Vereadores Aracaju. Previsão final

No último dia 13 de Julho (84 dias antes do 1º turno), o blog publicou sua análise sobre a disputa para a Câmara de Aracaju este ano.  O blog já fez previsões em 2008 (vereadores) e em 2010 (deputados estaduais) e teve um acerto numa média de 90%.

A análise feita por este espaço é opinativa, mas também tem como base os percentuais do eleitorado, da legenda e o desempenho eleitoral da maioria dos candidatos, que são conhecidos do eleitorado.

Números comparativos 2008 e 2012 –  Na última eleição municipal, em 2008, 356.796 eleitores estavam aptos a votar em Aracaju. Compareceram 302.551 e válidos foram apenas 277.527. Ou seja, um pouco mais de 20% dos votos aptos foram descartados. Com o recadastramento biométrico deste ano o número do eleitorado em Aracaju caiu (em relação ao eleitorado 2010) para 367.573. Com isso os votos aptos para a Câmara de Aracaju em 2012 deve ficar em torno de 280 a 290 mil votos.

Legenda ficará em torno de 11.500 votos – A Câmara de Aracaju passou dos atuais 19 vereadores (todos disputam à reeleição) para 24 vagas este ano. Porém o número de candidatos quase duplicou. Em 2008 foram 226 candidatos e em 2012 são 414 na disputa. Com a estagnação dos votos válidos a legenda para eleger o primeiro vereador (número de votos válidos X 24 vagas) ficará em torno de 11.500. Calculo feito retirando 20% do eleitorado apto.

Comparação com a primeira previsão – Se o eleitor for comparar com a primeira previsão deste ano, vai notar que o blog reduziu o número de votos por coligação por conta da definição da legenda em torno de 11.500 votos.  Pelo andar da eleição e as candidaturas nas ruas o blog alterou a previsão de votos de algumas coligações.

Duas vagas indefinidas – O blog deixou apenas duas vagas que serão definidas pela sobra da legenda. As duas vagas são disputadas pelas coligação comandada pelo DEM e PT (elegerão cinco e podem chegar ao sexto vereador) ou pela coligação liderada pelo PSB que elegerá quatro, podendo chegar ao quinto; ou pelo PRTB. A previsão:

COLIGAÇÕES DOS PARTIDOS/COLIGAÇÕES DE OPOSIÇÃO QUE APOIAM JOÃO ALVES:

DEM/PTB/PTN – Tem 48 candidatos – Elegerá cinco vereadores podendo fazer mais um na sobra da legenda. Terá entre 55 a 60 mil votos e como o candidato majoritário é do DEM a legenda aumenta naturalmente. Os principais candidatos da coligação:

–  Evando Franca (PTB) – Vereador reeleito
– Juvêncio Oliveira (DEM) – Vereador reeleito
–  Nitinho (DEM) – Vereador reeleito

– Disputam outras  2 ou 3 vagas: Jidenal Santos, Vinicius Porto, Dr. Manoel Marcos, Renilson Felix (todos do DEM e ex-vereadores).

Possíveis surpresas:  Júnior Torres.

PSC/PSDB/PRP – Tem 49 candidatos. Elegerá apenas um vereador. Terá cerca de 20 mil votos. Os principais candidatos:

– Jailton Santana (PSC) – vereador reeleito

–  Possíveis surpresas: Marcos Negão e Adriano Taxista.

PSL/PR/PTC/PPL – Tem 42 candidatos. Elegerá tranquilamente dois vereadores e com a sobra da legenda deve fazer o terceiro.  Entre 22 e 30 mil votos.  Os principais candidatos:

–  Sargento Vieira (PR) – vereador eleito
– Adelson Barreto Filho (PSL) – vereador eleito

– Disputam a terceira vaga: Daniela Fortes (PR),  pastor Roberto Moraes (PR), Antonio Moraes (PR), Anderson Gois (PSL), e Pedrinho Barreto (PR).

Possíveis surpresas – Dr. Aguinaldo, Junior Leite (PSL), Professor Gilton Kennedy (PTC) e Araripe Coutinho (PR).

PRTB – Também apoia João Alves, mas não fez coligação.  Tem 34 candidatos.   Terá em torno de 20 a 24 mil votos. Uma vaga certa e outra indefinida. Os principais candidatos:

– Pimentel –  eleito (ex-vereador)

Disputam a segunda vaga:  Vovô Monteiro  (ex-vereador);  Kennedy Fonseca  (ex-vereador); Carlinhos S. Dumont  (ex-vereador); Pedro Firmino  (ex-vereador).

Possíveis surpresas: Flávia Brasileiro, Augusto do Japaozinho, Adelson da Marcha e Batatinha.

CANDIDATOS DOS PARTIDOS/COLIGAÇÕES DE SITUAÇÃO QUE APOIAM VALADARES FILHO:

PT/PMDB/PSDC/PHS – Tem 47 candidatos. Elegerá cinco vereadores e dependendo da sobra de legenda mais um. Entre 55 e 60 mil votos. Tem seis vereadores com mandato atualmente. Os principais candidatos.

– Iran Barbosa (PT) – ex-vereador.
– Robson Viana (PMDB) vereador reeleito
– Emanuel Nascimento (PT) – vereador reeleito

– Disputam duas ou três vagas: vereador Dr. Gonzaga (PMDB),  vereador Prof. Rosangela, vereador Dr. Emerson, vereadora Simone Gois, e os ex-vereadores Magal da Pastoral e Chico Buchinho (todos do PT).

Possíveis Surpresas: Os professores Otávio Sales (atual suplente com quase 3 mil votos) e Alex Nascimento.

PSB/PSD/PRB – Tem 48 candidatos. Deve eleger facilmente quatro vereadores porque o candidato majoritário é do PSB e ajuda na legenda. Dependerá da sobra da legenda para fazer o quinto. Em torno de 50 mil votos. Tem na disputa seis vereadores com mandatos. Os principais candidatos:

–  Fábio Mitidieri (PSD) – vereador reeleito e deve ser o primeiro da coligação.

– Disputam em igualdade os atuais vereadores: Pastor Jony (PRB), Bertulino Menezes (PSB), Danilo Segundo (PSB), Miriam Ribeiro (PSD) e Ivaldo José (PSD).

Possíveis surpresas: Max Prejuizo, Lucas Aribé, Rogério Alves e Karina Drummond.

PCdoB – Tem 18 candidatos. Deve eleger dois candidatos.  Apoia Valadares Filho e optou por sair sem coligação. Entre 23 e  26 mil votos. Os principais candidatos:

– Disputam em igualdade: Karla Trindade (com mandato), Antonio Samarone e Lucimara.

Possíveis surpresas: Professor Bittencourt, sindicalista Ivânia Pereira, ex-vereadora Nilza e Andrei Lemos.

PDT/PTdoB – Tem 33 candidatos. Em torno de 15 mil votos. O primeiro está garantido, mas a sobra da legenda não deve ser suficiente para eleger o segundo. Tem dois vereadores com mandatos atualmente. Confira:

–  Disputam igualmente os vereadores Valdir Santos (PTdoB) e Moritos Matos (PDT).

Sem surpresas.

PP: PODE CHEGAR OU FALTAR POUCO PARA ATINGIR A LEGENDA (11.500 VOTOS)

PP/PMN (Apoia João Alves Filho) – Tem 48 candidatos, mas muitos já testados e com pouca expressão eleitoral. Se atingir o coeficiente o eleito será o candidato Agamenon Sobral (PP). Terá de 10 a 13 mil votos.

PARTIDOS QUE NÃO ATINGIRÃO O COEFICIENTE ELEITORAL (11 a 12 mil)

PPS (partido do candidato majoritário Almeida Lima) – Tem 17 candidatos. Com o baixo desempenho do candidato majoritário deve ficar em torno de 6 mil votos.

PV ( partido do candidato  Reynaldo Nunes) – Tem 23 candidatos, mas não tem nenhum que possa servir como "puxador" de votos. Ficará em torno de 5 mil votos.

PSTU/PCB/PSOL – Tem apenas 7 candidatos. Deve ficar em torno de 8 mil votos.

CONCLUSÃO DOS CANDIDATOS ELEITOS POR COLIGAÇÃO:

DEM/PTB/PTN – 5  + 1  (a depender sobra da legenda)

PSC/PSDB/PRP – 1 + 1 (a depender sobra da legenda)

PSL/PR/PTC/PPL – 3

PRTB – 1 + 1 (a depender sobra da legenda)

PT/PMDB/PSDC/PHS – 5 + 1 (a depender sobra da legenda)

PSB/PSD/PRB – 4 + 1 (a depender sobra da legenda)

PCdoB – 2

PDT/PTdoB – 1

TOTAL: 22 Vagas definidas por coligação/partido. Ficando 2 vagas para a sobra da legenda onde 5 coligações disputam conforme a informação acima.

Sobre a análise do blog
Para os apressadinhos, principalmente nas redes sociais, não fiquem desesperados, ou chegando ao absurdo de anunciar que “a Justiça Eleitoral não pode aceitar que um blog publique uma análise que pode prejudicar vários candidatos”.   Só mesmo um analfabeto político pode pensar que uma simples análise pode definir eleições e tentar barrar a divulgação pela Justiça Eleitoral. São os filhotes da ditadura militar, os filhotes da repressão e desejosos do retorno da censura a imprensa.

Ranking da Câmara
Todos têm direito a emitir sua opinião. A liberdade de expressão está aí mesmo para assegurá-lo. Então, mais uma opinião deste espaço. Os vereadores mais atuantes deste ano na Câmara Municipal de Aracaju são: Emerson Ferreira, Jailton Santana, Juvêncio Oliveira, Moritos Matos, Danilo Segundo, Bertulino e Rosangela Santana. O presidente Emanuel Nascimento merece um destaque por ter ampliado a comunicação social, tornando a Câmara Municipal muito mais transparente.

TCE e a exigência do “notável saber” I
Ao que parece, o procedimento para a escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado deve se iniciar a partir do próximo dia 14. O atual Secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, foi o único, até o momento, a manifestar oficialmente o desejo de concorrer ao cargo, mas é verdade que outros nomes já começam a despontar nos bastidores.

TCE e a exigência do “notável saber” II
Afora a questão política, que consiste na escolha do novo membro daquele Sodalício pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, há também, segundo alguns juristas consultados, a questão do preenchimento dos requisitos previstos no art. 75 da Constituição Federal e no art. 71 da Constituição Estadual.

TCE e a exigência do “notável saber” III
Para tais juristas consultados, o "notável saber" das matérias a que se referem as Constituições citadas não é um conceito vago, abstrato, subjetivo. Pelo contrário, deve ser demonstrado amplamente e objetivamente, seja através de estudos ou escritos científicos ou acadêmicos que o candidato tenha produzido, seja pelo reconhecimento público e notório por parte dos membros de uma classe profissional a que pertença, seja pelo desempenho de função pública que tenha exercido em que os seus conhecimentos pessoais possam ser destacados ou individualizados, dentre outras possibilidades.

STJ rejeitou recentemente lista sêxtupla
Vale registrar que o STJ recentemente rejeitou lista sêxtupla encaminhada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para o preenchimento de vagas para aquela Corte, por entender, ao menos no sentido que foi divulgado pela grande imprensa, que os advogados listados não preenchiam os requisitos do notório saber jurídico.

Mais um conselheiro sub judice
Há quem diga que a depender de quem seja o nome escolhido pela Assembleia Legislativa haverá questionamento judicial. Podemos ter, por assim dizer, mais um Conselheiro sub judice na nossa corte de contas.

PSC abandona Valmir em Lagarto
Durante a procissão em Lagarto no último final de semana uma cena inusitada. O prefeito Valmir Monteiro, candidato a reeleição recepcionou o governador Déda e companhia. Por lá os deputados do PSC  foram para o lado do candidato adversário Lila Fraga, depois foram para casa de Gorete Reis e jantaram em uma churrascaria. Zezé Rocha e Jeronimo Reis, que apoiam Lila não apareceram. Pelo jeito a eleição em Lagarto terá muitos panos para mangas. Já o governador Déda jantou na casa de Valmir e depois foi para a exposição agropecuária onde conversou com os lagartenses.

Padre agradece governador
Ainda em Lagarto, durante a benção na procissão, o padre local, Raimundo Diniz agradeceu ao governador Marcelo Déda pelas diversas obras que levou para o município em especial o Campus de Medicina da UFS, que está mudando a realidade econômica e social da cidade.

Em Pinhão, prefeito do PMDB no palanque com ataques a Déda
Em Pinhão, o atual prefeito, Vadinho, do PMDB, lançou uma sobrinha, de nome Vanessa, como candidata a prefeita. Ela é do PSC e no último comício estavam no palanque o senador Amorim e o capitão Samuel que não pouparam criticas ao governador Déda. Vadinho, que é aliado de Déda e do partido de Jackson Barreto, ouviu tudo calado. O povo está sem entender a posição do prefeito. Já o candidato da oposição é Toy, do PSD, partido que apoia o governador Déda.

Porto da Folha. Pedida cassação de Dr. Albino
No município de Porto da Folha o promotor eleitoral está dando exemplo para todo o Estado. Vem fiscalizando o abuso do poder econômico e a compra de votos diariamente. Agora ele pediu a cassação do candidato Dr. Albino por compra de voto. A Justiça Eleitoral tem como provas receitas cujos medicamentos foram retirados pelos pacientes numa farmácia na conta do candidato. Segundo informação cinco receitas foram apreendidas pelo promotor.

Reconhecimento I
O professor Bittencourt acompanhou o desfile de seu comitê, localizado na praça Camerino, um dos pontos principais do desfile, em seguida seguiu para conversar com as pessoas que estavam na avenida para assistir o desfile cívico. Em dado momento, o vereador de Aracaju Juvêncio Oliveira parou o professor Bittencourt para cumprimentá-lo e, mesmo sendo de uma linha política diferente, valorizou a personalidade e as boas intenções de Bittencourt na vida pública, afirmando que deseja ter o professor Bittencourt como vereador de Aracaju.

Reconhecimento II
“Eu não conhecia o professor Bittencourt, até que ele assumiu a secretaria de educação municipal, reconheço o grande trabalho que esse homem sério fez na educação, e digo que o povo de Aracaju precisa de representantes como ele. Eu quero ter o orgulho de ter o professor Bittencourt como meu colega vereador. Quem vai ganhar com isso é o povo, pois Bittencourt é um homem trabalhador, sério, honesto e a população precisa de representantes assim, comprometidos com as causas sociais. O trabalho de Bittencourt lhe credencia, sem sombra de dúvida, para ser um dos melhores vereadores de Aracaju.”, afirmou Juvêncio Oliveira.

Falecimento – Antonio Monteiro de Jesus
Este blog registra, com profundo pesar, a desencarnação do senhor Antonio Monteiro de Jesus, um dos principais militantes do movimento espírita de Sergipe. O seu sepultamento ocorrerá hoje, às 10 horas, no cemitério Colina da Saudade. Mais conhecido como “seu Monteiro”, dedicou-se, a vida inteira, à difusão da doutrina kardecista em nosso Estado. Foi um dos fundadores da Federação Espírita do Estado de Sergipe, entidade criada em 5 de novembro de 1950, por ocasião da visita a Aracaju da Caravana da Fraternidade. Destacam-se, também, como pioneiros na direção da FIES os nomes de José Élson Fontes, Dálio Mendonça, José Mesquita Neto, Neide Mesquita, Laura Amazonas e Marilourdes Ramos. A difusão do Espiritismo em Sergipe muito deve a Antonio Monteiro de Jesus e aos militantes do ideal espírita acima citados.

Efeito suspensivo. Cai censura a programa do PSB
O juiz Mário Cesar Vasconcelos Freire de Carvalho, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe, concedeu efeito suspensivo aos recursos impetrados pela chapa encabeçada por Valadares Filho nos três processos movidos pelo ex-governador João Alves Filho para censurar o programa eleitoral do candidato do PSB a prefeito de Aracaju.

Assunto
Com esta decisão do juiz relator, os programas de rádio e televisão de Valadares Filho no horário eleitoral, que haviam sido censurados e proibidos de veicular reportagens sobre a divisão do território de Aracaju, com a anexação da Zona de Expansão ao vizinho município de São Cristóvão, poderão voltar a tratar do assunto.

Liberdade
Os advogados de Valadares Filho argumentaram, na ação cautelar, que nas reportagens sobre o assunto veiculadas nos programas eleitorais nada foi inventado: “Foram usadas palavras do próprio recorrido (José Carlos Machado) nos processos por ele ajuizados”.

Flagrante irregularidade I
Acusado pela coligação liderada pelo candidato Valadares Filho de ter sido o autor do processo que deseja a divisão de Aracaju, o candidato a vice-prefeito pelo DEM/PSDB obteve, na Justiça Eleitoral, direito de resposta. De acordo com a legislação em vigor, esse espaço dentro do horário da propaganda eleitoral gratuita deve ser utilizado única e exclusivamente para a defesa de acusação imputada por adversário.

Flagrante irregularidade II
Quem acompanhou o desempenho de José Carlos Machado com um mínimo de atenção percebeu que, além de fazer sua defesa, negando veementemente a acusação de que fora alvo, o eminente ex-deputado federal valeu-se da oportunidade que se lhe ofereceu para exercer proselitismo em favor de sua coligação. Ao que parece, não foi esse o entendimento da Justiça Eleitoral. O candidato a vice declarou, na parte final de seu pronunciamento que “a acusação inverídica era um sinal claro de desespero dos seus adversários, face à expressiva liderança de João Alves nas diversas pesquisas já realizadas.”

Ação Penal 470
É cada vez mais provável que o julgamento do chamado mensalão não seja totalmente concluído antes da aposentadoria do atual presidente do STF, o jurista sergipano Carlos Ayres de Britto, prevista para o mês de novembro. Joaquim Barbosa já se prepara a fim de assumir a presidência da Corte Suprema.

Juízes
Por falar em Corte Suprema, nos Estados Unidos os seus membros são chamados de juízes.

Coligação condenada por fazer showmício em Ribeirópolis
Infonet: O juiz eleitoral Paulo Roberto Fonseca Barbosa, condenou integrantes da Coligação Unidos por Ribeirópolis (PTB/PSL/PR/DEM/PTC), encabeçada pelos candidatos Antonio Passos Sobrinho e Genivaldo Andrade Santiago, por conta da realização de um showmício na cidade no último dia 11 de agosto de 2012.

Ação
A ação foi movida pela coligação O Progresso Continua com Liberdade (PRB/PDT/PT/PMDB/PSC/PSB/PSDB) e a sentença foi dada com base no inciso 7º do artigo 39 da legislação eleitoral, que destaca: "É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral".

Propagandas eleitorais
No argumento foi citado que "a carreata foi realizada pelas ruas da cidade de Ribeirópolis, repleta de populares e, em um dos carros foi montado palco para show musical, com oito músicos, onde foram veiculadas propagandas eleitorais". O evento "transmudou-se para um showmício, com vistas a divulgar nomes de candidatos às futuras eleições, configurando, indiscritivelmente, propaganda eleitoral irregular".Na sentença, o juiz Paulo Roberto Fonseca condenou cada um dos representados ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil.

Crise europeia
O Banco Central Europeu acaba de lançar a maior cartada possível contra a crise econômica da zona do euro. O organismo financiará dívida de países em crise de forma ilimitada, por meio de compra de títulos. A Alemanha manifestou sua posição contrária à medida.

Marconi Perillo 
O governador tucano de Goiás está cada vez mais envolvido com o esquema comandado por Carlinhos Cachoeira. O grupo marginal tinha conhecimento prévio de edital do governo goiano.

Ano perdido
2012 entra na história política de Sergipe como um ano perdido, na Assembléia Legislativa, que está literalmente paralisada desde o mês de fevereiro passado. Segundo o empresário Josias Passos, “o movimento está parado.” Esta frase do conhecido comerciante sergipano bem se aplica à atual situação da Casa do Povo, o Parlamento estadual.

Aumento salarial
O novo corregedor do CNJ – Conselho Nacional de Justiça – confirmou à imprensa que nos próximos dias deverá ser anunciado um reajuste salarial para os ministros do STF – Supremo Tribunal Federal. O último reajuste ao Supremo ocorreu no ano de 2009. Como os proventos da corte servem de referência para o teto salarial do funcionalismo, um eventual aumento abrirá caminho para ganhos maiores em todo o poder público. Francisco Falcão substituiu Eliana Calmon na corregedoria do CNJ.

V Congresso Espírita de Sergipe
Realizar-se-á, no período de 21 a 23 de setembro, o V Congresso Espírita de Sergipe. O tema central será “Justiça social, uma questão de amor ao próximo.” O Congresso acontecerá no Teatro Tobias Barreto. A palestra de abertura será proferida por Alberto Almeida, médico homeopata e terapeuta formado em medicina transpessoal com especialização em terapia regressiva a vivências passadas. Já a conferência de encerramento terá como expositora Suely Caldas, que tem larga experiência no âmbito da mediunidade e da divulgação do Espiritismo. Os temas serão, respectivamente: Justiça social, uma questão de amor ao próximo – e – O desafio de ser espírita. Maiores informações pelo telefone (79) – 3249-2896.

Revisão – Liberdade AM
Este blog pede desculpas pela omissão de alguns nomes que também passaram pelos microfones da Rádio Liberdade AM. Feita a devida revisão, aqui estão eles: Valmir Mendonça; Hugo Costa;Cícero Barreto; Valfredo Nery;Geraldo Chagas; Aldeci Lima; Os irmãos Teles (Walter e Leonardo); Pedro Apóstolo, José Apóstolo, Geraldo Oliveira, João Batista Santana e (last but not least) – Nunes Ribeiro, o impagável Tonho Ron-Ron. É isso mesmo, caro leitor, aquele do: exato, Lima,foi um gol da p….! Estão aí destacados locutores e operadores, à época chamados de controlistas e os dois técnicos responsáveis pelo departamento especializado da emissora. Uma ressalva: o jornalista Hugo Costa escrevia crônicas e comentários políticos.

Livro
“As Noites das Grandes Fogueiras” – uma história da coluna Prestes. Lançado em 1995 pela Editora RECORD, esta importante obra, de autoria do jornalista Domingos Meireles, narra, com minúcias, a história da coluna Prestes, uma das mais extraordinárias marchas revolucionárias da Humanidade. Em 1999, o festejado livro já atingia a sexta edição, com, apresentação de Maurício Azedo e prefácio de Jânio de Freitas. Domingos Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Iniciou sua carreira jornalística em 1965, na velha Última Hora. Trabalhou, em seguida, nas revistas Cláudia, Quatro Rodas e Realidade. Passou, depois, pelas redações do Jornal da Tarde, O Globo e O Estado de São Paulo. Foi, durante muito tempo, repórter especial da Rede Globo de Televisão, tendo realizado inúmeras reportagens, principalmente na América Latina. Leitura obrigatória por todos quantos se interessam pela política brasileira.

São Luís, 400 anos
A cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, está completando 400 anos de existência. Fundada em 1612, pelos franceses, foi assim batizada em homenagem ao rei francês Luís XIII. Em 1615, os portugueses, comandados por Jerônimo de Albuquerque, expulsam os franceses. Declarada patrimônio histórico da humanidade em 1997, pela UNESCO, possui uma arquitetura invejável, única. O centro histórico da cidade tem ruas e ladeiras estreitas, com sobradões coloniais dotados de fachadas de azulejos portugueses e sacadas de ferro. O município de São Luís tem cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes.

Campeão da Ficha Suja
Segundo dados fornecidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais, 317 políticos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. Os nomes mais conhecidos dos vetados pela Lei são os de Severino Cavalcanti, do PP de Pernambuco e a ex-governadora Rosinha Garotinho, do PR do Rio de Janeiro. O PSDB é, até agora, o campeão da ficha suja, com 56 reprovados, ou 3,5 por cento dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem em segundo lugar, com 49. O PT está na oitava posição, com 18, o correspondente a 1 por cento dos candidatos do partido. Todos os políticos barrados podem recorrer ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Alps Atalaia abre novas turmas
Diante da grande procura, a recém-inaugurada escola de idiomas Alps Atalaia está abrindo novas turmas de inglês, com início das aulas na próxima segunda-feira, 17/09. A escola, que veio preencher a lacuna da limitada oferta de ensino de idiomas na região sul da cidade (Coroa do Meio, Farolândia, Atalaia e Zona de Expansão) oferece uma estrutura que conta com espaços de convivência, salas confortáveis, lan house, play game e acesso à internet.

Método utilizado
A Alps é uma franquia do Grupo Multi, de São Paulo, e adota um método baseado nos conceitos e técnicas da neurolinguística, que aceleram o processo de aprendizado. A oferta de turmas compreende os três turnos, para todos os níveis (básico, intermediário, avançado e conversação) e para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos). Localizada na Av. Des. João Bosco de Andrade Lima 705, a Alps Atalaia ainda oferece superdescontos promocionais de inauguração.

SE 3º lugar geral no Campeonato Brasileiro de Karate Semi Contato
No último final de semana foi realizado em Salvador (BA) o  XVI Campeonato Brasileiro de Karate Semi Contato  com a

Delegação sergipana que brilhou no campeonato realizaro em Salvador.

participação de 18 Estados. O Estado de Sergipe mais uma vez brilhou ficando em 3º lugar geral com uma delegação de apenas 21 atletas. Ou seja, o resultado mostra o alto nível técnico dos atletas sergipanos. Na classificação por clubes  o União ficou em 4º lugar geral.

Resultado individual dos atletas
Resultado dos atletas sergipanos:Anna Carolinne – Ouro no Kata Individual, Bronze no Kata Equipe;Camila Vitoria Bispo – Prata no Kata individual ,  Prata no Kumite Individual;Alan Andrade dos Santos – Ouro no Kumite Individual , Ouro no Kata individual ,  Prata no kata Equipe;Claudio Douglas – Bronze no Kumite Individual;Thiago Loesér  – Ouro no Kumite Individual , Bronze no Kata Equipe;Juliana Moura – Ouro no Kumite Individual , prata no Kata Individual , Bronze no Kata Equipe;José Claudio Santos – Bronze no Kumite Equipe;Luiz Rodrigo Bonfim – Bronze no Kata Equipe;Emerson Taislan – Ouro no Kata Individual , Bronze no Kumite Individual;Luiz fernandes Rodrigues – Ouro no Kumite Individual , Bronze no Kata Equipe; Fernanda Louise Leite – Ouro no Kata Individual , Bronze no Kata equipe;Gabriela Macedo – Ouro no Kumite Individual , Bronze no Kata Individual;Lavínia santana – Ouro no Kumite Individual;Elias Aureliano – Prata no Kumite Individual , Prata no Kata Individual ,  Bronze no Kumite Equipe;Nathalia Fontes – Ouro no Kumite Individual;Vitor Dias – Ouro no Kumite Individual , Prata no Kata Equipe;Givaldo Neto – Ouro no Kumite Individual , Prata no Kata Individual , Prata no kata Equipe;Victor Soares – Ouro no Kumite Individual , bronze no Kumite Equipe;Yoakan Jócelis – Ouro no Kumite Individual,  Prata no Kata Individual , Bronze no Kumite Equipe e Andre Luiz – prata no kumite, prata no kata.

Resultado dos atletas por Equipes
Equipe feminina, 12 a 14 anos: 3º Lugar kata com Juliana Kayene, Fernandinha e Anna Carolinne; Masculino, 12 a 14 anos, 3º lugar kata com Luiz Rodrigo, Fernandis Nunes e Thiago Loeser; Masculino, 9 a 11 anos, 2º lugar, com Vitor Dias, Givaldo Neto e Alan Andrade; Kumite Adulto, 3º lugar com Yoacan Jócelis, Victor Soares, Elias Aureliano e José Cláudio.

Futebol I
Comentário – A pálida exibição da seleção brasileira contra a fraca equipe da África do Sul esteve em sintonia com a péssima organização do amistoso internacional, realizado no Morumbi, na última sexta-feira, 7 de setembro. Houve problemas no acesso dos torcedores ao estádio do São Paulo. Muitos que compraram seu ingresso pela internet tiveram grande dificuldade de recebê-los. Às três e meia da tarde, quinze minutos antes do horário previsto para o início do jogo, cerca de 6 mil pessoas ainda não tinham entrado no Morumbi. A PM de São Paulo precisou intervir para evitar maiores tumultos. E para completar, quando o árbitro ordenou que a seleção brasileira trocasse as camisas, foi um vexame! Alguns jogadores receberam camisas azuis rasgadas, como foi o caso do lateral esquerdo Marcelo. Dentro de campo, o vexame continuou. Sem esquema tático, nervosa diante de um adversário fraco, a seleção comandada por Mano Menezes, que está a um passo do cadafalso, foi salva, aos 30 do segundo tempo, com um gol marcado por Hulk. Hoje à noite, no Arruda, o Brasil vai enfrentar a China, a partir das 22 horas. Recife sempre se notabilizou por dar um enorme apoio à seleção. Será que hoje teremos mais vaias, como no Morumbi? Ou a seleção var dar um show de bola e conquistar, mais uma vez, o aplauso dos torcedores pernambucanos e nordestinos? Esta é uma pergunta cuja resposta teremos logo mais, à noite. A bola da vez é Felipe Scolari, campeão em 2002 e favorito de Marin para voltar a comandar a famosa seleção pentacampeã mundial de futebol. /// O “LAUREUS” – prêmio que é considerado o OSCAR do esporte terá suas edições de 2013 e 2014 realizadas no Rio de Janeiro. Em 2012, a festa foi em Londres. /// Tumulto por causa de ingressos no amistoso de sexta-feira ocorreu porque a CBF trocou a bandeira do cartão de crédito. O da VISA proporciona ingresso automático. O da MASTERCARD, não. O público queixa-se de que não houve aviso nenhum. /// Hulk, que é de Campina Grande, vai ter o apoio de toda a sua família, que estará, hoje, no Arruda, torcendo por ele. O craque vale 103 milhões de reais (este foi o valor de sua transação recente). /// “Este ano, vamos para ganhar tudo”. O autor desta frase é Lionel Messi. Dispensa comentários. /// O presidente da CBF, José Maria Marin, confirmou presença em Fortaleza, na próxima quarta-feira, quando haverá o sorteio das chaves da Copa do Nordeste. /// Comissão sergipana vai lá, pedir uma segunda vaga para o futebol sergipano, na série D. /// Enxurrada de recordes marca os Jogos PARAOLÍMPICOS de Londres.

Futebol II
Bastante emblemáticas as entrevistas do atleta Léo e do treinador Muricy Ramalho, do Santos, após o jogo em que o time santista empatou em 0 X 0 com o São Paulo. Ambos fizeram a defesa de Paulo Henrique Ganso, no episódio que envolve a transferência do craque para o São Paulo. Enquanto Léo acha que é  preciso defender Ganso, que sempre contribuiu com o grupo e com o clube, Muricy vai além. Disse que há muitos fatos de bastidores que a mídia não conhece. Declarou o treinador do Santos que os interesses financeiros hoje prevalecem sobre o esporte. E que gosta muito do jogador. O importante é que ele recupere a tranquilidade e volte a jogar, pois ele é um craque. Uma nova reunião vai ocorrer esta semana, a fim de que se conheça o capítulo final da novela Santos/Ganso/São Paulo.

Curtas
Redução das tarifas de energia elétrica ajudará a frear os preços, a partir de janeiro/2013. /// Segundo Nelson Barbosa, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o país vai crescer 4 por cento no próximo ano. /// Celso Russomanno utiliza o principal templo da Igreja Universal como comitê eleitoral. /// TSE vai julgar candidatura de Ronaldo Lessa em Maceió. /// Patrus Ananias e Márcio Lacerda prometem metrô em BH – obra de alçada do governo federal. /// Discurso de Bill Clinton ofuscou figura de Obama. /// Biblioteca Nacional passa por crise gigante. Instalações estão um verdadeiro caos. /// Grupo especial analisa propostas visando a mudanças no ICMS. /// Nilson Lima reafirma vontade de candidatar-se a governador em 2014. /// Inédito: José Carlos Machado usou espaço dedicado ao “direito de resposta” para fazer campanha de seu candidato no horário do principal opositor. /// CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária não existe formalmente. /// Trata-se de um órgão meramente informal, consultivo. /// Brasil quer retomar posição de grande produtor de cacau. /// “Na América Latina, se você não tem um bumbum grande, você não é nada.” A autora desta frase é Sofia Vergara, atriz colombiana, de 40 anos.

PELO TWITTER

www.twiiter.com/clovis_silveira Prefira ficar com todos os defeitos que as pessoas dizem que você tem, do que fingir ser alguém que não é!

www.twiiter.com/FalaSergipe Um conselho ao Povo de João Alves: Sapato alto provoca dor na coluna, humildade nunca é demais

www.twiiter.com/Edson_Bomfim Debate sobre a Zona de Expansão não pode ser amordaçado pela coligação de João Alves. Diz respeito aos aracajuanos e ao futuro daquela área.

www.twiiter.com/Narcizo_Machado  Se Machado votou na constituinte, pela integração do Mosqueiro a AJU, pq foi à Justiça p pagar IPTU a São Cristóvão? Não consigo entender!

DO LEITOR

Crime ambiental na praia do Saco
E-mail e foto enviadas por um leitor devidamente identificado: “Trata-se de uma construção (que fica em frente a uma

pousada) em alvenaria, feita entre os anos de 2010 ou 2011, na praia do  saco. atente-se que antes da edificação há o "apicum" que vem a ser uma área de preservação (por isso que ninguém nunca construiu nada por alí, pois vontade nunca faltou) e a parte frontal fica na beira da praia, que também é uma área de preservação (a foto mostra os fundos da edificação). ao que parece nunca aquele bar poderia ser construído no local. Vale a pena conferir, principalmente agora que estão querendo construir uma praça por lá”.

Um legado de cicatrizes
Do leitor Argolo (aargolo@uol.com.br): Um homem que coloca um candidato à vice que tenta dividir Aracaju, que não recolheu a contribuição previdenciária dos servidores quando era governador, que defasou a gratificação de 200% dos servidores administrativos no salário básico, deixada por Valadares, que colocou como referência um valor menor que o salário mínimo no soldo da policia militar e civil, que menosprezava os demais servidores dando abono salarial ao invés de reajuste, que maltratou o magistério ao ponto da professora Ana Lucia fazer Greve de Fome, que deixou o estado sem certidão negativa, é este homem que tenta iludir o povo com promessas de primeiro mundo, quando sabemos que na sua gestão foi um prefeito biônico, com todos da ditadura ao seu lado e mesmo assim não construiu uma escola municipal, deixando a classe mais pobre totalmente abandonada, agora ele se diz que é a solução, pode até ser aquela que 2+2=5, ou a solução de bateria que manuseada de maneira errada pode deixar verdadeiros estragos nas pessoas. A população deve ficar atenta para as falsas promessas e verificar a ficha corrida dos candidatos e escolher aqueles que têm compromisso com a ética e cidadania e votar LIMPO, só assim continuaremos a nos orgulhar da nossa bela cidade”.

A volta de quem fez
Do leitor Narcizo Machado Filho (narcizo19@hotmail.com): “A cidade de Aracaju é formatada como um tabuleiro de xadrez, conforme o planejamento do engenheiro Sebastião José Basílio Pirro, adequando-se as irregularidades de engenharia, pois era uma região de muitos pântanos, lagos e mangues. Ao longo dos anos, pouco se fez por Aracaju no sentido de adéqua a Cidade para o desenvolvimento, por força do crescimento populacional e  um volume maior de veículos circulando nas ruas da Capital. Aracaju cresceu desordenadamente e os problemas foram se acumulando ao longo desses anos, enchentes,  alagamentos e por ai vai.Quem conhece a cidade, sabe que as grandes avenidas estruturantes foram realizadas durante o governo de quem fez.O governo de quem não fez, abril apenas a Avenida São Paulo, há quem diga, que fez, mas fez errado.  Há, desculpem eles fazem, agora no final de Governo, sabe-se lá se elas serão bem feitas.Vejam como o Governo de quem não fez, demora realizar as obras em beneficio da população, a praça José Andrade de Goes, Bairro Palestina, necessita de há muito tempo, de uma revitalização, se passaram doze anos,  vários discursos foram feitos pelos  os governos de quem  não fez, em praça pública, “vamos revitalizar essa praça” a revitalização só ficou na palavra, só agora em plena campanha eleitoral é que parece que algo será feito.Por isso que Aracaju precisa de governo que fez, só para exercita a mente, quanto tem durou para fazer a ponte Aracaju/Barra, dois anos, é de governo assim que Aracaju precisa, a revitalização da praça completou doze anos, e nada foi feito.A chacota dizendo que “joão faz tudo” em redes sociais demonstra o desespero dos governos de quem não fez. Ele  fizeram, não pagar o piso dos professores, não enviar o plano de cargos e salários dos demais servidores da administração, eles fazem, tudo ao contrário”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia

Sei que a vida vale a pena
Mesmo que o pão seja caro
E a liberdade pequena.

Ferreira Gullar, poeta e escritor brasileiro que completa nesta segunda-feira, 10 de Setembro, 82 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais