmão”, ironizou a mulher do democrata. Ela confirmou que acompanhará o marido e não subirá no palanque do pai ao lado “desse povo”. Ao final, Ana Alves disse que “eu tenho posição e não vivo de galho em galho como eles. Alem disso o André Moura precisa deixar de falar besteira. Ele acabou se tornando um garoto de recado dos Amorim. Ele precisa sim dar muitas explicações. Portanto deixem a gente em paz. Mendonça não é candidato. Eles não tem voto, então que vão para as ruas pedir voto. Esqueçam ele”, avisou.Leia entrevista completa em:  (http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=143773).

E aqui um detalhe importante para o leitor: neste caso a política trouxe para a mídia uma divisão familiar. Qualquer outro problema particular envolvendo os membros de qualquer família deve ser respeitado, sobretudo pela imprensa. Neste caso o interesse de toda imprensa sergipana foi aguçado porque os envolvidos são políticos e cada um tem sua importância não só no contexto partidário, do DEM, mas também familiar. E neste caso Edvan Amorim é ex-genro de João Alves, foi casado com Cristina Alves.

Nos bons tempos, se tivesse com a saúde em força total, a senadora Maria do Carmo teria “batido à mesa” e não sacramentaria este acordo. Hoje ele pouco fala, mas esteve na convenção do DEM. Suas atitudes sempre foram de uma mulher forte, sempre política, mas que sempre preservou a tranquilidade da família em primeiro lugar.

João Alves Filho começa a campanha com índices positivos nas pesquisas de intenção de voto. Ou seja, externamente está bem, mas precisa pôr, literalmente, a casa internamente.

Quem entre numa guerra eleitoral precisa de muita força e sagacidade. E uma divisão na família por conta de um acordão não é apenas um prejuízo eleitoral é também não ter paz em casa em tempos de guerra nas ruas.

Comemorações 8 de Julho
Neste domingo, dia 8, data da Emancipação Política de Sergipe, terá em São Cristóvão, na Praça São Francisco, Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela Unesco, o ponto alto das comemorações, com a presença do governador Marcelo Déda. Haverá a revista à tropa da Polícia Militar a partir das 15hs30 e em seguida missa de ação de graças na Igreja Santa Cruz, convento São Francisco. Depois ocorrerão inaugurações da restauração do Lar Imaculada Conceição, antiga Santa Casa de Misericórdia e da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe.

PT apresenta chapa “puro sangue” em Monte Alegre
O Partido dos Trabalhadores vai de chapa “puro sangue” para a disputa majoritária em Monte Alegre, apresentando-se para a população como a alternativa mais qualificada para administrar o município. A militância petista está entusiasmada e vai para as ruas em busca do voto dos eleitores montealegrenses com Geraldo da Farmácia como candidato a prefeito, e Haroldo do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) como vice.Com a candidatura já registrada, o lançamento da campanha será neste domingo, 08/7, às 14 horas, na Rua Aloísio Canuto Pereira, vizinho à Barbearia Cruz, no centro de Monte Alegre.

Desembargadora considera greve de professores da BA ilegal e abusiva
Do G1 BA: A Justiça da Bahia confirma a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino em julgamento realizado na tarde desta sexta-feira (6). A decisão foi proferida pela desembargadora Deyse Lago Coelho, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que relatou o processo. Na decisão, ela determina a imediata suspensão da greve, que completa 86 dias, e dobra o valor da multa diária a ser paga pelo sindicato da categoria em caso de desobediência, de R$ 50 mil para R$ 100 mil.

Motivo da greve “não se sustenta”
No despacho da Ação Civil Pública, a relatora afirma que a motivação da greve "não se sustenta", argumentando que o acordo pleiteado pelo sindicato da categoria, e firmado com o Governo da Bahia, referente ao ensino fundamental e médio estadual, "deve ser linear a partir de 2012, com reajustes especiais somente em 2013 e 2014".

Movimento desproporcional
Acrescenta ainda que "não se sabe de onde o sindicato réu extraiu obrigação legal do Estado em assumir ajuste diferenciado aos professores, na extensão de mais de 22% [22,22%], quando as demais categorias funcionais foram contempladas com cerca de 6,5% lineares". A relatora decide que "a movimentação paredista é manifestamente desproporcional" e "patentamente injurídico". As justificativas foram embasadas no entendimento do STF quanto à limitação do direito de greve.

Nicolas Sarcozy
O ex-presidente francês recebeu a “visita” de policiais franceses que investigam suposto esquema de caixa dois em sua campanha à presidência da França, em 2007. Nesse caso, a Justiça da França exercita a “igualdade” presente no lema da revolução francesa – liberdade, igualdade e fraternidade. Lá, todos são iguais perante a Lei. E aqui, quando isso vai acontecer?

Dilma apoia Patrus Ananias
Na eleição municipal de Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff está dando o maior apoio a Patarus Ananias, candidato do PT. Esse empenho presidencial visa a neutralizar um possível favoritismo de Márcio Lacerda, cuja vitória poderia fortalecer o mineiro Aécio Neves, um dos prováveis candidatos à presidência, em 2014.

Adiamento
A bancada do PMDB queria adiar a votação, em plenário, da cassação de Demóstenes Torres, marcada para o dia 11, quarta-feira. Diante da ameaça, um grupo de senadores procurou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), que garantiu a votação na data marcada.

TJ suspende liminar que impedia licitação
O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, suspendeu a medida liminar proferida em junho pelo juízo da 18ª Vara Cível, que impedia a continuidade da licitação do transporte público de Aracaju.

Licitação
Segundo o procurador geral do município de Aracaju, Luiz Carlos Oliveira, ao suspender a decisão anterior (processo 2012113893), o desembargador do TJSE, no último dia 5, autorizou o prosseguimento do Processo Licitatório nº 01/2012, referente à outorga da operação dos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros no município.

Conclusão
O prefeito Edvaldo Nogueira está decidido a concluir o procedimento licitatório até o final do ano. Ele considera a licitação do transporte público um substancial, e inédito, avanço no sentido de melhorar as condições de mobilidade urbana na capital. O edital prevê critérios que têm como resultado direto a renovação da frota de ônibus coletivos e o aumento do número de ônibus adaptados a pessoas com deficiência de locomoção, por exemplo.

Integração temporal
Uma grande novidade para o usuário do transporte coletivo é a implantação da integração temporal. Isso significa que o cidadão não precisará ir até o terminal para mudar de um ônibus para outro. Os ônibus em circulação também irão ganhar nova padronização visual e serão realizadas adequações no sistema, com a implantação de novas rotas e linhas para diminuir o tempo de viagem.

Esclarecimentos Prefeitura de Itabaiana
Do secretário de Comunicação de Itabaiana, Jota Junior: “Sobre o tópico, "mesmos erros do passado", volto a dizer que o município de Itabaiana não  está com obras paralisadas, a praça da juventude, aguarda recursos federais, e já  começamos a pagar os salários de junho. O acordo feito com o governador Déda teve a aprovação do nosso povo, pois em apenas três meses, o município já foi beneficiado com rejuvenescimento e recapeamento asfáltico, sinalização, cisternas nos povoados, poços artesianos, 11 pontes interligando povoados à sede do município, uma moderna delegacia, declaração de Posse de Reserva de Área a 22 novos empreendedores que vão se instalar no Distrito Industrial, onde serão gerados 1070 empregos diretos, entre outros. Ao fazer essa aliança, primeiro se pensou em Itabaiana e não em vantagens pessoais”.

Sobre um comunicador do agreste
O secretário de Comunicação de Itabaiana, Jota Junior, parece entender o papel da imprensa e quando necessita envia esclarecimentos para este espaço que sempre serão publicados. Já um certo comunicador local, que já passou por todos “os lados”, vice criticando este espaço dizendo que o jornalista “foi escalado” pela oposição. O comunicador sabe a postura deste jornalista e no seu intimo sabe que está fazendo uma critica injusta. Por enquanto o blog não vai responder, mas lembra que conhece um radialista que ao final da feira em Itabaiana chegava aos gritos em um determinado local para cobrar seus “dividendos” fruto da cobrança de taxas. Aliás, o rapaz que escutava os gritos não aguentou e pediu para sair.

Cassação de Demóstenes será dia 11
No próximo dia 11, quarta-feira, será votado pedido de cassação do senador Demóstenes Torres, sem partido. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado a aprovação deu-se por unanimidade. O voto será secreto, na sessão do dia 11.

Conferência dos Bancários
Bancários da Bahia e de Sergipe participarão, neste fim-de-semana, de conferência em que serão debatidos os principais temas do momento que afetam a categoria. Será a décima quarta edição desse evento, que ocorrerá no CIC – Centro de Convenções de Sergipe. As atividades serão desenvolvidas no sábado e no domingo.

Funcionários fantasmas
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) recebeu na manhã da última quinta-feira, 5/7, a professora Rosimeire Soares Santos, que descobriu junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Pedro Alexandre (BA), que o nome de seu marido falecido em 2010, constava na folha de pagamento do Legislativo Municipal da capital sergipana.

Esclarecimento
De acordo com Emmanuel, em pesquisas feitas na Casa Legislativa de Aracaju, não há nenhum documento que comprove o nome do marido da professora, nem de outras pessoas do município baiano, na folha de pagamento da CMA. “Desde 2009 que surgem casos como esse. Já vieram outras pessoas com o mesmo problema, porém não há nada, nenhum documento que conste que essas pessoas ocuparam qualquer tipo de função na Câmara de Aracaju. Já enviamos ofício à Receita Federal, à Caixa Econômica Federal e também ao INSS, com intuito de saber o que
está acontecendo”, declarou.

Cobrou do prefeito
Em recente discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Jailton Santana (PSC) cobrou, do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), a realização de obras de mobilidade urbana e saneamento no bairro Aruana. Em setembro de 2010, o projeto foi enviado pelo Executivo à CMA, em caráter de urgência, e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Até o momento, as obras não foram realizadas e a população continua sofrendo. As informações que Jailton recebeu da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) dão conta de que as obras, naquela região, só podem ser realizadas quando a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) implantar a rede de esgoto no local.

Flip completa 10 anos
Aberta no último dia 4 deste mês, a festa literária internacional de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, está completando 10 anos de existência. Nesta edição, a FLIP presta homenagem a CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, um dos maiores nomes da literatura brasileira. O grande poeta mineiro dedicou-se ao jornalismo e ingressou no funcionalismo público. Drummond também escreveu em prosa. Mas é como poeta que alcançou enorme sucesso de crítica e de público. Cronista, contista, ensaísta, C,D.A.é um prosador excepcional. Contudo, é como poeta que ele ocupa um dos lugares mais altos, não só na literatura brasileira mas também na literatura contemporânea. Os organizadores da FLIP estão testando um novo modelo para o evento, embora o atual tenha sido consagrado pela crítica e pelo público. Até o momento, 319 autores já participaram das 9 edições realizadas. Desses, 49 por cento são brasileiros, 12 por cento, americanos e 7 por cento, britânicos.As companhias editoras com mais autores são: Cia. Das Letras – 30 por cento; Grupo Record – 12 % e Grupo Objetiva –  e Cosac Naify, com 7 por cento.

Panificadores de todo o Brasil estarão festejando a data
Nesse domingo, 08 de julho, será o Dia Nacional do Panificador. Sergipe comemora a data com um evento festivo, que será realizado no SESI do Dia a partir das 10h da manhã. Empreendedores, colaboradores e fornecedores das panificações estarão reunidos para um momento de confraternização.

Dia de Lazer
Segundo Antonio Carlos, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, há vários anos a data vem sendo comemorada. “Dessa vez o Sindicato estará realizando um dia de lazer, que terá também a participação dos parceiros. Será um momento oportuno para reunir a classe e familiares para uma grande festa de confraternização, com churrasco, distribuição de brindes para os colaboradores e brinquedos para as crianças. Será um dia cheio de atividades recreativas”, explica Antonio Carlos.

800 panificações
Atualmente em Sergipe existem mais de 800 panificações, desse total mais de 100 são sindicalizadas. São empreendimentos situados em Aracaju e distribuídos em todo o Estado, que trabalham diariamente para garantir o pão de cada dia.A confraternização em homenagem ao Dia Nacional do Panificador é uma ação do Sindicato, que conta com o apoio de parceiros e fornecedores, como a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Sebrae, Moinhos Sarandi, Dias Branco e Cearense.

Falta de energia pode provocar interrupção de abastecimento
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que, em virtude da falta de energia programada, poderá haver paralisação no abastecimento de água neste domingo, dia 8, no horário das 07:00 às 12:00, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. A Deso recomenda a utilização econômica de água existentes nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios. Casos de emergência e podem ser informados pelo telefone 08000 79 0195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Partícula de Deus
Após muitos anos de estudos, físicos do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons, anunciaram a descoberta de uma nova partícula. Eles dizem acreditar que se trata do bóson de Higgs, mais conhecido como a “partícula de Deus” – responsável por dar massa a tudo o que existe no Universo. Essa importante notícia foi destaque nas edições de alguns dos principais jornais impressos do mundo, na última quarta-feira, como por exemplo no “New York Times”, “Le Monde”, “El País”, respectivamente dos Estados Unidos, da França e da Espanha. A previsão inicial sobre a existência dessa particula é de 1964. A demora em achá-la é facilmente explicável. É que as energias nas quais ela se torna detectável são elevadas – daí a importância de uma máquina como o LHC.

Ateus e Agnósticos
Os que não acreditam em Deus e os que só admitem os conhecimentos adquiridos pela razão e evitam qualquer conclusão não demonstrada cresceram, num espaço de 10 anos, 8,7 por cento, no Brasil, segundo pesquisa recentemente realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Houve um destaque especial conferido ao crescimento dos “evangélicos”, o que diminuiu, consideravelmente, a diferença entre os católicos, ainda a grande maioria, e os religiosos que no passado eram chamados de “crentes” ou “protestantes”. Os atuais evangélicos, contudo, afirmam diferir dos protestantes num aspecto fundamental, que é a forma de interpretar e de aplicar o Evangelho na vida prática. Temos, então, a partir dos anos 80, o fenômeno do surgimento de Igrejas ditas pentecostais, como a Universal do Reino de Deus, que pregam a obtenção da felicidade, inclusive material, ou, principalmente, material, aqui mesmo na Terra. O crescimento do número de ateus e agnósticos nas últimas décadas é, segundo os estudiosos da matéria, consequência da extraordinária evolução científica e tecnológica ocorrida a partir do final do primeiro milênio (anos 90), em todo o planeta. A pesquisa do IBGE também aponta para o crescimento do espiritismo codificado por Alan Kardec, na França, na segunda metade do século XIX e que, por sinal, mais do que uma religião, é, na verdade, uma doutrina moral (ética) e filosófica. Um grande motivo para a expansão do espiritismo no Brasil é a total ausência de discriminação contra outras religiões que têm como base a figura e os exemplos de Jesus Cristo. Assim, a pesquisa comprovou que há um número enorme de católicos que também frequentam centros espíritas. Um grande problema, no campo religioso, é a existência de verdadeiros “picaretas”, que exploram a fé alheia, o que redunda numa absurda arrecadação financeira em favor das “igrejas”. Para concluir, este BLOG afirma que, “desde que professada com fé, com sinceridade”, qualquer religião é positiva na vida dos seres humanos. Mas cabe, de forma indispensável, aos fiéis, separar o joio do trigo. E é sempre bom lembrar que, de acordo com a Constituição do país, cada cidadão tem o direito inalienável de professar a religião que desejar. Não há religião oficial no Brasil.

Futebol sergipano
A segunda rodada da Taça Governo de Sergipe foi aberta, ontem à noite, com nova derrota do River Plate. Jogando contra o Socorrense, no estádio Fernando França, em Carmópolis, a equipe local perdeu para o quadro de Nossa Senhora do Socorro, por 3 X 1. Foi o segundo triunfo dos comandados de Edmilson Santos na competição. /// Brasileiro da série D – O Itabaiana enfrentará, amanhã, às 17 horas, no Presidente Médici, o Vitória da Conquista, pensando numa reabilitação. Na partida de estreia, o tricolor da serra caiu diante do Souza, da Paraíba, pelo escore de 2 X 1.

Futebol
Convocação – O técnico Mano Menezes anunciou oficialmente os nomes dos atletas convocados para defender o Brasil no torneio de futebol da Olimpíada de Londres. Houve muitos protestos contra a ausência do zagueiro Dedé, do Vasco da Gama, considerado o melhor em sua posição dentre os que atuam no futebol brasileiro. /// O Brasil, embora seja pentacampeão mundial de futebol, nunca conseguiu ganhar o ouro olímpico. /// Campeonato brasileiro – Na série A, um grande destaque deste fim-de-semana será o clássico carioca Flamengo X Fluminense, a ser disputado no Engenhão, Rio de Janeiro. Trata-se do confronto de número 100. O Fla/Flu é, em verdade, um dos clássicos mais tradicionais do nosso futebol. /// Curiosidade: houve uma época em que cronistas esportivos intelectualizados fizeram uma campanha para que fosse substituído o termo futebol, do inglês “football” por ludopédio, que é um hibridismo. Claro que a campanha não vingou. Ludopédio significa: jogo com os pés. /// A segunda rodada da Taça Governo de Sergipe, iniciada ontem à noite, com o jogo River Plate X Socorrense, será completada hoje, sábado, com o grande clássico Sergipe X Confiança, às 16 horas, no Batistão. O Sergipe, enfim, vai promover a estréia de Nivaldo, egresso do São Domingos e artilheiro do campeonato sergipano desta temporada. /// Em cinco jogos, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu quatro vezes para a Polônia. /// Há rumores de que Bernardinho deverá deixar o comando da equipe. /// Paulo Henrique Ganso poderá, mesmo, perder a condição de titular da camisa 10 da seleção olímpica do Brasil. Em seu lugar, deverá entrar Oscar, que fez boas apresentações nos recentes amistosos da seleção principal.

PELO TWITTER

www.twitter.com/paradagarrido  Quer saber da vida dos outros, use o Facebook; quer saber o que acontece no mundo, use o Twitter!

www.twitter.com/emanuelcacho  O uso de FAKES durante campanha eleitoral é golpe baixo criminoso e deve ser punido rigorosamente. Avante Ministério Público!!!

www.twitter.com/riltonmorais  Previsões de Pai Rilton de Aruana: de hoje até outubro, as redes sociais vão ficar muito chatas. "Ratos e urubus, larguem a minha fantasia".

www.twitter.com/irmakarlaguia  Né por nada não….mas o TT agora vai ficar muito chato com as propagandas eleitorais e candidatos fazendo pacto até c o diabo. #CAÇAVOTOS

www.twitter.com/neurochester  Aos amigos médicos: em algumas situações, falar a verdade sem compaixão é crueldade.

www.twitter.com/Adalberto_Prof  Democracia é atrito e conflito! Mas é também aprendizado, desafios e acima de tudo conquistas.Melhor o coração partido do q a alma vendida.

www.twitter.com/mc_jornalista  Esses bancos só baixaram os juros quando o governo mandou, agora fazem propaganda como se tivessem promovido a coisa mais honesta do mundo.

www.twitter.com/Machu_Veio  Se fosse fácil não era vida, era tabuada de 1.

ARTIGO

Emancipação política de Sergipe – Cláudio Nunes

No início do século XIX, Sergipe passa a ser uma capitania independente, com o nome de Sergipe D’El Rey. Nas invasões holandesas, sofre bastante com a devastação econômica e volta a ser subordinado à capitania da Bahia. Em 1823, D, João VI edita Carta-Régia que devolve a Sergipe sua autonomia política, na qualidade de província do Império.

Esse fato ocorreu exatamente no dia 08 de julho de 1823. Mas o progresso é lento, com exceção de um breve ciclo algodoeiro na segunda metade do século XIX. Durante muito tempo, os sergipanos comemoravam sua emancipação política em duas datas. 08 de julho e 24 de outubro.

Só recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe aprovou lei que determinou uma única data para marcar o importante acontecimento político-institucional que cortou, definitivamente, os laços que nos submetiam à província da Bahia.

Ocorre que somente em 24 de outubro do mesmo ano (1823), a Carta-Régia promulgada por D. João VI chegou ao nosso Estado. O Brasil acabara de tornar-se independente de Portugal, em 1822. Em 1855, a capital foi transferida de São Cristóvão para Aracaju, por iniciativa de Inácio Joaquim Barbosa. Sergipe comemora, neste 8 de julho de 2012, exatos 192 anos de emancipação política.

Quase duzentos anos depois Sergipe surge de forma pujante no cenário nordestino, com dados econômicos e sociais que o colocam em posição de destaque na região nordestina. Com uma população de 579.563 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE, a capital do Estado é Aracaju, terra dos cajueiros e papagaios.

A população total de Sergipe é, atualmente, 2.089.783 habitantes, estimativa feita no final de 2011, pelo IBGE. O PIB de Sergipe, em 2011, foi de 19,8 bilhões de reais. Na composição do PIB, o setor de serviços entra com uma participação de 66 por cento, à frente da indústria, com 27,9 por cento.

Com muito orgulho, os sergipanos comemoram, neste 8 de julho, o transcurso de 192 anos de emancipação política.  Uma pequena homenagem de um baiano radicado desde criança em Sergipe.

HOMENAGEM A ARACAJU – Neste domingo, comemora-se a emancipação política de Sergipe. Participando, também, das justas comemorações programadas, este BLOG transcreve, a seguir, trecho do livro “Roteiro de Aracaju”, de autoria de Mário Cabral, editado pela primeira vez em 1948. O texto trata do nome da capital sergipana, Aracaju: “O nome da minha cidade, amiga, é de origem tupi. Na opinião de Cristóvão da Mauricéia, o vocábulo significa – tempo de frutos ou de cajus.Trata-se, portanto, de uma corruptela da expressão ara-acayu, isto é, ara (tempo) e acayu (caju). Teodoro Sampaio, todavia, apresenta outra significação: cajueiro dos papagaios – ara (papagaios) e caju (fruto do cajueiro). Von Martius, finalmente, parece estar com a verdadeira história. Aracaju, para ele, quer dizer: lugar dos cajueiros – ara (nascer) e caju (fruto do cajueiro). Como quer que seja, minha amiga, lugar dos cajueiros, tempo dos cajueiros ou cajueiro dos papagaios, fica evidenciada a influência do cajueiro na denominação da cidade. Toda essa zona em que, atualmente, se assenta a Cidade de Aracaju, era ocupada por milhares e milhares de árvores frondosas, cuja ramaria, estendendo-se fartamente por todos os lados, traçava um verdadeiro dossel: em cima a ardência do sol e o verdor da ramagem, embaixo a meiguice da sombra e a brancura do areal.” A professora Carmelita Fontes assim se refere a Mário Cabral, na orelha do livro “Roteiro de Aracaju”, em sua terceira edição, de 2002: “Um poeta, um pintor da palavra gratuita que se encena entre os sentidos e as formas que esplendem de sua escrita. Em “Roteiro de Aracaju”, esta gratuidade de expressão se esbanja em imagens e símbolos evocando a cor, o cheiro, o sabor desta cidade marinha que o viu nascer. A cada cenário da apoteose morfológica do Roteiro, Mário vai alinhando, com a inteligência e o coração, os vitrais que compõem a feição enternecedora de Aracaju.”
(Carmelita Fontes, um dos expoentes do magistério sergipano, lecionou em vários colégios de Aracaju e na Faculdade de Filosofia e Letras/UFS), as matérias Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa. Colaborou muito tempo com o jornal “A CRUZADA”, sob o pseudônimo Gratia Montal). Também é poeta e escritora consagrada.)

ARTIGO

Partidos de proveta – Fernando Rodrigues

BRASÍLIA/Fsp/07/07 – A crise política na direção nacional do PSD expõe à perfeição a falência do modelo de gestão dos partidos brasileiros.

O Partido Social Democrático existe há menos de um ano. Mas sua cúpula já está rachada por conta das alianças eleitorais da legenda em várias cidades. A disputa de prefeito em Belo Horizonte colocou o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a favor do PT mineiro. E a vice-presidente da sigla, a senadora Kátia Abreu, ficou do lado oposto, sugerindo que abrirá uma dissidência formal dentro da agremiação.

É impossível prever quem ganhará a parada, mas parece óbvio que o PSD é apenas um ajuntamento de políticos, e não um partido. Como é possível uma legenda com menos de um ano de existência já ter divergências tão profundas?

A resposta é simples. O PSD não tem unidade ideológica nem um projeto de poder claro a ser seguido. Quando se trata de militantes e conexão com eleitores no mundo real, aí a ficção aumenta ainda mais.

O Brasil tem 30 partidos políticos. O PSD nasceu no ano passado com 52 deputados filiados e nenhum voto recebido nas urnas em 2010. Idealizado pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, já é o quarto maior na Câmara dos Deputados.

O que moveu tantos políticos a fundar um novo partido? Uma nova ideologia? Um desejo incontido de salvar o Brasil? Nada disso. Foram todos incentivados por uma brecha na legislação que possibilitava a criação da nova legenda.

Essa permissividade foi criada pelos políticos para uso próprio. Reforma política é algo fora do radar. Até os azulejos de Athos Bulcão na parede do Congresso sabem que deputados e senadores não nutrem o menor interesse por esse tema.

Fica então tudo inalterado. Mas episódios como o racha no recém-nascido PSD mostram como é prematuro achar que a democracia brasileira esteja perto da maturidade.

ARTIGO

Pleno potencial financeiro – Robson C. de Menezes

Será que você já atingiu seu pleno potencial financeiro?

Algumas pessoas passam a vida toda trabalhando, e não sabem nem se quer o real sentido do seu potencial financeiro. Primeiramente o que é o pleno potencial financeiro?

É algo no qual você chega a dar o máximo de si, para conquistar um ganho maior nos seus rendimentos.

Você está programado para o sucesso, para a mediocridade ou para o fracasso financeiro? Está programado para batalhar por dinheiro ou para trabalhar de forma equilibrada? Você está condicionado a ter um rendimento estável ou flutuante?

Vou lhes relatar um fato: as estatísticas mostram que a causa mais frequente das separações e divórcios é o dinheiro. E o principal motivo por trás das brigas não é o dinheiro em si mesmo, mas o conflito entre “modelos de dinheiro.” Não importa quanta grana você tenha ou deixe de ter. Se seu modelo não for compatível com o da pessoa com quem se relaciona, há um grande desafio à sua frente.

Vou relatar um fato real e pessoal meu. Eu e minha noiva, sabíamos que dávamos significados diferentes ao dinheiro. Para ela, dinheiro correspondia a prazer imediato (como saborear um sorvete).Eu, por outro lado, aprendi a crença de que ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade.No que me dizia respeito, quando minha noiva gastava dinheiro, ela estava acabando com nossa liberdade futura.É claro que no ponto de vista dela, quando eu a impedia de gastar, estava tirando o prazer de viver.
Felizmente, aprendemos a reavaliar os nossos respectivos modelos financeiros e mais importantes, e desde então é trabalhado a cada dia.

“Desapegue-se do passado negativo financeiro, e crie um futuro novo e rico.”
O que está programado no seu modelo financeiro?

Como já disse: o seu rendimento atual não importa. O que interessa saber é se você está atingindo o seu pleno potencial financeiro ou não.
Você está programado para economizar dinheiro ou para gastá-lo?
Gente tem pessoas que nem se quer sabe ao certo quanto ganha. E porque isso acontece? Porque não tem condicionamento financeiro, ou seja, tudo que entra, sai com facilidade.

Tem pessoas que vivem penduradas nos cheques especiais, cartões de crédito e outros a fins. Essas pessoas estão condicionadas ao fracasso financeiro.

Caros leitores, o título desses post é: pleno potencial financeiro.

Então como eu saber se estou atingindo meu pleno potencial financeiro?
Meus amigos, quantos de nós estamos ganhando o mesmo rendimento há meses, ou há anos, ou há séculos. Muitos de nós só sabemos o que é aumento por conta do governo. Observe que tem muita gente que já faz contas, faz dívidas, fazem programações com o aumento anual (percentual) do governo.

Amigos leitores, essas pessoas estão totalmente condicionadas a programar-se a ter pouco dinheiro, ao menos nem conseguiriam trabalhar com grandes quantias de dinheiro, pois seu termostato está programado para aquela quantia.

Em um resumo geral, estas pessoas não conseguem atingir seu pleno potencial financeiro.

Vejamos aqueles que, aumentam seus rendimentos em uma proporção em nos causa uma boa inveja, pois seja nos ganhos dos negócios, investimentos, ou crescimento profissional dentro de uma empresa, essas pessoas aceleram em anos ou até em meses o aumento de seus recebíveis.
Pessoas assim, com um termostato programado para grandes ganhos, não aguentariam ficar recebendo em uma empresa o mesmo salário por mais de (1) um ou no máximo (2) dois anos, ou investindo certa quantia na qual o dinheiro estaria congelado.

Em contexto geral, são pessoas que buscam atingir seu pleno potencial financeiro, independente dos obstáculos a ultrapassarem e caminhos a seguirem, pessoas assim tem foco e objetivo traçado, correm atrás do que objetivaram para sua vida, buscam reformular e alavancar ainda mais seu modelo de dinheiro.

Caros Leitores,
Boa reflexão e sucesso!

Robson C. de Menezes – Editor do conteúdo.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
Twitter: gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  
  
Frases do Dia
“Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo”. Clarice Lispector.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais