Um episódio de esgotamento emocional que faz uma professora de português ser afastada da sala de aula dá início à narrativa de ‘Restos de Azul’, romance do escritor Michel de Oliveira, que será lançado nesta quinta-feira, 11, a partir das 17h, na Biblioteca Epiphânio Dória, em Aracaju.
Sexto livro de ficção do autor, ‘Restos de Azul’ foi publicado pela Editora Moinhos e aborda temas atuais, como Síndrome de Burnout – exaustão provocada pelo estresse contínuo, geralmente relacionada ao trabalho -, solidão contemporânea e a questão da saúde mental dos professores.
Segundo o autor, o romance utiliza a chuva como uma metáfora do adoecimento psicológico da personagem, que se vê ilhada no próprio apartamento. “É uma mulher à mercê da própria solidão, que sucumbe com o céu nublado. O desafio, para ela, é encontrar a esperança e os dias de céu azul”, comenta Michel.
No texto de apresentação, a escritora Kah Dantas afirma que ‘Restos de Azul’ apresenta de forma melancólica e desconcertante uma anatomia da depressão. “Michel de Oliveira narra a história dessa professora que está à beira do afogamento psicológico, e que acaba por encontrar alento na escrita de suas dores. Com a escrita, quase diária, deságua os assombros de ser viva e só”, descreve a autora cearense.
Sobre o autor
Michel de Oliveira é escritor, fotógrafo, artista visual, jornalista e doutor em Comunicação e Informação. Autor do romance ‘Meus dedos sentem falta do seu cheiro’, das coletâneas de contos ‘Fatal Error’, ‘O sagrado coração do homem’, ‘Cólicas, câimbras e outras dores’, do livro de poesia ‘‘O amor são tontas coisas’ e das obras de não ficção ‘Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia’ e ‘Saudades eternas: fotografia entre a morte e a sobrevida’.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B