Emília, Yandra e as fantasiosas polarizações

                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

As pesquisas eleitorais que em Sergipe já foram tratadas como “caso de polícia”, continuam existindo e buscando fazer vítimas, ao tentar iludir os eleitores com desinformação, inflando índices de aceitação popular, para candidatos que mal decolaram, ou desidratando os índices de candidatos dos pequenos partidos. Aliás, esde que este blog foi lançado, em 2006, tem uma posição clara sobre pesquisa eleitoral: deveria servir apenas para consumo interno dos partidos e candidatos. Por isso fala de pesquisas, porém não divulga seus  “índices” e”resultados”.  Uma das opiniões do blog sobre pesquisa de abril de 2022, atualíssimo aqui.

Voltando para o atual momento, não é difícil manipular os índices de uma pesquisa de opinião, mas está cada vez mais difícil iludir os eleitores com pesquisas fantasiosas, indicando crescimentos que somente se sustentam nas redes sociais, já que nas ruas, as manifestações de preferência, são extremamente diferentes.

Há nas ruas uma manifestação de voto bastante sedimentada, indicando que será praticamente inevitável um confronto eleitoral entre Emília Corrêa (PL) e Yandra Moura (UB).

Emília Corrêa que até o final de 2023, era considerada imbatível, teve seu chão estremecido com a chegada de Yandra Moura para a disputa, que com performance positiva desde a pré-campanha, vem contrariando e surpreendendo os que subestimaram a determinação da deputada federal em partir para a conquista dos votos dos aracajuanos com propostas viáveis e com disposição para conversar olho no olho com grande parcela da população.

E é por conta dessa surpresa, que algumas siglas partidárias, apontaram suas artilharias para Yandra, e buscam esconder o favoritismo dela, se utilizando

de pesquisas encomendadas e de dados ilusórios, que impulsionados nas redes sociais, propiciam a pulverização de uma aparente desinformação. Já que colocam outros nomes num patamar que não reflete a manifestação das ruas.

Nas ruas de Aracaju é visível a manifestação sobre a polarização entre Emília e Yandra. Até porque são as duas campanhas que mais estão mobilizando a população.

Aquidabã: Ana Helena de Dr. Mário pode ter sua candidatura impugnada em Aquidabã. Oposição apresentou à Justiça Eleitoral provas que ela possui vínculo socioafetivo com o prefeito atual, motivo pelo qual se configura sua inelegibilidade O juízo eleitoral do município de Aquidabã recebeu, no dia 19 de agosto, um pedido de impugnação de registro de candidatura em virtude da existência de vínculo socioafetivo entre a candidata Ana Helena (União Brasil) e o atual prefeito em exercício, Dr. Mario Lucena (PRB). Isto porque, segundo as provas apresentadas no processo, Ana Helena, assim que nasceu, teve sua guarda requerida pelos avós e consentida pela justiça, que neste caso são os sogros de Dr. Mário, que desde então atuaram como seus provedores materiais e afetivos, haja vista que ela nunca trabalhou, tendo sido criada, na verdade, como uma filha caçula.

Inelegibilidade Segundo o processo apresentado trata-se de uma situação típica de inelegibilidade, caso reste comprovada pela justiça a presença da relação de “cunhada” entre a candidata e o atual prefeito. Em tese, ela é tida como “sobrinha”. Porém, a denúncia indica que, na verdade, Ana Helena é irmã de Lidiane Lucena, esposa de Dr. Mário.

Parente de 2º grau No Brasil, a Constituição Federal prevê a possibilidade de apenas dois mandatos consecutivos a qualquer cargo majoritário, e a legislação eleitoral veda a candidatura de parentes até o 2º grau para que seja evitada a perpetuação do poder nas mãos de uma única família. Pela tese apresentada no pedido de impugnação, tecnicamente falando, pelos laços socioafetivos, Ana Helena ela é considerada cunhada do prefeito, desta forma sendo parente de 2º grau por afinidade do mesmo. Sendo assim, tecnicamente falando, ela é inelegível e estas são as razões para o pedido de impugnação.

Resultado positivo Sergipe é o segundo estado do Nordeste com melhor infraestrutura do país. A informação foi divulgada ontem, 27, pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP) Brasil. Entre os estados do Brasil, Sergipe ficou em 9º lugar. Esta é a primeira vez, desde o início da série histórica de 2015, que o estado sergipano fica entre os dez primeiros do ranking de Infraestrutura. Em 2022, o estado ocupava o 15º lugar, caindo para o 12º em 2023 e para o 9º lugar neste ano de 2024. O secretário da Seplan, Julio Filgueira, afirmou que esse resultado reafirma as ações a longo prazo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Foto: Marcelle Cristine

 

 

 

 

 

 

 

 

TCE/SE entrega comendas Durante o I Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos – que foi encerrado ontem em Aracaju –  a conselheira presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), Susana Maria Fontes de Azevedo, entregou a comenda de maior relevância da Corte de Contas, o Colar do Mérito Gumercindo Bessa, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Luiz de Almeida Mendonça; ao ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias; ao procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes e aos professores da Universidade Federal de Sergipe, Carlos Rabelo Júnior, fundador e atual patrono do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Relações Internacionais (Neprin-UFS) e Uziel Santana dos Santos, atual coordenador geral da instituição.

País justo e igualitário A Comenda foi instituída em 19 de outubro de 2013, numa propositura em outubro de 1989, através do Ato Nº 311, pelo então presidente do TCE/SE, conselheiro José Carlos de Souza. Os homenageados foram escolhidos devido às funções que desempenham, de forma idônea, pela construção de um país justo e igualitário. O doutor André Luiz de Almeida Mendonça recebeu a homenagem pelo seu trabalho relevante como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), além da sua vasta formação jurídica e relevantes especializações, bem como sua atuação como professor do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e seu destaque em áreas no poder público.

Relevância dos trabalhos O doutor Jorge Rodrigo Araújo Messias foi agraciado com a mais alta comenda do TCE/SE pela importância do seu trabalho como Advogado Geral da União (AGU). Ele é mestre e doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UNB), com relevante contribuição em Políticas Públicas e Ambientais. O doutor José Eduardo Sabo Paes foi laureado pelo relevante trabalho como procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal. Ele é doutor em Direito Constitucional pela Universidad Complutense de Madri e pós doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo lus Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos de Coimbra, Portugal.

Relevância dos trabalhos II O doutor Carlos Rabêlo Júnior recebeu a Comenda por ser fundador e atual patrono do Neprin/UFS. Desembargador federal aposentado do Tribunal Regional da 5ª Região, é professor aposentado do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e mestre em Direito da Universidade Federal do Ceará. O doutor Uziel Santana dos Santos, coordenador geral do Neprin/UFS, organizador do evento, também faz jus a comenda. Ele é professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Direito Processual, doutorando em História do Direito. Contribuiu como coordenador das ações em defesa da liberdade religiosa e de acolhimento e assistência a refugiados.

Laranjeiras oferta atendimento completo a pessoas com autismo A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras implantou o serviço de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. Dessa maneira, os pacientes contam com um serviço completo gratuito e no próprio município, sem precisar se deslocar até Aracaju.

Locais Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Médicas, localizado ao lado da Igreja Matriz, Sagrado Corado Coração de Jesus. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Gabriela Carvalho, por enquanto, estão sendo priorizados os pacientes já diagnosticados com TEA, mas, nos próximos meses, o serviço será ampliado.

Demanda reprimida “Este é um serviço novo em Laranjeiras, mas já tínhamos uma demanda reprimida bastante elevada e muitas das vagas já estão preenchidas. Por este motivo, estamos em processo de contratação de uma nova equipe para ampliar os atendimentos a pessoas com autismo. O importante é que já implantamos e está funcionando. Todo o atendimento é gratuito, o que facilita muito a vida das famílias laranjeirenses. Em clínicas particulares, o custo é alto”, destacou a secretária.

Entenda o TEA O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

Inauguração  Mais uma boa notícia para a educação pública em Sergipe. O Governo do Estado inaugura hoje, 28, a 51ª obra desta gestão, com a entrega da quadra poliesportiva da Escola Estadual José de Alencar Cardoso, no bairro Bugio, na capital. A comunidade escolar passará a contar com um espaço moderno, com quadra coberta com vestiários, um investimento de mais de mais de R$ 815 mil. O governador Fábio Mitidieri e o secretário da Educação, Zezinho Sobral, também visitarão, às 9h, a obra da quadra e intervenções que estão sendo realizadas na Escola Estadual Olímpia Bittencourt, no bairro Santos Dumont, e, às 10h, farão a entrega oficial da 140ª escola climatizada do programa Sinta o Clima: Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, no bairro Porto Dantas. Exemplos do avanço que a Educação tem tido em Sergipe nos últimos 20 meses.

 

 

 

 

 

 

 

Centro Universitário Estácio de Sergipe realiza mais um curso de informática básica em parceria com a SEMTRAB No último final de semana o Centro Universitário Estácio de Sergipe, por meio do curso de Informática deu mais um importante passo na inclusão digital da comunidade sergipana da região metropolitana com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho de Nossa Senhora do Socorro (SEMTRAB), reunindo 70 alunos, jovens e idosos, das escolas do município para o início do curso de informática básica.

Temas fundamentais Os estudantes foram recebidos com entusiasmo pelos tutores do Laboratório de Transformação Digital (LTD) e do Núcleo de Inclusão Digital (NDI) da Estácio, que conduziram as primeiras aulas abordando temas fundamentais como componentes de computadores, técnicas de digitação, criação de perfis no LinkedIn, o uso do Canva para Instagram e apresentações de vendas.“Essa iniciativa reforça o compromisso do Centro Universitário Estácio de Sergipe com a educação e a inclusão digital, promovendo a capacitação de mais de 180 pessoas até o final de 2024”, explica Elisrenan Barbosa, coordenador do curso de Informática da Estácio Sergipe.

Oportunidade O evento também proporcionou uma oportunidade para que professores da rede municipal conhecessem as instalações da universidade e participassem de uma formação voltada para a educação de jovens e adultos, fortalecendo a parceria entre a academia e a educação pública. Com ações como essa, a Estácio de Sergipe reafirma seu papel como um agente transformador na sociedade, oferecendo ferramentas e conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade.

9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE

 “Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.

 Como vim? Onde Estou? Quem Sou? Para onde vou e como vou?

  Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com

De volta O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) está de volta ao seu funcionamento anexo ao Hospital da Criança, na Rua Mato Grosso, nº 1401, bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. Esta unidade vital é responsável por receber doações de leite materno, realizar o processo de pasteurização e fornecer o alimento essencial para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, garantindo que os bebês prematuros tenham acesso a uma nutrição crítica para seu desenvolvimento. A informação foi passada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que ainda explicou que a realocação temporária do BLH para a Maternidade Lourdes Nogueira foi uma medida necessária devido ao aumento das doenças pediátricas sazonais. Com a reabertura, o BLH retoma suas atividades normais das 7h às 19h.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

Atenção Procuradoria Eleitoral! Poço Verde: viralizou nos grupos de WhatsApp da região voz do representante comercial do ponto Banese no município, Ze Carlos Ribeiro de Santana: “Os cachorros aqui estão tudo comprando, to mundo aqui… aqui é tudo no toddy, todinho…”

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

TRANSPORTE GRANDE ARACAJU 

Lei que dispõe  sobre a concessão do transporte público da Região Metropolitana de Aracaju aos Municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

O Protocolo de Intenções do CTM, que é parte integrante da Lei Complementar Estadual nº 266, de 11 de novembro de 2015, contém um dispositivo crucial sobre a responsabilidade dos gestores ao firmar contratos de rateio sem dotação orçamentária.

 De acordo com a Cláusula Quarenta e Oito (48) do Protocolo de Intenções:

 “Os recursos dos entes consorciados somente poderão ser repassados por meio da celebração de Contrato de Rateio, constituindo ato de improbidade administrativa a formalização de tal instrumento sem a suficiente e prévia dotação orçamentária ou sem observância das exigências legais.”

 Este dispositivo deixa claro que a assinatura de contratos de rateio sem que haja dotação orçamentária prévia é considerado um ato de improbidade administrativa. Isso significa que o gestor responsável pela assinatura de tais contratos pode ser responsabilizado por violar as normas de gestão fiscal e orçamentária, conforme previsto na legislação de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992).

 No contexto do gestor público que atua como presidente do consórcio, a assinatura de um contrato de rateio sem dotação orçamentária nas prefeituras envolvidas configura uma violação explícita do Protocolo de Intenções e pode acarretar as seguintes consequências:

 Improbidade Administrativa: Conforme mencionado, a formalização de contratos de rateio sem dotação orçamentária pode ser enquadrada como ato de improbidade administrativa, sujeitando o gestor a sanções que podem incluir perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa civil, e proibição de contratar com o poder público.

  • Responsabilidade Solidária: Os entes consorciados, que incluem os municípios e o Estado, respondem subsidiariamente pelas obrigações do consórcio no limite de suas responsabilidades. Isso significa que, além do gestor, os entes consorciados também podem ser chamados a responder pelas consequências financeiras dos atos praticados sem a devida previsão orçamentária.

 A assinatura de contrato de rateio sem dotação orçamentária adequada, realizada pelos integrantes do CTM, configura uma infração grave às normas de gestão fiscal e pode levar a severas consequências tanto para o gestor responsável quanto para os entes consorciados. O dispositivo específico do Protocolo de Intenções reforça a importância do cumprimento rigoroso das normas orçamentárias para evitar a configuração de atos de improbidade administrativa.

  

 ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro com manuscritos inéditos de Santa Dulce dos Pobres será lançado na Livraria Leitura. O lançamento acontecerá no dia 5 de setembro e toda receita obtida com as vendas serão revertidas para as Obras Sociais Irmã Dulce

 A capital sergipana receberá, no dia 5 de setembro, o lançamento do livro “Cartas de Santa Dulce – a face humana em todos nós”, que reúne manuscritos inéditos da primeira santa brasileira. O evento, que promete reunir em Aracaju devotos e demais admiradores da trajetória do Anjo Bom do Brasil, acontecerá na Livraria Leitura, no RioMar Aracaju, às 18h  e contará com a participação da sobrinha de Santa Dulce e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, que irá autografar os exemplares.

 Com texto de contracapa assinado pela atriz Fernanda Montenegro, o livro reúne 59 correspondências redigidas entre os anos de 1930 a 1980, como o bilhete, escrito por Irmã Dulce em 21 de julho de 1967, que ajudou dois jovens que passavam por dificuldades em Salvador a voltarem para suas casas. “Estes 2 rapazes pedem um transporte grátis até o Rio” – diz a nota manuscrita. Um dos moços, na época com 19 anos, era o escritor Paulo Coelho, que décadas mais tarde se tornaria um benfeitor da instituição social fundada pela primeira santa do Brasil.

 “Os leitores de Sergipe irão vivenciar, através dessa obra, as alegrias, as angústias e, principalmente, a fé da Mãe dos Pobres. Através do livro, o público será convidado a um inédito e profundo mergulho na memória da religiosa que construiu, a partir de um simples galinheiro, uma das mais impressionantes instituições sociais do país”, ressalta Maria Rita.

 Devoção ao Anjo Bom

  Sergipe guarda uma forte relação de fé e devoção com a primeira santa brasileira. Foi no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão, em 1933, que a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. Também foi em uma cidade sergipana, Itabaiana, que ocorreu o primeiro milagre de Santa Dulce, quando, após dar à luz a seu segundo filho, Gabriel, Claudia Cristina dos Santos sofreu uma forte hemorragia, tendo sido submetida a três cirurgias na Maternidade São José. Em desespero, a família chamou o padre José Almir para ministrar a unção dos enfermos. O padre, no entanto, decidiu fazer uma corrente de oração pedindo a intercessão de Irmã Dulce, e deu a Cláudia uma pequena relíquia da freira. A hemorragia então cessou subitamente.

O livro, que revela toda a humanidade daquela a quem o povo comparou a um “anjo”, foi organizado por um conselho editorial que, por dois anos, se dedicou à pesquisa e seleção dos manuscritos, incluindo postais e fotos da intimidade de Santa Dulce. O grupo contou com a participação, além de Maria Rita, da jornalista Luciana Savaget; dos museólogos das Obras Sociais, Osvaldo Gouveia, Carla Silva e Marcela Avendaño; da missionária Irmã Maiara Santos; do gestor do Complexo Santuário Santa Dulce, Márcio Didier; e do designer Gilberto Strunck.

 No valor de R$ 75, Cartas de Santa Dulce terá 100% da receita obtida com as vendas revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce – entidade que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do país com atendimento 100% gratuito. Entre o público atendido pela instituição, que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano, estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, crianças e adolescentes em situação de risco social, entre outros. Realizado pela OSID, o evento de lançamento do livro conta com o apoio do RioMar Aracaju e da Livraria Leitura.

 Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador. A freira, que dedicou sua vida aos mais necessitados, foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres, e tendo o dia 13 de agosto como sua data litúrgica.

PELO TWITTER

 www.x.com/JanaDahoui

 É sempre bom lembrar isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.x.com/Galgo_Pampeano

 Somente Deus acima da liberdade

  www.x.com/Samuel_VGC_

 “O dizer sim à vida, até mesmo em seus problemas mais duros e estranhos – a vontade para a vida, alegrando-se da própria inexorabilidade, até mesmo no sacrifício […] ser em si mesmo o eterno prazer do vir-a-ser.”

 – Nietzsche

 www.x.com/PedroRonchi2

 Nelson Rodrigues explicando porque, apesar da imprensa, das redes sociais, da televisão, da polícia, do judiciário mostrar que pessoas como Pablo Marçal são um mal a ser combatido, eles tem votos.

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

 

 

 

 

 Instragram

Twitter

 Frase do Dia

“Vinde a Mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais