Saúde: JB não vai reeditar o câncer eleitoral

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Engana-se quem pensa que o governador Jackson Barreto deseja reeditar o chamado câncer eleitoral da saúde, onde a área é usada apenas para trampolim político de quem deseja conquistar um mandato.

Apesar de muitos “amigos da onça” estimularem Zezinho Sobral, a disputar as eleições 2016, o governador Jackson Barreto deu uma tarefa árdua ao atual secretário de Estado da Saúde cujos reflexos não foram notados. Pelo contrário num dos gargalhos principais, a área do tratamento contra o câncer, Zezinho vem perdendo a batalha com manchetes negativas na imprensa semanalmente.

Ao escolher Zezinho Sobral, que nunca disputou cargo eletivo, Jackson quis mostrar que deseja uma gestão administrativa sem interesses eleitorais. Quem hoje estimula uma candidatura de Zezinho quer apenas desgastar a pasta para que seja iniciado o boicote (por parte de diversos setores, inclusive aliados) como já foi feito no passado com outros secretários.

A pasta da saúde em Sergipe é uma chamariz eleitoral. Elegeu três deputados federais mais votados: Ivan Paixão, Eduardo Amorim e Rogério Carvalho. Se os três tiveram sucesso, não se pode dizer os sergipanos. O câncer eleitoral causou prejuízos enorme ao sistema.

Zezinho tem todo direito de disputar um mandato tanto em 2016, mas não terá o que mostrar a população. Pelo contrário, será mais um a usar o sistema da saúde como um câncer eleitoral. Em 2018, com mais de três anos no cargo, a história será outra. Se tiver mostrado o contrário, que foi um gestor de todos, será naturalmente galgado a disputa majoritária. Não pela vontade dele ou de meia dúzia, mas respaldado pelo trabalho realizado.

A prioridade de Jackson Barreto hoje é mudar a saúde e não reeditar a velha prática do câncer eleitoral.

Uma foto, uma realidade: esgoto e o bairro Jardins
E o leitor Roberto, tirou uma de fotojornalista e enviou a foto ao lado que mereceu um destaque especial: o esgoto a ceú aberto

O leitor Roberto enviou foto que é mostra de fato o "belo Jardins"

que corta o Bairro Jardins no constrante com o Shopping do mesmo nome. E assim caminha a humanidade…

Justiça acata pedido de suspensão de contrato entre ALESE e advogado
E o juiz Eliezer Siqueira Júnior concedeu liminar na ação movida pelo MPE  pedindo a suspensão do contrato entre a Assembleia Legislativa e o advogado Carlos Alberto Menezes. A ALESE vai recorrer.

Sem motivo
Na decisão o juiz não viu razão pela qual a contratação de um advogado criminalista pudesse salvaguardar a imagem e, principalmente, o patrimônio público e moral daquela Casa de Leis. “É que, ao meu sentir, a sua contratação não preenche o motivo invocado no contrato”, pontuou o Magistrado e ressaltou mais um ponto: “A regra é a realização de licitação”. Ele afirmou que, no caso em tela, a contratação direta não se reveste dos princípios constitucionais da legalidade e moralidade.

Laranjeiras: professores não receberam salários. Pirambu e Malhador: salários pagos
Um professor da rede municipal de Laranjeiras informou que até ontem, 05, não tinha recebido o salário de setembro. Já em Pirambu e Macambira, as assessorias informaram que os salários foram pagos dentro do mês.

André Moura na liderança do blocão: caravana é preparada pelas redes
Bastou a imprensa nacional publicar a possibilidade dos líderes do partido do “blocão” (PP, PTB, PSC, PHS e PEN, além do PMDB) que apoiam Dilma em retirar o liíder Leonardo Picciani e indicar André Moura, ligado a Eduardo Cunha, para que muitos aliados do sergipano, pelas redes sociais, começarem a preparar uma caravana a Brasília, para comemorar o feito. Calma, multa calma….

Compromisso da bancada com a magistratura
A magistratura sergipana pode ver de perto o compromisso da bancada federal sergipana  com as demandas de interesse da classe em trâmite no Congresso Nacional. Seis deputados federais e dois senadores se fizeram representar durante o café da manhã promovido pela Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe -, na manhã de ontem, 5, data que marca os 27 anos da Constituição Federal Brasileira. Por outro lado a magistratura também se mostrou unida e forte com maciça presença de desembargadores, juízes e aposentados.

Compromisso
O senador Eduardo Amorim mais uma vez firmou seu compromisso em apoio às pautas em trâmite no Senado Federal que dizem respeito aos magistrados. O deputado federal Valadares Filho esteve presente e também representou o pai o senador Antônio Carlos Valadares, e também sinalizou de que podem contar com eles nas votações que tenham o interesse da magistratura em jogo.

Compromissos II
Também levaram seus apoios à magistratura os deputados Laércio Oliveira, André Moura, Pastor Jony Marcos, Fábio Mittidieri, e o deputado João Daniel, que enviou representante, seu assessor Mário Freire. Os parlamentares se mostraram solícitos às demandas da magistratura e parabenizaram o presidente da Amase, juiz Gustavo Plech pela iniciativa.

Eleições diretas
No papel também de coordenador nacional da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros – na Campanha das Diretas, o presidente da Amase, Gustavo Plech esboçou a importância para a classe da aprovação da PEC 187, que trata das eleições diretas nos Tribunais de Justiça do país. “Quero esclarecer que os magistrados de primeiro grau só querem o direito de votar no desembargador. Não quer concorrer a cargos da mesa diretora dos TJ “, afirmou. Outros temas também foram aborados pelo presidente da Amase.

Procurador da República Heitor Soares assume a chefia do MPF/SE
Desde 1º de outubro, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) passou a ser chefiado pelo procurador da República Heitor Alves Soares. Ele e todos os novos procuradores-chefes das unidades do MPF no Brasil foram empossados em Brasília pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O mandato do procurador-chefe é de dois anos, com a possibilidade de recondução para mais uma gestão.

Rômulo Almeida é o procurador-chefe substituto.
Além da chefia institucional, Heitor Soares continuará com a atribuição de coordenador de Núcleo de Combate à Corrupção no MPF/SE. O procurador-chefe substituto passa a ser o procurador da República José Rômulo Silva Almeida. Ele também continua com as atribuições de procurador Regional Eleitoral.

Volta de Aracaju: inscrição tem aumento de 30%. Corredores  protestam pelas redes sociais
Mesmo com o patrocínio do governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e Banese a Volta de Aracaju 2º15, evento realizado pela TV Sergipe, teve um reajuste no valor da inscrição de 30%. Passou de R$ 65,00% em 2014 para $ 85,00 este ano. Ontem, 05, foram vários protestos pelas redes sociais. Alguns pregam protesto a competição. Uma pergunta: quanto o governo, o Banese e a PMA estão gastando do bolso do contribuinte?

Homenagem a José Eduardo na ALESE
Vários deputados estaduais prestaram ontem, 05, homenagem ao ex-senador José Eduardo Dutra cujo corpo foi cremado ontem em Belo Horizonte (MG) “Ele defendeu o Estado de Sergipe como poucos fizeram. Esse é o testemunho de quem conviveu com ele no movimento sindical e político durante muitos anos”, disse emocionado o deputado Francisco Gualberto.

Benefícios
O deputado também citou os benefícios trazidos por Dutra para Sergipe quando presidiu a Petrobras, entre eles a total revitalização do Museu de Arte Sacra em São Cristóvão, a construção de monumentos em Carmópolis e a reforma geral do Parque da Sementeira, em Aracaju. Vários deputados fizeram aparte no discurso de homenagem, entre eles Luciano Pimentel (PSB), Pastor Antônio dos Santos (PSC) e Maria Mendonça (PP). A deputada petista Ana Lúcia também fez discurso em homenagem a Dutra, acompanhado por dezenas de militantes petistas e dirigentes sindicais nas galerias da Alese.

Mandatos devolvidos de forma simbólica
Oito deputados estaduais de Sergipe que foram cassados durante o período do regime militar receberam seus cargos de volta, de forma simbólica, em sessão especial ontem, 05, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A propositura tem a autoria dos deputados estaduais, Capitão Samuel (PSL), Maria Mendonça (PP), Antônio dos Santos (PSC) e Luciano Pimentel (PSB), que reconheceram a injustiça da retirada dos mandatos, sem direito a defesa, aprovado por unanimidade pela casa.

Diplomas
Na sessão especial, os deputados que receberam o diploma de posse – similar ao entregue durante as nomeações dos deputados eleitos—, dando de volta o cargo de deputado são, Aerton Menezes Silva; José Gilton Pinto Garcia; Durval Militão de Araújo (in memorian); Francisco Teles Mendonça (in memorian); Jaime de Araújo Andrade (in memorian) e Edson Mendes de Oliveira (in memorian); José dos Santos Mendonça (in memória) e José Baltazarino dos Santos (In momério). Vale ressaltar que as cassações são referentes ao período entre 1964 e 1970. Os parlamentares já falecidos foram representados pelos familiares.

Nomes lembrados
Pesquisas que saíram na semana passada sobre a cidade de Itabaiana, colocando o prefeito Valmir de Francisquinho (PR) em ótima situação junto ao eleitorado já foram comentadas aqui. E quem conhece o blog sabe que achamos que elas, as pesquisas, deveriam ser utilizadas apenas internamente. Na mesma pesquisa, o secretário de obras, , Moacir Santana, aparece bem quando a pesquisa é sobre quem deveria ser candidato a vice, que agradeceu a lembrança entre outros nomes como Carminha Mendonça e Zé Teles.

Passagem da Tocha Olímpica por Canindé
Na manhã de ontem, 05, aconteceu na secretaria de turismo de Canindé de São Francisco, em Sergipe, mais uma reunião preparatória à passagem da Tocha Olímpica pela cidade, que acontecerá no mês de maio de 2016, pelas principais ruas.

Passagem da comitiva
Foi apresentado por Marlon, coordenador da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito como será o trânsito onde acontecerá a passagem da comitiva que transportará o Fogo Olímpico. A secretária de Cultura Roberlange Feitosa disse propôs atrações que se apresentaram em locais a serem definidos, com o objetivo de animar aqueles que forem as ruas e mostrar a cultura do povo aos visitantes. A secretária Leila e o representante da secretaria de agricultura, Ailton Santana, vão mobilizar os movimentos sociais a estarem presentes na festa e Pedro Cacho informou que, arvores, ruas e meios-fios, vão ter um cuidado especial, para que a cidade de Canindé possa ser o destaque de Sergipe na Passagem da Tocha.

Nova reunião
A equipe da Rio 2016 retornará no mês de novembro e a coordenação local, irá apresentar o Projeto Canindé nas Olimpíadas. Já está marcada uma nova reunião, no dia 05 de do próximo mês para a avaliação dos encaminhamentos realizados por cada secretaria do município.

Douglas Brose, Bicampeão Mundial e atual campeão Pan-Americano de karatê. Curso técnico dia 10 em Aracaju 
Os praticantes do caratê de todas federações e todos os estilos não podem perder o curso técnico de Shiai Kumite, no dia 10 de outubro, nos dois turnos, com o bicampeão mundial e atual campeão Pan-Americano, Douglas Brose, atualmente o melhor mundialmente. O investimento é de apenas R$ 80,00 (todos cartões), o curso será ministrado no colégio Master. Com vagas limitadas. Douglas chega no aeroporto de Aracaju, na sexta-feira, 09, às 14h20. Mais informações pelos telefones: 9979- 0743 e 8809 – 0037. Ou pelo e-mail: http://riccardobrito@uol.com.br

Sergipanos compram do produtor rural
Consumidores sergipanos não perderam a oportunidade de comprar alimentos mais saudáveis diretamente do Pequeno Empreendedor Rural. Isso foi possível graças à realização da Feira de Produtores Rurais, realizada nessa última segunda feira, 05 de outubro, na Praça Fausto Cardoso.

Agricultura familiar
Quem participou da ferira foram empreendedores como Gilza Ferreira de Lima, de Arauá. Gilza há mais de 50 anos trabalha com a agricultura familiar. “Trouxe para Aracaju laranja, macaxeira, banana, maracujá, bolos e pão de macaxeira. Foi muito bom, tive oportunidade de vender minha produção e divulgar meu trabalho na Capital”, diz feliz a empreendedora rural.

20 barracas
A Feira do Pequeno Produtor Rural contou com a participação de 30 empreendedores que tiveram oportunidade de expor seus produtos em 20 barracas. Os participantes são dos territórios do Baixo São Francisco, Alto Sertão, Agreste Central e Sul Sergipano.  Durante o evento foram comercializados frutas, verduras, farináceos, derivados do leite e da mandioca, mel, ovos e outros produtos hortifrutigranjeiros. Todos os produtores são atendidos pelos projetos de agronegócio do Sebrae.

Movimento Compre do Pequeno
A Feira faz parte das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma iniciativa liderada pelo Sebrae para incentivar os cidadãos a adquirir produtos e serviços junto ás micro e pequenas empresas, de forma a auxiliá-las a superar as adversidades e fortalecer a economia. O Movimento teve como momento chave justamente o dia 5 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

Novo caminho
“Estamos buscando viabilizar um novo caminho para a venda desses produtos e atender a uma demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis. Poder comprar direto de quem produz é mais vantajoso, pois permite que cliente e empreendedor possam negociar preços, prazos e quantidades de uma forma mais efetiva”, explica o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.

Locais
Além da comercialização, a Feira também busca promover a divulgação do trabalho desenvolvido por esses produtores. Folders com os locais onde os alimentos são comercializados semanalmente na capital também foram distribuídos aos consumidores. A Feira foi uma iniciativa do SEBRAE, apoio SEIDH. Informações na Unidade de Agronegócio do SEBRAE, com a gerente Angela Souza, telefones (79) 2106-7729 e 2106-7700.

PELO TWITTER

www.twitter.com/EduPavao  Protesto em velório, com ofensas ao morto, me parece desrespeito ensejador justa causa para cair de porrada em cima dos protestantes.

www.twitter.com/zehdeabreu  Protesto em velório é o fim. Fim de linha. O fascismo venceu.

www.twitter.com/willgomes  "manifestante de velório" é uma categoria que ainda não havia sido catalogada pelas Ciências Políticas. Inaugurou-se hoje, em BH.

www.twitter.com/Mmauriciolobo   Já que o presidente da Câmara Eduardo Cunha não assumi que 5 milhões de dólares não é dele, eu assumo! É meu! Quero minha grana!

www.twitter.com/rodrigobovary  Não é crime ser direita ou esquerda, ou estar descontente c/ o governo. Mas é perigoso qndo se dissemina o ódio (irracional) entre o povo.

ARTIGO

A morte, o achincalhe e a desumanidade. Por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

Domingo morreu Zé Eduardo.

Perdeu a luta, assim como Marcelo Déda, para a feroz doença. Foi- se o homem, o filho, o irmão, o pai. O vizinho, o colega de

Foto tirada do sitio pragmatismo político.

 trabalho, de lutas. A pessoa que uma vez (ou várias), agiu com gentileza, educação e respeito, cedendo um lugar, franqueando passagem ou a vez em um atendimento, em favor do próximo, por entender necessário.

Certamente ajudou alguém em um momento difícil e, em outra ocasião, como chefe, soube acrescentar uma pitada de humanidade em uma tomada de decisão que haveria de influenciar a vida de alguém e que o pragmatismo não parecia ser o melhor conselheiro.
Enfim, era um ser humano, independente de sua filiação ideológico-política.

Em linhas gerais, na evolução das teorias Éticas, Habermas (salvo engano) nos mostra a idéia da Ética construída pela própria sociedade, que assim, firma compromisso de respeitá-la, tendo participado da sua elaboração. É por isso, que em nossa sociedade, fundada no respeito à dignidade da pessoa humana e seus direitos, não existe espaço para o achincalhe. Podemos ir mais longe, afinal, nem mesmo os achincalhadores, no reduto dos seus lares e tratando de assuntos

Postagens nas redes sociais;

 pessoais, defendem-no.

Apesar de não ser o que vemos, ultimamente, na prática. Ora, em diversos desses protestos que vimos nos últimos meses, algumas pessoas “lamentaram” a ineficiência da doença, que não “levou” determinadas figuras da política. (Em Sergipe não foi diferente, na verdade  foi pior, pois viu-se o cinismo elevado aos últimos graus.)

Vejam bem, é a manifestação pura do odiar o outro, sem absolutamente nenhum freio moral, algo descabido quando nos proclamamos civilizados e mais avançados/dotados que os animais.

Pois, o mais selvagem dos animais irracionais, por mais feroz que seja, não age por ódio, mas por defesa, fome ou outra necessidade de sobrevivência. Um predador, durante a saciedade de uma refeição, tende a ignorar a mais “deliciosa” presa.

infelizmente, mais uma vez, nesse domingo, vimos – e estamos vendo – puras manifestações de ódio e desumanidade, no caso, contra a pessoa de Zé Eduardo, após sua morte. O festival de ódio e irracionalidade, lamentavelmente, era algo esperado por qualquer pessoa atenta à escalada medieval-fascista que ocorre nesses dias. Vejam aqui, nos comentários, algumas dessas manifestações.

A comemoração ao “menos um”, vem a ser a mais amena – como se comemorar uma morte fosse algo racional e evoluído – frente o “chamamento ao câncer” para fazer “a função de limpar o país” ou, mais recente, a “bronca” dirigida  ao Hospital Sírio Libanês, por estar, ele, “atrapalhando” o trabalho do câncer.
É triste essa constatação de algo parece ser – ao menos nas atitudes de algumas muitas pessoas – a opção pelo fim do pacto civilizatório. Apesar de que a visão que move essa parcela de pessoas, não chega perto (“nem de longe”) de preocupação sincera com o conjunto da sociedade.
O que se vê, ante a esterilidade de idéias e o caráter inócuo ou raso da maioria dos argumentos, que confrontados são reduzidos a pó, são ataques e ofensas pessoais, que fogem – tal qual o diaba foge da cruz – do assunto em questão, passando à tentativa de desqualificação da contraparte, para que, assim, condene-se o argumento sem sequer tratar dele. É a marca, complementar à primeira idéia, que por aqui a civilização democrática, livre, justa e plural, está se esvaindo rumo a um estado policial, de “pensamento”  (?) único e imutável, que vale por sí só, sendo criminoso, questioná-lo.
Bem vindos – escolham – à idade média ou ao nazismo. Nessa linha de pensamento, qualquer que esteja do outro lado, merece a morte, tal qual se fazia na Inquisição. São os atuais Torquemadas.

É disso que decorre o desrespeito ao colega humano Zé Eduardo, que nunca conheci, nem vi de perto, mas que sinto-me na obrigação moral (e cidadã) de respeitar e lamentar o seu sofrimento e o da sua família.
Ao mesmo tempo, lamento a desintegração da civilidade dessas pessoas que não conseguem ter o menor respeito pela dor das outras, nem a mínima dignidade de entender o outro – que não lhe divide as mesmas idéias – como ser humano.

Esses, como cidadãos, já morreram e não sabem. Pois se pudessem, atirariam “na cara” pra “estragar o enterro”.

Segue Zé Eduardo, tu que fostes covardemente chamado de forasteiro, segue na certeza que cada um tem  o lugar que merece. Não o quer ou o que compra, mas o que merece. Como diz Adiberto, certamente a terra não lhe será pesada. E a justiça da história lhe será favorável.

*É Capitão PM.
 
ARTIGO

Alunos do Colégio Estadual 28 de Janeiro são destaques em Concurso Literário  Professor Carlos Alexandre N. Aragão*

O Colégio Estadual 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre de Sergipe, vem criando um universo de jovens escritores graças às iniciativas dos professores e dos concursos literários. No ano de 2014, um quantitativo de estudantes fez a sua inscrição no I Concurso da Loja Maçônica Cotinguiba e dez conseguiram publicar o seu texto na Antologia do referido concurso. Assim, a renomada Loja abriu as portas para sonhos antes impossíveis de concretização, renovando a esperança de crianças e jovens que sonham com o mundo da escrita e da leitura.
No último sábado, 03/10/15, ocorreu a cerimônia de premiação dos 110 finalistas nas três categorias: conto, crônica e poesia. Os textos foram selecionados diante de um quantitativo superior a 700 textos por uma banca examinadora, formada por três avaliadores em cada uma das categorias. Os estudantes do Colégio Estadual 28 de Janeiro enviaram 66 textos em um número de 46 inscritos. Desse total, foram selecionados para a final, com direito a publicação na II Antologia do Concurso, 16 textos de 15 inscritos, conforme relação abaixo:

CONTOS
1 – José Thiago Dantas – O Homem e seu Sonho
2 – Luciene de Oliveira – Caminhos errados: vidas destruídas
3 – Marcelo Oliveira Cunha – A vingança é um prato que se come frio?

POESIA
1 – Aline Dantas Costa – E tudo aconteceu assim…
2 – Geyvson CardosoVarjão – A epopeia dos meus verdes anos
3 – Raffael de Souzza – Meu eu sem você
4 – Tatiane Ferreira dos Santos – O tempo é uma queda

CRÔNICA
1 – Ana Carla da Silva – Primeiro Amor de Adolescente
2 – Breno Soares de Paula – "Minha Vózona"
3 – Calyne Porto de Oliveira – Jornada de um vencedor
4 – Gilmário Silva Xavier? – O sertão nordestino
5 – João da Cruz Filho – Dia no campo
6 – Lívia Santos Lima – O mundo como vejo
7 – Lucas Messias da Costa – Politicagem futebolística
8 – Luciene de Oliveira – A guerreira nordestina
9 – Sandyelle Gomes do nascimento – Do que realmente sentiremos Saudade?

Dentre esse quantitativo fomos agraciados com três premiações: 1º Lugar na Categoria Crônica (Gilmário Silva Xavier?), 2º Lugar na Categoria Crônica (Luciene de Oliveira) e 2º Lugar na Categoria Poesia (Geyvson CardosoVarjão). Vale ressaltar que na 1º edição o aluno Geyvson CardosoVarjão foi o ganhador na Categoria Conto. Isso reforça o caminho certo que os professores e a equipe diretiva do referido colégio vêm traçando rumo à qualidade da aprendizagem dos seus discentes.
O número de inscritos e de selecionados para a fase final nos mostra que o discurso feito sobre a escola pública e os seus estudantes anda em uma contramão de desvalorização, enquanto os nossos estudantes e professores só desejam oportunidades. A centenária Loja Maçônica está de parabéns por oportunizar momentos inesquecíveis na vida de cada um dos participantes, mostrando que todos são capazes de conquistar novos horizontes e transformar a sua realidade. Governantes devem se inspirar em ações como estas e procurar valorizar as escolas públicas, os estudantes e os seus professores. Parabéns a todos os estudantes, professores e equipe diretiva que se juntaram em um só canto e a voz ecoou muito mais forte.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Progresso é a habilidade de homem de complicar a simplicidade.” Thor Heyerdahl, explorador norueguês, nasceu em 06 de Outubro de 1914 e morreu em 2002.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais