Denúncias sobre o HUSE

O blog gostaria de saber do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Hospitalar de Saúde e da Direção do Hospital de Urgência de Sergipe o que foi feito até agora e quais providências foram adotadas para verificar a veracidade da denúncia gravíssima formulada pelo neurocirurgião pediátrico, Rilton Morais, de que alguns médicos desse Hospital se recusam a atender pacientes ou os atendem indevidamente.

Caso se confirmem as denúncias, esses médicos devem ser punidos rigorosamente, pois são iguais ou piores do que muitos corruptos, pois além de ganharem (sem trabalhar) o dinheiro que é pago por toda a sociedade, simplesmente põem em risco, quando não levam à morte por sua desídia, a vida de centenas ou milhares de pessoas.

O blog sabe  que nessas horas sempre aparecem aqueles que dizem que as condições de trabalham são deficientes, o salário é pouco, que eles são "coitadinhos" e outras séries de reclamações, algumas inclusive procedentes, reconheça-se, mas isso não dá o direito de nenhum servidor abandonar o seu posto, de atender mal a quem lhe paga e o que é pior, de boicotar o serviço para fazer valer aquela velha máxima cínica e abjeta que diz: "quanto pior melhor!".

Chega de paternalismo, corporativismo e de todos os outros "ismos" que só servem para acobertar, quando não incentivar, já que não se pune ninguém, a prática de ações deploráveis como essas. Com a palavra os citados órgãos.

Comitê de João será inaugurado hoje
O candidato a prefeito João Alves Filho (DEM), inaugura hoje, 25, às 19h, na Avenida Ivo do Prado (Rua da Frente), o comitê central. Contará com a presença de diversas lideranças e será o primeiro grande ato da campanha do ex-governador.

Licitação do transporte urbano
O candidato a prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) disse ontem na rede ilha que "há 27 anos estão no poder, mas nunca fizeram a licitação por razões 'froidianas' e querem fazer uma licitação às vésperas das eleições, da conclusão do mandato? Veja se isso tem o mínimo de bom senso? O que é suspeito", alertando para a possibilidade de a licitação está sendo dirigida para beneficiar terceiros. "Há sintomas.", concluiu.

Cobra o que não fez
O interessante dessa declaração é que o candidato cobra dos atuais gestores aquilo que ele próprio não fez em relação ao transporte intermunicipal de passageiros, quando governou o Estado em seus dois últimos mandatos. Afinal, a exigência de licitação para a prestação de serviços de transporte urbano ou intermunicipal de passageiros, como qualquer outro serviço público delegado, é uma exigência que já vigora desde 1988, com o advento na nossa Carta Magna. No mínimo soa como uma declaração incoerente.

Portal da transparência
O blog, que tantas críticas fez ao Tribunal de Justiça local recentemente, quer hoje parabenizá-lo pela divulgação da sua folha de pagamento de pessoal que pode ser obtida a partir do seguinte link: http://www.tjse.jus.br/csp/tjse/cnj/transparenciaClientes.csp.  Aguarda-se que os outros Poderes Legislativo e Executivo procedam do mesmo modo, bem como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público, estes últimos, inclusive, com maior razão, pois devem servir de espelho para aqueles.

Umbaúba: Juiz confirma que Zé de Francisquinho é ficha suja
O juiz eleitoral Antônio Carlos de Souza Martins deferiu o pedido de impugnação do Ministério Publico a candidatura de, José Silveira, Zé de Francisquinho (PDT) a prefeito de Umbaúba. Ele foi prefeito do município e cometeu diversas irregularidades tendo as contas rejeitas pelo Tribunal de contas de Sergipe.

Contas de Zé de Francisquinho rejeitadas
A sentença do juiz eleitoral é robusta e foi baseada no pedido da promotora da Justiça Eleitoral que promoveu a ação destacando que o pré-candidato não preenche os requisitos necessários ao exercício de sua capacidade eleitoral passiva, porquanto incidente uma causa de inelegibilidade, consistente na reprovação de contas prestadas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, na qualidade de Prefeito do Município de Umbaúba – SE, tendo sido consideradas irregulares, advindo a rejeição, conforme consta das decisões emanadas daquela Corte de Contas”.

Irregularidades insanáveis. Lei da Ficha Limpa
Na decisão, o juiz ainda ressalta que a promotora lembra que as irregularidades apontadas nas contas do Impugnado devem ser classificadas como insanáveis, transcrevendo o entendimento de consagrado doutrinador, defendendo o enquadramento no art. 1º, inciso I, alínea "g" da Lei Complementar nº 64/90, com a nova roupagem promovida pela Lei Complementar nº 135/10, conhecida, popularmente, como Lei da Ficha Limpa”.

Falecimento
Faleceu ontem MARIA DO CARMO BRITO VIEIRA, ex-funcionária do Banco do Brasil. Seu sepultamento ocorrerá hoje (25.07), às 9 horas, no Cemitério Parque Colina da Saudade.

Capela
Os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Capela, respectivamente, Ezequiel Leite (PR) e Chico de Ary (PSDB), receberam na noite da última segunda-feira, 23, o apoio de mais de 60 mototaxistas. A decisão ocorreu depois de reunião ocorrida na casa do candidato a prefeito. No final do encontro, todos saíram pelas ruas para celebrar a ocasião e, claro, sobre duas rodas.

TCE arquiva denúncia de Venâncio contra secretária
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou como improcedente a denúncia feita em 2007 pelo deputado estadual Venâncio Fonseca contra a então secretária da Comunicação, Eloísa Galdino, que hoje está na Secretaria da Cultura. Venâncio acusou a gestora de se aproveitar do cargo para fazer promoção pessoal em revistas de circulação estadual. O TCE entendeu que tal denúncia não tinha fundamento e arquivou o processo.

Mudança de métodos I
Até o final dos anos 80 do século passado, as campanhas políticas eram feitas no sistema que se tornou tradicional, no Brasil. Além do corpo a corpo com distribuição de santinhos, era comum a utilização de carros de som e obrigatória a realização de comícios, durante os quais os correligionários vibravam com os discursos dos candidatos e das principais lideranças de seu partido. Na chamada República Velha e mesmo depois da Era Vargas (1930/1946), os meios de propagação dos candidatos eram os que há pouco foram citados.

Mudança de métodos II
Com a redemocratização ocorrida em 1945 e consolidada através da Constituição de 1946, ressurgem os partidos políticos, com destaque para a UDN – União Democrática Nacional, PSD – Partido Social Democrático e PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, a saber: UDN – oposição; PSD – situação e PTB – o partido de Vargas, que tinha no PSD um tradicional aliado. Durante 18 anos tivemos a democracia restaurada, em nosso país. Veio, então, o golpe de Estado de 1964, com a implantação de um novo regime de exceção no Brasil.

Mudança de métodos III
Com a  nova redemocratização, em 1985, veio a chamada Nova República. Antes, em 1979, o então presidente João Batista Figueiredo, havia assinado a lei da anistia e, no mesmo ano, sancionado a lei que fez ressurgir os partidos políticos. Era o fim do bipartidarismo. Foram criados, então, o PT – Partido dos Trabalhadores, o PDT – Partido Democrático Trabalhista e o PTB – a tradicional sigla criada por Getúlio, agora entregue a Alzira Vargas. Lula era o grande líder do PT, enquanto que Leonel Brizola comandava o PDT.

Mudança de métodos IV
De 1985 até o final da década de 80, o esquema das campanhas era praticamente o mesmo, apenas com a adição dos programas de rádio e televisão. Com a chegada da internet ao Brasil, em 1990, o país deu um grande salto tecnológico. Também quase na mesma época passamos a conhecer o telefone celular, outro instrumento que viria a ter um papel decisivo na comunicação social. Mais recentemente, graças à internet e ao celular, surgem as chamadas redes sociais, que, com um potencial enorme, passam a ser um veículo de mobilização de força descomunal. Basta que se aponte um único fato: a chamada Primavera Árabe, que derrubou vários ditadores, conseguia reunir milhares de adeptos justamente através das chamadas redes sociais.

Mudança de métodos V
Como é sabido, as eleições municipais são as mais importantes. O blog não está falando do nosso país. Mas sim das potências mais desenvolvidas. Por uma razão simples. É nas cidades que as populações vivem. O município é a célula mater de uma nação. Pena que o eleitor brasileiro, ainda, essa consciência. Mas isso é assunto para outra oportunidade. As campanhas começam a aparecer, nas ruas, com os indefectíveis carros de som, que não respeitam a legislação que limita os decibéis. Os candidatos, entretanto, à exceção de Almeida Lima, que já está nas ruas, preferem aguardar o horário eleitoral, que de gratuito não tem nada. Ainda bem que algumas emissoras de rádio e TV já anunciam os tradicionais debates. A falta de credibilidade dos políticos, contudo, deixa uma grande parcela da população torcendo pela realização de um sonho: a aprovação do voto facultativo.

Eduardo Amorim viaja para visitar Gilton Garcia
O senador Eduardo Amorim faz visita de acompanhamento ao ex-deputado e ex-governador Gilton Garcia, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Gilton Garcia, que é vice-presidente do PTB/SE, está na UTI com meningoencefalite bacteriana, segundo boletim médico.

Projetos para o Pró-Investe
Em reunião com o secretariado ontem, 24, o governador Marcelo Déda analisaram os projetos planejados em diversas secretarias, estabelecendo uma escala de prioridades. O objetivo é elencar um conjunto de projetos que se adeque às exigências do programa Pró-Investe lançado recentemente pelo Governo Federal para alavancar o investimento público e, consequentemente, buscar manter os níveis de emprego e geração de renda nos estados brasileiros, a partir de um investimento de R$ 20 bilhões.

Estimativa
A estimativa é de que ainda em agosto, o Governo do Estado envie ao Governo Federal as propostas dos programas que poderão ser viabilizados pelos recursos da ordem de R$ 560 milhões disponibilizados para Sergipe.

Definição
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior, essa análise embasará um relatório que será entregue ao governador Marcelo Déda. “Após avaliarmos os diversos aspectos inerentes a esses projetos, todas essas informações serão fornecidas ao governador para que ele dê a palavra final, definindo os projetos constantes na nossa proposta para acesso aos recursos do programa”, explicou.

Plano Diretor I
A Câmara Municipal de Aracaju votou ontem,24, mais 13 emendas do Plano Diretor. Dessas, os vereadores aprovaram nove e adiaram a votação de quatro por entenderem que são conflitantes ou carecerem de mais esclarecimentos técnicos.  É válido salientar que o volume de emendas foi dividido em três lotes. Os parlamentares estão votando o primeiro, que possui emendas consideradas consensuais ou menos conflitantes. Os demais lotes serão votados posteriormente porque possui teor mais polêmico ou precisa de mais pareceres técnicos.

Plano Diretor II
Entre as emendas adiadas, está a que nº 46 que trata sobre a assistência aos dependentes químicos. No texto original do PD, o serviço estaria incluso no capítulo que trata de Assistência Social. O vereador Dr. Emerson (PT), chamou atenção para a emenda, por
entender que dependência química já se tornou um problema de saúde pública. Outra emenda observada pelo parlamentar e que também foi adiada, é nº 41 a qual promove a redistribuição espacial dos equipamentos de saúde através de uma política de localização mais justa e sua manutenção.

Plano Diretor III
Entre as emendas aprovadas, o vereador Jailton Santana (PSC) destacou a emenda nº 50 que propõe a ampla divulgação dos resultados de sorteios e qualquer outro processo de seleção de benefícios dos programas de habitação social. O parlamentar recorda que os vereadores denunciaram a comercialização de casas destinadas a pessoas sem acesso a moradia digna ou que tiveram suas residências demolidas para dar lugar a outra obra pública. Casa estas que, deveriam ter uma função social para os mais humildes que moravam em barracos. O vereador Jailton entende que com esta emenda também estará combatendo a comercialização indevida das habitações sociais.

Lutas dos jornalistas e radialistas
Como foi decidido em assembleia das duas categorias ocorrida no último dia 10, os comunicadores realizaram um ato público em frente à Superintendência Regional do Trabalho – SRTE. O objetivo foi dialogar com a sociedade sergipana sobre as péssimas condições salariais e de trabalho que vivem os jornalistas e radialistas.Um panfleto foi distribuído contendo a pauta dos jornalistas e radialistas e mostrando também que os donos de veículos de comunicação não se preocupam em valorizar os comunicadores.

Patronato
Ao sentarem a mesa, o patronato traz apenas a proposta de reposição da inflação do período pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).Oferecem para negociação apenas 6% de reposição retroativo à data-base, 1º de maio. Para se ter uma ideia do quanto isso é pouco, os jornalistas, por exemplo,ganharão a"incrível"quantia de R$66,20 a mais no seu piso. Já os radialistas, terão R$57,88. Não há aumento real nem valorização.

Patrões e o suor dos trabalhadores
Na última reunião ocorrida na SRTE os patrões só apresentaram como contraproposta o reajuste das perdas inflacionárias e desconsideraram todo o restante das cláusulas sociais reivindicadas pelas duas categorias. “Os patrões da comunicação sergipana querem enriquecer a custa do suor dos trabalhadores e dizem não às cláusulas sociais”, disse Fernando Cabral presidente do Sindicato dos Radialistas.

Real condição
Para a presidenta do Sindijor, Caroline Santos, é importante que a população saiba a real condição de trabalho dos comunicadores. “Como trabalhamos na TV, rádio, jornal, estamos onde o fato acontece isso por vezes dá uma falsa ilusão de que nosso trabalho é simples e temos altos salários, mas a realidade é outra por isso estamos dialogando com a sociedade sergipana, mostrando que os trabalhadores da comunicação sofrem como qualquer trabalhador” apontou.

Postos de trabalho
No mês de junho de 2012 foram admitidos 9.870 trabalhadores em Sergipe, contra 8.773 demitidos, números que redundam num saldo positivo de 1.097 pessoas. Nos últimos 12 meses, verificou-se um crescimento de 6,10 por cento de trabalhadores com carteira assinada, resultando um total de 15.997 pessoas que obtiveram registro em carteira de trabalho.

Venda de armas
O debate sobre o controle da venda de armas nos Estados Unidos dominou a TV americana após a morte de 12 pessoas num cinema. James Holmes, o atirador, comprou 6.000 balas e armas legalmente, pela internet e em lojas.

Paraísos fiscais
O Brasil é o quarto país com mais dinheiro em paraísos fiscais, de acordo com relatório divulgado pela Tax Justice Network, (Rede de Justiça Fiscal, em inglês), organização sem fins lucrativos da Inglaterra que tem como foco esse tipo de levantamento. Até o fim de 2010, 21 trilhões de dólares é o total de depósitos em contas em paraísos fiscais. Um trilhão e 200 bilhões de dólares é quanto os chineses, que lideram o ranking, tinham depositado em contas chamadas “offshores”. No mesmo período, os brasileiros depositaram 520 bilhões de dólares nessas contas, valor que corresponde a cerca de um trilhão de reais.

Preço da energia
O governo deverá lançar, ainda neste segundo semestre, medidas para tentar aumentar a competitividade da indústria brasileira. Destaque especial para o preço da energia. Até o final do ano, deverão ser definidas novas regras visando à renovação de companhias geradoras de energia elétrica como CESP (Companhia Energética de São Paulo), CHESF (Companhia Hridroelétrica do São Francisco) e Furnas. Os contratos começam a vencer em 2013.

Cinema
“Batman” – Como sempre, um grande sucesso de público. Naquele que está sendo anunciado como o último episódio da série, o diretor britânico Christopher Nolan encerra a trilogia iniciada há sete anos, com uma história em que o homem-morcego envolve-se com a luta de classes no mundo capitalista pós-globalização. Como diz o próprio Nolan, “o único superpoder de Batman é sua imensa fortuna.” Christian Bale interpreta Batman, enquanto que Tom Hardy vive Bane. O final de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” é, ao estilo de Hollywood, uma insinuação de nova sequência.

Blog nos próximos dias
O titular deste espaço  está viajando (desde o sábado,21) num compromisso familiar agendado há alguns meses. A atualização do blog não será interrompida, mas qualquer informação poderá ser enviada por e-mail. O blog agradece a atenção dos leitores e pede desculpas antecipadas se demorar a responder os e-mails e ficar sem contato direto por telefone. No próximo mês o titular deste espaço volta ao ritmo de trabalho normal.

Aracaju sedia encontro de educadores
Mais de 250 educadores das escolas conveniadas do Sistema Maxi de Ensino nos Estados de Sergipe e Bahia estarão em Aracaju participando do II Encontro Pedagógico Regional Nordeste. A proposta é trazer para discussão 15 temas ligados à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O evento será realizado no dia 4 de agosto, das 7h30 às 17 horas, no Colégio Jardins – Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 1496.

Tema e inscrições
O tema do evento “Ensinar inexiste sem aprender”, foca o educador, seu preparo pessoal e o aperfeiçoamento profissional com o objetivo de compartilhar reflexões que possibilitem a ampliação de comportamentos em prol de uma escola mais qualificada, alegre e humana. A palestra de abertura, do professor Gleiton Lima, aborda o tema Felicidade e Responsabilidade. As inscrições dos educadores de escolas conveniadas devem ser feitas até o dia 31 de julho e podem ser feitas pelo site: http://www.sistemamaxi.com.br Informações pelo fone 0800 4007654 ou pelo e-mail: http://encontropedagogico@sistemamaxi.com.br

Londres 2012
Aproxima-se o início dos Jogos Olímpicos de Londres. A cerimônia de abertura oficial ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 27 de julho. Focalizamos, hoje, as duas últimas edições da mais importante competição do esporte mundial. Em 2004, asede foi a cidade de Atenas. O total de atletas participantes foi 10.625, representando 201 países. 4.329 eram mulheres, com um percentual de 40,74 por cento. Em 2008, os Jogos Olímpicos tiveram lugar em Pequim, na China. Participaram dessa edição 10.942 atletas, dos quais 4.637 mulheres, representando 204 países, portanto 3 a mais do que em 2004. O número de atletas também superou o de 2004.

Futebol I
Taça Governo de Sergipe – Numa rodada realizada apenas para cumprir a tabela oficial da competição, os resultados foram os seguintes: Sergipe 3 X 3 Socorrense e River Plate 3 X 2 Confiança. ///

Futebol II
Faltam apenas quatro meses para a entrega da ARENA do Grêmio, em Porto Alegre. /// Dorival Jr. ainda não fechou com o Flamengo. /// O goleiro Neto vai substituir Rafael no jogo de amanhã, contra o Egito. /// Brasil X Egito – amanhã, 15,45, em Cardiff. Jogo de estreia da equipe brasileira nas Olimpíadas. /// Hoje, às 14,45, a seleção feminina de futebol vai enfrentar o quadro de Camarões. /// Amistoso internacional: ontem, em Hamburgo, na Alemanha, o Barcelona derrotou a equipe local do mesmo nome por 2 X 1. /// BASQUETEBOL – Ontem, em Barcelona – Estados Unidos 100 X Espanha 78. /// No próximo sábado, vai começar a segunda fase da Taça Governo de Sergipe. /// Antonio Hora Filho, aniversariante da última segunda-feira, ainda não foi homenageado pela Federação Sergipana de Futebol. /// Itabaiana enfrentará o Feirense, domingo, pela Série D do campeonato brasileiro. Enquanto há vida, há esperança. /// Mas a classificação tricolor é, de fato, muito difícil.

Curtas
Senador Cristóvão Buarque, ao ver o plenário do Senado vazio, exclama: “A Internet é minha tribuna”. /// Cientista político prevê o fim do DEM, depois das eleições. /// David Fleischer, da UNB, vê como alternativa para o DEMOCRATAS uma fusão com o PMDB ou com o PSDB. /// Edir Macedo vibrou com o empate técnico entre Russomano e Serra, em São Paulo. /// Decisão do CRM do Rio de Janeiro causa polêmica. /// Órgão dos médicos quer impedir partos em residências e até mesmo a atuação das parteiras. /// Será terça-feira, dia 31, a próxima reunião do MERCOSUL, que marcará o ingresso da Venezuela na instituição. /// Petrônio Gomes está de volta, com suas ótimas crônicas, no Jornal da Cidade. /// Quinta-feira, no horário do almoço, o candidato João Alves será sabatinado no programa “Conversando com o Lojista”, na sede da CDL. /// Rixa de torcidas provoca mais uma morte. /// Até o dia 31 de julho o Shopping Jardins celebra o mês do rock, com a realização do The Beatle Week. /// Vereadores prosseguem discutindo e votando a revisão do Plano Diretor. /// Brasil estréia amanhã no futebol contra o Egito.

DO LEITOR

Seria um showmício?!?
De um leitor de Frei Paulo devidamente identificado: Confirmei acessando o site da banda forró dos balas,tocará em Frei Paulo no dia 29/07 no aniversário da rádio educadora AM, coisa que nunca se preocuparam em comemorar,tem um detalhe a emissora pertence a família do prefeito, e o mesmo possui ações na emissora. Atenção justiça eleitoral é preciso uma análise profunda antes de autorizar este evento que por coincidência será realizado no período eleitoral e um dos donos é candidato a reeleição para prefeito. Confira o site da banda forró dos balas e veja a agenda:  http://www.forrodosbalas.com.br/site/?page_id=6

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia 
As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido Fernando Pessoa, homenagem do blog ao Dia do Escritor, comemorando hoje, 25/07.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais