por Dr. Domingos Pascoal de Melo*
Graças ao empenho dos que fazem a presidência da CNEC e ao clamor dos lagartense aos seus representantes, na última sexta-feira, 5 de abril, a população vibrou com uma grande conquista no âmbito educacional: a reabertura do Colégio Cenecista Laudelino Freire, instituição fundada na década de 50, que formou inúmeras gerações e deixou marcas sobremodo significativas no município de Lagarto.
O evento teve início às 11 horas com o acolhimento ao público e recepção às comitivas de integrantes da CNEC, de vereadores e secretários do município, bem como de servidores da Prefeitura e de diferentes Secretarias, cuja grande emoção foram as lágrimas dos ex-alunos que passaram pelo Tremendão, como bem ficou conhecido o Colégio pelo brilhantismo apresentado nos desfiles realizados por sua inesquecível banda marcial e comissão de frente a cada 7 de setembro.
Foi deveras gratificante saber da diligência da prefeita Hilda Ribeiro e de sua equipe, assim como do vereador Matheus Corrêa para que esse anseio se tornasse realidade.
De igual modo, foi emocionante receber a Diretoria Geral da CNEC: Diretor-Presidente – Alexandre Santos, Vice-Presidente de Educação – Dr. José Lima Santana, Vice-Presidente de Administração e Finanças – Dr. Césio Verona, Vice-Presidente de Planejamento e Patrimônio – Prof. Parsifal Neves, Vice-Presidente Jurídico – Dr. Luiz Carlos Moraes, Presidente do Conselho Fiscal e de Assuntos Econômicos – Dr. Irapuan Aguiar, Convidada Especial – Deputada Federal Soraya Santos, Associado da CNEC por Sergipe – Dr. Domingos Pascoal de Melo, Equipe CNEC Mantenedora: Gerente Administrativo e Financeiro – Paulo Souza, Gerente Jurídico – Dr. João Borges, Coordenador de Educação Básica – Júlio Neto, Secretária Executiva da Presidência – Ana Carolina Medeiros, que ouviram o entusiasmo do diretor da CNEC, Dr. Alexandre Santos; dos deputados Gustinho Ribeiro e Soraya Santos, do secretário Magson Almeida (Educação) e, de modo singular, do acadêmico José Lima Santana, cada um com seu pronunciamento bem particular, mas como o mesmo objetivo, o de rememorar os bons tempos do colégio e trazer as melhores energias para o seu renascimento. O trabalho do saudoso Dom Mario Rino Sivieri, cuja passagem pelo estabelecimento deixou um grande legado, foi bem lembrado e aplaudido.
Em meio às autoridades, marcaram presença: a deputada estadual Áurea Ribeiro, o vice-prefeito Fábio Frank Nascimento, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Prof. Valter Santana Filho, o pároco de Lagarto, Pe. Rodrigo Sant’Anna, os acadêmicos Rusel Marcos Barroso e Anselmo Vital de Oliveira (ALL), o presidente do CDL – José Edcarlos Santos, bem como a nova diretora do estabelecimento, Profª Patrícia Cruz.
O Colégio Laudelino Freire, fechado há mais de 10 anos, reabre tendo em conta a participação da prefeita Hilda Ribeiro e do deputado federal Gustinho Ribeiro, que estabeleceram parceria com a CNEC.
A princípio, a unidade escolar oferecerá a educação infantil em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, com planos de expansão para o ensino fundamental e técnico-profissionalizante. A ampla estrutura do prédio passa a contar com 20 salas climatizadas, onde estudantes também terão oportunidade de realizar estágios remunerados.
____________________
*Membro da Academia Sergipana de Letras com contribuições do Prof. Rusel Barroso