Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Por Emmanuel Franco Filho; Japiassú Freire; João Ávila; João Batista Medeiros; José Dias; José Lavres Filho; Manoel Moacir C. Macêdo; Naum de Araújo*
O Parque da Sementeira.
O Parque Augusto Franco, conhecido como “Parque da Sementeira” está para as sergipanas e sergipanos, como o “Parque do Ibirapuera” está para os paulistas. Um parque tradicional da história de Aracaju, situado num local ideal para lazer, paz e contato com a natureza. Ele oferece acesso as práticas esportivas, entretenimento, plantio de árvores, e educação ambiental, entre outras atividades de acolhimento das pessoas e animais.
Os equipamentos instalados são amigáveis ao meio ambiente, e receptivos aos jovens, adultos e idosos que buscam o ar puro, admiração de plantas, pássaros, pequenos animais e outras criaturas da natureza. Caminhadas, piqueniques, lago, visitas escolares e passeios, são alguns dos atrativos da “Sementeira”. O ex-governador Marcelo Déda, lembrado em simbólica estátua sob a sombra de uma árvore, aprecia a beleza do “Parque da Sementeira”, como um guardião de sua originalidade.
A origem da palavra “Sementeira” remota o histórico IPEAL – Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste, criado no Século XX, coligado ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atual EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. No “Parque da Sementeira”, foi instalada a sede do IPEAL em Sergipe. Na época, incluíam as áreas das sedes da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Bacia do Rio Vaza-Barris, e imediações do bairro Jardins. Uma concessão de uso do governo federal à Prefeitura Municipal de Aracaju, tornou o “Parque da Sementeira”, como área de proteção ambiental de interesse público.
Entre as atividades desenvolvidas pelo então IPEAL, destaque para a produção de mudas de qualidade agronômica de coqueiro e laranjeira, cultivos de expressão na produção agrícola sergipana. Na memória popular ficou gravado como o local de produção e comercialização de “Sementes”. Na “Sementeira”, foi desenvolvida a campanha do “clone novo da laranjeira”, tecnologia que livrou a citricultura sergipana da temida “tristeza dos citros”, doença que ameaçou a citricultura nacional. Engenheiros agrônomos, protagonistas desses feitos, alguns vivos, testemunham essas ações, outros mudaram de planos, mas, todos contribuíram para colocar o Estado de Sergipe em tempo recente, como o maior produtor de citros do Nordeste e um dos principais produtores de coco. O “Parque da Sementeira”, exige atenção, respeito e cuidado, pois alberga relevantes registros em suas edificações, espaço físico e memória.
Recentemente, em “Nota de Repúdio”, o presidente da AEASE – Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe, afirmou que a “AEASE repudia perante a Prefeitura Municipal de Aracaju, o corte de árvores e a impermeabilização de áreas verdes no Parque da Sementeira”. Por sua vez, a OAB – SE através de seu presidente, manifestou que o “Parque da Sementeira é um dos pulmões verdes da capital sergipana, além de espaço para o lazer, convivência e essencial para o ecossistema urbano”. Vale registrar o comentário do Secretário de Cultura de Itabaiana, de que a “Sementeira”, não pode ser transformada em “Praça de Eventos”. O “Parque da Sementeira”, deve ser abraçado e protegido, jamais desvirtuado pelo cimento e o concreto.
O poder executivo municipal, pode muito, mas não pode tudo, responsável pela gestão dos parques municipais, carece apresentar à sociedade sergipana, as justificativas convincentes de alteração radical do “Parque da Sementeira”. Espera-se em função do aquecimento global, permanência do bem-estar e da vida saudável da população, que as obras em curso sejam suspensas, até os devidos e necessários esclarecimentos.
Com a palavra o CREA – SE, o IBAMA, as Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente, e em especial, o Ministério Público de Sergipe, a quem compete promover ações civis públicas em defesa de interesses da coletividade, a exemplo do meio ambiente e o patrimônio público.
*Os autores são engenheiros agrônomos filiados à AEASE, com experiência em extensão rural, assistência técnica, defesa, ensino, pesquisa agropecuária e membros do Grupo Repensar.
Com Marina Silva Em agenda na capital federal, o vereador Breno Garibalde esteve com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo que o Ministério acompanhe de perto as obras de drenagem da Zona de Expansão de Aracaju e como se dará o lançamento dessas águas que interferem diretamente no Rio Vaza Barris. “Foi uma visita muito proveitosa. Conversei com ela sobre a minha preocupação com o que está acontecendo na Zona de Expansão da nossa cidade, solicitando que o Ministério acompanhe todo o processo, para que não aconteça com o Vaza-Barris, o que já aconteceu com os nossos outros rios. Não podemos perder o único rio limpo que ainda temos”, declarou o parlamentar.
Intercâmbio legislativo O vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB ), junto aos colegas parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou da segunda edição do Intercâmbio Legislativo, promovido pela Câmara de Deputados, em Brasília, no período de 09 a 11 de julho.Dentre os nomes palestrantes no evento estiveram a Ministra Edilene Lôbo, Carlos Eduardo Frazão, Fabrício Medeiros, Geraldo Magela Leite, Roberto Rondon, Antônio D’Ávila, Milo Bairros, além de diversos mediadores de renome nacional.
Avaliação Para Byron, o ano de 2024 marca o ciclo do seu mandato, pois ” estamos no quarto ano de legislatura, e eventos como o Intercâmbio nos possibilita avaliar o trabalho desenvolvido até aqui, bem como amplia o nosso olhar para tantas realidades e gestões, tudo isso pensando sempre no melhor que podemos e devemos oferecer ao povo que representamos”, concluiu.
“Estamos completamente abandonados pelo poder público”, diz munícipe sobre situação caótica das estradas em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: Os moradores da Rua Terezinha, no bairro Horta, em Lagarto, estão enfrentando uma situação desesperadora devido ao estado caótico das estradas. A comunidade local expressa profunda insatisfação com a falta de ação por parte da gestão da prefeita Hilda Ribeiro.
Moradores abandonados E continua a matéria: “Estamos completamente abandonados pelo poder público”, declara um morador, destacando o sentimento generalizado de desamparo entre os residentes. A condição precária das estradas está afetando severamente o cotidiano da população, tornando até mesmo a coleta de lixo um desafio. “Alô, prefeita, vamos tomar providências. Secretário Vieira, vamos trabalhar, saia do gabinete. O senhor ganha o dinheiro do povo”, acrescenta o munícipe, ressaltando a frustração com a aparente inatividade das autoridades locais. Toda matéria aqui com vídeo.
Primeiro Emprego O Governo do Estado informou que mais três turmas do Programa Primeiro Emprego (PPE) iniciaram a parte prática da qualificação dentro da empresa parceira, neste caso a rede supermercadista Cencosud. Os jovens fazem parte dos cursos de atendente de farmácia, operador de perecíveis e operador de supermercados e serão distribuídos em diferentes lojas para o estágio nas respectivas áreas. A formação teórica das turmas foi realizada no Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Primeiro Emprego II “O papel do Programa Primeiro Emprego é exatamente esse: primeiro, capacitá-los em sala de aula de acordo com as demandas da atividade escolhida e, além disso, proporcionando a vivência prática na empresa para que ganhem experiência real e desenvolvam uma compreensão do ambiente de trabalho. Essa experiência proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional”, destacou a superintendente do Trabalho da Seteem, Marcela Prudente.
TCE inicia nova série de análise asfáltica em vias urbanas de Sergipe O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), iniciou uma nova série de inspeções técnicas de engenharia em obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas e rodovias em execução pelo governo e pelas prefeituras sergipanas.
Locais A ação teve início na última terça-feira, 9, quando uma equipe de auditores foi ao município de Moita Bonita retirar amostras do asfalto de uma via. Já na quarta-feira, 10, outra equipe inspecionou a qualidade da primeira camada asfáltica da Perimetral Oeste, avenida que liga a capital sergipana a Nossa Senhora do Socorro, executada pela Prefeitura de Aracaju por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Volume e especificações do asfalto X o que foi pago O auditor de Controle Externo II, Fábio Augusto Silva Santos, explica que essa análise irá dizer se as especificações e o volume do asfalto estão de acordo com o que realmente foi pago pelas prefeituras. Estamos fiscalizando a qualidade dos materiais de revestimento asfáltico que estão sendo empregados e a qualidade do serviço também que está sendo feito de acordo com as especificações do contrato daqui dessa obra”. O recolhimento de amostras é o primeiro passo da análise. Todas elas foram levadas ao Laboratório de obras públicas do TCE, onde passarão pelos processos de medição, pesagem, aquecimento, queimagem e peneiramento. O objetivo desse método é separar os materiais utilizados na composição da malha asfáltica.
Fatores para atestar qualidade O coordenador de engenharia, Cássio Dantas, explica quais são os fatores responsáveis por atestar a qualidade do asfalto. “Primeiro analisamos se a obra foi feita com um bom projeto, se foi estudado o tráfego, e é com base no tráfego da rodovia que vamos dizer a espessura e a composição do asfalto. Então, por isso que a gente tira uma amostra para primeiro ver se a espessura está de acordo com o projeto e trazemos para o laboratório para verificar a composição”. Essa inspeção vai contribuir para que as vias e rodovias sergipanas tenham um asfalto de boa qualidade e longa durabilidade. De acordo com o plano de auditoria, nas próximas semanas outras obras asfálticas serão avaliadas.
Seminário Na próxima semana, entre os dias 15 e 16 de julho, acontece o Seminário de Inovação do Estado de Sergipe, que tem como objetivo apresentar as novas diretrizes estratégicas para a construção de uma agenda de inovação do Estado. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), comandada por Julio Filgueira, e contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além do governador Fábio Mitidieri, que vai sancionar o Projeto de Lei de nº 267/2024, que institui o Novo Marco Legal da Inovação, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última terça-feira, 9.
Lançado o Edital do VI Concurso Literário e Antologia Literária da Loja Simbólica Cotinguiba. Inscrições até o dia 31 deste mês Os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil já podem enviar contos, crônicas e poesias para o VI Concurso Literário da Loja Simbólica Cotinguiba. Os textos que forem selecionados serão premiados e comporão a obra VI Antologia Literária da Loja Simbólica Cotinguiba a ser lançada ainda em 2024.
Incentivo e promoção a cultura O Concurso Literário organizado pela Loja Simbólica Cotinguiba tem o objetivo de incentivar e promover a cultura, estimulando nos estudantes o prazer de ler e escrever e já se tornou um sucesso a nível nacional, bem como uma tradição em nosso estado. As inscrições podem ser feitas do dia 1º até o dia 31 de julho de 2024 no site www.lojasimbolicacotinguiba.com.br.
Jovens talentos A Comissão julgadora será composta por Acadêmicos de Academias Literárias de Sergipe como: Academia Sergipana de Letras, Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras, Academia Lítero Cultural de Sergipe e Academia de Letras Estudantil de Sergipe. Segundo o Venerável Mestre Orlando Mendonça, “A intenção da Loja Simbólica Cotinguiba é sempre levar cultura à sociedade e principalmente aos jovens talentos que são descobertos através do nosso Concurso, eternizando seus escritos em uma obra literária.”
Ipesaúde implementa biometria facial como requisito para atendimento dos beneficiários Com o intuito de aprimorar a segurança e a gestão de dados, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) integrará a biometria facial como requisito indispensável para o atendimento aos beneficiários. A partir de 1º de setembro, o uso da tecnologia será obrigatório nas 10 unidades da rede própria e, nas redes credenciadas, a partir de 1º de outubro.
Transparência e controle A medida visa fortalecer a transparência e o controle nos processos, além de prevenir fraudes nos atendimentos médicos. Os beneficiários terão os meses de julho e agosto para realizar a coleta da biometria facial, que pode ser feita de três maneiras: através do aplicativo Meu Ipesaúde, no evento ‘Sergipe é Aqui’, ou durante o atendimento nas unidades da capital e do interior do estado. Para o beneficiário que já realizou a biometria através do aplicativo, mas deseja refazê-la, será necessário dirigir-se à unidade mais próxima do Ipesaúde na capital ou no interior do Estado.
Obrigatoriedade A tecnologia será obrigatória como método de identificação para realização dos atendimentos, exceto para crianças menores de 3 anos. Em situações de urgência ou emergência, onde a coleta imediata da biometria facial possa atrasar o atendimento médico, a coleta será postergada até que o paciente esteja em condições estáveis. Para os beneficiários que estão em regime home care, a coleta de dados biométricos será realizada pelos profissionais gradativamente durante o atendimento.
Avanço “Esse procedimento é considerado um avanço e se enquadra nas atualizações tecnológicas já adotadas em diversos serviços e segmentos do país. O reconhecimento facial agiliza os atendimentos e com certeza garantem mais segurança para os beneficiários e para a autarquia”, considera a diretora de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab), Nataly Góis. Para a implantação integral da mudança, a rede credenciada participará de treinamentos para a utilizar a ferramenta e se adequar à nova realidade. Além de melhorar a segurança e a precisão dos atendimentos, a iniciativa pretende agilizar processos, assegurando, sobretudo, um serviço de maior qualidade, eficiência e confiança para os beneficiários do Ipesaúde em todo o estado.
RECITAL – No próximo dia 20 de Julho (um sábado) às 18h30, na Capela São Luís, será apresentado o recital Cantar e Contar Histórias sob o comando do tenor Jackson Trindade. Será um dia grandioso para a cultura em Itabaiana. Na ocasião, Jackson Trindade estará acompanhado do pianista Leonardo Rezende, da atriz Grazi Freitas e a intérprete de LIBRAS, Iara Fontes. Entrada franca! Apoio: Secretaria de Cultura de Itabaiana / Capela São Luís.
9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE
JOSÉ CARLOS DE LUCCA
Série temas: 11
É juiz de direito, orador e espírita, integrante do Grupo Espírita Esperança, em São Paulo.
Já realizou graciosamente mais de 3.500 palestras presenciais e virtuais, abordando temas ligados ao desenvolvimento espiritual do ser humano, atingindo um público estimado em mais de 3 milhões de pessoas. Seus livros já venderam mais de 1 milhão de exemplares. Todos os direitos autorais de seus 25 livros publicados até o momento foram cedidos a diversas entidades filantrópicas, cuja renda ajuda a manter mais de 100 mil pessoas necessitadas.
Apresenta programas semanais na rádio Vibe Mundial, rádio Rio de Janeiro e Web Rádio Fraternidade.
“Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.
Como vim?
Onde Estou?
Quem Sou?
Para onde vou e como vou?
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com.
Mês do Batom Avon: marca líder de maquiagem no Brasil apresenta produtos com mais de 30% de desconto Em celebração ao Dia Internacional do Batom, que acontece em 29 de julho, a Avon, pioneira em desenvolvimento de tecnologias e inovação em cosméticos há mais de 136 anos, apresenta uma campanha especial para celebrar sua liderança em maquiagem com o item mais querido das brasileiras: o batom. Durante todo o mês de julho, todos os batons vermelhos da marca estarão com o menor preçodo ano e todas as demais cores estarão com até mais de 30% de desconto.
Inovação e tecnologia “Não podíamos deixar de celebrar não só o Dia, mas o Mês do Batom, destacando todos os nossos itens”, diz Andrea Echeverri, diretora de maquiagem da Avon Brasil. “Nossos batons materializam como investimos constantemente em inovação e tecnologia para atender as necessidades das consumidoras com itens que não só inspiram, mas democratizam a beleza, trazendo assim alta qualidade a preço acessível. São diversos acabamentos, texturas e cores para você escolher o seu batom favorito de acordo com o seu estilo, com tecnologia e preço acessível que só Avon tem”, conclui a executiva.
Liderança Segundo a última pesquisa da Kantar, em 2023 a marca manteve liderança em vendas de maquiagem no Brasil, o que reflete os investimentos em inovação e tecnologia traduzidos em produtos de qualidade a preço acessíveis e que atendem diversas necessidades da consumidora. Para maiores informações sobre as diversas opções de produtos e preços incríveis da Dona Avon para o Mês do Batom Avon, visite o site: https://www.avon.com.br/
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
A Serra de Itabaiana te espera de braços abertos… domingo, dia 21 de julho, você vai tomar banho nas mais belas cachoeiras de Sergipe, se deliciar com paisagens inesquecíveis e curtir um dia agradável e divertido. Assista o vídeo e fale com a gente! SERRA DE ITABAIANA, 21 DE JULHO.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
É amanhã, 13!
Heitor Mendonça e Banda Celebram o Mês do Rock com o Show ‘VIVA BELCHIOR!’ em Aracaju
Amanhã, 13, sábado, o Café da Gente Sergipana será palco para a 10ª edição do aclamado espetáculo “VIVA Belchior!”, apresentado por Heitor Mendonça e sua banda. Este evento especial marca uma celebração única em homenagem ao legado do inesquecível artista Belchior, destacando-se ainda mais com a participação especial do renomado guitarrista Fred Andrade.
Heitor Mendonça, diretor do Conservatório de Música de Sergipe e reconhecido compositor premiado, não apenas lidera esta jornada musical, mas também é aclamado como um dos maiores intérpretes das obras de Belchior. Sua voz marcante e presença de palco envolvente transformam cada apresentação em uma experiência memorável, capturando a essência das canções atemporais do eterno latino-americano.
Já o músico Fred Andrade, é conhecido por sua virtuosidade na guitarra e vasta experiência na cena musical, junta-se à banda de Heitor Mendonça para esta ocasião especial. Sua colaboração promete enriquecer ainda mais o evento, adicionando novas camadas de energia e criatividade ao repertório.
SOBRE A NOSSO DOM PRODUÇÕES
Nosso Dom Produções é reconhecida pela excelência na criação de experiências culturais únicas, dedicando-se à celebração da música brasileira e internacional. Com um histórico comprovado na produção de eventos de alta qualidade, a Nosso Dom Produções continua a ser uma referência na promoção de arte e cultura em Sergipe.
DETALHES DO EVENTO
– O que: Viva Belchior! Por Heitor Mendonça & Banda, com participação especial de Fred Andrade
– Quando: Sábado, 13 de Julho de 2024, às 20h (Abertura da bilheteria às 19h)
– Onde: Café da Gente Sergipana, Av. Ivo do Prado, 378, Aracaju-SE
– Ingressos: R$ 40 (individual primeiro lote), disponíveis online via Sympla ou via Pix (contato pelos números de WhatsApp 79 99854-1330 ou 79 98138-3594).
PELO TWITTER
Os melhores de nós são os que mais desatam nós.
A operação de hoje da PF mostra que fui vítima de espionagem criminosa e ataques on-line praticados por bandidos alojados no poder no governo passado. Isso é típico de governos ditatoriais. O Brasil segue cheio de problemas, mas ao menos do risco de volta da ditadura nos livramos.
Hoje a Polícia Federal confirmou o que sempre dissemos: o governo anterior não era apenas saudosista da ditadura no discurso. Empregava métodos típicos de regimes autoritários na prática: perseguição política, planejamento de golpe de Estado, arapongagem contra opositores, desinformação em massa. Mais uma vez, é importante lembrar: a vitória de @lulaoficial foi a maior salvaguarda da democracia em nosso país em décadas.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tão natural que a paz que procuram já está no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha.” Buda.
A mensagem foi divulgada pelo Papa Francisco na rede social X nesta quinta-feira, 11 de julho, Dia Mundial da População (#WorldPopulationDay), criado há 35 anos pelo Conselho de Governo do Programa de Desenvolvimento das Nações Uniões. A data foi instituída para sensibilizar sobre as questões relacionadas à população – como crescimento, envelhecimento, migração e urbanismo – e para reconhecer a importância de políticas demográficas no desenvolvimento socioeconômico dos países. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-07/papa-francisco-mensagem-dia-mundial-populacao-rede-social-x-24.html