Ética, respeito, corrupção…

 
As relações humanas sempre tiveram conflitos, disputas, desentendimentos, invejas, traições, ganâncias e muitos outros tipos de atos e comportamentos que passam longe da harmonia, concórdia, fraternidade, amor, respeito e ética. Comportamentos que realçam o “ser melhor de todos a qualquer custo” encontram-se aos montes por aí, inclusive em pessoas que pregam a repugnância disso em outras pessoas. Muitas pessoas dizem que não se deve fazer algo porque é errado, mas elas próprias o fazem com a mais naturalidade possível. Um exemplo mais cabal disso é encontrado nas pessoas que dizem que os políticos são corruptos, mas fazem atos semelhantes ou até piores do que são evidenciados pelos políticos que praticam corrupção.

Muitas pessoas dizem que são contra quem pratica corrupção, mas fazem qualquer coisa para se livrar de uma multa quando são pegas em uma infração de trânsito. Como alguém sem problema físico ou sem ser velha que estaciona em lugar para idosos ou deficientes pode criticar os corruptos? Como alguém que oferece propina a agente público para fugir de uma multa pode criticar os corruptos? Como alguém que prejudica outras pessoas para ficar no lugar delas pode criticar os corruptos?  Como alguém que não respeita os mais velhos, as crianças e as pessoas com necessidades especiais podem criticar os corruptos? Como alguém que dirigem sem respeitar as leis de trânsito pode criticar os corruptos? Como alguém que quer levar vantagem em tudo pode criticar os corruptos? Certamente lhes faltam credibilidade, ética e personalidade para criticar qualquer ato ilícito porque essa pessoa comporta-se como qualquer outro corrupto.

A luta de muitas pessoas probas, éticas, com moral e críveis pode ser em vão se o comportamento de boa parte da nossa sociedade se assemelha ao que é combatido. O desrespeito às pessoas é nítido e notório, encontra-se em todos os ambientes, em todos os locais, regiões e classes sociais. O combate a atos discriminatórios, antidemocráticos e aéticos é totalmente prejudicado por causa de muitos pensarem que somente eles tem razão, somente eles estão com a verdade. A grande maioria que praticam atos de corrupção, mas que se dizem contra a corrupção defendem-se dizendo que o que fazem não é corrupção. A verdade é que a grande maioria dos corruptos diz exatamente isso: que mão pratica corrupção.

Na nossa sociedade presenciamos práticas de desrespeitos que muitas vezes nos chocam ou nos deixam constrangidos ou revoltados. Muitos são desprovidos de espírito de irmandade, companheirismo, de solidariedade, de amor. Ao contrário, muitos querem destruir, deprimir, descriminar, ridicularizar, excluir quem não se enquadra no que querem ou não pensam como eles ou possam atrapalhar em alguma situação. O amor ao próximo é algo tão distante da nossa sociedade que podem até virar notícia quando isso ocorre. As pessoas estão distantes umas das outras, muitas vezes elas moram no mesmo prédio ou condomínio, mas nunca se falam, se cumprimentam. Na verdade, o comportamento de isolamento encontra-se até mesmo nas corporações. Será que isso é próprio da nossa sociedade?

As pessoas deveriam participar mais da vida dos outros no sentido de ajudar, se solidarizar com eventuais problemas, ter mais afinidades, respeitar mais e confiar mais. Ao mesmo tempo, deveriam ser mais éticas e agirem exatamente igual ao que pregam e combatem nas outras pessoas. Se todos fizessem assim teríamos uma vida muito melhor, com muito menos comportamentos deploráveis e a ética não seria tão maltratada como ocorre atualmente em nosso país. Que a paz, o amor, a vida, o respeito, a moral, o companheirismo  e a solidariedade estejam sempre presentes no cotidiano de todas as pessoas fazendo de todos nós semelhantes também no comportamento. Isso ocorrer, a luta para termos um Brasil mais ética, respeitador e comprometido com o bem de todos se torna muito mais fácil. (Francisco Castro. Economista http://www.franciscocastro.com.br)

Pensamento dos candidatos
Pela primeira vez este blog tentará fazer uma espécie de entrevista junto aos candidatos a prefeito de Aracaju com o objetivo de conhecer o pensamento dos mesmos no que concerne aos seguintes temas: saúde, educação, mobilidade urbana, servidor público, meio ambiente e infraestrutura urbana.

Servidor Público
Desse modo, o blog iniciará esse conclave no dia 20/08 com o tema "Servidor Público”, cujos questionamentos serão encaminhados a cada coligação, que poderá responder, querendo, até o dia 19/08. O mesmo procedimento será adotado em relação aos demais temas acima apontados.

Comissão
O governador Marcelo Déda, recebe nesta terça-feira, no Palácio dos Despachos, por volta do meio-dia, a a comissäo de deputados estaduais pra discutir questões relacionadas com os professores da rede estadual de ensino. Os secretários Belivaldo Chagas, Educação, Oliveira Júnior, Seplag, e João Andrade, Fazenda, estarão presentes.

Rejeição de Reynaldo. Por desconhecimento
Conversando ontem, 13, com dois pesquisadores o blog foi informado que o grande índice de rejeição de Reynaldo Nunes (PV) em algumas pesquisas é quando a pergunta é feita de forma induzida, mostrando os cinco nomes dos candidatos. Reynaldo é o mais desconhecido de todos e por isso o percentual grande de eleitores que não votam nele.

Índice de rejeição e índice de desconhecimento
O blog entende que estão confundindo índice de rejeição com índice de desconhecimento. No caso, os índices altos de Reynaldo é porque o eleitor não o conhece. Dos cinco candidatos a prefeito em Aracaju, apenas Reynaldo e Valadares Filho nunca disputaram mandatos majoritários. João Alves foi candidato ao governo várias vezes, Almeida candidato a prefeito outras tantas e até Vera Lúcia já foi candidata a prefeita e ao governadora, duas vezes cada.

Índice de desconhecimento reduz, de rejeição não!
Um detalhe importante o índice de desconhecimento com o horário eleitoral gratuito pode reduzir, mas o índice de rejeição dificilmente baixa. É quando o eleitor conhece o candidato e não vota nele de jeito nenhum.

Mendonça Prado: restrição ao grupo dos Amorim I
Pelo twitter, o deputado Mendonça Prado (DEM) esclareceu ontem, 13, que esteve em Porto da Folha ao lado de Francisco Gualberto porque o DEM do município, comandando pela vereadora Ana Rita, apoias do Dr. Araújo (PSB) como candidato a prefeito. “Portanto, eu estou com eles”, escreveu.

Mendonça Prado: restrição ao grupo dos Amorim II
Ainda pelo twitter Mendonça disse que em Estância apoia o candidato a prefeito pelo DEM, Carlos Magno e deixou claro: “No interior do estado eu vou para os palanques indicados pelos meus eleitores. Mas, faço restrição a presença dos Amorins”.

Itabaiana: Promessa não cumprida. Não atrasar salários dos servidores
Após vencer as eleições 2008 o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo concedeu entrevista a TV Sergipe, a jornalista Susane Vidal, na 1ª edição do SETV, confirmando a promessa que não atrasaria os salários dos servidores como fez na gestão anterior. “Fiz uma promessa de não atrasar e pode gravar e cobrar”. Hoje a gravação da promessa está sendo divulgada em Itabaiana. Detalhe: o atraso salarial continua.

Mais uma promessa
O candidato a vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) disse que, se eleito, João Alves Filho (DEM) irá cumprir os quatro anos de mandato e tentará a reeleição em 2016. Essa é mais uma promessa que o blog já registrou  no "Promessômetro". (Sempre divulgado as segundas, quartas e sextas).

Gesto de Serra
Espera-se, contudo, que caso o candidato João Alves venha a ser eleito, que não repita o gesto do seu correligionário político José Serra, que fez idêntica promessa quando se candidatou à Prefeitura de São Paulo, inclusive dizendo que iria registrar em cartório, mas que tempo depois renunciou ao cargo de Prefeito para se candidatar à Presidência da República.

Congresso em Foco
O senador Antônio Carlos Valadares é o único representante de Sergipe que concorre ao "Prêmio Congresso em Foco 2012" que avalia a perfomance de todos os parlamenares do Congresso Nacional, premiando aqueles que mais se destacaram no ano. O senador valadares concorre na categoria "combate ao crime organizado". Quem quiser votar, é só acessar o site: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/os-melhores-parlamentares-segundo-os-jornalistas-2/.

Construtoras União e Engeb, além da Adema processadas pelo MPF/SE
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando a União, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e as construtoras União Engenharia e Engeb pela degradação causada no manguezal do Rio Mangaba no município de Barra dos Coqueiros. Parte de dois condomínios da União e Engeb, próximos à ponte Construtor João Alves, avançaram sobre área de preservação permanente, além de despejarem efluentes sem tratamento diretamente no rio.

Ocupação ilegal de área
Relatórios produzidos pelo MPF, Ibama e pela própria Adema comprovam que as duas construtoras ocuparam ilegalmente área de preservação permanente, não fizeram a revegetação do talude rio Mangaba  – uma das condicionantes do licenciamento ambiental –  e vêm poluindo o rio. A Adema, além de licenciar a obra em local impróprio, não fiscalizou o cumprimento das condições por ela fixadas nas licenças emitidas. Além disso, o MPF alega que houve a União foi omissa no seu dever de coibir e controlar o uso de terra pública federal.

Eventos políticos
O deputado estadual e presidente do PDT, Zé Franco, participou, no último final de semana, de eventos políticos em diversos municípios do interior do Estado. As visitas começaram na sexta-feira, 10, em Nossa Senhora das Dores, onde o ex-prefeito Fernando Lima (PDT) tenta um retorno à prefeitura. No domingo, o deputado esteve em Muribeca, logo em seguida participou de atos em Aquidabã e São Miguel do Aleixo.

Parada Gay
Em meio ao colorido que tomou a Orla da Atalaia na tarde do domingo, 12, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se misturaram à multidão para cobrar igualdade. A XI Parada Gay de Sergipe contou com o apoio dos parlamentares que foram representados pelo presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento (PT) e pelos vereadores Miriam Ribeiro (PSD), Danilo Segundo (PSB) e Karla Trindade (PCdoB). O movimento, que tem ganhado cada vez mais espaço na conscientização pela igualdade dos direitos sexuais, ocorreu de forma pacífica e contou com um grupo empolgado de representantes da sociedade aracajuana.

Tribuna Livre
Nesta terça-feira,  14, a partir das 15h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vai realizar uma Tribuna Livre com o tema Proteção, Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e a Convivência Familiar e Comunitária. O requerimento foiproposto pelo vereador Dr. Emerson (PT) e terá como palestrante, Silvana Maria Santos, professora, assistente social, ex-coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Aracaju e voluntária na Casa Santa Zita.

Compromisso com a Diversidade e com Aracaju
Com o objetivo de continuar trabalhando por uma cidade cada vez mais plural e livre de preconceitos, e de políticas mais efetivas e abrangentes para lésbicas, homossexuais, transexuais, travestis, bissexuais e transgêneros, o candidato a vereador Andrey, participou da 11ª edição da Parada LGBT de Sergipe, que trouxe o tema, “Tome uma dose de Bom Senso. Homofobia tem Cura”.

Respeito as diferenças
Para celebrar mais uma vez toda essa pluraridade, a orla da Praia de Atalaia serviu de palco para a alegria e para a luta contra toda forma de preconceito.  A caravana “compromisso com Aracaju” desfilou toda a sua empolgação e respeito ao diferente. O amarelo do “movimento pela diversidade” coloriu ainda mais a tarde ensolarada de domingo. Militando no movimento LGBT desde 1998, Andrey, entende que compromisso com Aracaju é respeitar as diferenças, é trabalhar em prol da diversidade e por direitos iguais. “Precisamos dar um basta nas violências, combater as homofobias e lutar por direitos civis para a população LGBT. Por uma cidade e país mais justo e igual para todas e todos.

Gabriel Damásio
O experiente e eficiente repórter Gabriel Damásio, da Liberdade AM 930, é o novo apresentador do programa jornalístico “Acontece”. Foi acertada a escolha feita pelo diretor Otacílio Leite, que levou em conta o desempenho do citado profissional desde que ingressou na emissora da rua Pacatuba. Essa mudança deveu-se à saída de Ely Augusto, que vinha sendo o titular do horário (14 às 17 horas). A programação jornalística da tarde é complementada com o Jornal em 3 Tempos, da Rede Bandeirantes de Rádio.

Educação
Ao lado da saúde, outro setor representa um dos maiores problemas de nosso país. Vejamos o que pensam alguns “mestres” sobre a Educação:Chesterton: “A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para outra.” – George Bernard Shaw: “Desde pequeno tive de interromper minha educação para ir à escola.” Albert Einstein: “É um milagre que a curiosidade sobreviva à educação formal.” A verdade é que a tão decantada prioridade à educação é, na prática, inexistente. Que bom seria se os governos, em todos os níveis, seguissem os exemplos dados por Jean Piaget e Paulo Freire. Os professores continuam sem reconhecimento de sua importância para o desenvolvimento do país. No governo federal, por exemplo, a prioridade é absoluta para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Um grande equívoco, como o futuro mostrará.

Dia D
Aos domingos, o Jornal do Dia publica caderno especial, assinado pela jornalista Sacuntala Guimarães. Com boa apresentação gráfica, o  caderno é recheado de boas matérias e informações.

Palestra sobre Gestão Financeira
Nesta quarta-feira, a partir das 7h30, o Sebrae promove gratuitamente em seu auditório a palestra ‘Gestão Financeira – do Controle à Decisão’. O evento tem como público alvo os proprietários de micro e pequenas empresas sergipanas e será coordenado pelo administrador e consultor de empresas Gracindo Vasconcelos de Andrade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 2106-7710.

Oficina do SESC
Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2012, às 14h, no SESC Centro acontecerá a oficina “Produção de poemas e folhetos de Literatura de Cordel”, que será ministrada pelo poeta e membro da ASCORESE (Associação dos Cordelistas e Repentistas de Sergipe) Pedro Amaro do Nascimento. A oficina faz parte da programação do II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel, que acontecerá no período de 14 a 17 de agosto de 2012, realização da Secretaria de Estado da Cultura com parceria do SESC. As inscrições para a oficina são gratuitas e estão sendo feitas na Central de Atendimento do SESC Centro, situado a Rua Dom José Thomaz, 235. Bairro São José.

GVT
Com apenas dois meses de atuação em Aracaju, a GVT já representa 72% de todas as portabilidades no segmento de telefonia fixa. Ou seja, de cada 100 pessoas que mudaram de operadora mantendo seu número, 72 migraram para a GVT. A empresa investiu R$ 45 milhões para a construção de mais de 40 mil acessos para os serviços de telecomunicações, o que corresponde a mais de 60% de cobertura local.

Campanha do Hemose
Coleta externa do Hemose acontecerá nos dias 15, 16 e 17, no Shopping Jardins, porta de acesso B, na loja em frente à VIVO. Das 10 às 17 horas. Participe. Ajude o Hemose a recompor seu estoque de sangue. Seu gesto poderá salvar uma vida.

Futebol
Copa Governo de Sergipe – A FSF acertou em cheio. Como o jogo Socorrense X River Plate será um simples amistoso, foi antecipado para amanhã, quarta-feira, às 15,15 horas, no Estádio Wellington Elias da Paixão, em Socorro, pela última rodada do segundo turno da competição. /// De outra parte, o clássico Sergipe X Confiança será decisivo. A partida será disputada sábado à tarde, às 16 horas, no Batistão. O Sergipe é o líder, com 10 pontos. O Confiança está em segundo lugar, com 8. Ao Mais Querido basta um simples empate para vencer o segundo turno e decidir a competição diante do seu grande rival. Se o Confiança vencer, sábado, conquistará a Copinha e ganhará uma vaga para disputar a Copa do Brasil do próximo ano. /// Espera-se que dessa vez tenhamos um bom público, para prestigiar o clássico Sergipe X Confiança. /// O Itabaiana, que foi um verdadeiro fiasco na série D, é o dono da primeira vaga para a Copa do Brasil. A segunda vaga está em aberto: Confiança ou Sergipe. /// Faleceu Bené, ex-craque de futebol e aposentado da Petrobras. /// Ribeiro Neto criticou o árbitro Cláudio Francisco e acrescentou que ele foi muito mal escalado, referindo-se à sua última atuação na série A, ao lado de Ivanei Alves Lima e Clériston Clay Barreto Rios. /// Presidente do Confiança, Luís Roberto, detectou ingressos falsos sendo vendidos por cambistas. E o pior: confeccionados na Federação. /// Medidas urgentes devem ser tomadas.

Futebol: Clubes endividados I
Bastante esclarecedor o artigo publicado, à guisa de editorial, pela Folha de São Paulo de ontem (13 de agosto). Eis alguns trechos:“Salta aos olhos, há anos, o mau desempenho financeiro de boa parte dos clubes de futebol do país, endividados e geridos de modo amadorístico, quando não temerário. Os problemas parecem ainda longe de ser resolvidos, reitera estudo realizado por dois técnicos do BNDES. O trabalho A GESTÃO DE CLUBES DE FUTEBOL – REGULAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESAFIOS PARA O ESPORTE BRASILEIRO faz um diagnóstico preocupante”.

Futebol: Clubes endividados II
Continua o artigo: “O endividamento conjunto de 20 dos maiores clubes foi de 2,04 bilhões de reais, em 2007, a 3,86 bilhões, em 2011 (aumento de 89 por cento). Cerca de metade dos compromissos se refere a tributos federais. O dispositivo para equacionar os débitos, a criação da TIMEMANIA, apresentou resultados pífios. Diante desse cenário, os responsáveis pelo estudo propõem uma LEI DE RESPONSABILIDADE ESPORTIVA, inspirada na LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, que estipula limites de gastos e sanções para governantes perdulários. A idéia foi em parte contemplada no governo FHC através de leis aprovadas mas sancionadas no de Lula. A principal é a lei 10.672/2003, que aumenta a transparência e prescreve sanções para dirigentes. Ocorre que o texto foi posteriormente amainado, de modo a dificultar as punições. Ademais, são raras as condenações de cartolas.”“O aspecto fundamental é transformar os clubes ou seus departamentos de futebol em empresas. É o que sugerem os autores do estudo. E é a isso que resiste a chamada BANCADA DA BOLA no Congresso.““Em se tratando de atividade econômica, é justamente sob esse regime que o futebol deve ser administrado e fiscalizado. O esporte mais importante do país precisa contar com mais profissionalização, dentro e fora do campo.”

Futebol: Clubes endividados III
A este irretocável texto, o Blog acrescenta:Se o panorama acima descrito é o retrato fiel da vexatória situação dos 20 maiores clubes brasileiros, o que dizer do nosso fracassado futebol, em que impera uma mentalidade absolutamente retrógrada, com uma federação comandada há 23 anos pelo mesmo presidente e irreversivelmente atrelada à política da CBF, entidade da qual recebe uma “mesada” para custear suas despesas? Lamentavelmente, a resposta a esta pergunta reside no fato incontestável da falta de credibilidade do nosso futebol, que conseguiu, ano após ano, perder grandes parcelas dos seus aficionados. Basta observar-se que, repetidas vezes, tivemos públicos de 300, 400 e 500 torcedores nos jogos da competição que está em andamento, a Copa Governo de Sergipe. Aliás, quando há um público de 1.500 pessoas, isso é motivo de alegria. Mentalidade atrasada dos dirigentes, falta de planejamento, ausência de marketing, inexistência de uma política objetiva de contratações, falta de apoio às divisões de base. Estes são alguns dos motivos que determinam um índice ZERO de credibilidade ao nosso futebol”

Curtas
Governo estuda lançamento de novo pacote econômico. /// Novo tiroteio nos EUA: agora foi no Texas. /// Vice do Banco Mundial fez palestra mas não recebeu medalha. /// Deputados afirmam que políticas contra abuso infantil ainda não funcionam. /// Plenário da Câmara Federal poderá mudar percentual do PIB a ser aplicado na educação. /// Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, custarão 33 bilhões e 500 milhões de reais. /// Lula ordenou esquema do mensalão – sustenta a defesa de Roberto Jefferson. /// Ministros vão analisar pedido de inclusão do ex-presidente no processo. /// Campanha muito fraca em Aracaju só deverá esquentar a partir da próxima semana. /// Em 21 de agosto começa a propaganda no rádio e na televisão. /// Medida que visa a limitar mandatos de associações, federações, confederações e outras entidades ganha corpo no Congresso Nacional. /// Senadores Eduardo Suplicy (PT) e Cássio Cunha Lima (PSDB) atuam nesse sentido. /// Iniciativa ganha corpo na área do desporto, para melhorar a estrutura de olho nos Jogos Olímpicos de 2016. /// Fundo de pensão dos servidores públicos deve entrar em vigor no dia primeiro de janeiro de 2013. ///PETROBRAS cobra do governo definição sobre mistura de etanol.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AndersonJPT "Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!”

www.twitter.com/palmeriodoria A bola da Copa pode ser Bossa Nova, Brazuca ou Carnavesca. A da seleção, por enquanto, é bola murcha.

www.twitter.com/sergioalves1 Podemos abrir os caminhos, mas, no fundo, é a vida quem nos coloca cara a cara com as oportunidades.

www.twitter.com/GabrieLeite "O problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes, e os inteligentes são cheios de dúvidas". #boanoite

www.twitter.com/glauco_vinicius A vida é esse eterno hipismo em que você sempre cai do cavalo. #filosofiadacachaça

DO LEITOR

Tomada de preços no valor de R$ 2,7 milhões em Brejo Grande
E-mail recebido: “Veja esta publicação da Prefeitura Municipal de Brejo Grande veiculada no Jornal da Cidade da semana

passada. Sendo uma Tomada de Preços, como pode o contrato já está na casa de R$ 2.775.005,39, quando o máximo permitido por Lei seria de até R$ 1.500,000,00 (em caso de TP de Obra/Engenharia) e de R$ 650.000,00 (em caso de bens e serviços comuns) e a partir disso deveria ser Concorrência Publica. Interessante que para continuar no mesmo contrato (nem sei do que se trata), observei que as partes já estão assinando o 10º Termo Aditivo”. Do blog: vale a pena os órgãos fiscalizadores analisarem este processo.

ARTIGO

O custo Sergipe – Carlos Eduardo*

O custo Brasil é originalmente caracterizado por uma série de fatos econômicos negativos, contrários ao crescimento sustentável das empresas e consequentemente do país. Esses fatos são em sua maioria caracterizado por uma inércia secular da maioria do empresariado brasileiro que sempre viveram à custa da inércia fiscalizadora e de planos mirabolantes e ineficientes de salvação econômica fomentado pelo governo brasileiro, e deixaram de investir em tecnologia e ações de ponta que dessem sustentação a uma produção de qualidade, inovadora e de baixo custo, que colocasse o nosso mercado em igualdade de condições competitivas com outros mercados internacionais.

Em Sergipe, e Aracaju em particular, caminhamos a passos largos para alimentar essa incoerência, na forma negativa de se produzir menos á custo cada vez mais alto. O que faz da nossa economia e do nosso mercado produtivo, um poço de constantes incertezas econômicas e sem fidelizar a confiança do mercado investidor nacional e internacional.

Sergipe precisa gerar urgentemente novos empregos. E isso só será possível quando às empresas que pretendam se instalar em nosso território visualizarem um campo estruturante positivo à implantação, operacionalização e escoamento da sua produção. Isso se traduz em vantagens econômicas que diferenciam a escolha de implantar uma unidade produtiva em uma localidade e não em outra. É pensar que a concorrência de mercado já se inicia nessa fase primária à produção propriamente dita.

Este preâmbulo é para retratar um serviço de real necessidade para a população de forma geral, constantemente colocado ou tratado como não importante e secundário pelo organismo responsável pela sua administração e aplicação: o caótico sistema de transporte urbano da nossa capital.

Hoje, dia 13 de agosto de 2012, ao chegar de uma viagem de negócios em Salvador via transporte rodoviário, necessitava complementar uma venda em outro estado da nação mais distante e com a celeridade pretendida via transporte aéreo. E para baratear os meus custos e aumentar à minha receita, optei em me dirigir ao aeroporto de Aracaju usando o recurso do serviço de transporte urbano. E pasmem: Aracaju é talvez a única capital do país que não possui uma linha direta de transporte público, que ligue o seu principal terminal rodoviário com o terminal do aeroporto. Assim, tive que me deslocar ao terminal do D.I.A. em busca da única linha disponível para esse fim. Só que o meu voo estava marcado para às 17h e acreditei que dava tempo em chegar com folga ao aeroporto e fazer o checking em tempo hábil. Ledo engano! Cheguei ao terminal do D.I.A. às 14:50h e só tive o prazer de pegar o citado ônibus com direção ao aeroporto às 16:10h. Fui à loucura e já estava na eminência de pegar um taxi e ver parte do meu lucro se esvair na incompetência do serviço concedido pela prefeitura e dos empresários do setor. Em conversa com os usuários da linha de ônibus urbano AQUÁRIUS X AEROPORTO X DIA, verifiquei que o problema é recorrente e que em alguns dias da semana, para se deslocarem pela região do aeroporto, eles ficam 1:40h esperando o tal ônibus no terminal do D.I.A. Isso é um absurdo e precisa ser corrigido pela atual gestão da prefeitura de Aracaju. É um atraso incomensurável e pernicioso à boa relação comercial e econômica.

Resumindo: quase perco o meu voo e a minha venda. Além, é claro, risco iminente de perder um cliente.

“É muito caro criar, construir uma ideia, produzir e investir no país. Precisamos de mudanças de rumo; repensar o sistema como um todo e fazer da nossa cidade um celeiro de obras e de investimentos. E o ambiente e o custo do negócio têm de ser mais leve e mais atraente”.

*Administrador e estudante de Secretariado Executivo da UFS.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”.Bertold Brecht  m.14/08 1956 – Bertolt Brecht, dramaturgo alemão, morreu em 14 de Agosto de 1956.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais