Produtores rurais protestam contra falta de energia para irrigação

Produtores rurais protestam contra falta de energia para irrigação (Foto: redes sociais/Canindé Ordinária)

Na manhã desta terça-feira, 23, produtores rurais e piscicultores do assentamento Jacaré Curituba, localizado no município de Canindé de São Francisco, fecharam a rodovia SE-230 em protesto contra a falta de energia e água para irrigação.

Os manifestantes afirmam que a escassez de água foi causada pelo corte de energia elétrica, cuja responsabilidade do pagamento é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

De acordo com os produtores, a suspensão do fornecimento de energia tem impedido o funcionamento das bombas nas estações de bombeamento, deixando a comunidade sem água tanto para irrigação quanto para consumo.

Os manifestantes exigem a religação imediata da energia elétrica e a retomada do funcionamento das bombas para garantir o abastecimento de água às comunidades do assentamento.

Energisa

Em nota, a Companhia Elétrica de Sergipe (Energisa) informa que a situação de inadimplência da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco – Codevasf ainda persiste, mesmo após mais uma rodada de negociação ocorrida na tarde desta segunda-feira, 22, com representantes da Advocacia Geral da União – AGU, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MDR e representantes da Codevasf, na tentativa de se chegar a uma solução para o pagamento de dívida com a distribuidora.

A empresa mantém-se aberta a negociação, mas até o momento, nenhuma solução concreta foi apresentada pela instituição federal para garantir o pagamento da dívida e das próximas faturas que vencem ao longo de 2024.

A empresa reforça que não foi notificada sobre decisão liminar que prevê o restabelecimento do fornecimento de energia nos perímetros agrícolas atendidos pela Codevasf, e assim que for notificada, cumprirá a decisão judicial, dentro do prazo estabelecido pela justiça.

O que diz a Codevasf

A Codevasf informa que nesta terça-feira, 23, a 2ª Vara da Justiça Federal de Sergipe deferiu o pedido de liminar determinando o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica dos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba, Betume e Jacaré-Curituba no prazo de cinco dias, sob pena de pagamento de multa diária em caso de descumprimento.

Em conjunto, a Codevasf segue realizando esforços para garantir recursos orçamentários para a quitação de débitos relativos ao fornecimento de energia elétrica dos projetos de irrigação, inclusive em contato com representantes do Congresso Nacional.

As medidas que vêm sendo adotadas foram informadas durante reunião realizada nessa segunda-feira, 22, com representantes dos distritos de irrigação. A Codevasf reafirma seu compromisso com os produtores dos projetos públicos de irrigação, que garantem o sustento de milhares de famílias por meio do cultivo de alimentos.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais