Gilberto Amado – Chegada a ponte

Em 07 de janeiro deste ano o titular deste espaço escreveu um artigo com o título “Ponte, Amado e a Dança Sobre o Abismo”, fruto de um dos seus “surtos” mensais. No artigo, este jornalista relatou uma conversa com Gilberto Amado, sobre a ponte e a demora na inauguração.

Ontem, 31, o titular deste espaço resolveu visitar a ponte. É magnífica. É mais do que uma ponte. Toda região circunvizinha

Magnitude da ponte Gilberto Amado vista da área de Porto do Cavalo (Estância). Foto: Cláudio Nunes

está mudada. As rodovias estão novas e sinalizadas. Os moradores da região respiram o ar do turismo em toda sua plenitude. Em Terra Caída (Indiaroba), no restaurante “Frutos do Mar”, na beira do rio Piauí, mesmo numa quinta-feira, vários clientes. Lá você pode experimentar, além dos pratos com peixes e mariscos, uma das melhores empadas de Sergipe. Pode provar e depois cobrar, caro leitor. Tem de camarão, aratu e frango. Cada uma melhor do que a outra.

E em Porto do Cavalo (Estância), de onde partem as lanchas para passeios na região, em especial para Mangue Seco (BA), você pode contemplar a ponte em toda sua plenitude. Ao fotografar a ponte o titular deste espaço imaginou como escreveria o grande escritor memorialista Gilberto Amado, tendo como base o texto  “Chegada em Recife”, que ele escreveu em 1905, quando deixou Sergipe para estudar direito em Pernambuco:

…Uma imagem risca-me a memória ao retornar a minha terra através da linha verde baiana: uma placa avisando que estava chegando a ponte Gilberto Amado. Ora, o que fiz para merecer tamanha homenagem. Afinal, fui embora aos 18 anos e ficaram apenas os amigos, os parentes e as eternas memórias. Com certeza não é uma grande ponte, deve ser uma pequena passagem.

Cheguei…e esse momento tomou importância extraordinária pela imagem que jamais sairá da minha memória. Não é uma simples passagem como pensei. E nem uma ponte. É algo magnífico, inimaginável para o meu pequeno espírito.

Achei-me, pela primeira vez, diante de uma coisa que eu nunca tinha visto: Uma enorme ponte sem fim. No que estava na frente, meu olhar começou a navegar  na minha infância e em tudo que vivi até chegar aqui.

Experimentei pela primeira vez uma espécie de orgulho infinito. Jamais imaginaria que seria eternizado numa ponte que de concreto só tem a imagem externa. Porque ao chegar ao meio da ponte e contemplar toda a visão da natureza, pode sentir-se não só o cheiro do rio, mas de um lado também  o cheiro do mar, de outro o cheiro do mangue e do outro toda a fragrância vinda das dunas do Mangue Seco de Tieta do Agreste.

Como poderei retribuir a tanta benevolência? Cheguei a Sergipe e fui desnudado eternamente por uma ponte chamada Sergipanidade…

Aju/Salvador. Ponte reduziu quantos quilômetros mesmo? 30, 60, ou apenas 8?
E por falar em ponte um dado interessante para debate, enviado pelo leitor Luiz Brandi: Muito se fala atualmente, que com a inauguração da Ponte Gilberto Amado, a distancia da viagem Aracaju a Salvador diminuiu de 30 a 60kms, conforme várias informações dos jornais. Um amigo meu saiu no domingo da Av.Jorge Amado, próximo à Praça Luciano Barreto Jr., indo para Salvador pela BR-101 e até o trevo da Praia do Forte percorreu 247kms. Retornando pela Ponte Gilberto Amado para o mesmo lugar da partida, percorrendo exatos 239 kms, no mesmo trecho da ida, sendo a redução de apenas 08 kms (oito), tendo que se mencionar que a viagem tornou-se muito mais agradável, e com um trânsito menor.Esperamos que os jornais passem a dar a informação correta”.

Gilberto Amado
No momento em que esse grande intelectual sergipano é homenageado ao emprestar o seu nome à ponte recentemente inaugurada, sobre o rio Piauí, interligando os municípios de Estância e Indiaroba, abrindo novos horizontes para o turismo em Sergipe, é oportuno apresentar alguns dados sobre o advogado, jornalista, político e diplomata nascido em Estância (07.05.1887) e falecido no Rio de Janeiro (27.08.1969). Gilberto Amado formou-se pela Faculdade de Direito do Recife, em 1909, e depois dela foi professor, no período de 1911 a 1930.

Gilberto Amado II
Como jornalista, começou sua atividade no Diário de Pernambuco, em 1907. Deputado e senador federal por seu Estado entre 1914 e 1930, foi, também, embaixador desde 1935 e delegado brasileiro na ONU desde 1946. Como intelectual e escritor – poeta, romancista e ensaísta – ocupou-se principalmente dos problemas brasileiros, históricos, políticos e sociológicos. Gilberto Amado foi um verdadeiro expoente como ensaísta e memorialista, embora seus romances e poesias também tenham sido apreciados pela crítica e pelo público.

Dia do Publicitário, hoje 01 de Fevereiro
“Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade”. Mark Twain. Homenagem do blog ao Dia do Publicitário comemorado hoje, 01 de Fevereiro.

Aquidabâ: posse do prefeito Carlinhos amanhã, 02
O Prefeito eleito de Aquidabã José Carlos dos Santos (Carlinhos) e o Vice-Prefeito Cleto Maia assumirão amanhã, 02, a partir das 18h, o comando da Prefeitura daquele município. O ato começa com uma missa em Ação de Graça na Matriz de Senhora Santana e logo após será a solenidade de posse na Câmara de Vereadores do município.

Aracaju: sessões extraordinárias da Câmara continuam na segunda-feira
Após a aprovação, por maioria, de quatro requerimentos: dois em caráter de urgência e dois de redução de interstícios regimentais, os vereadores de Aracaju retornam os trabalhos na segunda-feira, 04, quando as proposituras devem ser colocadas para votação.Durante todo o dia o debate entre as bancadas de situação e oposição ficou por conta da urgência para votar os 12 projetos. A oposição apresentou justificativas que o tempo curto não deu para apreciar todas as propostas.

Projetos
Um dos projetos está o 1/2013 que dispõe sobre a estrutura organizacional da administração pública municipal do Poder Executivo. Outra matéria é o PL 2/2013 que concede incentivo fiscal para empresas do segmento saúde. Também na pauta, os PLs que dispõem sobre a organização básica das secretarias de Articulação Política e das Relações Institucionais (Seapri); do Planejamento e Orçamento (Seplan); de Governo (Segov); do Meio Ambiente (Sema); da Infraestrutura (Seminfra); da Indústria Comércio e Turismo (Semict).

Projetos II
Outro PL é o 8/2013 que dispõe sobre procedimentos licitatórios no âmbito da administração pública direta e indireta do Município de Aracaju e o 9/2013 que autoriza o Município a contrair empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 60 milhões, que serão destinados à operacionalização de projetos e ações de desenvolvimento urbano integrado.

Verão Sergipe 2013
Hoje tem início o Verão Sergipe 2013, que acontece nas areias da praia da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros. A festa que acontece hoje e amanhã, teve, durante toda a semana, mais de 100 pessoas trabalhando na sua estrutura para deixar tudo pronto par ao público. A música e animação tomarão conta da festa que contará com atrações como Coutto Orchestra de Cabeça, Zeca Baleiro, Heitor Mendonça, Plástico Lunar, Gilberto Gil e Ato Libertário, além dos Djs Kaska e Budah Moderno. As apresentações têm início às 21h.

Eike de olho em Sergipe
O empresário Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, empreendedor na áera de construção de portos, exploração de minérios, só segue nove no seu twitter, uma delas é o perfil do Governo de Sergipe. Ele virou seguidor depois da visita de Dilma Rousseff e curte todas as fotos no instagram publicadas no twitter do Governo de Sergipe.

Isenção Fiscal
O Brasil não tem, graças a Deus, religião oficial. A liberdade de culto é garantida pela Constituição Federal. É preciso observar, porém, que uma das coisas mais fáceis, em nosso país, é fundar uma “religião”. Aí entram os espertalhões que criam sua própria religião e passam a arrecadar fundos para suas instituições. Em 2012, todas as igrejas existentes em nosso país arrecadaram, juntas, uma verdadeira fábula: 21 bilhões de reais. Essa soma astronômica é inteiramente isenta de qualquer tipo de tributação, ou seja, as igrejas não pagam imposto.

Isenção fiscal II
Mesmo sabendo que já existem impostos demais não seria a hora de modificar-se essa estranha situação? Vale salientar que as mais poderosas são donas de emissoras de rádio e televisão, dentre outros bens, e já conseguiram instalar-se nos mais diversos países do mundo, em todos os continentes que integram o planeta Terra, além de elegerem fortes bancadas no parlamento, isto é, na Câmara e no Senado.

Calçadão da Beira Mar. Emsurb realiza poda
E a Emsurb atendeu o apelo publicado por este espaço no início desta semana por conta da vegetação que estava invadindo partes do calçadão da Beira Mar. A empresa já está efetuando a devida poda em toda extensão do calçadão que vai do Parque dos Cajueiros e a Atalaia. Os frequentadores da área agradecem.

Corregedora toma posse
A defensora pública, Isabelle Silva Peixoto, tomará posse nesta sexta-feira, 1º, no cargo de Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe em solenidade a ser realizada às 11 horas na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, na Travessa João Francisco da Silveira, 94 – continuação da Avenida Barão de Maruim, Centro.

Corregedora toma posse II
Reeleita através de votação unânime dos membros presentes do Conselho Superior da instituição e escolhida pelo defensor geral, Raimundo Veiga, Isabelle Peixoto assumirá o mandato para o biênio 2013/2014.

Feira de Sergipe: 100 mil visitantes e R$ 5 milhões em negócios
Cerca de 100 mil pessoas visitaram os estandes da Feira de Sergipe armados na Praça de Eventos da Orla. A intensa programação, com apresentações de bandas locais, grupos folclóricos e manifestações culturais, envolveu 1200 participantes. Vale destacar a grande variedade de artesanato e comidas típicas, que agradaram sergipanos e turistas durante os treze dias de realização.

Vitrine
Conforme explicou o superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos, a Feira tem como objetivo valorizar os pequenos negócios, artesanato e a cultura sergipana, proporcionando oportunidade para divulgação e conquista de novos mercados. “Com a presença de milhares de turistas em Aracaju durante o período de alta estação, a Feira se torna uma grande vitrine da nossa cultura, oferecendo entretenimento e oportunidade de negócios”, afirma Lauro Vasconcelos.

Oportunidades
O Superintendente disse que um evento do porte da Feira de Sergipe proporciona no seu entorno oportunidade também para centenas de pessoas que trabalham com segurança, receptivo, transporte, restaurantes, hospedagem além de outras atividades. Diretamente os expositores geraram ocupação temporária para cerca de 300 pessoas.

Produtos
Na Feira estavam expostos produtos de associações assistidas por projetos do Sebrae, como é o caso do Economia Criativa, que disponibilizou peças de oito instituições do interior. Também estavam presentes vários municípios com estandes institucionais, além de diversos empreendimentos. O evento foi realizado pelo Sebrae, contando com o apoio do Governo do Estado,  Prefeitura de Aracaju, Banco Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banese. Instituições que apoiam o desenvolvimento econômico e oferecem crédito para pequenos empreendimentos.

Resultados
Segundo pesquisa realizada com expositores e visitantes, durante o evento foram fechados negócios em torno de R$ 5 milhões. O índice de satisfação dos expositores chegou a 83% e 90% para os visitantes. A pesquisa mostrou ainda que 40% do público foi de turistas, principalmente de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.Vale lembrar que uma Feira proporciona negócios a curto, médio e longo prazo, fruto de contatos com potenciais compradores que observam os produtos, trocam cartões e depois firmam parcerias comerciais no decorrer do ano.

Novidades para 2014
Para 2014, quando a Feira completa 15 anos, a direção e a equipe operacional do Sebrae estão anunciando uma reestruturação do evento, com novo lay-out e nova forma de apresentação. O objetivo é tornar o evento cada vez mais atrativo e com bons resultados para expositores e visitantes.

Assentados continuam plantio de mudas nativas e frutíferas
Os assentados que participam do projeto Agroflorestas SE continuam com o plantio de mudas nativas e frutíferas na região Centro-Sul de Sergipe. A atividade é uma das ações do Agroflorestas SE, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e é realizado pela Acase (Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Sergipe).

480 famílias beneficiadas
O projeto beneficia 480 famílias e é desenvolvido desde 2010 em cinco assentamentos do Estado – Rosa Luxemburgo, Bispo Dom Hélder, Paulo Freire II e Manuel Ferreira, em Estância, e Dom Hélder Câmara, em Itaporanga D´Ajuda.

Capacitações
Além do reflorestamento das matas ciliares, o projeto também desenvolveu capacitações em agroecologia; instalou um viveiro de produção das mudas e minhocário; implantou a meliponicultura nos assentamentos, aproveitando o potencial polinizador das abelhas na recuperação de áreas degradadas, e proporcionou aos participantes atividades de intercâmbio e do Teatro do Oprimido.

Alunos de Jornalismo da Unit realizam pesquisa no Museu da Gente Sergipana
Alunos de Jornalismo do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram no Museu da Gente Sergipana o trabalho intitulado “Um Final de Semana nos Museus”. A atividade foi proposta com o objetivo de retratar como é o percurso, a experiência de quem visita e a rotina dos profissionais do Museu na recepção dos visitantes.

Estrutura moderna
Os estudantes que participaram da pesquisa, Emanuelle Amaral, Jéssica Rabelo, Juliane Balbino, Leonardo de Matos e Tâmara Peixoto, entrevistaram turistas e funcionários do Museu. De acordo com eles, o Museu da Gente Sergipana foi escolhido pela estrutura moderna e riqueza de cultura que oferece, e também pelo grande número de visitantes que já recebeu – mais de 100 mil, em pouco mais de um ano de funcionamento.

Trabalhos
Segundo o superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu, Ézio Déda, existem diversos trabalhos acadêmicos em andamento cujas temáticas estão voltadas para a experiência inovadora do Museu da Gente Sergipana.“Um projeto de pós-graduação que teve como objeto de estudo o Museu da Gente Sergipana já foi apresentado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estamos de portas abertas para que a comunidade acadêmica possa desenvolver pesquisas que venham fazer parte do acervo da midiateca do nosso espaço cultural”, disse o superintendente.

Futebol
Casemiro troca o São Paulo pelo Real Madri. /// Flamengo recusa proposta da Juventus pelo filho de Bebeto. /// PRINCIPAIS RESULTADOS DE ONTEM: Pela Copa do Nordeste – ABC 4 X 1 Itabaiana. Campeonato sergipano – Lagarto 3 X 1 River Plate e Sergipe 0 X 0 Olímpico. Campeonato carioca: Flamengo 4 X 2 Vasco da Gama. CBF define primeiros confrontos da Copa do Brasil. O Confiança vai enfrentar o Guarani de Campinas. O Itabaiana jogará contra a Ponte Preta, também de Campinas. /// Sergipe e Olímpico já estão classificados para o cruzamento olímpico do primeiro turno. /// No outro grupo, o Lagarto já carimbou seu passaporte. A outra vaga está indefinida.

Curtas
Bolsa e dólar são os piores investimentos do mês de janeiro. /// Liderança fica com a renda fixa. /// Oposição e PSB dão apoio a PEDRO TAQUES para a presidência do Senado. /// Policiais suspeitos de receber propina de bicheiros no Rio de Janeiro. /// Taxa de desemprego fica em 5,5 por cento em 2012, a menor dos últimos dez anos. /// Denúncia de mensalão ameaça o governo da Espanha. /// Câmara Municipal de Aracaju reúne-se hoje extraordinariamente. /// Prefeito da capital quer contrair empréstimo de 80 milhões de dólares. /// JAF pretende construir avenida que vai ligar o Lamarão à zona de expansão. /// Taís Araújo comanda elenco de peça teatral, amanhã, no Teatro Tobias Barreto. /// PMA vai realizar o Carna Caju 2013. /// Abertura foi ontem, com o Baile da Cidade. /// Escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval deste ano. /// Rodoviários querem 22 por cento de aumento de salários. /// Começam as discussões sobre reajuste das passagens de ônibus.

 
PELO TWITTER

www.twitter.com/DGilbertoSantos  Todos nós admiramos um Homem com espírito de adolescente mas nenhum de nós gostaria de ser por ele conduzido. O nome disso: RESPONSABILIDADE.

www.twitter.com/cristiangoes  Democracia é algo ainda ser conquistado na sociedade. Em Sergipe, por exemplo, ainda é muito forte a cultura da Casa Grande e da senzala.

www.twitter.com/Gilbertotv  Se a reencarnação existe mesmo, vou fazer de tudo para voltar Príncipe da Inglaterra. Prometo que nunca deixarei de mandar abraços pra vocês.

www.twitter.com/betocego  Eu queria que meu canto percorresse os quatro cantos da terra,mas como a terra é redonda, eu aqui no meu canto, canto só.

www.twitter.com/rosangeladoria  O facebook é um grande amigo…mas não guarda segredos!

www.twitter.com/spbittencourt  A lei da ficha limpa que tanto falam é a mentira do século. Renan Calheiros na presidência do SENADO que se chamara CIRCO NACIONAL.

DO LEITOR

Já se passaram 15 dias e nada de iniciar a perfuração do poço do hospital municipal de Frei Paulo
Do vereador Wlademir Dantas Souza: “Frei Paulo,31 de janeiro de 2013 ou seja já se passaram 15 dias e até o momento

não foi iniciada a perfuração do tal poço que é pra ser feito no hospital público do município de Frei Paulo.Hoje fui conferir se a maquina de perfurar poço tinha sido levada para o local onde realmente era pra estar. Como pode ver na foto que tirei hoje(31/01) pela manhã,a máquina continua na área do clube mais preciso na praça da juventude. E olhe que a assessoria da Cohidro comunicou a este blog que tem uma equipe acompanhado,imagine se não houvesse? Não estou duvidando do trabalho da Cohidro,pois sei o que a mesma tem feito para amenizar o efeito da estiagem no estado,mas olhando a denuncia que fiz e a resposta da Cohidro poderíamos tirar alguma conclusão?”

Reajuste do transporte urbano
Do leitor Jorge Ribeiro (ribeirojorge@gmail.com  ): “Lendo hoje (31/01) uma matéria num jornal local, foi dito que a nova administração de Aracaju estaria conivente com a SETRANSP, visto que um dos proprietários de empresa de ônibus é filiado ao PSDB, portanto irá aceitar a proposta de reajuste de 11% para a tarifa. Pelo que sabemos, em Sergipe tudo se sabe, como diz Dr.Albano, no ano passado, ano politico, a PMA através do Prefeito Edvaldo Nogueira, não autorizou nenhum reajuste, muito bom para o Usuário, mas não foi transparente, inclusive com improbidade administrativa, abriu "mão" do ISS e da taxa de gerenciamento sempre cobrada pela SMTT, portanto, indiretamente deu reajuste para os empresários, em detrimento da arrecadação prevista em lei, em torno de 10% Sabemos também que a "planilha de custos", até hoje em vigor, remota do tempo que Paixão era Prefeito, por exemplo : um pneu na época rodaria 30 mil Kms, hoje o pneu roda 100 mil kms, fora a remoldagem nos que não os da dianteira , que pode ser feita até 3 vezes. Acredito que a nova administração da PMA deve sim rever esta famosa planilha, procurar uma em qualquer lugar do Brasil mais atual e que nunca foi avaliada pelos vereadores, que no meu ponto de vista, são os representantes do povo, o reajuste sempre foi feito sem que o povo tivesse conhecimento, dentro dos gabinetes refrigerados, entre Prefeito/SMTT/SETRANSP, a mais de 20 anos. Vemos ônibus "parecendo novos" rodando, fazendo linhas e horários como querem , muitos com  documentação irregular, com placas de outro Estado, sem seguro, porque não emplacam, urge fazer uma vistoria imediata na frota, ver os "podres" para retirar de circulação, quanto ao reajuste, peço que a SMTT/PMA repensem, só autorizando depois de rever custos e os "acertos" feitos no passado, bem como dimensionar realmente as linhas/horários, estas empresas choram de barriga cheia, tem coisas que não se deve nem contar aqui. Não defendo a PMA, defendo o usuário que sempre foi maltratado e penalizado no bolso. Autorizo a publicação amanhã no seu tão lido e respeitado Blog, leitura diária de quase todos que se interessam por Sergipe”.

Marcelo Déda ‘tropeça’ nas atitudes durante evento em Capela
Da leitora Elena Maria Silva: “A inauguração da Rodovia Carlos Alberto Vasconcelos/226, que liga a cidade de Capela ao Povoado Miranda e a BR 101, finalmente aconteceu na sexta-feira, 25, e o povo de Capela agradeceu. Mas, naquele dia, o que chamou a atenção dos capelenses não foi tanto a solenidade de inauguração da obra, mas as atitudes do governador Marcelo Déda para com o prefeito Ezequiel Leite (PR), atual representante do povo capelense. Ao permitir o destempero do ex-prefeito Manoel Messias Sukita, administrador que sacou o dinheiro dos professores no último dia útil do ano sem justificativa legal, e de ter cometido outras irregularidades graves durante sua gestão, Déda mostrou que não está interessado no bem do povo capelense, em valorizar as pessoas honestas, homens e mulheres de caráter, mas só em apoiar seu aliado.Visto como sério, inteligente, íntegro, Marcelo Déda não deveria cair na lábia de um ser extremamente dependente do poder pelo poder, como se mostra o ex-prefeito Manoel Messias. Sukita se apresenta como um político que, para alcançar o reconhecimento que acredita merecer, corrompe, paga, compra, desrespeita, superfatura, mente, fantasia, ilude, inventa…Um ex-prefeito que teve tempo para galgar o sucesso, mas que por conta da vaidade extrema se perdeu nas palavras e nos atos. Um ser que contrata pessoas para aplaudi-lo e para vaiar seus desafetos. Um político que envergonha, um homem que decepciona. Esse é SUKITA!Ao governador Marcelo Déda o meu lamento por aparentemente ter se apresentado enfeitiçado pela baixaria. O meu lamento também por permitir que, durante as solenidades que preside, a exemplo da que ocorreu no município de Capela, pessoas sem princípio tenham espaço para tentar desmoralizar homens trabalhadores.Ezequiel Leite, aliado ou não do governador, foi escolhido pela maioria dos capelenses para administrar o município e por isso deve ser respeitado. Foram mais de 10 mil votos recebidos, e muitos desses eleitores votaram no Exmº Sr Governador Marcelo Déda e votaram nos candidatos do seu partido, da sua coligação. Governador, a nossa luta é para banir dessa cidade, abençoada por Nossa Senhora da Purificação, a violência, a soberba, a prepotência, a falta de respeito. Queremos voltar a ter o direito de ensinar aos nossos filhos o que é correto, a amar e a respeitar o próximo sem a influência de líderes nocivos”.

Reajuste das passagens
Do leitor Messias Gonçalves (mameangon@bol.com.br  ):”No mundo capitalista em que vivemos, é natural que qualquer empresário de qualquer setor da cadeia produtiva, pense no lucro. É também natural que para manter uma empresa, um comércio ou mesmo uma prestadora de qualquer serviço, a carga tributária praticada no Brasil é enorme, porém os últimos governos vêm adotando medidas para a sua desoneração. No caso dos transportes coletivos de passageiros, não é diferente dos demais setores. Porém, é preciso analisar as planilhas apresentadas pelas empresas desse setor e, buscar dentro delas, extrair alguns vícios que por ventura ainda os empresários consigam maquiar e manipular.Seria inteligente se, a prefeitura de Aracaju, disponibilizasse esses dados oferecidos pelos empresários, para que a população interessada pudesse ter conhecimento de como é calculada essa tarifa.    Não quero colocar em suspeição como a SMTT trabalha esses números. Mas há muito tempo atrás, os em outras esferas, alugueis de imóveis, viagens, diárias e outras coisas mais, eram embutidos nas despesas das empresas, fato que onerava no final, sempre acrescendo para cima os valores.O que tem que ser levado em conta são vários fatores como quantidade de veículos, com as suas vidas úteis, quantidade de passageiro/mês, quilometragem rodada/mês, preços das carrocerias, dos chassis, dos combustíveis e lubrificantes, folha salarial e encargos trabalhistas e mais alguns itens.Confesso que não conheço a legislação atual praticada pela SMTT, pois deveria está disponível no SITE da entidade.Como estamos iniciando uma nova administração, justamente vinda após o congelamento praticado pela prefeitura em 2012 e sabedores que somos que durante esses dozes meses, os custos em janeiro de 2013, não são os mesmos que janeiro de 2012.  Embora, mesmo sem o reajuste, não quer dizer que os empresários estejam passando PR situações difíceis.É por isso que a analise este ano, deverá ser minuciosa, pois pode haver ainda alguma gordura, fruto de reajustes anteriores”.

Lesão ou ameaça a direito!
Do leitor Dinho Santana  (dinho-santana@pop.com.br  ): “Com todo respeito ao desembargador Edson Ulisses de Melo, não posso corroborar quanto ao trecho escrito por ele em seu Artigo: "Poder Judiciário:Cidadania da Democracia quando diz: "Assim, fica patente que, quando alguém tem seus direitos lesionados ou ameaçados, é-lhe constitucionalmente assegurado o direito inalienável de buscar o Poder Judiciário, objetivando a sua defesa. Por ser o direito de buscar o Judiciário uma prerrogativa do cidadão, outorgada por uma Constituição democrática, qualquer pessoa, minimamente politizada, informada das prerrogativas cidadãs, não estranharia tal exercício, eminentemente democrático e civilizado."  E justifico transcrevendo o publicado;  Em coluna de Cláudio Humberto com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 31/01/2013 | 13:17 E a ética?… Oposição mas nem tanto! Em oposição ao Ophir Cavalcante na Ordem dos Advogados do Brasil -OAB, Marcus Vinícius Coelho, deverá ser eleito hoje! E já começa mantendo o corporativismo da ordem na defesa da manutenção do "Exame de Ordem", como parâmetro da péssima qualidade de ensino nas faculdades… Sempre tenho cobrado que qualidade é um preceito básico na formação, o que não faz a ordem é punir os pós exame, responderem pelos eventuais deslize de conduta dos seus pares "Fichas Sujas"! Este sim é o cerne da questão!… O ENEM, foi justamente criado na busca da melhoria do ensino de um modo geral. A ordem deve sim, expor tantos quantos dos seus pares, em se valendo das "carteirinhas", se locupletarem nos honorários cobrados aos clientes sem a prestação ética dos serviços? Como bem definido por; Eric Ambler: "Para que serve um advogado honesto quando o que você precisa é de um advogado desonesto?" Dinho Santana Aracaju – SE . Se a soberana ordem que tanto defende o "Exame de Ordem", como triagem da boa advocacia,  não vemos o mesmo em punir seus supostos advogados "Fichas Sujas"! Deixo aqui o questionamento ao ilustre desembargador,  a quem buscar na LESÃO OU AMEAÇA AO MEU DIREITO, se precisamos deste interlocutores?…”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Eu vi a morte /de noite – névoa branca –  entre os frascos do soro /rondar a minha cama (…).  Fernando Assis Pacheco, jornalista.poeta e escritor português que nasceu em 01 de Fevereiro de 1937 e morreu em 1995.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais