PMDB e o poder presidencial

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Sem deixar o poder durante décadas, mas sem lançar candidato próprio desde 1989 – quando concorreu à presidência representado pela conspícua figura de Ulysses Guimarães, o "Senhor Diretas", e uma das principais personagens da Nova República, ao lado de Tancredo Neves –  o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, sucedâneo do MDB, faz renascer esperanças de chegar ao Planalto, nas eleições de 2018.

Contando em suas fileiras com os presidentes da Câmara e do Senado – Eduardo Cunha e Renan Calheiros, além do vice-presidente Michel Temer, a importante sigla já realiza reuniões a respeito da estratégia a ser seguida, visando a uma vitória no pleito que será realizado daqui a três anos e meio.

O enfraquecimento do PT no Congresso, por força da operação lava a jato, tendo como consequência imediata o profundo desgaste do governo, ou vice-versa, facilita as coisas para o PMDB. Suas lideranças falam, até, em admitir um petista como candidato a vice-presidência. Com a mira centrada na presidência da República, por enquanto quem aparece com destaque é Eduardo Cunha, além, é claro, do atual vice, Michel Temer, principalmente depois que foi guindado à posição de coordenador político da base aliada.

Já o ex-presidente Lula, único nome do PT, declarou, recentemente, que não concorrerá mais uma vez, se o cenário não lhe for favorável. Isto é, se o desempenho de Dilma não conseguir recuperar sua antiga popularidade.

Outra personagem da qual não se pode esquecer, é a economia, que, por sinal, acaba de receber uma oportuna injeção, patrocinada pela China.

Por enquanto, iniciou-se a fase de estudos. As cartas serão postas na mesa a partir do início de 2016. No PSDB, por exemplo, as figurinhas carimbadas  são Aécio  Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, não necessariamente nesta ordem.

Novo voo diário Rio/Aracaju e vice-versa a partir de junho
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Junior comemora a chegada do novo voo que irá suprir em parte o problema de conectividade com outras capitais e a América do Sul. O novo voo é fruto das reuniões que teve nas últimas semanas com os representantes das empresas aéreas. O voo será diário, sairá do Rio de Janeiro às 23h50, pousará em Aracaju 2h20, e voltará ao Rio às 2h50 chegando 05h00.

Setesp adia quinta etapa do projeto “Mexa-Se”
A Secretária de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), comunica aos atletas, federações, equipes, imprensa e a sociedade em geral e todas as entidades envolvidas na logística da quinta etapa do Projeto “Mexa-Se”, que por motivo da chuva caída na capital sergipana nos últimos dias, resolveu suspender a realização do evento, que aconteceria na tarde deste sábado 23, no Parque dos Cajueiros.

Virada
A Setesp pede desculpas por essa variável não controlável e aproveita para informar, que remarcará uma nova data para a realização da quinta  e última etapa do Projeto “Mexa-SE”, sem prejuízo para a “Virada Esportiva e Cultural”, cuja data de realização está mantida para os dias 30 e 31 de maio, no mesmo local.

Sindicato dos Radialistas registra BO contra Maysa Reis por exercício ilegal de profissão em programa da TV Sergipe.
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, acompanhando do diretor, Alex Carvalho, registrou um boletim de ocorrência ª Delegacia Metropolitana contra a cantora Maysa Reis, por exercício ilegal da profissão ao exercer a função de locutora e apresentadora no programa Combinado exibido na TV Sergipe, todos os sábados às 14hs.

MP do Futebol
Os clubes brasileiros devem ao governo federal 4 bilhões de reais. Para ajudá-los, o Planalto editou Medida Provisória que tem como objetivo refinanciar essa dívida. O novo secretário-geral da CBF, o ex-deputado federal Walter Feldman, comanda, no Congresso Nacional, um "lobby" apoiado, é claro, pela conhecida bancada da bola.

MP do Futebol II
Ocorre que já há clubes alegando que não terão condições de pagar as primeiras prestações referentes ao refinanciamento. Para serem beneficiados pela MP, os clubes serão obrigados a investir no futebol feminino. De outra parte, o texto legal fixa que somente os clubes que se dispuserem a mudar o seu estatuto poderão ser atendidos pelos efeitos da MP. Para vários observadores do futebol brasileiro, uma situação anômala poderá ocorrer, na hipótese de, na prática, a adesão acontecer somente por uma parte dos clubes.

MP do Futebol III
Aí, então, teríamos o futebol brasileiro dividido em dois grupos. Os que aceitam a regulamentação para obter o refinanciamento e os que não concordarem com ela. Um cenário preocupante para o futebol de nosso país. Vale salientar que a poderosa CBF é a favor da MP, excluindo-se, é claro, o item que obriga a mudança do estatuto dos clubes, condição "sine qua non" para a habilitação às benesses oferecidas aos clubes de futebol. Quanto aos demais devedores, que não são poucos, como age a União?

MP do Futebol IV
Os clubes, obviamente, são favoráveis à MP, que os tira do sufoco financeiro. Inicialmente, a CBF também apoiava a medida. Mas não concorda com as restrições impostas aos clubes, que também vão de encontro aos seus interesses. A entidade alega que o texto da MP viola a autonomia das associações desportivas, evidentemente confundindo autonomia com soberania. Por isso é que ela luta, no momento, com o apoio da bancada da bola, por alterações na MP oriunda do governo federal por ser mais um exemplo de interferência estatal indevida.

MP do Futebol V
Para muitos, a nova legislação proposta como condicionante ao refinanciamento da dívida dos clubes para com a União não é positiva. Para outros, há muito que o nosso futebol requer uma intervenção no sentido de corrigir os rumos do nosso esporte mais popular, o futebol. Com a fragilidade inegável do atual governo, poderá haver negociações capazes de construir um meio termo entre as partes interessadas. Lembrando que nas eleições da CBF só têm direito a voto as 27 federações estaduais e os 20 clubes integrantes da série A do campeonato brasileiro. A criação de ligas independentes pelos clubes poderá constituir-se em uma solução para a crise que afeta o futebol brasileiro. Enfim, é preciso  fazer justiça ao movimento Bom Senso Futebol Clube, que foi o pioneiro a articular uma ação efetiva em defesa dos atletas profissionais de futebol no Brasil.

Albano recebe nesta terça homenagem do Senado

Será nesta terça-feira (26), às 11 horas, no Plenário, a sessão solene em que o empresário Albano Franco receberá do Senado Federal o Diploma José Ermírio de Moraes. A comenda que está em sua sexta edição, foi criada pelo Senado Federal para homenagear as empresas e empresários que são referência em produção, responsabilidade social, cultural e ambiental, na contribuição para o desenvolvimento nacional. A indicação para a premiação foi de autoria do senador Antônio Carlos Valadares.

Homenageados
Além de Albano Franco, que é diretor da Televisão e Rádio FM Sergipe e da Sabe Alimentos, serão também homenageados os empresários Beto Sicupira, da Cervejaria Inbev e Lojas Americanas; Merval Rocha, do Grupo Riachuelo/Guararapes; João Tenório, usineiro e proprietário da TV Pajuçara e Armando Monteiro Filho, pai do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto. Antônio Ermírio de Moraes, filho do empresário e ex-senador José Ermírio de Moraes, receberá a homenagem, in memoriam.

Licitação para reforma e ampliação do Centro de Convenções será em junho
No próximo dia 05 de Junho, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) estará lançando edital de licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). De acordo com o assessor especial da empresa, Rosman Perreira dos Santos, a obra está orçada em R$ 22 milhões com recursos provenientes do Ministério do Turismo.

Blocos
“Essa reforma, que será feita por blocos para não prejudicar os grandes eventos que ocorrem em Sergipe e que só tem condições de serem realizados no CIC, irá contemplar toda parte estrutural, elétrica, hidráulica. Haverá ainda a instalação do sistema de prevenção de combate a incêndio e ampliação do auditório para mais de 1.300 lugares”, afirma Rosman.

Celeridade
O presidente da Codise, Sérgio Reis, disse que desde que assumiu a companhia, há 60 dias, deu celeridade ao projeto de reforma do Centro de Convenções de Sergipe atendendo a uma orientação do governador Jackson Barreto, “que reconhece a importância do CIC para todo Estado”.

Inscrições abertas para a 7º edição do Prêmio Nordeste da Indústria Gráfica     
O 7º Prêmio Nordeste de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro está com inscrições abertas. Podem se inscrever as empresas gráficas de toda região Nordeste mais as situadas nos estados do Amazonas e Pará, que produziram materiais gráficos a partir de 01 de agosto de 2014 até 03 de julho próximo, quando se encerram as inscrições. O objetivo do prêmio é estimular a melhoria da qualidade dos produtos e o crescimento do segmento, especialmente no Nordeste que demonstra ser um polo da indústria gráfica no país, além de destacar as empresas que têm feito a diferença no mercado. O julgamento ocorrerá no dia 15 de julho, em Pernambuco, sob a coordenação da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG. Para mais informações acesse o site http://www.sindusgraf-pe.com.br   ou ligue 81 3081-1100.

Sergipanos participam de congresso nacional sobre inovação
Sergipe foi bem representado durante o Sexto Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado em maio no WTC Golden Hall, em São Paulo. Quatro empresas do estado participaram dessa edição, empreendimentos que fazem da inovação um diferencial no mercado. A proposta do Congresso é promover a inovação empresarial, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil.

Programa ALI
Das quatro empresas sergipanas, duas são atendidas pelo Programa ALI – Agente Local de Inovação, a terceira pelo projeto da Indústria e a quarta pelo projeto Petróleo e Gás. “Todas estão de parabéns, pois são referências nas suas áreas de atuação. São empreendimentos que investem em conhecimento, participam dos projetos e programas desenvolvidos pelo SEBRAE”, destaca o diretor técnico Marcelo Barreto.

Parceria
Para a empresária Vanessa Demarque, que atua na área de cama, mesa e banho, o SEBRAE é um grande parceiro do empresário, oferecendo diversas capacitações na área de gestão e disponibilizando programas como o ALI e Sebraetec que ajudam a empresa a desenvolver e investir em inovação. “Sem o SEBRAE nossa empresa talvez não estivesse no patamar que está hoje”, destaca a empresária. A Demarque foi uma das quatro empresas de Sergipe presente no Congresso de Inovação. “O evento foi maravilhoso, futurista, abre a nossa cabeça, nos renova e nos dá incentivo para continuarmos evoluindo, ter novas ideais, excelente oportunidade”, diz.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
Quando todo mundo é importante, / Aí ninguém é alguém! William Gilbert, filósofo inglês, nasceu em 24 de Maio de 1544 e morreu em 1603.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais