Defesa do parlamentarismo

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Como em outras oportunidades, a implantação do sistema parlamentarista de governo termina por ser defendido por segmentos políticos.

Agora, quem repete a fórmula, é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Vale lembrar que as tentativas já feitas não deram certo.

Em 1961, na crise que eclodiu com a renúncia do presidente Jânio Quadros, João Goulart é empossado presidente. Uma manobra no Congresso Nacional institui o parlamentarismo. Tancredo Neves assumiu o cargo de primeiro-ministro. Mas o novo sistema durou pouco. Em 1963, o presidente Goulart lidera campanha pelo retorno do presidencialismo. Um plebiscito é realizado, com ampla vitória do SIM ao presidencialismo. Em 1993, ocorre um novo plebiscito, previsto na Constituição de 1988. O resultado mantém o regime republicano e o sistema presidencialista.

A ambição de Eduardo Cunha é conhecida de todos. Sua meta é chegar à presidência da República. Como, entretanto, está propondo a adoção do parlamentarismo, é evidente que agora o presidente da Câmara mira o cargo de “premier”, ou seja, primeiro-ministro.

Eleições diretas nos tribunais
O  magistrado Gustavo Plech, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) participou ativamente da instalação de comissão especial na Câmara dos Deputados, que vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2012, das eleições diretas nos tribunais de Justiça. Ele afirmou, que costuma dizer que, “apesar de o Brasil viver no regime de democracia plena, infelizmente no Judiciário ainda temos um governo oligárquico. Esse momento é muito importante para a AMB e para o associativismo porque estamos dando um passo importante para aprovação dessa PEC”.

Areia Branca entra para a rota nacional com o K21 Séries Brasil
Neste domingo (05),  o município de Areia Branca entra para a rota nacional do esporte, ao sediar a 'K21 Series Brasil'. A estrutura foi montada no forródromo local. Pela primeira vez, acontece em Sergipe  uma das principais corridas de montanhas do Brasil e o local escolhido foi a Serra de Itabaiana. Lugar de belezas naturais e um cenário deslumbrante.O circuito  é dividido em três modalidades: 5km , 10km e 21km.Mais de 400 atletas de várias partes do país estão inscritos.O evento contará com toda a retaguarda do SAMU que irá garantir a assistência médica dos atletas.A largada acontece pontualmente às 8hs.

Supermercados fecham dia 8
A Associação Sergipana de Supermercados informa que no dia da Emancipação Política de Sergipe, 8 de julho, as lojas do varejo supermercadista de todo o estado estarão fechadas.

Supermercados fecham dia 8 II
O motivo é que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)de 2015/2016 ainda não foi fechada. A CCT define as datas de feriados em que os estabelecimentos comerciais do ramo supermercadista podem funcionar, mediante a uma negociação prévia.

Iluminação Cacique Chã
Em relação a nota do blog sobre a escuridão no Cacique Chã o Senac informa que a iluminação fica acesa durante o funcionamento do estabelecimento que acontece das 9h às 19 horas. É preciso então que a Prefeitura cobre da Energisa a iluminação na parte externa que está apagada.

Ocupação de espaços públicos
Os cabeças criativas Alisson Coutto e Isabele Ribeiro reuniram 45 empreendedores na Intera – Arte e Economia Criativa, no dia 02/07, para apresentar a Feirinha da Gambiarra. O evento, que está na 7ª edição, tem como objetivo ocupar espaços públicos com música, diversão e econômica criativa. A Feirinha acontece dia 12/07, das 14h às 21h, no estacionamento da Biblioteca Pública Epifâneo Dórea, e tem entrada gratuita.

Prorrogação da pauta fiscal para ceramistas é comemorada por Zezinho
A decisão da Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) de prorrogar, até 31 de dezembro próximo, a pauta fiscal dos produtos fabricados pelas indústrias ceramistas, foi comemorada pelo deputado estadual e líder da bancada de situação na Assembleia Legislativa, Zezinho Guimarães (PMDB).

Anseios
“Essa decisão da Sefaz atende aos anseios dos empresários e Sindicatos do setor que estavam apreensivos com essa mudança de regime que já ocorreria no último dia 30. Houve uma forte mobilização e, após uma reunião com o secretário Jeferson Passos, chegou-se a um bom termo”, afirmou Zezinho, ressaltando que “é uma conquista importante, especialmente, nesse momento de crise onde todos enfrentam dificuldades”.

Cenário econômico
Para o deputado, mudar o regime no atual cenário econômico, iria de encontro ás expectativas desse setor que tem sofrido todo o impacto da crise”, destacou o deputado, explicando que com a pauta fiscal, o Governo estabelece um valor do produto para a partir daí definir a tributação.  “Essa pauta fiscal observa não só mercado, mas também a política adotada por outros Estados”, completou.

Aracaju receberá a tocha olímpica Rio 2016
A capital sergipana está confirmada no revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fez o anúncio a sexta-feira, 3, da lista das 82 cidades que farão parte do trajeto percorrido pela Tocha das Olimpíadas no país e Aracaju é uma dessas cidades. A jornada da Chama Olímpica no Brasil acontecerá entre os meses de abril e maio de 2016. A Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp) esteve presente na cerimônia através do seu secretário Carlos Eloy.

Memória
“É um momento ímpar para a história do esporte mundial, nacional e estadual. E eu fico muito feliz que Aracaju esteja entre as cidades onde a chama olímpica passará e dormirá, partindo daqui para outro destino. Minha participação neste evento ficará registrado na minha memória e tenho a plena certeza que também marcará de todos os brasileiros”, falou Carlos Eloy.

Decisão acertada
A ação do Ministério Público, acatada em sua plenitude pela justiça, é um passo importante para a regularização das chamadas torcidas “ORGANIZADAS”. Enquanto essas torcidas não atenderem às determinações fixadas pelo poder judiciário, ficarão proibidas de ingressar nos estádios de futebol do nosso Estado. Dentre elas, a necessidade de criação de uma entidade registrada em cartório, apresentação de atas dessa criação, aprovação de seu estatuto, atas da reunião de criação da entidade, da eleição e posse de seus dirigentes. A proibição vai começar a vigorarJá na próxima segunda-feira, quando da realização da partida Confiança X Vila Nova, válida pela série C do campeonato brasileiro.

Sergipe vai cumprir decisão: não tem mais jogo em 2015
Uma piada que corria solta ontem: o time do Sergipe vai cumprir na integra a decisão do MP de coibir as torcidas organizadas. Não tem jogo em 2015, ou seja, não tem torcida também.

Tocha Olímpica
Foi apresentada ontem, em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de Carlos Núzman, presidente do COB – Comitê Olímpico Brasileiro.

Tour
A tocha vai visitar mais de 300 cidades brasileiras, inclusive as capitais, até o dia 5 de agosto do próximo ano, quando será aberta a Olimpíada Rio/2016.

Expectativa
É bastante positiva em torno da competição mais importante do esporte mundial.

Turismo
A cidade do Rio de Janeiro deverá receber uma grande quantidade de turistas de todo o planeta, para conhecer as belezas da Cidade Maravilhosa e assistir ao grande espetáculo desportivo.

Público
Espera-se que uma grande torcida compareça para prestigiar o jogo Confiança X Vila Nova, na próxima segunda-feira, às 20h15, no Batistão.

Trovão Azul
Foi a primeira organizada que se comprometeu a apoiar e cumprir as determinações da Justiça.

Aumento
A Petrobras ainda não confirma, mas admite uma nova alta da gasolina em 2015.

Veto
O Planalto confirma que a presidente Dilma vetará o reajuste aos servidores do Judiciário.

Passeio
Dilma passeia em carro que dispensa motorista. Depois, declara: “Acabei de descer do futuro.”

Sumiço
Depois de sumiço de crianças guarani-caiová, a Força Nacional vai ao Mato Grosso do Sul.

Consulta
Washington ouviu o Brasil sobre Havana voltar à OEA. O país foi importante na queda  da suspensão.

Crise
Sob crise de abastecimento, venezuelanos esperam horas para comprar itens básicos. O governo culpa empresários.

Um pouco de história – Revolta Praieira
No período 1848/1849, em Pernambuco, ocorre a Revolta Praieira, a última ocorrida no império. Após o veto do Senado – dominado pelos conservadores – à indicação do liberal pernambucano Antônio Chichorro da Gama a uma cadeira da  Casa, a ala exaltada do Partido Liberal do Estado se rebela. Chamados de praieiros – pois   a sede de seu jornal fica na rua da Praia – eles tomam Olinda. Em 1849, lançam o “Manifesto ao Mundo” e defendem o voto universal, a liberdade de imprensa, a independência dos poderes, a extinção do Poder Moderador e o federalismo. Obtêm a adesão da população pobre e atacam o Recife com 2 mil e 500 combatentes, mas são rechaçados. A rebelião é derrotada no começo de 1850.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
“O amor de mãe não pode ser compreendido pelo homem.” Giuseppe Garibaldi, patriota italiano, que lutou pela unificação de seu país,nasceu em 04 de Julho de 1807 e morreu em 1882.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais