Instalação da Academia Muribequense de Letras

 

foto: Pedro Robson dos Santos

 

Riachuelo a Muribeca

Uma parte da comitiva, que se encontrava em Riachuelo, composta pelos acadêmicos Domingos Pascoal, Maria das Graças Monteiro Melo, Educadora Cris Souza, Salete Nascimento e Hélio Oliveira, após a solenidade em Riachuelo, dirigiu-se à vizinha cidade de Muribeca para instalar a Academia Muribequense de Letras.

A comitiva acadêmica foi recebida pelo idealizador e presidente do grupo gestor da organização e criação da AML – Academia Muribequense de Letras, professor Jorge Douglas Cabral, que apresentou a todos as instalações do Salão Paroquial e também ao Senhor Prefeito Municipal, Mário Cesar Conserva, e às senhoras: Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, professora Jussiara Maria Santos Lima; Vereadoras: Gracinha Figueiredo e Ariane Cabral; ao Maestro Rogério dos Anjos Andrade e à sua Banda de Música JOSÉ CARLOS GOMES, formada por jovens Estudantes Muribequenses e, ao fotografo, Pedro Robson dos Santos, encarregado pelos registros instantâneos da festa.

O mestre de cerimônias, João Rocha, vindo da vizinha cidade de Japaratuba, já se encontrava, juntamente com a secretária eleita da AML, Gísela, Maria, o fotógrafo Pedro Robson dos Santos, e o maestro Rogério dos Anjos Andrade, ultimando os detalhes finais para que tivéssemos, como de fato tivemos, uma festa digna de uma instalação de uma academia de letras.

O dispositivo foi formado pelas autoridades do executivo, legislativo, judiciário, acadêmico e maçônico. Na foto que faz parte deste vídeo, podemos ver, olhando-se da esquerda para a direita: Dr. Roberto Guimarães, representando a Maçonaria; Educadora Cris Souza, presidente da Academia Literocultural de Sergipe e coordenadora do MAC – Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras; João Francisco (Chico Buchinho), presidente da Academia Aquidabãense de Letras; Confreira Salete Nascimento, representando a Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades; Professora Jussiara Maria Santos Lima, Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Prefeito Municipal de Muribeca, Dr. Mário Cesar Conserva; Acadêmico Jorge Douglas Vieira Cabral Souza, idealizador, fundador e presidente da Academia Muribequense de Letras, ora instalada; Acadêmico Domingos Pascoal de Melo, responsável pela Instalação da AML- Academia Muribequense de Letras; desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo; acadêmica Elenice Reis, presidente da Academia Literária de Vida de Propriá; acadêmica professora Maria Valdete Santos, presidente da Academia Japoatãnense de Letras e Artes; Vereadora Gracinha Figueredo e Vereadora Ariane Cabral.

Tomaram posse em suas Cátedras dezenove acadêmicos e acadêmicas, cada um com seus patronos e patronas:
1- Jorge Douglas Vieira Cabral Souza – patrono Luiz Vieira Cabral; 2- José Deiwid Andrade Gonçalves – Patrono: Maria Jacira Andrade;
3- Marcos Antônio Menezes Bezerra – Patrono: Maria Irlan Menezes Bezerra (Lia de Badessa);
5- Iderlânia Costa Souza – Patrono: Francisco Adriano da Costa (Chico Bananinha);
6- Gisela Maria Carvalho Souza – Patrono: Maria da Mota Souza (Dona Santaninha);
7- Regina Tavares Santos – Patrono: Maria Izabel Tavares dos Santos;
8- Bruna Morrana dos Santos Cavalcante – Patrono: Adélia Pureza Rezende;
9- José Edmario dos Santos – Patrono: Maria Valdenice da Conceição;
10- Jeiza de Souza Ferraz – Patrono: Manoel Rozendo de Souza (Pai Velho);
11- Salmo Santos Siqueira – Patrono: Cícera Feitosa dos Santos Siqueira;
12- Igor dos Santos Santana – Patrono: Vera Lúcia dos Santos Santana;
13- Lyana Angélica Santos Cunha – Patrono: José Ariovaldo Cunha;
14- Neurimar Conserva Souza – Patrono: Mário Alves Conserva;
16- Maria Jucineide do Nascimento Lopes – Patrono: José Hugo do Nascimento;
18- Mariana Pereira Moura – Patrono: João Matos Moura;
19- Matheus Emannuel Oliveira Vieira – Patrono: Antônio Gomes Vieira.

O dia 23 de março de 2024 é uma data para ficar registrada na memória e na história do povo de Muribeca, como o dia em que nasceu a Academia Muribequense de Letras, formada por dezenove jovens intelectuais, ávidos em aprender mais e, também, transmitir o que sabem. Façam isso! A instituição que vocês tiveram a felicidade de criar será do tamanho e importância que vocês emprestarem a ela, façam-na grande, comecem pequenos, naturalmente. Porém, nunca parem de crescer. A AML já nasceu vocacionada para fazer a diferença como indutora do pensamento literário e cultural, mediadora dos saberes e do conhecimentos junto à sociedade em geral de Muribeca, mas, sobretudo, perante as escolas da cidade, estimulando a leitura, o estudo e, também, a produção da ideia escrita e a publicação de livros. “Somente o livro, sabemos nós, é o único veículo capaz de acumular e transmitir, no presente, o registro de um passado etéreo e jungi-lo à eternidade do futuro, pois somente ele detém a primazia de fazer o elo dos tempos, mantendo seguro o registro eterno da história, da memória e da vida”. Domingos Pascoal de Melo, no prefácio que fez para o livro: 50 anos da Aug.’. e Resp.’. Loja Maçônica 7 de setembro nº 01 do Oriente de Aracaju -Sergipe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais