Simplesmente Dona Maria!

                                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

O artigo de hoje é na primeira pessoa para homenagear a ex-senadora Maria do Carmo Alves, ou melhor, simplesmente Dona Maria.  Conheci Dona Maria, como era chamada por muitos amigos e assessores, no final da década de 80. Célio Nunes, meu pai, no segundo governo de João Alves – 90 a 94 – foi diretor do antigo Jornal da Manhã (Correio de Sergipe atualmente) e também diretor da antiga Segrase (Edise/Diário Oficial), neste período onde teve um relacionamento não só profissional, mas de amizade com Dona Maria.  Ela foi, em 1993, a madrinha da turma minha de comunicação social, na antiga Faculdades Tiradentes.

Dona Maria, além do vasto trabalho social que desenvolveu por todo o Estado  com o sentimento de ajudar ao próximo, para os poucos que tiveram oportunidade de conhecê-la no dia a dia, sabem que ela tinha uma personalidade decidida e tinha posições claras e, muitas vezes, até divergentes do marido, o ex-governador João Alves Filho, também falecido.

Um dos textos homenageando Dona Maria ontem o que mais retratou como ela era no dia a dia foi do radialista David Leite que conviveu com ela também por um bom tempo. “Minha história de vida pessoal e profissional passa por Maria do Carmo. Foi ela quem abriu portas e, por vezes dura e fraternal, buscou me colocar nos eixos”. Que descanse em Paz…”

E ela assim mesmo! Abriu portas para muitos em várias áreas. Poderia contar aqui diversas histórias dela no tempo de trabalho parceiro com o meu pai, mas a fraternidade e o sentimento de preocupação com o próximo são sentimentos que resumem bem Dona Maria. Por muito tempo ela foi uma das primeiras – e acredito que ainda estava ajudando – a encampar a ajuda para o projeto da Fazenda Esperança (recuperação de drogados) que existe em vários cantos do país e em Sergipe. Dona Maria sempre respeitou a posição clara deste blog, principalmente nos últimos governos de João Alves seja no governo – quando foi derrotado por Déda em 2006 – e na pífia gestão em Aracaju 2012/2016.

Dona Maria entrou na política na parceria com o marido não com intuito ideológico e materialista, mas no intuito humanitário, de servir ao próximo necessitado. Aqui é um agradecimento em nome do saudoso Célio Nunes, que ela deu régua e compasso e, com certeza, Dona Maria nesta passagem espiritual, estará no lugar dos justos, já que viveu com simplicidade e pureza no coração.

Simplesmente Dona Maria!             

 

 

 

 

 

 

Corpo da ex-senadora Maria do Carmo Alves é sepultado em Aracaju  Infonet/Por Aisla Vasconcelos: O corpo da ex-senadora Maria do Carmo Nascimento Alves foi sepultado na tarde deste domingo, 1º, no Cemitério Colina da Saudade em Aracaju. Ela morreu no último sábado, dia 31 de agosto, após tratar um câncer no pâncreas com metástases hepáticas. Familiares, amigos e autoridades estiveram presentes no velório para prestar homenagens e dar o último adeus a Maria do Carmo. Diversas coroas de flores, dentre elas, a do Senado Federal, foram enviadas para o velatório. Toda matéria aqui: https://infonet.com.br/noticias/politica/corpo-da-ex-senadora-maria-do-carmo-alves-e-sepultado-em-aracaju/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lagarto: bateu o desespero no grupo comandado por Gustinho Ribeiro E as últimas do grupo comandado pelo deputado Gustinho Ribeiro mostram um desespero em Lagarto por conta do insucesso da candidatura da sobrinha, Rafaela Ribeiro e, com isso, o consequente crescimento de Sérgio Reis em todas as pesquisas divulgadas. A cada dia que passa o estoque de lexotan vai embora…

MPF recomenda suspensão de licença de instalação de condomínio na Barra dos Coqueiros (SE). Obra de empresa baiana, Tema Urbanismo, avançou claramente sobre a praia, segundo o MPF O Ministério Público Federal recomendou à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) que suspenda a licença de instalação do condomínio Liverpool Eco Residence, na Barra dos Coqueiros (SE). O projeto de construção do residencial excede o limite de ocupação da faixa de praia, o que é proibido por lei.

Proibição A recomendação destaca que a licença de instalação concedida pela Adema apresenta 32 condições para liberação do empreendimento. De acordo com a licença, a construtora Tema Urbanismo Barra dos Coqueiros SPE Ltda não pode realizar construções nas áreas em que a lei proíbe edificações, entre elas, a faixa de areia próxima ao mar.

Avanço sobre a faixa de areia No documento, o MPF relata que as plantas de construção do condomínio, amplamente divulgadas em encartes publicitários, preveem construções que avançam sobre a faixa de areia. O procurador da República Ígor Miranda, que assina a recomendação, destaca que a legislação é bastante clara e define que as praias são bens públicos de uso comum do povo, com acesso livre a elas e ao mar. “Portanto, não podem existir construções que impeçam de forma nenhuma esse acesso à praia”, enfatiza.

Danos O procurador lembra ainda que os danos ambientais na região podem se tornar um problema sistêmico. “A forma e a intensidade com que as obras e empreendimentos vêm sendo implementados no município da Barra dos Coqueiros tem o potencial de gerar danos não só à área direta de influência das construções, mas também pode alterar a dinâmica sedimentar da praia. Os reflexos podem ser de médio e longo prazo, inclusive alterando a largura da faixa de praia, modificando as características da zona costeira”, aponta Ígor Miranda.

Licença concedida pela Adema sem ouvir o Ibama e o ICMBio/Tamar O documento destaca ainda que a licença foi concedida sem que o Ibama e o ICMBio/Tamar fossem ouvidos em relação às medidas de proteção às áreas de desova de tartaruga, muito frequentes no litoral do município. Esse é um problema recorrente, já que a expansão imobiliária à beira-mar da Barra dos Coqueiros tem ocupado áreas de praia e causado fotopoluição, dois fatores que prejudicam a reprodução das tartarugas marinhas.

Fiscalização  A recomendação se estende à Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que exerçam o poder de polícia ambiental previsto na legislação e realizem fiscalização no empreendimento. O MPF estabeleceu prazo de 10 dias para que a Adema, o Ibama e a Prefeitura da Barra dos Coqueiros informem se vão acatar ou não os termos da recomendação. O documento ressalta que o não atendimento à recomendação sem justificativas sujeita o responsável à adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. Ainda de acordo com o procurador da República Ígor Miranda, o MPF vai notificar outros empreendimentos para que esses estabelecimentos ajustem a fotopoluição na região, por meio de ajuste de conduta. Aqui a recomendação: Recomendacao Condominio em Barra dos Coqueiros

 

 

 

 

 

 

Da série: Aracaju abandonada fruto da morosidade Edvaldiana de Ser! Bairro Farolândia, loteamento Mar Azul, um “mar” de lixo na rua. A culpa é da população? Então por qual motivo a Emsurb não coloca fiscalização próximo para começar a multar os infratores. Saúde Pública é caso de polícia, não de Omissão da gestão…

“Sergipe é aqui” A última sexta-feira, 30, foi sinônimo de comemoração para os moradores do alto sertão sergipano, em especial para os habitantes de Nossa Senhora de Lourdes. No evento ‘Sergipe é aqui’, realizado pelo Governo do Estado, o governador Fábio Mitidieri revelou um pacote de investimentos que supera R$ 1,5 milhão. O valor será destinado à pavimentação asfáltica e em paralelepípedo de diversas ruas locais, além da reforma do Ginásio de Esportes José Galdino Loreiro. Mais do que isso, a população pôde usufruir de uma gama de serviços essenciais, incluindo saúde, cidadania e segurança. Mitidieri não economizou esforços para demonstrar que está comprometido em elevar a qualidade de vida no sertão sergipano.

 

9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 “Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.

 Como vim? Onde Estou? Quem Sou? Para onde vou e como vou?

  Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Templários voltaram Por  Antonio Samarone, médico sanitarista

 Na última peregrinação de Santa Dulce em Itabaiana, a novidade foi a presença de Cavaleiros Templários, devidamente paramentados, como na Idade Média. A dúvida foi instalada: quem são? São verdadeiros ou imitação?

 A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (Pauperes commilitones Christi Templique Salomonici), conhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo ou simplesmente Templários, continua viva e atuante?

 Eu sei pouco sobre os Templários, e o pouco que sei, aprendi no cinema. 

 A Ordem dos Templários foi fundada em 1.118, após a Primeira Cruzada, pelo fidalgo francês Hugo de Payens. Uma santa milícia, que protegia os Cruzados em viagens a Terra Santa. O símbolo da Ordem é um cavalo montado por dois guerreiros.

 A Ordem dos Templários foi extinta, quando o Concílio de Viena (1311 – 12) aprovou a bula Vox clamantis. Essa extinção é questionada. Muitos acreditam que os Templários apenas passaram para a clandestinidade.

 “Os Templários sempre estão por trás de tudo – Umberto Eco.

 O que eu lembrava dos Templários, foi uma cena do filme “Reis Malditos”, com Gerard Depardieu, representando o último Grão Mestre Templário, Jacques de Molay, levado a fogueira pela inquisição.

 O cadafalso foi erguido no adro da Igreja de Notre-Dame, em 1.312.

 Amarrado na estaca, com o fogo ardendo sob seus pés, Jacques de Molay gritou em direção ao rei Filipe IV, o Belo e ao Papa Clemente:  “Malditos, malditos, todos vocês serão amaldiçoados até a 13ª geração”.

 A maldição foi lançada por Jacques de Molay, o último mestre templário, enquanto o fogo consumia o seu corpo. A profecia foi cumprida! Todos os responsáveis pela morte desse inocente, sucumbiram em menos de 2 anos.

 Uma cena forte, que continua viva em minha memória.

Quando o rei Luís XVI, um descendente de Filipe IV, foi guilhotinado, em 1793, quatro séculos depois, um sans-culotte se aproximou do cadafalso e, mergulhando a mão no sangue do monarca, sacudiu-a no ar e gritou: “Jacques de Molay, foste vingado!”.

 Foi essa a minha sensação ao avistar os Templários ao pé da Serra de Itabaiana. Os Templários vivem? Jacques de Molay já foi vingado?

 Se acredita que a maçonaria é filha dos Templários. A maçonaria foi fundada em 1717, quatro séculos depois. Outras entidades também pleiteiam essa filiação: Rosacruzes, Ordem de Cristo e Ordem do Templo Solar.

 A verdadeira Ordem Templária, fundada em 1.118,  pelo fidalgo francês Hugo de Payens, mostrou as caras em Itabaiana. Não duvidem, eu vi!

 O grão-mestre brasileiro, em carne e osso, veio fazer a sagração do engenheiro itabaianense Ancelmo Rocha, ao pé da grande serra.

 Ancelmo é um inquieto peregrino, andarilho conhecido nas principais trilhas do mundo. Em Santiago de Compostela, Ancelmo Rocha é veterano. Íntimo do Santo.

 Finalmente, o que faltava em Itabaiana, já chegou. Um Templário de verdade. É mais um milagre de Santa Dulce. O título foi justo, Ancelmo fez por onde merecer.

 Em Itabaiana, todos creem em milagres, até mesmo os ateus. 

 Vou solicitar a minha inscrição, nessa Ordem medieval.

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 

 

 

 

 

 

Instragram

Twitter

 Frase do Dia

E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.” 1 Crônicas 28:20.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Amanhã iniciarei uma Viagem Apostólica a alguns países asiáticos. Por favor, rezem pelos frutos desta viagem” foi o pedido do Papa Francisco, antes de saudar os romanos e peregrinos presentes na Praça São Pedro para o tradicional encontro dominical. De fato, neste 2 de setembro, o Papa dará início à 45ª Viagem Apostólica, a mais longa do seu Pontificado, que o levará à Indonésia, Timor Leste, Papua Nova Guiné e Singapura. Fé, oração, compaixão, fraternidade, harmonia, esperança são os temas presentes nos lemas e nos logotipos da Viagem Apostólica. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-09/papa-francisco-angelus-oracao-viagem-apostolica-asia-oceania.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais