Pesquisas, métodos e cuidados

As pesquisas são sim instrumentos eficazes de avaliação momentânea, porém, a parte mais importante da pesquisa é a leitura por ela propiciada, e diferente do que muitos imaginam a leitura da pesquisa não se dá pela literal interpretação dos números que ela apresenta.

É por isso que o titular deste espaço sempre defendeu a tese de que pesquisas deveriam servir apenas para consumo interno de cada candidato e sem divulgação. Para não deixar duvidas e acabar com aqueles “institutos” que só aparecem em período eleitoral para satisfazer o ego de alguns candidatos.

Além da metodologia, dos setores pesquisados e do questionário aplicado, há também a necessidade de se obter a certeza de que quem aplicou o questionário, não o contaminou com qualquer expressão que tenha induzido o entrevistado.

Momento – Em se tratando de pesquisas eleitorais, se preservadas essas condições, se terá  então um resultado capaz de espelhar o sentimento momentâneo da comunidade de um bairro, de um município, de um estado ou até mesmo de um país.  Mas ela reflete o sentimento daquele momento, principalmente em se tratando de pesquisas não qualitativas, as que apuram a aceitação ou a rejeição a um determinado candidato, sem apurar o porquê da aceitação ou da rejeição.

Rejeição/Desconhecimento –  Sem falar quando o índice de rejeição é misturado ao índice de desconhecimento do candidato, no período que antecede ao horário eleitoral gratuito. Ou seja, os candidatos que nunca disputaram mandatos majoritários, numa pesquisa induzida, são citados quando o eleitor é questionado “em quem você não vota destes nomes”, muitas vezes por falta de total conhecimento do candidato.

Interpretação – O instituto é apenas o agente apurador desse sentimento, mas não adquire por isso, o direito de aplicar na leitura da pesquisa a interpretação que melhor lhe convier, visto que, o aspecto comercial da pesquisa, existente a partir da sua transformação em produto/serviço, diante do pagamento efetuado por um cliente, provavelmente contagiará a interpretação do instituto.

Contágio – As pesquisas aplicadas para aferir o sentimento da população em relação aos candidatos que disputam a prefeitura de Aracaju, já estão sendo publicadas, e em algumas é possível identificar a possibilidade de contágio, um contágio existente por conta de uma equivocada avaliação, fruto talvez da relação comercial.

As pesquisas mostram o candidato do DEM à frente dos demais, situação perceptível até mesmo por leigos, mas é possível que a partir dessa constatação, os números apresentados estejam contagiados por uma interpretação não real. Alguns exemplos:
Rejeição
– Além da aceitação, um dos fatores que os partidos utilizam para escolher ou descartar um candidato é a rejeição. Portanto um candidato que possuí um alto índice de rejeição, por mais que ele ocupe a dianteira de uma pesquisa num determinado momento, não há mágica para que a rejeição desapareça como se houvesse sido levada pela ventania.

Avaliação – Há também uma constatação de que o governador Marcelo Deda, por frustração de comportamento associada à falha de interação gritante do seu governo, enfrenta um momento de avaliação negativa por parte do eleitorado, mas transformar essa avaliação negativa do governador em aceitação ao candidato do DEM pode representar o equívoco que está contagiando os tabuladores e leitores dos resultados obtidos nas pesquisas em questão.
Desempenho – A rejeição a Deda não significa aceitação a João, até mesmo porque João até o lançamento da candidatura era um dos campeões em rejeição, por conta de vários aspectos e dentre eles pelo péssimo desempenho à frente do terceiro mandato de governador.

Disputa – João se apresenta com um discurso ultrapassado, sem quadros renovados em sua agremiação e como representante de uma aliança política conturbada. Além de enfrentar um grupo que transformou Aracaju numa cidade admirada por moradores e visitantes, numa cidade cuja qualidade vida é ressaltada até mesmo por adversários, e cujo candidato desse grupo é um jovem, já testado nas urnas, no segundo mandato de deputado federal e pertencente aos quadros do PSB, partido que vem recebendo avaliação positiva no comando administrativo de algumas capitais e que obteve 86% de aprovação em Pernambuco com a administração de Eduardo Campos.

Cautela – Por esses e outros motivos, é preciso cautela no momento da leitura e da interpretação aos índices apurados, sob pena de se criar uma ilusão para o candidato supostamente favorecido, salvo se o objetivo da pesquisa a ser publicada, for iludir o eleitor que já não se deixa contagiar por esses resultados, com a mesma intensidade de pleitos anteriores.

Por outro lado, já está manjado o truque de institutos que à medida que o dia da eleição se aproxima, vão alterando seus números e aproximando-os da realidade, maquiando o processo de enganação que usou contra o eleitor.

Um exemplo desse truque encontra-se registrado na imprensa sergipana, e ocorreu na eleição onde havia uma acirrada disputa para o Senado Federal entre Maria do Carmo e Zé Eduardo Dutra, na qual alguns institutos esconderam o desempenho de Dutra para beneficiar Maria. Naquele pleito se a população não tivesse sido enganada o resultado seria outro.

Aviso aos navegantes: Um truque que funcionou ontem, pode não funcionar hoje.

É possível comprar um vereador em São Paulo
A candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, disse ontem, 15, durante sabatina Folha/UOL que “é possível” comprar um vereador na Câmara de São Paulo em troca de apoio.Sem revelar nomes, Soninha afirmou que conhece um caso concreto. “Eu soube, e não foi a pior das hipóteses, com apoio em troca de dinheiro, mas em troca de 120 cargos. Não posso dar nomes”, disse.

Acordo prévio
De acordo com a candidata, “nenhum projeto passa na câmara, na assembleia, sem um acordo prévio”. “Tudo é acordo, cada projeto de vereador que foi aprovado foi acordado antes no colégio de lideres. Na melhor das hipóteses é um acordo republicano, em que a cidade ganha. Agora um apoio não republicano é quando o projeto é uma porcaria, com acordo feito em troca de dinheiro”, disse.

Ainda bem que é só em São Paulo. Nas outras capitais todos são sérios
Como o blog acredita em Papai Noel, Curupira e Saci Pererê,  destaca que a compra de  vereador só ocorre na capital paulista. Nas outras capitais, inclusive Aracaju, jamais um vereador venderia seu voto ou seu mandato em troca de cargos. Isso nunca aconteceu!

Gualberto reafirma discurso na frente dos procuradores
Diante de um plenário repleto de procuradores do Estado, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) reafirmou o que havia dito na semana passada. “Existem procuradores querendo fazer política na Procuradoria Geral do Estado. E esse não é o papel correto”, disse o líder do governo. “Não tenho preocupação em agradar ou desagradar os procuradores. Defendo o que acredito”, garante Gualberto.

Plano de Cargos e salários
O deputado disse ainda que é a favor do plano de cargos e salários dos procuradores do Estado, mas lembrou que a prioridade do governo é discutir antes um plano para os demais servidores da base. “Defendo que primeiro seja discutido um plano para aqueles servidores públicos que têm salários inferiores. Os procuradores ficam para depois”, frisou o deputado.

Grupo não respeita regras da AL
Como em todo e qualquer ambiente de trabalho, no plenário da Assembleia Legislativa existem regras estabelecidas que devem ser seguidas por todos que o frequenta, seja parlamentar ou não. Uma dessas regras diz respeito a proibição de qualquer tipo de manifestação do público durante os discursos. Nem a favor nem contra os oradores. Pois bem. Na sessão desta quarta-feira, durante palestra do presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), Marcelo Terto e Silva, um grupo de procuradores presente ao evento fez questão de quebrar todas as regras na Casa.

Aparência
A todo instante batiam palmas para os oradores no plenário, mesmo após advertência da presidenta, deputada Angélica Guimarães. Nem parecia que ali estavam pessoas aparentemente bem educadas. Ainda mais após a manifestação de apoio à quebra de regras feita pela deputada Ana Lúcia. E com tanta liberdade, os procuradores só faltaram levar churrasquinho e cerveja para o plenário da AL.

Deso e a falta de hidrômetro na casa de Heleno, em Canindé
Através da assessoria o deputado federal Heleno Silva (PRB), candidato a prefeito de Canindé enviou uma fatura da Deso mostrando que está sendo cobrado o consumo no valor de R$ 53,00 enquanto não for instalado o hidrômetro pela empresa, já que não foi instalado pela falta do aparelho na regional.A pergunta que fica é: a empresa Deso procede assim com todos novos consumidores?

Itabaiana: falta de políticas para a juventude
O candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) nas caminhadas que vem realizando pelo município está comprovando o descaso da atual administração em várias áreas, inclusive na falta de políticas para a juventude. A mais recente comprovação foi a situação de abandono em que se encontra o Espaço Jovem, situado ao lado do estádio Presidente Médici.

Ponto de drogas
"É muito triste ver que um local que tanto serviu a juventude um dia, transformar-se em ponto de drogas por puro descaso da administração municipal. Uma gestão que não cuida dos seus jovens não pensa no futuro. Essa situação precisa ser mudada com urgência, e é sendo eleito pelo povo que irei solucionar esses problemas", garantiu Valmir, explicando que caso seja eleito, irá criar o Departamento da Juventude.

Educação
Em seu discurso na tarde de ontem, 15, o vereador Fábio Mitidieri rebateu as críticas que o colega parlamentar Nitinho fez em relação a educação no município de Aracaju.  Fábio destacou algumas ações do prefeito Edvaldo, citando como exemplo a reforma de várias escolas e a distribuição de dez mil computadores, dentro do projeto de inclusão tecnológica no sistema de ensino no município de Aracaju.  Segundo ele, mesmo que muitos queiram botar venda nos olhos, o governo municipal tem realizado muitas reformas em todo segmento de ensino em Aracaju.

Energia Solar
O vereador Jony Marcos, em seu discurso na tarde de ontem, 15,falou de três projetos de Lei de sua autoria, que serão apresentados nas próximas semanas. As proposituras tratam sobre o incentivo fiscal para as construtoras e residências que instalarem equipamentos para captação de energia solar.De acordo com o vereador, o Paraguai, que é sócio do Brasil  e da Argentina na usina hidroelétrica de  Itaipu, não pretende fornecer  mais energia  aos seus sócios. Por isso, Jony defende a construção de outras fontes de energia, como a eólica que já está em processo de instalação em Sergipe.

Ferrovias em Sergipe
O Programa de Investimentos em Logística, lançado ontem, 15, pela presidenta Dilma Rousseff, vai beneficiar diretamente o transporte ferroviário de Sergipe. "A integração da malha ferroviária do Brasil traz perspectiva extremamente positiva para resolver um dos mais graves gargalos nacionais", comemorou o governador Marcelo Déda, presente à cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

Novo estimulo
Para o Estado, "representa um modal alternativo muito auspicioso e um novo estímulo para os investidores" já que, entre os 12 trechos ferroviários contemplados pelo anúncio do Governo Federal, está a ligação Salvador-Recife, cruzando Sergipe. O anúncio do Governo Federal acontece no momento em que novos investimentos, muito dependentes da infraestrutura de transportes, chegam ao Estado.

Vale do Rio Doce
É o caso da nova fábrica de fertilizantes da Vale do Rio Doce, que pretende investir até U$ 4 bilhões na produção de potássio. "A notícia é muito boa, pois a integração da malha ferroviária agrega infraestrutura de logística ao Estado e cria mais atratividade para quem quer investir em Sergipe", apontou Déda. O investimento total anunciado pela presidenta será de R$ 133 bilhões.

Reforma geral do Instituto de Educação Ruy Barbosa
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, autorizou a abertura de processo licitatório para a reforma geral do Instituto de Educação Ruy Barbosa (Ierb), localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. O prédio da Escola Normal passará por melhorias e adequações para ser transformada em um Centro de Educação Continuada, mais um espaço onde a Secretaria de Estado da Educação (Seed) ofertará cursos profissionalizantes à população. Os investimentos são da ordem de R$ 1,5 milhão.

Governo lança Manual do Fornecedor
Você que é empresário e tem interesse em fornecer seu produto ou serviço para o Governo do Estado, fique atento! O Governo de Sergipe tem como um de seus objetivos o fomento ao comércio e a indústria, tanto por ser parte de seu planejamento estratégico, quanto pelo fato de que o estímulo a esses setores constitui ação propulsora para uma economia auto-sustentável, gerando aumento de emprego e renda para o Estado e contribuindo para o aprimoramento da qualidade dos bens e serviços locais, tendo em vista esse processo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) lança na manhã desta sexta, 17, o Manual do Fornecedor. O evento será as 9h no auditório do Sebrae-SE.

Encontro busca facilitar inserção de empresas no mercado internacional
O Sebrae e o Banco do Brasil (BB) lançam nesta quinta-fera, 16,  o Ciclo de Encontros Empresariais sobre Comércio Internacional – Financiamento à Exportação. O evento será realizado a partir das 9h30, na sede do Sebrae, e tem como objetivo apresentar ao público soluções de crédito, projetos e produtos desenvolvidos pelas instituições para facilitar a inserção das empresas sergipanas no mercado internacional.

Público alvo
O Ciclo tem como público alvo os empresários que já atuam ou desejam atuar no comércio internacional, clientes da carteira de câmbio do BB e empresários atendidos pelo Sebrae nas regiões da Grande Aracaju, Sul e Centro Sul sergipanas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (79) 2106-7753 ou 30 minutos antes do início do evento.

Bancários lançam hoje, 16, Campanha Nacional
O Sindicato dos Bancários de Sergipe lança amanhã, dia 16, a Campanha Nacional dos Bancários 2012, no Calçadão da João Pessoa, a partir das 9h, em frente à Caixa Econômica. É o pontapé inicial para a campanha dos bancários aqui no Estado. Mas as negociações já começaram em São Paulo.

O que vê no programa “Expressão” de amanhã, 17
Nesta sexta, dia 17 no programa “Expressão” apresentado pelo jornalista Pascoal Maynard. Rapsódia para o Meu Papagaio de Daniel Freire, pela Orq. Sinfônica de Sergipe. Regência de Guilherme Mannis. Solista:Daniel Freire. Veja a chamada:http://www.youtube.com/watch?v=JcUH0npdz0Y&feature=share

Altamiro Carrilho: um flautista pai d`égua
Vai-se mais um, desta feita Altamiro Carrilho, (1924/2012) flautista por excelência e chorão de mão cheia, é assim que posso definir este que serviu de referência para todo e qualquer que abraçasse a flauta como seu instrumento. Altamiro teve como referência os maiores flautistas de todos os tempos, a partir dos primórdios Patápio Silva que faleceu em 1907 conhecido de pouquíssimos da atualidade, logo depois surgiu Dante Santoro, gaúcho que nasceu em 1904/1969 que não teve a mesma projeção que teve Benedito Lacerda – 1903/1958 e o mais fidedigno parceiro de Pixinguinha. Altamiro visitou mais de quarenta países difundindo o choro, participou de diversos regionais e lançou mais de cem discos, em meados dos anos cinqüenta criou seu próprio grupo: "Altamiro e sua Bandinha". Por Ludwig Oliveira. Clique no link:http://www.youtube.com/watch?v=ei7Px5iUMvg&feature=related

SESC faz homenagem a Gonzagão, hoje 17
Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura o SESC realiza dia 17 de agosto, às 19h, no ginásio de esportes Charles Moritz – Unidade Centro, o II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel, com a participação de cordelistas de todas as regiões do Estado, repentistas, artistas e poetas. Na ocasião serão lançados dez cordéis em homenagem ao rei do baião – Luiz Gonzaga.

A Petrobras e o Brasil I
Em 1953, o presidente Getúlio Vargas cria a Petrobras, através da sanção da Lei 2004, que lhe confiou o monopólio estatal no setor do petróleo, reivindicado por uma mobilização popular de âmbito nacional. A campanha do “O Petróleo é Nosso”, da qual participaram políticos nacionalistas e jovens  idealistas tornou-se vitoriosa, embora tenha custado sangue, suor e lágrimas. Muitas prisões foram realizadas, em todo o país, mas valeu a pena. A Petrobrás (era assim a grafia, que permaneceu durante várias décadas) representou um passo importante do Brasil rumo ao desenvolvimento. Forças conservadoras, encasteladas na UDN – União Democrática Nacional, eram visceralmente contra o monopólio estatal do petróleo. A meta da autossuficiência foi alcançada, recentemente. Mas problemas surgidos com relação à produção, aliados à questão cambial, não criaram condições favoráveis à manutenção da citada autossuficiência de petróleo. Com a crise mundial do petróleo, em 1972/1973, a Petrobras começou a desenvolver estudos sobre fontes alternativas de energia. Daí surgiu o pró-álcool, programa pioneiro em todo o mundo. No momento, há uma queda de braço entre duas correntes do governo. O ministro das Minas e Energia anuncia que até o final do ano será inevitável um aumento no preço dos combustíveis, o que é negado, firmemente, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A descoberta da camada do pré-sal é uma notícia alvissareira para o nosso país. A atual presidente da Petrobras é Graça Foster, funcionária de carreira da estatal petrolífera.

A Petrobras e o Brasil II
O primeiro poço de petróleo do Brasil foi denominado “Lobato” e foi aberto na Bahia.A PETROBRAS EM SERGIPE-Em 1963,anos após a criação da Petrobras, é aberto o poço de Carmópolis, o primeiro de Sergipe. Faz, portanto, 49 anos que ocorreu esse importante acontecimento, que marcou o início de uma nova era no desenvolvimento do nosso Estado. O presidente da República era João Goulart. O governador do Estado, João de Seixas Dória, que viria a ser cassado pelo golpe militar de 1964. Somente anos depois surgiria o primeiro poço na plataforma continental, chamado Guaricema. A transferência da SRPNE – Superintendência da Região de Produção do Nordeste de Maceió para Sergipe foi outro fato de enorme importância para a economia sergipana. Essa transferência ocorreu, em grande parte, graças à atuação do então governador Lourival Batista. Seixas Dória, militante da UDN, era um dos parlamentares mais destacados na defesa das riquezas minerais do Brasil. Excelente orador,foi deputado estadual, federal e governador (1963/1964). O atual superintendente da Petrobras é o engenheiro Eugênio Dezen..

Futebol
COPA GOVERNO DE SERGIPE – Foi um vexame. Mesmo com o jogo não valendo mais nada, um público de quatro pagantes é inacreditável. Isso ocorreu ontem à tarde, no estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro. Protagonistas: os times do River Plate, de Carmópolis e da Socorrense, local. A vitória pertenceu ao River Plate, por 1 X 0. É bem verdade que o feriado municipal e o amistoso da seleção contribuíram para esse registro calamitoso. Mas quatro torcedores, apenas, é algo de pasmar. Foi uma despedida melancólica para as duas equipes, principalmente para a dona da casa. /// Decisão do segundo turno vai acontecer no próximo sábado. Às 16 horas, no Batistão, teremos mais uma edição do clássico Sergipe X Confiança. A diretoria proletária solicitou, oficialmente, árbitro de fora do Estado. Foi uma posição coerente, do presidente Luiz Roberto. Afinal, o presidente rubro, Gênisson Silva, vem bradando aos quatro ventos, de forma insistente, que há um complô contra o Sergipe, dentro da FSF, para beneficiar o Confiança. Ótima oportunidade para que tenhamos, finalmente, uma arrecadação pelo menos aceitável. O Sergipe joga pelo empate. Uma vitória do Confiança representará a conquista do título da Copinha pelo quadro proletário, o que poderá valer, inclusive, uma vaga para disputar a Copa do Brasil de 2013. /// Em amistoso realizado em Estocolmo, no estádio Rasunda, a seleção brasileira derrotou a Suécia por 3 X 0. Leandro Damião e Alexandre Pato assinalaram os gols do Brasil. /// Próximos adversários em amistosos: Dia 07 de setembro, no Morumbi, em São Paulo, contra a África do Sul e dia 10, no Arruda, em Recife, diante da China. /// STF manteve liminar concedida ao Treze de Campina Grande. CBF sofre derrota na corte suprema. /// Ainda indefinida a situação de Mano Menezes na seleção brasileira.

Curtas
Classe C compromete 46,3 por cento da renda com dívidas. /// Foco de investimento na Delta provoca divergências na CPI do Cachoeira. /// Ministro Marco Aurélio faz críticas a Joaquim Barbosa e a Carlos Britto. /// Impostos ficam com um terço da produção no Brasil. /// PSDB cumprimenta Dilma por aderir às privatizações. /// TIM deixará de cobrar segunda chamada a partir da próxima semana. /// Rodovias e ferrovias devem ser entregues até 2018. /// STF nega pedido para incluir Lula no processo do MENSALÃO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE Infelizmente algumas pessoas confundem a atenção dada com subordinação, muito difícil tratar com gente.

www.twitter.com/sandra_cruzz Há homens endurecidos que nao acreditam em Deus, mas o poder do Senhor será visto por todos!

www.twitter.com/sandrodemiro Os empresários simpáticos aos políticos estão em extinção e o dinheiro ficou curto.

www.twitter.com/AndersonJPT Tem algo muito errado nessas pesquisas eleitorais em Sergipe. Os números raramente refletem a verdade…

www.twitter.com/Machu_Veio Quer ganhar milhares de seguidores em alguns segundos? Cutuque uma casa de abelhas e saia correndo.

www.twitter.com/cezar_britto Oscar Romero:Quando se dá pão ao faminto,nos chamam de santo;se perguntamos as causas porque o povo tem fome,nos chamam de comunistas ateus.

www.twitter.com/oMarioSousa Bom dia. Ganhamos mais um dia para tentar acertar, mais do que errar. Então vamos nos esforçar.

www.twitter.com/aidabrandao22 Essa é POCANTE!!! "Sorrir não significa ser feliz, frases feitas não demonstra cultura, e caráter não se forma com aparência" (chinelato)

www.twitter.com/NadjaPiauitinga O jornalista que disse a Galvão o que milhões de brasileiros têm vontade foi demitido da Sport TV.

DO LEITOR

Cratera na Rua João de Deus, antiga rua G no Jardim Centenário
Do leitor Claudivan: “Uma vergonhaaaaaaaaaaa p/ o poder público!!!!! Há mais de 2 anos, moradores da rua Joao de

Deus no Jardim Centenário, sofrem com as péssimas condições de trafego na via. Segundo os moradores a Deso não recolocou os paralelepípedos após conserto de vazamento e com o passar do tempo foi surgindo a cratera, ate mato nasceu no meio da rua, veículos não entram nas garagens, coleta de lixo esta prejudicada, etc. Um retrato do descaso do poder publico e desrespeito ao cidadão. Será que se fosse em uma rua de um bairro mais privilegiado estaria assim???? Pedimos providências das autoridades seja DESO ou EMURB… Queremos é que resolvam o problema, afinal todos nós pagamos impostos….”

Minha casa minha vida beneficiando famílias em Frei Paulo
E-mail recebido: “Aconteceu na noite da última terça dia 14/08, no auditório da EMDAGRO na cidade de Frei Paulo, reunião para retomada das atividades da Associação Ananias Alves Ferreira (ACAAF) para construção de 147 unidades habitacionais em convênio com a Caixa Econômica Federal pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo Federal. Na reunião foram esclarecidos os motivos da demora na retomada dos trabalhos, e as novas diretrizes do projeto. Compareceram à reunião, não só os representantes das 147 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também inúmeras pessoas da comunidade. Esta é mais uma ação que a ACAAF vem fazendo para melhorar as condições de vida da população freipaulistana. Somente neste ano a associação construiu cisternas no povoado Serra Redonda, beneficiando famílias atingidas pela seca, está construindo uma praça entre os conjuntos Padre João Lima e Carlos Alexandre que também foram construídos por intermédio da associação, e agora se torna realidade o Residencial Judith Abilia. Com esse projeto já são quase 500 famílias beneficiadas com ações da Associação Comunitária Ananias Alves Ferreira.Parabéns para as irmãs Anatécia Ferreira e Teriane Ferreira,por mais esta iniciativa”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Suporta de bom grado os defeitos alheios, se queres que os outros suportem os teus.” São João Bosco, santo católico, nasceu em 16 de Agosto de 1815 e morreu em  1888.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais