Depois do Pré-Caju tem o Proinveste

A cada dia que passa aumenta a expectativa entre a classe política e a sociedade sergipana sobre o novo projeto sobre o Pronveste que será encaminhado pelo governador Marcelo Déda a Assembleia Legislativa.

Em entrevista concedida ao jornalista Gilvan Manoel, do Jornal do Dia, antes de viajar para mais uma sessão de quimioterapia em São Paulo, o governador disse que está cauteloso sobre a aprovação do Proinveste, mas também muito confiante e que a convocação da AL será a partir do dia 21 de Janeiro. Ou seja, na segunda-feira após o Pré-Caju.

Nos bastidores as conversas com alguns deputados continuam. À frente não apenas o governador e o vice, Jackson Barreto, mas também o secretário da Casa Civil, Silvio Santos e o líder na AL, deputado Gustinho Ribeiro. Diferente da aprovação do nome para o TCE, que necessita de maioria absoluta (13 votos) para aprovar o Proinveste é necessária apenas a maioria simples dos deputados presentes a sessão.

Conversa com João Alves – Ainda na entrevista ao Jornal do Dia, Déda garantiu que não conversou ainda com o prefeito João Alves sobre o assunto, mas não descarta a possibilidade de conversar sobre o Proinveste já que pelos projetos originais do Proinveste Aracaju seria contemplada com mais de R$ 100 milhões em obras. “Independente do Proinveste algumas obras serão executadas pelo governo na capital em parceria com o prefeito João Alves”, disse Déda ao JD.

Uma coisa é certa: para aprovar o Proinveste Déda precisará do apoio de João Alves e de José Carlos Machado. Engana-se quem pensa que eles tenham apenas os votos de Augusto Bezerra e Antônio Passos (Ambos do DEM. O outro dep. do partido votou favorável, Arnaldo Bispo), na Assembleia.

Tudo dependerá das conversas, das mudanças nas obras que serão realizadas no novo projeto e, sobretudo, dos interesses eleitorais visando 2014.

Querer esconder que 2014 estará à mesa neste episódio é querer menosprezar a inteligência de todos.

A Face Oculta do senador Eduardo Amorim
O senador Valadares publicou ontem,10, mais um artigo em defesa do Proinveste e fazendo duras criticas ao senador Eduardo Amorim. O título “A Face Oculta do senador Eduardo Amorim” Leia em: http://acvaladares.blogspot.com.br/

Descaso com bem público em Graccho Cardoso
Desafio. Esta parece que será a palavra de ordem para o novo prefeito de Graccho Cardoso, José Nicárcio de Aragão. Após assumir o cargo recentemente, ele encontrou um verdadeiro descaso deixado pela antiga gerência da cidade, que era comandada pela ex-prefeita Maria Crizabete dos Santos (conhecida como Criza de Moisés).

Descaso com bem público em Graccho Cardoso II
Os problemas vão desde pneus de carros furados, documentação pública jogada no chão até o sumiço de placa mãe dos computadores da Prefeitura contendo informações de todos os funcionários e dados sobre a administração. Uma verdadeira vergonha e falta de respeito com a população da cidade. Estes primeiros meses serão destinados para que José Nicárcio organize a casa.

Faixa de pedestre: Turista indignado com falta de educação
O Jornal da Cidade publicou ontem, 10, uma matéria onde um turista brasiliense, Carlos Alberto Quaresma, desabafou porque ele e seus dois filhos quase foram atropelados ao tentarem atravessar uma faixa de pedestres existente na Orla de Atalaia.

Falta campanhas e educação
O problema parece simples, mas não e. A falta de educação da maioria dos motoristas é real. O titular deste espaço sempre respeita a faixa de pedestre e como sabe da falta de educação em Aracaju, já aciona o pisca alerta antes  de começar a reduzir a velocidade do veículo. Mesmo assim tem motorista que fica com raíva e faz cara feia. E o pior são alguns motoqueiros que não respeitam, mesmo com o carro parado.

Largo Durval José de Santana
Ao destacar a homenagem que será feita ao comunista já falecido Durval José de Santana, que dará o nome a um Largo no Bairro Santos Dumont, o blog esqueceu do nome do vereador responsável pelo projeto de lei municipal: Robson Viana, do PMDB.

Só em SE, Derico vira matéria importante sobre turismo
Ontem, 10, o blog recebeu release da Secretaria de Estado do Turismo destacando a importante visita do saxofonista do Jô Soares (ainda tem programa?) Dérico com a família onde se hospedou no Hotel Boa Luz e conheceu alguns roteiros turisticos. Por ações como estas que no Sul do país muita gente ainda trata o Nordeste com termos pejorativos. Mas deixa prá lá…neste caso o  asno, o Jerico, o Jegue, o Jumento…

Telha e o novo prefeito
O blog recebeu diversas reclamações de moradores do município de Telha contra o prefeito Domingos. Segundo as denúncias, porque o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (eleito democraticamente) é seu adversário político o novo prefeito queria ver os instrumentos da banda filarmônica (faz parte do conselho) e como as chaves ficam com o presidente ele se dirigiu a sede da entidade e quebrou as portas do armário e também arrancou a plotagem do veículo como o nome do conselho. O prefeito esquece que o conselho é um órgão independente. A atitude do prefeito está sendo denunciada ao Ministério Público.

Montadora será instalada em Socorro 
O município de Nossa Senhora do Socorro foi o lugar escolhido pela montadora de motocicletas e ciclomotores Bull Motors para a fabricação dos produtos Charming e Jiangsu que conquistaram o território brasileiro. Os preparativos da chegada da fábrica na cidade foram definidos durante reunião do prefeito Fábio Henrique com o diretor da empresa Bull Motors, Sérgio Sehelp.

Benefícios
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Carlos Américo, a instalação da montadora proporcionará diversos benefícios à população socorrense. " Com a vinda da montadora para o município irão ser gerados 300 empregos diretos. É um grande benefício para a povo socorrense. Durante a reunião discutimos pontos de localização, acesso e fiscalização. Além da geração de emprego, um outro grande benefício será a oferta do produto mais barato para a população", afirmou Carlos Américo.

Geração de emprego e renda
Receptivo à chegada da montadora em Socorro, o prefeito Fábio Henrique destacou o crescimento do município e a geração de emprego e renda. "O município de Nossa Senhora do Socorro deu um pulo no desenvolvimento econômico e industrial. Estamos na segunda posição do Produto Interno Bruto ( PIB) entre os municípios que mais se desenvolveram nos últimos anos. Essa é a comprovação de um crescimento absurdo do municipio. Temos atualmente 252 indústrias em Socorro e a vinda da montadora vai somar e, com certeza, gerar mais desenvolvimento. Serão mais vagas de emprego que são ocupadas por mão de obra socorrense. Nossa Senhora do Socorro hoje em dia é um excelente mercado para empresas", falou.

Atenção SMTT
Recentemente a SMTT autorizou o estacionamento de veículos no lado direito da Rua Itabaiana, mas o que acontece diariamente são veículos estacionados também no lado esquerdo em frente a SSP, na Praça Tobias Barreto, causando enormes transtornos naquela localidade. A comuidade cobra providências.

Defensores
Ontem,10, o deputado federal André Moura se reuniu com defensores públicos do estado de Sergipe: José Eduardo Cação, Anderson Amorim, Glaúcia Santana, José Leó e Sérgio Barreto (presidente da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe). A reunião ocorreu devido ao veto da presidenta ao PLP 114/2011 que reserva 2% para as Defensorias na repartição dos limites de gastos entre os poderes, alterando a Lei de Responsabilidade Fiscal. O parlamentar afirmou que apoiará a luta dos defensores contra o veto de Dilma.

Lucimara diz que não ter carnaval é um desrespeito à cidade
A vereadora do PCdoB, Lucimara, considerou total falta de respeito ao povo de Aracaju a afirmação feita pela equipe do prefeito João Alves Filho (DEM) sobre a incerteza encontrada na Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FunCaju) que acarretaria na não realização do carnaval na capital sergipana este ano.

Inverdades
Segundo a parlamentar, o prefeito está usando informações inverídicas em relação às dívidas como álibi para não cumprir promessas de campanha e não dar continuidade a algumas ações que vinham sendo realizadas, como é o caso do Carnaval.

Movimento
"Desde que João Alves – através de seus secretários – começou a alegar que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira tinha deixado dívidas, eu vinha alertando que esse era um movimento para que ele pudesse justificar as coisas que não vai realizar. Vejo então uma matéria que foi manchete de capa no Correio de Sergipe desta quinta dizendo que Aracaju poderá não ter carnaval porque não tem recursos", afirma.

Aniversário
Na última quarta-feira, dia 9, o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) reuniu amigos e familiares para homenagear seu irmão, o ex-vereador Genelício Barreto, que faleceu no ano passado. Se estivesse vivo o popular "Gené", figura querida na capital sergipana, estaria completando 70 anos. O grupo se encontrou no calçadão da 13 de julho, nos monumentos próximos à ponte que dá acesso à Coroa do Meio. Através de uma lei municipal de autoria do vereador Emmanuel Nascimento (PT), aquele trecho do calçadão foi batizado com o nome de Genelício.

Caminhadas
"Tudo aqui cheira a ele, tudo ao redor tem a cara de Gené, que fazia suas caminhadas diariamente por aqui. Durante o Précaju ele gostava de ficar neste local também. Um homem bom, que não tinha inimigos, estamos comemorando o seu aniversário porque ele continua presente em nossa cabeça e coração", disse Jackson, emocionado.

Pobre futebol sergipano
Quando se esperava que o nosso futebol passasse para uma outra fase, saindo do marasmo dos últimos anos, com o público desportivo animando-se com a volta da disputa da Copa do Nordeste, além do início do próprio campeonato estadual, eis que se verifica um acontecimento absurdo, inominável, representando uma verdadeira ducha de água fria no aspecto organização. Previsto para a última quarta-feira, à noite, no estádio Augusto Franco, em Estância, o amistoso Estanciano X Confiança não pôde ser realizado.

Pobre futebol sergipano II
Vejam agora o que impediu a realização da partida: 1. O campo de jogo não estava demarcado; 2. Não havia policiamento; 3. Nem ambulância; 4. E, pasmem os leitores deste blog, não se providenciou arbitragem oficial (da federação) para o amistoso. Resultado é que os dirigentes do Estanciano tiveram de devolver 10 reais a cada torcedor que pagou ingresso para assistir ao jogo. É simplesmente deprimente que tenham ocorrido tantas falhas em uma única partida. Ao Confiança, restou voltar para Aracaju, em ônibus especial que conduziu a delegação proletária até a Cidade Jardim de Sergipe.

Motivação empresarial
Pergunta que merece resposta: qual o empresário que se motiva para investir num futebol dessa categoria, cujos dirigentes primam por atitudes amadorísticas, salvo algumas raras exceções?

Trágica situação no ranking da CBF
Caminhando para 24 anos no comando do futebol sergipano, o presidente Carivaldo de Souza não dá o mínimo sinal de reconhecimento de nossa trágica situação no ranking da CBF. É só verificar. Estamos atrás, até mesmo, do Piauí e do Maranhão. De Maceió, João Pessoa e Natal, nem é bom falar. O papel feito pelo Estanciano, na última quarta-feira, foi de uma absoluta falta de compromisso, de organização, de respeito.

Ligação umbilical precisa ser rompida
É preciso que se faça algo já. Não dá para esperar por 2015. A ligação umbilical da FSF com o governo estadual, de um lado, e de outra parte com a CBF, precisa ser rompida, imediatamente. Dentre outros fatores, estes são os principais que impedem a demarragem do nosso futebol que somente conta com dois ou três, no máximo quatro clubes realmente profissionais: Confiança, Sergipe, Itabaiana e River Plate.

Patrimônio em Concerto
Canções medievais e renascentistas vão dar um tom especial ao XXXVIII Encontro Cultural de Laranjeiras. Trata-se do projeto Patrimônio em Concerto, realizado pelo Governo de Sergipe por meio da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac/SECC) com o apoio da SERGAS, que acontecerá no próximo sábado, 12. O evento será realizado na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 19h30 e contará com a apresentação do conjunto de música antiga Renantique.

Eleição da ACESE se aproxima
No dia 25 deste mês, a partir das 15h acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe a eleição da nova Diretoria. O Presidente da ACESE, Alexandre Porto, convoca todos os associados e ex-presidentes a comparecerem para votação. O mesmo ressalta ainda, que apesar de ser chapa única, o voto é muito importante para o exercício da cidadania, visando sempre o crescimento e o reconhecimento da ACESE.

Homenagem ao Poeta Mário Jorge – A Poesia que Liberta, hoje,11
Hoje, 11, 40 anos depois de sua morte, Mário Jorge Vieira (1946 -1973), primeiro poeta concretista sergipano, terá suas obras resgatadas durante a homenagem ‘Mário Jorge – poesia que liberta’, que acontece no Teatro Atheneu, às 19 horas, numa realização do mandato da deputada estadual e professora Ana Lúcia Vieira Menezes (PT), irmã do poeta. Vale à pena conferir!

Estacionamento no Pré-caju
A Norcon Rossi cederá pelo 2º ano consecutivo um terreno para a APAE/SE durante o Pré-Caju 2013. A área se transformará em um “Estacionamento Solidário”, ação de responsabilidade social que oferece ao folião estacionamento com segurança. A renda arrecadada será 100% revertida para a APAE e o folião poderá deixar seu carro ou moto entre os dias 17 e 20 de janeiro no terreno localizado antes da ponte do Rio Poxim, na esquina com a Av. Beira Mar e a Av. Tancredo Neves. A APAE de Aracaju atende mais de 200 pessoas e conta com uma equipe de 40 profissionais. Quem desejar conhecer e ajudar a instituição pode se informar no telefone 3215.5959.

Brasil empata na estreia
A seleção brasileira sub 20 não passou de um empate em sua estreia, ocorrida ontem, no campeonato sul-americano da categoria. Diante do Equador, esbarrou no placar de 1 a 1.

Novo piso
Fixado o valor do novo piso salarial nacional dos professores: 1 mil, quinhentos e sessenta e sete reais. Vale já a partir de primeiro de janeiro. Todos os integrantes do magistério que atuam na educação básica têm direito ao reajuste. A educação básica abrange os níveis fundamental e médio. Aumento do piso complica ainda mais a situação em Sergipe, pois o reajuste relativo ao ano de 2012 não foi pago por diversos governos, até esta data.

Futebol I
FSF realiza festa de lançamento do campeonato sergipano de 2013. /// Em entrevista, o presidente Carivaldo de Souza, que chegou na quarta-feira de São Paulo, declarou que uma conhecida montadora de automóveis está estudando proposta para patrocinar o certame sergipano. /// River Plate e Estanciano jogam amanhã, em Carmópolis. /// Sergipe estreia no domingo, contra o América de Propriá. /// Flamengo contrata Elias. /// Parte da torcida corinthiana demonstra preocupação com a contratação de Alexandre Pato. /// Fatos ocorridos em Estância na quarta-feira passada repercutem negativamente, às vésperas da abertura do campeonato da série A-1 ///O Palmeiras renovou o contrato do atacante Barcos até 2016. /// Patrocínio de campeonatos estaduais por montadora é campanha política para levar Marco Pólo Del Nero, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, à presidência da CBF. Reunião em São Paulo, contando com a presença de Carivaldo Souza, teve mais nove presidentes de federações estaduais presentes. /// Ricardo Teixeira continua recebendo 120 mil reais como “consultor” da CBF.

Curtas
Rentabilidade da poupança é a pior em 46 anos. /// Volta do IPI provoca diminuição de procura de bens duráveis. /// Chinês que vendia carne das vítimas em mercado é executado. /// Inflação de 2012 fecha a 5,84 por cento, dentro da meta do governo. /// ANS suspende 225 planos de saúde, que estão impedidos de receber novos assistidos. /// Tombini, presidente do Banco Central, diz que inflação deve retomar tendência de queda. /// Inadimplência dos consumidores aumenta 15 por cento em 2012. /// Planalto libera última parcela de 2012 do FPE. Sergipe receberá 2 bilhões de reais. /// Marina Silva vai criar um novo partido para disputar a presidência em 2014. /// Descontentes do PT, do PSDB e do PPS deverão reforçar a nova agremiação política do Brasil. /// PSOL de São Paulo também estuda apoiar candidatura de Marina. /// Confiança joga cartada decisiva hoje, na Copa SP de futebol júnior. /// Chances são limitadas, mas a classificação é possível, principalmente com relação ao segundo lugar. /// Milhares vão às ruas em apoio a Chávez, na Venezuela. /// Obra póstuma de Luiz Antônio Barreto foi lançada no Encontro Cultural de Laranjeiras, em sua edição de número 38. /// Jorge Carvalho falou sobre a obra do homenageado, que faleceu no ano que passou. /// Museu da Gente Sergipana, grande realização do governo do Estado na área cultural, apresenta ao público exposição sobre o prédio em que está instalado. /// Convênio com o BANESE possibilitou a restauração do imóvel, inaugurado em 1926, no governo de Graccho Cardoso. /// Museu tem sido muito elogiado pelos turistas que visitam Aracaju. /// Carlos Batalha volta a disparar contra a administração de Edvaldo Nogueira. /// Há risco de racionamento de energia no país, principalmente no Nordeste. /// Estados Unidos poderão sair do Afeganistão no próximo ano.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Preguiça de pensar: chutar o balde geralmente é a solução mais fácil utilizada pelos colaboradores no ambiente organizacional.

www.twitter.com/leleteles  Deram-lhe o papel de ladrão. Ele era tão bom ator que foi lá e roubou a cena!

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Agradeça pelo dia que você ganhou e viva-o de maneira que tenha algo especial a registrar quando ele terminar. Obrifgada Senhor por tudo!

www.twitter.com/flaviofoster  E se disserem que o amor enfraquece com o tempo, diga à eles que o tempo não existe pra quem ama….

www.twitter.com/chicoandradef  O grande problema da igualdade é que todos a desejam comparando sempre com quem tem,materialmente,muito mais.Bom dia.

www.twitter.com/lucasmrios  "Eu acho a televisão muito educativa. Toda vez que alguém liga o aparelho, eu vou para outra sala e leio um livro" – Groucho Marx.

www.twitter.com/marciorocha1  Façam a leitura da página 7 do Jornal do Dia de hoje (10), depois a leitura desse material aqui: http://www.f5news.com.br/noticia.asp?ContId=8964 … Não parece Denorex, mas é. O legal é ver que tomei dois tocos seguidos. Um de um site de notícias e outro do JD.

DO LEITOR

Como foi bom viver e conviver com o Santo Frei Miguel
Rosalvo Nogueira-jornalista e membro da Fraternidade Monte Alverne da OFS ( Igreja de São Judas Tadeu-Capuchinhos): “Parabéns pelo texto de ontem sobre meu querido e amigo, Frei Miguel da Igreja dos Capuchinhos. Suas palavras são verdadeiras, quem conheceu o Frei como eu, sabe que tudo aquilo que o titular desse blog escreveu reflete uma vida dedicada ao semelhante,aos mais pobres, doentes e angustiados. Considerado o maior confessor da história católica em Sergipe, Frei Miguel foi também, o meu e de nossas fraternidades de OFS(Jufra, Monte Alverne,Santa Maria dos Anjos e Nossa Sra. Aparecida) nosso Guia Espiritual. Seu exemplo de vida, pobreza e dedicação total ao evangelho de Jesus, nos ajudou a entender que sem Deus não somos nada. Minha caminhada de 36 Anos na OFS ao lado dele e de seu amigo irmão,Frei Florêncio(outro sacerdote de verdade) me ajudou na formação religiosa,ética e profissional. Não fiquei triste,confesso, creio na Ressurreição, Frei Miguel já é um desse que Jesus acolhe no mesmo dia no Paraiso. Agradeço a Deus por tantos anos de convivência com o Frei Miguel de Aracaju.Um detalhe, era meu ouvinte quando fazia o Giro da Notícia, na Rádio Cultura. Dizia, "Gosto de sua forma de conduzir a notícia, mas cuidado, você critica muita gente grande" kkkk, ríamos juntos. Saudades meu querido Frei, até breve,seu merecer estar a seu lado”..

ESPECIAL/PROINVESTE

Da Ingratidão de Zé Franco. Do reconhecimento de Fábio Henrique. Governo Déda investiu R$ 70 milhões em Nossa Senhora do Socorro.

Acompanhando a polêmica do Proinveste e a declaração do deputado estadual José Franco de que só votará favorável se o projeto tiver R$ 60 milhões em investimento de recapeamento e pavimentação para Nossa Senhora do Socorro, o titular deste espaço procurou a Secom do governo estadual, através do adjunto, Sales Neto, questionado os valores dos investimentos do governo Déda no município desde 2007.

E ao receber ontem, 10, a relação de investimentos a relação está no final deste texto) ficou surpreso.  Foram R$ 70.535.443,03 (setenta milhões, quinhentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e quarenta e três reais e três centavos) investidos em Socorro. Entre as ações, reforma e ampliação de diversas escolas, pavimentação e drenagem de ruas no Parque dos Faróis, de ruas no conjunto Jardim, entre muitas outras.

O mais interessante é que o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, aliado de José Franco reconhece os investimentos do governo e faz questão de ressaltar em suas entrevistas. Mas José Franco faz o contrário achou pouco os investimentos e quer mais. Esquece que Sergipe tem 75 municípios e Socorro também será beneficiado pelo Proinveste, mas não da forma impositiva “ou R$ 60 milhões ou nada”.

“Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.” O blog começa a concordar com o grande escritor e filósofo alemão Goethe.

Os investimentos: R$ 70.535.443,03 (Fonte: Secom/Governo estadual)

CONCLUÍDAS

• Inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) – aquisição de móveis e equipamentos – R$ 56.785,00.
• Programa Sergipe Cidades – pavimentação e drenagem de ruas no Loteamento Parque dos Faróis – R$ 2.966.495,11
• Programa Sergipe Cidades – pavimentação e drenagem de ruas no Conjunto Jardim – R$ 3.381.864,73    
• Recuperação da malha viária do complexo Taiçoca – R$ 5.133.554,60
• Recuperação da malha viária do Parque dos Faróis – pavimentação asfáltica – R$ 816.729,60
• Implantação da iluminação pública na Rodovia SE-090 (Rodovia da Industrias) – R$ 902.294,27
• Construção de Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro -R$ 2.497.739,48
• Implantação da Penitenciária Feminina – 176 vagas – R$ 2.431.363,14
• Reforma e Ampliação de escolas: Juscelino Kubitschek, Nilson Socorro, Poeta João Freire Ribeiro, Cecinha Melo Costa, José Barreto Fontes, Antônio Fontes Freitas, Gilberto Freyre, José Sampaio e Escola Rural do Povoado Calumbi – R$ 9.735.951,85
• Casa Nova, Vida Nova – Vitória da Paz – 101 casas  – R$ 858.500,00
• Construção de Equipamento Comunitário para o Empreendimento “Vitória da Paz” – R$ 133.334,76
• Clínica de Saúde da Família Augusto Cesar Leite Franco no Marcos Freire II (inaugurada) – R$ 771.260,00
• Pré-SEED – 660 alunos beneficiados – R$ 437.250,00
• Aquisição de 02 ônibus para transporte escolar – R$ 399.515,00
• Aquisição de 02 ambulâncias – R$ 91.103,45
• Aquisição de 01 veículo Kombi para Tratamento Fora do Domicílio – R$ 42.667,00.
• Reforma na estação e construção de muro na ERQ-Norte no Conjunto Marcos Freire – R$ 1.155.280,72.
• Serviços de estabilização do solo no reservatório R-8, no Conjunto Jardim – R$ 127.491,17

EM EXECUÇÃO

• Reforma e Ampliação do Hospital José Franco Sobrinho – R$ 3.981.426,97
• Implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário – Sede e Conjuntos Residenciais – R$ 10.769.103,58
• Casa Nova, Vida Nova – Infraestrutura Básica no Residencial 1° de Maio – R$ 2.885.276,75
• Casa Nova, Vida Nova – Assentamento Moacir Wanderley – 37 casas – R$ 1.169.372,43
• Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa de Melo no Marcos Freire I (em execução) – R$ 739.776,49
• Construção de quadra de esportes – Sergipe Cidades – R$ 1.425.370,81
• Ampliação, reforma e automação da ETA João Ednaldo da 2ª Etapa da Adutora do são Francisco (Povoado Sobrado) – R$ 10.061.306,84
• Ampliação da estação elevatória e adutora de derivação para ETA Oviedo Teixeira, da 2ª Etapa da Adutora do São Francisco – R$ 7.157.137,85
• Clínica de Saúde da Família – Gabriel Alves da Paixâo – Fernando Collor – R$ 407.491,43 – Obra física concluída.

CARTA ABERTA – Trabalho realizado no Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe;

Aracaju, 08 de janeiro de 2013

Foi com alegria que comecei o trabalho no CCEP em janeiro de 2012, após ser eleito e empossado Presidente, visando alcançar os objetivos para os quais este fora criado. Fizemos durante o ano varias  turmas de EGRESSOS prisional,descobrimos a mina, os cursos fluíram dezenas de EGRESSOS PRISIONAL, estão trabalhando, vários deles em empresas grandes,  gozando até de prestígios, como o caso de um egresso  que já é  homem de confiança do seu chefe, em uma das maiores Construtoras deste Estado, assumindo comando  quando da  falta, no seu lugar.

Entretanto passei o ano inteiro sem fazer outra coisa, e sou profissional liberal, não tenho como trabalhar só nisso, preciso conciliar com meu trabalho, o que não consigo, o que está me causando graves problemas de ordem social.
Se isso não bastasse  o CCEP não tem ainda nenhuma parcerias, fonte que pague suas contas, meu gasto mensal chega a 1.500,00, mensais, mesmo não tendo cumprido a risca as visitas mensalmente em presídios como manda a LEP,  e o nosso Estatuto.  Pois quando solicitei  gasolina da vempa, ou melhor das multas das penas alternativas, que temos direito, conforme resolução 154 do CNJ,  nos foi negado.

Meu carro está se acabando  nisso, e o carro do CCEP não tenho como botar pra rodar, pois temos que licenciar, transferir, revisar comprar pneus e bateria. É um carro Fiesta 2008, tomado de trafico em 2010, que desde então está parado no fórum de JAPARATUBA e o JUIZ daquele foro já nos entregou, sendo que o DETRAN não transfere sem o carro pronto pra vistoria, e a vempa não me autoriza o dinheiro das multas pra fazer o que tem que ser feito, porque o carro ainda não está no nome do CCEP/SE,  Aí fica igual a historia do ovo e da galinha, com isso o CCEP/SE, tem o carro mas não tem. O carro, o mesmo  está em Aracaju, mas não roda.

Eu pagava  uma assessora pra ACOMPANHAR CURSOS pois o SENAI só me dar as vagas se alguém responsável estiver todo tempo presente (é uma pessoa preparada) , ela não pode mais ir, pois não tenho como continuar pagando seu salário. A um ano solicitei do TJ material e funcionário, até agora este pedido está tramitando, e nada.

As vezes  fazia campanhas com os conselheiros, mas passei muitas aflições, alguns dá alguma coisa, outros nada, outro dá dizendo que como o Governo é quem tem que custear, é o responsável pelo estado de desgraça na criminalidade aí posto, enfim não peço ajuda mais aos conselheiros.
As Instituições empresariais não são entidades afins deste segmento, ninguém quer tratar de assunto de transgressor da LEI, os Governos lava as mãos, e o estado de coisas se avoluma de tal forma que ningeum mais se arrisca sair de casa em confiança de voltar em paz. Mesmo com provas de toda forma que a única saída é esta, baseado em outras regiões, autoridades  nem nem, eles tem seguranças e os outros que se dane.

Estou em grande prejuízo financeiro, pago água, energia, internet, gasolina, desgaste do meu carro, despesas outras que surgem todo dia, e o dinheiro que está posto das multas das penas alternativas, fruto da resolução 154 do CNJ, editada por CARLOS BRITO, nas vésperas da sua aposentadoria, quase nunca pode ser usada em quase nada, a burocracia é muito grande,  quando pode é com um projeto que leva até 5 meses em tramitação, quando há o deferimento, já passou a necessidade. Um curso que foi custeado c/ este dinheiro, fiz tudo pagando do próprio bolso, acabando o cursso, foi que recebi os valores, e ainda tenho diferença a receber, só Deus sabe quando.
Ainda sem falar nas dificuldades de prestar contas, pois um curso feito no meio do ano passado, a mais de 4 meses dei entrada na tal prestação de contas , que ainda se arrasta, e eu não consigo finalizar por conta da burocracia, pra reconhecer firma de da assinatura um fornecedor de cesta básica, no recibo que foi anexo a NF, sem isso não fecho a prestação de conta, e a promotora exirge isso, e o rapaz nunca pode sair pra ir atualizar o autografo no cartório, pois a assinatura   não bate.Com isso emperra tudo e para tudo, não podendo dar continuidade aos cursos PROFISSIONALIZANTE, c/ egressos, o que gera nosso descontentamento.
É uma burocracia burra, inadequada, e inoportuna, para uma urgência dessa, que parece não ter valor nenhum para os homens da lei.
Enquanto isso eu fico indo e vindo subindo e descendo,  sem conseguir a funcionalidade do CCEP/SE, nem ganho um centavo gastando todo dia, carro, pneu,gasolina, tempo, estacionamento, paciência, o que não tem valor financeiro que pague.
No fórum dizem assim há isso não pode, chego adiante,em outro órgão,  diz, assim não pode, nenhuma das instituições se comunicam igualitariamente, e eu no meio desta zoada toda igual cachorro que cai do caminhão de mudança, doido, doido, falando sozinho. E a matança de gente desenfreada, e as drogas única fonte de renda de muitos, rolando, e a única porta de mudanças sendo essa e ninguém quer ajudar, nem Governos nem Sociedade, e a coisa se agravando demasiadamente.
Na sede do CCEP/SE, tem alimentos no chão, computadores no chão, e não consigo concluir, nada. Nem o carro,  nem as prateleira, nem nada, ninguém tá interessado em ajudar a resolver  nada, todo mundo só quer passar na TELEVISÃO ou nos rádios e jornais dizendo que é o cara, que tá  resolvendo é tudo, e na verdade a desgraça rolando e eu lutando sozinho, contra o Estado de desgraças, , sem poder  trabalhar na minha atividade profissional, quando se houvesse ajuda,  isso resultaria em benefícios não apenas para os Egressos, mas para toda a sociedade.
Vale dizer que meu prejuizo só  financeiro nesses doze meses, foi de mais de 20 mil reais, sem falar nas canseiras, e de não poder trabalhar na  atividade profissional, nada ganhar, mas valeu apena, foram muitos que deixaram as ruas, hoje trabalham, tem emprego na construção civil, são feliz, vivem em paz, deixaram drogas e outras formas de vida, que nos agradece a todo momento. É muito valioso.
Somente dá para fazer o trabalho com resultados já comprovados, se houver parceria onde dê para pagar as contas. Do contrario ficarei em banho Maria até que alguém se toque e ajude a custear essas continhas que são poucas, mas só querem festas, ficam vendo de camarote os assassinatos a todo instante, os assaltos em toda parte,e a todo momento, igualmente as autoridades vêem e a sociedade em geral assistem  sem nada fazer, nem se mover, pois sem parcerias é impossível.
Estou no CCEP/SE,  representando a a ACESE, uma instituição de 140 anos de existência, tenho credibilidade em todos os setores da vida Aracajuana,  não posso me prestar a este tipo de coisa,ou capricho, como se eu precisasse ser desonesto. Não consigo prestar contas e fico sem receber meu dinheiro por conta de um reconhecimento de firma de uma assinatura num recibo, cuja NF está atestando a venda avista.,
Sou uma pessoa estremamente realizada e feliz, só tenho pena dos nossos sucessores, filhos, netos, enfim, estarão espostos as irresponsabilidades dos que hoje não pensam no futuro desta Nação, que estrangulam os mais humildes e necessitados, empurrando-os para o cárcere, de onde  um dia retornarão muito piores para nos pegar, e quando pega não tem dó, é a resposta paga pelas malvadezas e maldades que esta sociedade podre faz. Com isso o sangue jorra nas ruas, pior que muitas guerras.
Tinhamos grande esperança nisso, e esta era a  agonia de realizar o papel para o qual o CCEP fora criado, pois o órgão veio no sentido correto, homens é que não querem que o trabalho seja feito, que aliás onde se tem apoio e confiança  faz um grande trabalho, em vários  outros Estados,  os CCEPs,  usam o dinheiro  das penas alternativas inclusive pra pagar funcionários aqui não pode, com liberdade e prestando contas  depois, mensalmente, ou seja: tem liberdade, como é o caso de CAMPO GRANDE /MS, JOINVILLE/SC, em MINAS são vários CCEPs, muitos estão lá na frente, e tantos  outros.
Estamos em banho Maria, repito não gasto mais um centavo, a eficiência do trabalho tá provado.

Cordialmente, Jose Raimundo de Sousa
Presidente do CCEP/SE/ 9988-0188
ccepsepresidente@gmail.com
www.ccep-se.com.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"Às vezes é melhor deixar em fogo lento do que mexer na panela"

"Um homem que não chora tem mil razões para chorar"

Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, escritor brasileiro, nasceu em 11 de Janeiro de 1923 e morreu em 1968.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais