Aumento ICMS Energia: JB tem que retirar projeto

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governador Jackson Barreto não pode estimular a concorrência desleal das indústrias sergipanas com as de outros estados vizinhos. Mas é isso que pode acontecer se o projeto do Executivo que aumenta de 17% para 25% a alíquota do ICMS  sobre energia cobrada ao setor industrial for aprovado pela Assembleia.

Numa excelente matéria do colega aqui da Infonet, Adiberto de Souza, no Jornal da Cidade de ontem, 05, a classe empresarial alerta para o agravamento da crise se o aumento for aprovado e a concorrência desleal com outros estados, onde o imposto é 17%.

Um dos depoimentos é do empresário Stênio Andrade da gráfica J. Andrade, uma referência em Sergipe e no Nordeste. Ele alerta que o setor já reduziu a produção em 30%, demitindo funcionários e muitas empresas estão operando no vermelho. Segundo ele, com o aumento do ICMS vai crescer a concorrência predatória com gráfica de outros estados que virão buscar serviços em Sergipe.

Depois da construção civil em Sergipe, o setor que mais demitiu nos últimos meses foi o de cerâmica e olarias. E, na mesma matéria o presidente do sindicato, Abílio Guimarães Primo, também faz o alerta contra o aumento do ICMS, já que a energia elétrica é um dos insumos indispensáveis.

Jackson Barreto precisa intensificar com os colegas governadores, principalmente do Nordeste, adoção do Pacto Federativo, com medidas do Governo Federal para ajudar a receita dos estados.

Não pode adotar uma medida nociva ao setor industrial no momento difícil, onde é preciso que cada um faça a sua parte. E com a crise as empresas já estão pagando caro a parte delas.

Jackson precisa lutar contra as desigualdades regionais e o primeiro passo é o Pacto Federativo. E não o incentivo a concorrência desleal contra as empresas sergipanas.

Sepultado Antônio Barbosa de Jesus
Foi sepultado no fim da tarde de ontem, 05, no cemitério Colina da Saudade em Aracaju, Antônio Barbosa de Jesus, 88 anos, irmão de Noel e Gentil Barbosa, fundadores do G. Barbosa.  Antônio era pai de Aristeu, Sales, Valteno, Jorge, José, Capistrano, Marluce, Ana, Auxiliadora e Vera.  Diversos amigos foram levar o último adeus a Antônio ontem no cemitério Colina da Saudade.

Empresário Sales agradece solidariedade dos amigos e destaca missão cumprida do pai
Por um grupo, um dos filhos,o empresário Sales (HiperSales), agradeceu a todos pelo carinho com a família no momento tão difícil. “Exemplo de Pai, íntegro, trabalhador! O amor mais lindo que presenciei em minha vida, entre ele e minha mãe! 65 anos de casados. Muito bonito terminar a vida assim: em paz, missão cumprida, família criada e unida. Seu pai foi muito abençoado. É um momento triste, mas é a lei da vida. Um dia temos que ir embora. Feliz de quem vai em paz e cercado pelo amor dos filhos, sem inimigos e sem mágoas.  Esse é o conforto dos que ficam”, escreveu.

Imagem de Fátima  estará hoje na Maternidade e no HUSE
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em Sergipe e irá nesta segunda-feira, 0 6, às 9h, à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, vai ao Hospital de Urgências de Sergipe, governador João Alves Filho (HUSE).onde visitará o Centro de Oncologia e o Pronto Socorro. Uma pergunta: qual o motivo da Secretaria de Saúde esconder o nome de João Alves nas matérias que envia do Hospital de Urgência?

Centenário de nascimento do sergipano José Calasans destacado na Bahia
Nascido em Aracaju, em 14 de Julho de 1915, José Calasans foi historiador, folclorista e biógrafo formou-se na Faculdade de Direito da Bahia. Depois retornou a Aracaju onde foi professor de história em várias escolas de Aracaju  e em 1947 radicou-se definitivamente em Salvador. Lá foi professor, presidente da Academia de Letras e construiu sua grandiosa obra sobre Canudos.

Universidade da Bahia fará programação especial
Com o título “Expedição Calasans a Canudos”, como parte das celebrações do centenário de nascimento do professor José Calasans a Universidade do Estado da Bahia dará uma programação especial em Canudos. No dia 17 de julho, às 16h, haverá a recepção no Memorial Antônio Conselheiro –MAC. A noite uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Já no dia 18, às 9h,  visita ao Parque Estadual de Canudos com inauguração do cenário "os memorialistas", destacando o Professor Calasans. A tarde, às 14h30 uma mesa redonda “Vida e Obra  do Professor Calasans “(Local -MAC) e a noite, no mesmo local, apresentação da Companhia de Teatro de Canudos.

Um dos maiores historiadores da guerra dos Canudos
Falecido em 2001, José Calasans, foi sem duvida, um dos maiores historiadores da guerra dos Canudos. Escreveu diversos livros sobre a guerra de Canudos e o beato Antonio Conselheiro. É reverenciado em muitos estados, menos na terra dele, Sergipe.  A Academia de Letras da Bahia também fará homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico José Calasans (1915/2015). Será no próximo dia 14 de Julho às 18h.

Fotosensor na Avenida Heráclito Rollemberg com Hildete Falcão.
A SMTT precisa colocar também um fotosensor na Avenida Heráclito Rolemberg (sentido do aeroporto para o centro/A. Franco)  com Hildete Falcão (onde tem a churrascaria e pizzaria Janaina II). No local ninguém respeita o sinal vermelho. Só vão respeitar quando sentirem no bolso.

Defensoria pública e omissão da PMA
E o deputado federal Valadares Filho, PSV, parabenizou a atuação da Defensoria Publica pela proteção de 78 famílias que estão alojadas no antigo Hotel Aperipê, em Aracaju, por conseguir a prorrogação do cumprimento da decisão de desocupação do local. “Desta forma as pessoas carentes podem ser acomodadas em local adequado e digno”, disse o deputado esperando que a Prefeitura de Aracaju não fuja da responsabilidade e cumpra a decisão no sentido realocar as famílias, através do aluguel social ou em abrigos.

Decepção
Segundo registra a imprensa, o atual vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, não conseguiu êxito na pretensão de continuar presidente dos tucanos, em Sergipe. O novo presidente do PSDB será indicado pelo senador Eduardo Amorim, que comandará o partido. Eduardo Amorim quer a permanência do vice-prefeito, mas não no cargo de presidente.

Hiperatividade de Albano Franco
Embora tenha declarado várias vezes que não concorrerá a cargo público em 2018, essa anunciada posição de Albano Franco rema contra a maré, ou seja, sua atuação multidisciplinar tem apresentado uma robusta participação em vários segmentos de nosso Estado.  A começar pelos artigos e opiniões sobre temas econômicos cada vez mais frequentes, de que é um exemplo emblemático a colaboração permanente prestada, aos domingos, no Colunão do jornalista Ivan Valença, um dos nomes mais respeitados do jornalismo de nossa terra. Mas, também, as diversas publicações em jornais de repercussão nacional, como a Folha de São Paulo e o Globo do Rio de Janeiro.

Hiperatividade de Albano Franco II
O seu eterno colaborador, o economista Marcos Melo, também um compositor e musicista de primeira linha, tem atuado, ao longo de décadas, desde os tempos da FIES e da CNI, prestando ao ex-governador e senador, um trabalho de suporte em comunicação digno de nota. As atividades de Albano em Sergipe e no cenário nacional passam  pelo “canhão” de audiência que é a TV Sergipe, da qual é proprietário.

Hiperatividade de Albano Franco III
Seu nome desfila nos noticiários sempre que o Albano participa de alguma solenidade.  Há, ainda, outros setores, como o empresariado, que, por motivos óbvios, também recebe o seu inestimável apoio. Por essas e outras razões, é válido inferir que ele será candidato a algum cargo político, em 2016. Albano tem o costume de afirmar que, em Sergipe, todo mundo se conhece. Ora, então é verdade que todo mundo, de igual forma, também o conhece. Albano Franco é, acima de tudo, um verdadeiro gentleman. Com a reformulação do ninho tucano, quem sabe ele retorne ao PSDB.

Esperando na janela
Calcula-se que, dos 513 deputados federais, cerca de metade esteja esfregando as mãos para que seja aprovada pelo TSE a tal da janela que lhes proporcionará, mais uma vez, a oportunidade e  felicidade de exercitar a Fidelidade Partidária.

Mercado persa
Com a janela, o movimento vai crescer muito. É só esperar.

Analfabetismo
Quem se dispuser a acompanhar as sessões da Câmara Federal, certamente vai ficar impressionado com o alto índice de deputados semialfabetizados, e até mesmo de  analfabetos funcionais (e totais).

XXII Campeonato Nacional de Karatê Interestilos. SE Campeão geral
Foi realizado de 01 a 04 de julho em Salvador (BA) o XXII Campeonato Nacional de Karatê Interestilos. O evento teve a participação de 18 estados e 420 atletas. Mais uma vez a delegação de Sergipe fez bonito sagrando-se pela IX vez campeão geral.  A direção da Federação de Karatê Interestilos de Sergipe  parabeniza todos seus filiados e seus alunos que derramaram seus suor em prol do seu estado,mostrando seu comprometimento com o esporte. A delegação teve o grande apoio da Secretaria de Estado de Esporte e do Turismo e da Trimídia e da Indaiá.

Sergipe; Cris Vital GR Club o oitavo melhor do país
O Cris Vital GR Club participou do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica em Osasco São Paulo e ficou classificado como o oitavo melhor clube de ginástica rítmica do Brasil e o melhor classificado de Sergipe na competição. Resultado conseguido graças a atuação das atletas Alana Araújo, Antonise da Conceição e Anna Rambelli. Além desse belo resultado, o Cris Vital GR Club teve como destaques as atletas Antonise da Conceição, medalha de bronze no aparelho bola e Alana Araújo a grande campeã no aparelho mãos livres. Méritos para toda equipe técnica do clube e em especial  para a coordenadora Cristina Vital que consegue colocar em prática um aprendizado de anos de convivência com as melhores técnicas e atletas do mundo. Parabéns!

Alana Araújo: medalha de ouro infantil no Campeonato brasileiro de ginástica rítmica
Alana Araújo,  doze anos, conquistou na última sexta-feira, na cidade de Osasco, em São Paulo, a medalha de ouro  no  campeonato brasileiro de ginástica rítmica, categoria infantil, promovido pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). Alana é atleta do  Cris Vital Gr Club e tem como técnicas Angela Araújo e Cristina Vital, ex-técnica da seleção brasileira, formadora de atletas campeãs como Larissa Barata e Rafaela Costa. Cristina Vital também entrou para a história como sendo a primeira árbitra brasileira a fazer parte da comissão de arbitragem de uma Olimpíada, a de Londres que aconteceu em 2012.

Histórico
Desde os três anos de idade que Alana já demonstrava, pelos corredores da casa, um comportamento voltado para o movimento do corpo. Aos quatro anos dá os primeiros passos nas aulas de balé na escola onde estuda, o colégio Bom Pastor. Percebendo que a menina tinha uma expressão corporal interessante a mãe resolve matricular Alana na academia Partners de Dança, visando que a menina desenvolvesse essa aptidão para a dança.

Histórico II
Alana acompanhava a mãe, Angela Araújo, professora de educação física e técnica de ginástica rítmica, nos treinamentos das alunas da escola onde trabalhava. Nos treinos Alana repetia os movimentos das meninas e aos poucos foi adquirindo o jeito e os passos da ginástica rítmica. Não demora muito e Alana pede à mãe que prepare uma série de mãos livres e começa a treinar de verdade.

Histórico III
Aos dez anos  participa da primeira competição e consegue a primeira medalha de ouro. Daí em diante toma gosto pela modalidade e passa a se dedicar ainda mais aos treinamentos. Na primeira competição interestadual Alana consegue também a medalha de ouro, foi na Copa Marista na cidade de Salvador na categoria pré-infantil. Depois vieram outras competições e os resultados foram aparecendo.

Histórico IV
Alana foi campeã dos Jogos Escolares da TV Sergipe, Campeã estadual e no ano passado, no torneio regional de ginástica rítmica realizado no estado do Maranhão, conseguiu ficar entre as oito melhores atletas país e a melhor atleta do Nordeste.Nesse período em que ela se dedicou mais intensamente à modalidade, Alana participou de várias competições nacionais. Roraima, Amazonas, Espírito Santos, João Pessoa e Maranhão foram locais por onde ela passou disputando em pé de igualdade com atletas de alto nível. Esse intercâmbio contribuiu para que ela adquirisse mais experiência e se tornasse hoje a mais nova revelação da ginástica sergipana e brasileira.

Empenho e dedicação
O resultado dessa conquista se deve ao grande empenho e dedicação dos professores do Cris Vital GR Club, em especial à Cristina Vital que preparou a série de mãos livres executada com muita competência pela atleta  e fez de Alana Araújo a mais nova campeã brasileira, categoria infantil, no campeonato brasileiro de 2015.

Livro
A recente decisão do STF no que pertine à inexistência de necessidade de consulta prévia à família para a publicação de biografias tem contribuído decisivamente para aquecer o mercado editorial brasileiro. Lançada em 2011, a Civilização Brasileira promoveu uma nova edição, a segunda, da obra  “João Goulart – uma biografia”, escrita por Jorge Ferreira. O biografado, João Goulart, o Jango, foi, sem dúvida, o principal herdeiro do carisma de Getúlio Vargas, a grande figura da História  do Brasil do século XX.

Ristorante e Pizzeria La Vecchia. Prêmio Nacional Dólmã
O melhor sabor é o da vitória!!! É com grande orgulho que informamos que a Chef Rose Munhós conquistou o Prêmio Nacional Dólmã para Sergipe. Uma conquista que mostra o quão importante é trabalhar com amor e devoção à arte da gastronomia e de bem receber. O sucesso do Ristorante e Pizzeria La Vecchia, dos pratos italianos reconfortantes que une as famílias, os casais apaixonados, que inspira prazer, tem estampado o nome dela, o da Chef Rose Munhós. Veja em: https://www.facebook.com/pages/Ristorante-e-Pizzeria-La-Vecchia/324642074235368?fref=photo

Copa América
O Chile conquistou a Copa América de 2015, no último sábado, ao derrotar, na partida final, realizada no Estádio Nacional, a seleção da Argentina, na cobrança de penalidades, depois de empatar por 0 X 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória dos chilenos nos pênaltis ocorreu pelo escore de 4 a 1.

Confiança X Vila Nova
Um jogo em dia de semana diferente, segunda-feira, e horário também inusitado: 20,15, na Arena Batistão. A partida, válida pela série C do Brasileiro, reveste-se de excepcional importância para o Dragão.

Jogos Panamericanos
Faltam poucos dias para o início do Pan, que este ano terá lugar em Toronto, no Canadá.

Um pouco de história – Independência dos EUA
A independência dos Estados Unidos, declarada em 1776, ocorre em consequência de a metrópole (Inglaterra) aumentar as taxas e limita as atividades econômicas. As 13 colônias britânicas, que exercitavam um regime de relativa autonomia, declaram guerra à metrópole em 1775. Em 4 de julho de 1776, é lida na cidade de Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, reconhecida pelos ingleses somente em 1783. A Constituição americana, reconhecida pelos ingleses, é ratificada pelos 13 estados em 1787, e entra em vigor em 1789, tendo George Washington como primeiro presidente. Nas décadas seguintes, os Estados Unidos expandem seu território até o Pacífico. Em 1803, compram a Louisiana da França, e em 1819, a Flórida da Espanha. Na guerra contra o México (1846/1848), conquistam as terras do Texas á Califórnia, onde se dá a corrida do ouro. As migrações para  Oeste, de 1850 a 1890, dizimam as tribos indígenas. Em 1867, o Alasca é adquirido à Rússia.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FlavioDino  Qualquer ruptura do ciclo democrático regido pela Constituição de 88 jogará a Nação em trevas

Suplementos: Os melhores você encontra na G10 suplementos
É só conferi!  Ligue 3254 – 6083 e confira. 

de confronto e instabilidade ilimitada.

www.twitter.com/regiscavalcante  Bom dia para todos, ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha. Estamos vendo o fim da velha forma de fazer política no Brasil.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Somemos, todos por um Brasil de fato para todos. Não a bandidagem, nem a branca nem a suja.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Os nossos sonhos, aqueles mais puros, sempre se realizam. É necessário apenas uma dose de paciência e outra de força de vontade.

NOTA DE REPÚDIO – Dep. Ana Lúcia à violência cometida contra a pres. Dilma em tanques de gasolina. Agressão sexual.

Venho manifestar meu repúdio à violência cometida contra a presidenta Dilma Roussef expressa em adesivos colados na entrada de tanques de gasolina que simboliza uma agressão sexual que, segundo os adeptos dessa aberração machista e violenta, tem a intenção de “protestar” contra o aumento da gasolina.

Utilizar a desfaçatez para praticar e compactuar com esse tipo de violência sob a justificativa estarem “protestando” é uma attitude hipócrita. Em uma democracia, a violência contra as mulheres jamais poderá ser considerada uma forma de protesto. A imagem utilizada contra a presidenta Dilma configura-se apologia ao estupro e um apelo à misoginia.

O adesivo nos carros agride todas as mulheres. Em uma sociedade machista como a brasileira, a violência sexual é sempre utilizada para subjugar, dominar, desqualificar e castigar a nós mulheres. O recado transmitido pela imagem é muito explícito ao revelar que é permitido violentar e devastar o nosso corpo como uma forma de correção de nossas ações nos reduzindo a uma condição de objeto.

Não podemos naturalizar e banalizar a violência contra as mulheres.
Todo meu apoio e solidariedade a presidenta Dilma Roussef e a todas as mulheres que, assim como eu, se sentiram agredidas e ultrajadas por mais uma violência machista.

Não à violência contra a mulher!

Deputada Estadual Ana Lúcia Vieira Menezes (PT/SE)

DO LEITOR

Festa em posto de gasolina na Tancredo Neves: omissão dos órgãos competentes
Da Maria Eugenia Torres Branco: “Gostaria de registrar uma reclamação sobre o posto de gasolina Shell da Tancredo Neves, .na subida do complexo viário Governador Marcelo Deda e que dá fundos para o hospital Primavera. Nos fins de semana, durante a madrugada, jovens fazem sua festinha particular na área coberta do posto até o amanhecer. Ninguém dorme no hospital e imediações. Através de funcionários, fui informada que já foram feitas diversas reclamações. Peço levar aos órgãos competentes. “

Parceria Certa
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Dois catarinenses de nascimento e corações sergipano vêm defendendo as pessoas da nossa terra com unhas, dentes e ações positivas. Vocacionados para a política, um ocupante de mandato no Legislativo Federal e o outro em posto de Executivo Municipal. São Lourenço D’Oeste e Guararapes brotaram e exportaram para o bem de Sergipe duas lideranças dotadas de capacidade e disposição ao trabalho em favor da coletividade. Estamos falando do deputado federal João Daniel e do prefeito de Nossa Senhora da Glória Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio. Frutos de uma mesma geração e filiação partidária, João e Chico formam uma dupla política que está literalmente em campo na busca de melhorias das condições de alimentação para os plantadores de grãos, os agricultores e população em geral. A parceria vem trabalhando também em outros importantes projetos, a exemplo da educação e da moradia. O governador Jackson Barreto conta com dois aliados de primeira hora e tem declarado isso publicamente”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
"Nada na política é uma questão de honra …"  1912 – Heinrich Harrer, alpinista e geógrafo austríaco, no livro Sete Anos no Tibete que foi adaptado ao cinema com grande sucesso. Nasceu em 06 de Julho de 1912 e morreu em 2006.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais