Um tambaqui foi encontrado com um tumor e uma aparente infecção bucal na Lagoa Grande, conhecida como Lagoa dos Tambaquis, no município de Estância. Imagens do animal com o ferimento circularam nas redes sociais e a informação foi confirmada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Estância nesta terça-feira, 13.
Conforme a Sema, uma equipe com dois biólogos, um engenheiro de pesca e um ecologista foram até o local para tentar capturar o peixe, mas não o encontraram. A secretária adjunta, Jessika Lais, afirmou que a equipe vai tentar uma nova captura, para possíveis análises com o veterinário do órgão, nesta quarta-feira, 14.
De acordo com o Dr. Ricardo Almeida, doutor em ecologia e funcionário da Sema, há a possibilidade de que o peixe esteja com alguma infecção causada por uma bactéria ou fungo. Além disso, o ecologista afirmou que, a partir das imagens, é possível entender que aquele dano foi causado por um equipamento de pesca.
“Lembrando que é proibida a pesca do tambaqui pela Lei 1367/2009 e a 2360/2024, e que é também proibido o uso de arpão na pesca na Lagoa Grande do Abaís, que é regida pela Lei 2347/2024”, acrescentou Ricardo Almeida.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B