A quem interessa ridicularizar o TJ e a PRE?

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde o fim do ano passado que a sociedade sergipana acompanha de perto o caso das subvenções da ALESE. E com ele entrevista de advogados colocando em duvida os processos da Procuradoria Regional Eleitoral e toda investigação.

A procuradora Eunice Dantas e o juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu responsáveis pelo processo das subvenções são exemplos de magistrados que não medem esforços para que as eleições sejam disputadas igualmente por todos os candidatos e, principalmente, sem o uso de recursos públicos.

Como se não bastasse o caso das subvenções, agora vem o processo de improbidade administrativa envolvendo o deputado estadual Valmir Monteiro.

Na terça-feira, o desembargador Roberto Porto ratificou a decisão do juiz Edinaldo César Santos Júnior de que o processo já está em trânsito julgado e o parlamentar não pode mais recorrer em Sergipe e que o recurso não tem efeito suspensivo.

E ontem, 20, o que se ouviu nos meios de comunicação foi advogados mais uma vez não contestarem a decisão (que é direito legitimo deles), mas afirmarem que o desembargador está errado porque agora eles (os advogados) retiraram o agravo e a decisão é nula. É brincadeira. Consulta a Justiça, o desembargador profere uma decisão e agora querem anulá-la.

Alguns magistrados estão sem entender porque a Justiça está se submetendo a essa ridicularizarão pública. Emite uma sentença e vem algum advogado dizendo que ela não vale.

Ou a Justiça deixa clara sua posição, ou então, antes de qualquer sentença consulte o advogado do réu para não ser desmoralizada.

Por falar em TJ: blog contesta decisão sobre ambulantes na orla. Alguém induziu juíza ao erro
E o blog foi informado que uma juíza concedeu liminar proibindo que a Emsetur retire os ambulantes da calçada da orla da Atalaia com o argumento que o espaço é da Prefeitura de Aracaju. Alguém passou a informação errada a juíza: desde que foi reformada, na gestão de João Alves e o prefeito era Almeida Lima foi feito um termo de concessão passando toda orla (a exceção da orlinha da Coroa do Meio) para a administração estadual. Se tiver liminar, será fácil de derrubar. Aliás, quem induziu a juíza ao erro deve ser punido.

Fusão PSB/PPS: partido terá 44 deputados e cerca de nove senadores
Em matéria veiculada no Valor Econômico desta semana o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que no dia 20 de Junho serão realizadas as convenções nacionais do PSB e do PPS para finalizar a fusão partidária. Siqueira diz que o PSB já planeja recurso judicial para abrir a sigla para novas adesões, já que tem uma resolução do TSE não considera fusão como resultado de um novo partido. O novo partido terá 44 deputados e entre sete e nove senadores.

Fusão PSB/PPS: assim como a Nacional, direções estaduais terão 2/3 do PSB e 1/3 do PPS
A matéria informa que a manutenção da sigla PSB e do número 40 é porque o partido é duas vezes maior que o PPS e ainda tem o “recall” de 23 milhões de Marina na última eleição. “Por isso o PPS deve ficar com um terço da direção nacional e das estaduais.” A matéria cita os possíveis candidatos em várias capitais e explica que “a fusão vem correndo bem, com poucas dificuldades em algumas seções regionais, caso, por exemplo, do Amapá”.

Em Aracaju, candidatura do PSB transita fácil
Em Aracaju, o PSB deve lançar a candidatura do deputado federal Valadares Filho. Fala-se, nos bastidores, que assessores do governador avaliam dentro das pré-candidaturas que já surgiram no bloco que a de Valadares é a que é vista com bons olhos. A de Ana Lúcia nem se cogita ter o apoio de Jackson, já Edvaldo precisa apagar as arestas criadas na última administração. Assessores de Jackson dizem abertamente que não vê boa vontade com a candidatura. E torcem abertamente para que Eliane se filie ao PMDB ou outro partido aliado e forme a chapa com o PSB. Acreditam que seriam a chapa “mais leve”.

Lançamento de livro vira uma grande confraternização
O lançamento do livro “Aconteceu em Santanápolis” do desembargador e professor da UFS aposentado, Artur Oscar de Oliveira Deda, ontem, 20, no Museu da Gente Sergipana, virou uma grande confraternização entre amigos, familiares e ex-colegas da  UFS e do Judiciário sergipano.  O lançamento foi bastante prestigiado.

Operação PF ligando “gente grande”
E o blog foi informado que uma operação da PF ligando “gente grande” em Sergipe está prestes a ser deflagrada e é uma ramificação de outra grande operação realizada em vários estados do país. Envolve até desportista.

Carlos Batalha hoje na Câmara de Aracaju
O secretário de Comunicação Social de Aracaju, Carlos Batalha, debaterá hoje, 21, com os vereadores, a partir das 11h, no plenário da Câmara, diversos temas, entre eles, a realização do Forrócaju que este ano será de responsabilidade da Secom.

Se vivo, o filósofo Diógenes e sua lanterna encontrariam em Diógenes Barreto  o homem honesto
Quem conhece o magistrado Diógenes Barreto, sabe que as palavras que o blog dedica a escolha dele para o cargo de desembargador por merecimento é o pleno da Justiça fazendo Justiça. Todos que concorriam tinham plena condição de exercer o cargo, mas Diógenes Barreto encarna neste momento ainda mais a necessidade do Judiciário próximo da população. Por isso, quando em Atenas o filósofo Diógenes, perambulava pelas ruas com uma lanterna procurando um homem honesto, não previu que no ano 2015, um homônimo dele, encarnou em toda plenitude de cidadão e magistrado o que ele procurou por toda vida.

Virtudes na prática
O Diógenes daqui, encarna diariamente, não só na teoria, mas na prática as virtudes tão procuradas pelo filósofo. O juiz Diógenes é uma pessoa simples, frequenta os lugares simples, conversa com todo mundo e, principalmente, não pensa que o cargo de desembargador vai levá-lo a um novo patamar, como Semi-Deus. Pelo contrário, a responsabilidade será maior e com isso aumentará a humildade e a ética nas decisões que tomará.

Trajetória
Da Agência TJSE: Natural de Aracaju, o juiz Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano como Agente Judiciário, em 1981. Após aprovação no concurso de Juiz, tomou posse em setembro de 1991.Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Desde de 2008 era Juiz Titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju. Foi Presidente da Turma Recursal no biênio 2011/2013 e atuou no 2º grau substituindo desembargadores por diversas oportunidades.

Planejamento Estratégico
A equipe de Programação Econômica e Orçamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), têm percorrido diversas secretarias e órgãos do Governo com o objetivo de auxiliá-las na elaboração do Planejamento Estratégico para o período de 2015 a 2018.  A demanda é uma solicitação do Governador Jackson Barreto.

Planejamento Estratégico II
Após a fase de realização de oficinas estratégicas o Governador irá definir entre os compromissos levantados pelas Secretarias, aqueles que vão compor seu plano estratégico. Paralelamente, as pastas devem inserir os compromissos no Plano Plurianual 2016-2019 e no Orçamento 2016. As oficinas acontecem desde o mês de abril e seguem até o final de maio.

Magistério Aracaju: PL do Executivo prevê reajuste de 13, 01%
O Projeto de Lei 67/2015 (PL), que trata do reajuste salarial dos professores de Aracaju, foi entregue ontem , 20, pelo secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais (Seapri), Juvêncio Oliveira, ao presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinicius Porto. O PL prevê um aumento de 13,01% para os docentes da rede municipal de ensino, com pagamento aos valores retroativos ao primeiro dia de maio.

Comprometimento
Juvêncio disse que é orgulho entregar o projeto que confirma o compromisso do prefeito João Alves com os professores. Ele lembrou que no ano passado o prefeito cumpriu com o reajuste do piso e da mesma forma este ano. “atitudes como estas que comprovam o comprometimento da gestão municipal em melhorar a qualidade da nossa educação, mesmo diante das tamanhas dificuldades que temos enfrentado”, afirma o secretário e articulador.

Pirambu: Integração entre pais de alunos e escola
Com café da manhã, a nova diretoria da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, recepcionou na manhã de ontem, 20, dezenas de pais de alunos para que em conjunto busquem uma maior integração entre a nova direção, aluno e os pais dos alunos.

Participação dos pais
A nova diretora Tânia Teles, que está à frente da Escola há pouco mais de 20 dias, falou dos novos desafios, cobrando uma maior participação dos pais na formação dos filhos, um acompanhamento mais direto na freqüência escolar – já que o número de faltas está acima do esperado -, para que se busque mudar um pouco essa realidade.

Desafios
O prefeito Élio Martins (PSC), parabenizou a nova direção da Escola e falou dos novos desafios para o Mário Trindade. “As mudanças são sempre com o objetivo de melhorar a qualidade na educação”, disse o prefeito, pedindo aos pais para que acompanhe os passos dos seus filhos não deixando que a responsabilidade fique única e exclusivamente com a Escola.

Fecomse acusa setor patronal de atraso nas negociações da campanha salarial
A Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse) não está nada satisfeita com o patronato na condução das negociações da campanha salarial 2015/2016, com data base para 1° de maio.De acordo com representantes de sindicatos filiados à Fecomse, desde março a pauta de reivindicações foi encaminhada ao setor patronal, que por sua vez, realizou a assembleia somente em 30 de abril, o que, segundo eles,  evidencia a intenção em resistir ao cumprimento da data base, bem como o desrespeito com o empregado no comércio, dificultando as negociações.

Representantes sem poder de decisão
Opresidente da Fecomse, Ronildo Almeida, afirma que os presidentes dos sindicatos do setor patronal não comparecem e enviam representações que não tem poder de decisão, segundo Ronildo, com a clara intenção de negar qualquer tipo de avanço das negociações.“Não é se escondendo como alguns presidentes de sindicatos patronais tem feito, como o de tintas, na pessoa de Fernando Moraes; o de atacadistas, de Hugo Franca; concessionárias de veiculos, Francisco Rollemberg bem como de sua atual presidente Cynthia Faria Souto, que vão zerar suas divida tanto financeira quanto social com o trabalhador”, alerta.

Procedimento
“É vergonhoso o procedimento que eles tem adotado, principalmente o lider maior, presidente da Fecomércio e Sesc/ Senac, Laércio Oliveira, entidades com o compromisso de melhorar a vida dos trabalhadores”, destaca o presidente da Fecomse, Ronildo Almeida.

Em coletiva, ministro do TST divulgará desempenho do TRT/SE
A Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho  realizará uma coletiva com o Ministro do TST, Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, amanhã, 22. A coletiva está programada para acontecer após a leitura da ata de correição marcada para 09h30 na Sala de Sessões do Pleno no 1º andar da sede do TRT (prédio amarelo).

Diagnóstico
A ata correicional apresentará o diagnóstico da qualidade dos serviços prestados e as oportunidades de melhoria para o desenvolvimento das atividades do TRT da 20ª Região.Esse diagnóstico será elaborado após a conclusão do processo da correição ordinária, pelo qual o TRT em Sergipe passa no período de 18 a 22 de maio.

Deputada cobra políticas públicas contra drogas e pede Centro de tratamento
Através de propositura a deputada Maria Mendonça solicitou ao governo do Estado, através da secretaria da saúde que viabilize a construção de um Centro de Tratamento especializado em Reabilitação, Resgate e Internação de dependentes químicos no Estado. Para subsidiar a solicitação a deputada apresentou dados sobre o tráfico de drogas em Sergipe e só no começo deste ano 83 pessoas foram presas e apreendidos 3,37 quilos de crack.

Gravidade
“Espero que o governo compreenda a gravidade do caso e não meça esforços para combater essa situação que ai está, e adote medidas preventivas. Lutemos juntos e abracemos essa causa”, declarou Maria Mendonça. Na ocasião foi apresentado um áudio com o depoimento de uma mãe que teve seu filho morto por conta do uso excessivo de drogas e a deputada pediu que todos fizessem uma reflexão sobre essa situação.

Poder Legislativo
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) foi um dos palestrantes do Ciclo de Palestras Jurídicas da faculdade Estácio-FASE da última terça-feira, 19. Com o tema “Conhecendo o Poder Legislativo”, Georgeo apresentou uma contextualização história do Poder, além de explicar o funcionamento do Parlamento Estadual e fazer uma breve prestação de contas do mandato aos estudantes.

Confiabilidade
Para Georgeo, este tipo de aproximação entre o Poder Legislativo e a comunidade acadêmica é imprescindível. “Existe um distanciamento entre o Poder Legislativo e o povo, isso tem que acabar. As pessoas não confiam mais em seus representantes e não se veem em seu vereador, deputado ou senador um representante da sociedade”, salientou o parlamentar, que expôs a necessidade de uma retomada na confiabilidade do Legislativo.

Fábio Reis recebe nova vista da Vivo
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) recebeu ontem, 20, o representante da Vivo, Eduardo Macedo. O parlamentar ouviu, em primeira mão, a notícia de que a operadora cumpriu todos os compromissos acordados após a realização da CPI da telefonia móvel na Assembleia Legislativa de Sergipe no ano passado. Os futuros investimentos da empresa no Estado de Sergipe também foram discutidos durante o encontro.

Acordo
De acordo com Eduardo Macedo, a Vivo passou a cobrir 45 distritos situados em 34 municípios sergipanos. “Fizemos esse acordo na CPI e viemos aqui compartilhar a notícia de que cumprimos com o que prometemos”, disse Eduardo. Entre os municípios contemplados estão Lagarto, Capela e Tobias Barreto.

Novos investimentos
Fábio também cobrou novos investimentos da empresa no Estado e ressaltou a importância da instalação de antenas nos povoados Brasília e Samambaia, em Lagarto. “Como disse no nosso último encontro, temos povoados maiores que muitos municípios e precisamos dar a devida a atenção a eles, o que inclui a oferta de sinal de telefonia móvel”, disse.Macedo, no entanto, afirmou que os planos da empresa para estes locais são de cobertura apenas em 2017. Os investimentos previstos para o ano de 2015 ainda não foram divulgados.

Farinha pouca…
Em meados de 2012, os servidores municipais de Neópolis viveram seu pior momento. Final do governo do prefeito Marcelo Guedes a dívida com a falta de pagamento de salários só crescia. O então prefeito terminou o mandato deixando o mês de dezembro e 13° sem pagar ao funcionalismo. E a consequência dessa irresponsabilidade está sendo sentida agora. A Justiça bloqueou cerca de R$ 600 mil das contas da prefeitura nessa atual gestão do prefeito Amintas Diniz. Mas para a surpresa dos gestores atuais, ao verificarem a situação, foi detectado que os salários e 13° do então secretário Carlinhos Guedes e do próprio prefeito Marcelo Guedes já haviam sido devidamente pagos. Ou seja, com farinha pouca meu pirão primeiro.

143 Anos da Acese
Na próxima terça-feira, 26, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese -, completa 143 anos de comprometimento com o empresariado sergipano, com uma grande parcela de participação no desenvolvimento da economia sergipana, estando sempre à frente nas lutas principais do empresário. Como parte das comemorações, a Câmara Municipal de Aracaju fará uma sessão especial em homenagem à entidade centenária, que acontece às 11h, no prédio da Câmara. Já na quinta-feira, 28, acontece o Forró da Acese, na Casa de Forró Cariri, a partir das 21h.

Destaque do Ano
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende  recebeu o prêmio ‘Destaque do Ano 2015” pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos –IBEC. A homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados em defesa da valorização profissional das áreas que abrangem o Sistema Confea/Crea. A solenidade aconteceu na última terça-feira (19/5) no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

Filhos & Amigos de Simão Dias e Paripiranga
Aracaju será palco mais uma vez de encontro de filhos e amigos interioranos:"I Encontro de Filhos & Amigos de Simão Dias e

 Paripiranga em Aracaju" que será no Clube do Banese na sexta-feira (22) a partir das 21h. As atrações ficarão a cargo dos "Boêmios Nota 10 (Nino Karvan e Silvina Aquino) e Los Guaranis.O Evento será aberto ao público, filhos e amigos.Se você não adquiriu sua mesa, que o faça na ocasião do evento, na portaria do Clube.Contato: (79) 9977-3304.            

Medicina: Sergipano destaque Nacional
O ortodontista Dr. Lúcio Henrique Maia embarcou essa semana para o Rio de Janeiro onde, além de trabalhar nos projetos do Doutorado,tratará de assuntos relacionados à implementação da ortodontia no Sistema Público de Saúde (SUS). Dr. Lúcio Maia é membro da comissão que elaborou o projeto encabeçado pela Associação Brasileira de Ortodontia Nacional e Universidade Federal do Rio de Janeiro sob à apreciação e aprovação do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Sr. Gilberto Pucca.

Medicina: Sergipano destaque Nacional II
A implantação do projeto trará uma abordagem preventiva e interceptativa na ação básica de saúde bucal, visando prevenir a instalação de uma mal oclusão ou interceptar uma já em curso com o objetivo de evitar seu agravamento em uma idade mais avançada.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama   Soletre a palavra dinheiro: Q-U-E-R-O

www.twitter.com/RicMarquesTV  Leia um livro e liberte-se. #redeRM

www.twitter.com/clovis_silveira  Estamos tão acostumados com ingratidão que, quando chega uma pessoa e retribui atenção com respeito e nos dá seu carinho,tudo é assustador!

www.twitter.com/braynerr  O Distritão liquida o partido e favorece à elite. O voto proporcional é injusto porque elege alguns que o povo não escolheu.

www.twitter.com/FranciscoPippio  O velho procedimento de uns "senhores" falidos do interior, migrou para a capital, encarrapatato no cinismo de alguns de seus herdeiros!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Ninguém montará em cima de nós se não nos curvarmos.” Martin Luther King.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais