Pleno TJSE decidirá se licitação Grande Aracaju será suspensa ou não

      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 Há 60 dias representação no TCE/SE ilegalidades do edital e o órgão deu uma cautelar antecipada suspendendo a licitação para que a Prefeitura corrigisse as falhas. A Prefeitura recorreu ao TJSE e o desembargador Cesário Siqueira concedeu o pleito. Com isso o TCE/SE, com base na jurisprudência de várias decisões foi ao STF e espera a decisão.

 Com isso a decisão do desembargador Cesário foi para o MPSE, onde o procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, deu parecer pelo entendimento do TCE/SE de que a licitação deveria ser suspensa até a correção das falhas do edital. Agora o desembargador Cesário levará o parecer do MPSE para o pleno do TJSE decidir.

 Sem contar que ainda tem uma ação do MPSE contra a licitação. Ou seja, este imbróglio vai chegar a futura gestão. A não ser que a futura prefeita ou prefeito revogue a licitação por conta das pendências jurídicas.

Chapa do PCO tem candidatura à prefeitura de Aracaju indeferida Infonet/ por João Paulo Schneider : A 27ª Zona Eleitoral de Aracaju indeferiu o pedido de candidatura de Felipe Andrade e Arthur Lopes, ambos candidatos a Prefeito e Vice-prefeito de Aracaju, respectivamente, pelo Partido da Causa Operária (PCO). De acordo com a Justiça Eleitoral, a medida foi tomada por “ausência de condição de elegibilidade, desatendimento a requisito formal (Lei 9.504/97) e indeferimento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários do PCO”. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), a decisão ainda cabe recurso porque o julgamento ainda está em primeira instância. Toda matéria aqui.

Reconhecimento nacional O trabalho do vereador Breno Garibalde em defesa do meio ambiente foi destaque nas redes sociais do grupo Mídia Ninja, conhecido nacionalmente pela militância sociopolítica. A postagem destacou candidaturas comprometidas com políticas ambientais, tendo o parlamentar como referência da região Nordeste, com foco em debater e combater problemas ambientais.

Distribuição de renda  Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – Ano Base 2023 mostram que Sergipe registrou uma significativa redução no Índice de Gini, importante indicador que reflete a desigualdade socioeconômica dos países e territórios, mensurando a distribuição de renda entre as populações. No estado, esse índice caiu de 0,455, em 2022, para 0,355, em 2023. A queda fez Sergipe subir 10 posições no ranking nacional de estados com melhor distribuição de renda, saindo do 23º para o 13º lugar.

 Distribuição de renda II “O estado se destaca na geração de empregos, atração de investimentos e na promoção de políticas públicas integradas que estão impactando diretamente a vida da população sergipana. Sergipe se consolida como um estado de oportunidades. Um lugar onde empresas encontram um ambiente favorável para crescer, e as pessoas encontram cada vez mais oportunidades de trabalho e renda”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

 Nossa Senhora de Lourdes: Fábio anuncia que criará a Casa do Emprego para preparar os jovens para o mercado de trabalho Preocupado com o futuro e ações para a juventude, Fábio Andrade, candidato a prefeito de Nossa Senhora de Lourdes anunciou que criará a Casa do Emprego. “Será um espaço destinado a capacitação profissional e a capacitação conectando os jovens as oportunidades de emprego. Além disso, Fábio explicou que implantará o ensino aprendizagem para os jovens garantindo a educação de qualidade que vai preparar para o mercado de trabalho e um vida cidadã. “Queremos preparar e inserir os jovens lourdenses no mercado de trabalho”, disse reforçando as propostas que tem para o desenvolvimento de Nossa Senhora de Lourdes.

Trabalho de formiguinha  E o candidato a vereador em Aracaju, Augusto do Japãozinho vem trabalhando como uma formiguinha, incansavelmente e sem alardes. Ele pretende retornar ao parlamento municipal pelo PMN, entendendo que uma das vagas será obitada pelo partido e que poderá conquistar essa vaga através do seu trabalho na área social, principalmente na saúde, que realiza há vários anos, principalmente na Zona Norte de Aracaju.

R$ 510 milhões na economia Os servidores do Governo do Estado começam a receber seus salários referentes ao mês de setembro no dia 25 deste mês. Os primeiros a receberem, como é de praxe, os aposentados e pensionistas. No dia seguinte, 26, é a vez dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, além dos integrantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) receberem os proventos. Por fim, na sexta-feira, 27, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações terem as remunerações creditadas. É importante lembrar que os aniversariantes de setembro recebem também a primeira parcela do 13º salário. Segundo o governo, são mais de R$ 510 milhões que serão injetados na economia.

 

 

 

 

 

 

 

Qualificação profissional: OAB/SE capacitou mais de 14.500 advogados O cenário jurídico está em constante mudança com novas leis, regulações e novas especificações. E para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso se especializar continuamente. Investir em cursos e treinamentos permitem que os advogados se sobressaiam e desenvolvam melhores habilidades profissionais.

 Ações voltadas para a capacitação da Jovem Advocacia E é pensando na qualificação da advocacia sergipana, que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) vem investindo nos últimos anos em cursos, capacitações, workshops, palestras, congressos e conferências. De 2022 até o mês de agosto de 2024, foram realizados 162 cursos, capacitando mais de 14.500 advogados. A Ordem também tem investido na capacitação da Jovem Advocacia, entre 2022 e 2024 a seccional promoveu 14 cursos e oficinas, levando conhecimento e profissionalização para mais de 1.450 jovens advogados em todo o Estado.

Muito estudo e atualização “A advocacia é uma profissão que precisa de muito estudo e atualização porque sempre há mudanças nas legislações e novas jurisprudências e precisamos estar atentos a tudo isso para conseguirmos desempenhar bem a nossa profissão. E, não importa o tempo de carreira, a atualização precisa ser constante. Por isso que, nos últimos anos, a Ordem tem promovido mais cursos, palestras, workshops, conferências, ou seja, tem possibilitado ao advogado estar mais informado e desenvolver habilidades essenciais para o sucesso na profissão”, ressalta o presidente da OAB/SE, Danniel Costa.

Ações descentralizadas As capacitações não são ofertadas apenas na capital sergipana. A Ordem tem descentralizado as ações e levado para as regionais de forma recorrente, cursos, oficinas, palestras, seminários e workshops. A OAB/SE promoveu este ano, de forma inédita, a 1º Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia, no município de Lagarto. A iniciativa faz parte do Projeto de Interiorização da OAB/SE, que tem o objetivo de desenvolver, valorizar e aproximar a advocacia do Estado.

 “A advocacia é uma só” “Não existem advogados da capital e do interior, a advocacia é uma só, e a Ordem vai até onde o advogado e advogada estiverem. Temos uma parcela importante de advogados no interior do Estado, então, não faz sentido não estar presente no interior. Com o projeto de Interiorização reformamos e construímos novas sedes e salas da advocacia, construímos coworkings, realizamos eventos esportivos, confraternizações e, claro, estamos levando qualificação para todo o Estado. Conseguimos realizar 56 cursos nas cidades do interior, uma conferência e seguiremos levando conhecimento de qualidade para a nossa advocacia”, finaliza o presidente.

Justiça Eleitoral suspende pesquisa em que aponta Janilson em Santa Rosa de Lima A Justiça Eleitoral da 26ª zona suspendeu a Pesquisa Eleitoral SE-08879/2024 em que foi alegado o direcionamento ao candidato a prefeito Janilson Alves (UB), de Santa Rosa de Lima, município localizado na região Leste de Sergipe. A ação foi movida pela Coligação Avança Santa Rosa: PSD – PP, que tem como seu candidato a prefeito, Marcondy Anjos (PSD).

Irregularidade A coligação alegou que a realização da pesquisa e o registro n° SE-08879/2024 foram feitos de forma irregular. Por isso, ajuizou ação e conseguiu uma liminar que impediu sua divulgação, que aconteceria nesta segunda-feira (16). Alguns dos principais argumentos da Coligação foram o favorecimento da pesquisa a um candidato específico, que nesse caso é Janilson Alves e sua vice Bojota (Cidadania).
Além disso, a coligação de Marcondy alegou também que a empresa, que realizou o levantamento, registrou duas pesquisas com as mesmas condições e características. Vale registrar, que é curioso esse instituto ter sido criado recentemente, em 28 de julho de 2024.

Requisito Na sentença, a juíza da 26ª Zona Eleitoral de Sergipe, Hercília Maria Fonseca Lima Brito, que julgou o caso, disse que “não houve cumprimento do requisito de registro previsto no art. 2º, §11, alínea “c”, da Resolução TSE nº 23.600/19 e determinou a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral impugnada, com a comunicação à contratante”, sentenciou.
Contador de formação, Janilson Alves já foi secretário de Finanças em Santa Rosa de Lima e chegou a concorrer a uma eleição a prefeito em 2020, mas não conseguiu êxito. Neste ano, com a influência do ex-deputado federal André Moura (UB), ele se filiou ao União Brasil e escolheu Bojota, uma vereadora de três mandatos no município, para ser sua candidata a vice. Janilson também conta com o apoio do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto. Aqui a decisão: 0600375-29.2024.6.25.0026 (1)

Investimento no Huse Em mais um investimento realizado pelo Governo do Estado, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) recebeu ontem, 16, macas hidráulicas e fixas, além de poltronas que serão destinadas aos Eixos Críticos e de Observação Clínica e Cirúrgica no Pronto-Socorro. Além de modernizar o Huse, os novos equipamentos e materiais irão contribuir para proporcionar um cuidado ainda maior aos pacientes, com melhorias na acomodação e um ambiente ainda mais acolhedor. No total, serão entregues quase 700 itens, entre equipamentos e mobiliários.

Investimento no Huse II Em visita ao Huse, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a importância dos investimentos na unidade hospitalar. “Apresentamos o novo superintendente do Huse, Roberto Gurgel e, neste mesmo dia, estamos recebendo materiais hospitalares adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde que beneficiarão o equipamento de saúde. São quase 700 itens, entre poltronas, macas e camas hospitalares, o que trará mais dignidade, conforto e qualidade de atendimento aos sergipanos e sergipanas”, salientou o secretário.

Novas ambulâncias Falando ainda sobre Saúde, o Governo do Estado vai entregar 30 novas ambulâncias para fortalecimento e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), daqui a pouco, às 8h. Com as novas unidades, o Samu manterá 100% de cobertura no estado. As unidades serão alocadas nas bases de Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Boquim, Porto da Folha, Propriá, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, Rosário do Catete, Capela, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Monte Alegre de Sergipe, Simão Dias, Indiaroba, Ribeirópolis, Neópolis e Polícia Rodoviária Federal.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias). 

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 ARTIGO 

Incompetência administrativa de Hilda Ribeiro, em Lagarto, vira incompetência eleitoral de seu agrupamento e o ‘mimimi’ segue sendo o mesmo: a ‘culpa’ é da oposição. Tão de brincadeira, né?

 Por Andersons Blog

 Pausa rápida nas eleições de Aracaju e vamos direto pra Lagarto. Não é novidade que AnderSonsBlog cobra muito da gestão de Hilda Ribeiro (Republicanos). Mas as cobranças só existem por conta das falhas gritantes também existentes.

 Então vamos com dois exemplos, pra começar: o primeiro foi a tentativa da gestão de Hilda de entregar à iniciativa privada um patrimônio histórico da população, o Parque de Exposições Nicolau Almeida. Na verdade, o local estava servindo para um belo projeto de equoterapia, mas a prefeitura, sob o comando de Hilda, literalmente havia abandonado o espaço. Eis a primeira incompetência, pois se a prefeita fizesse algo pelo parque de exposições, lógico que a iniciativa privada não apenas não ali entraria, como até aplaudiria a sua boa utilização.

 Mas, que nada: Hilda não apenas não deu uma destinação decente ao local, como sua gestão ‘culpou’ a oposição pela não entrega do parque a Zé Augusto do Maratá – que não tem nada com isso e estava apenas atrás de um bom negócio pra si e suas empresas, uma vez que a prefeitura de Hilda se mostrava incapaz de resolver o imbróglio. Então, ‘culpa’ da oposição? É brincadeira, né? E agora, com o apoio de Zé Augusto à Rafaela – ex ‘de Hilda’ e isso a gente explica já, já – Ribeiro (Republicanos), claro que o Parque de Exposições Nicolau Almeida segue sob o risco de deixar de ser do povo e espera-se penhoradamente que esse mesmo povo de Lagarto afaste esse risco em definitivo nas Eleições 24 no município, tá nas mãos da população, ora pois!

 Mas vamos para o exemplo de número 2: ao contratar mais de 2 mil CCs sem o menor critério, fazendo com que Lagarto tivesse mais CCs do que Aracaju, a incompetência da gestão de Hilda em Lagarto fez com que a própria Justiça se manifestasse, proibisse essas contratações sem concurso e sem processos seletivos e, diante da desobediência da gestão, até a própria prefeita foi punida com bloqueio de cartões de crédito e cancelamento temporário da sua CNH. E novamente a incompetência tentou fazer o povo crer que a ‘culpa’ era da oposição.

E isso foi feito de maneira tão vil e tão aterrorizante que até ameaça de morte um oposicionista, o candidato a prefeito Sérgio Reis (PSD), acabou sofrendo da milícia digital que se presta a esses papeis na defesa de uma gestão claramente incompetente. Não era só a prefeita respeitar a decisão judicial e pronto? Ou seja: mais uma vez a intenção da gestão de Hilda foi confundir a cabeça do povo de Lagarto e cabô! Coisa feia da pé, viu?

 Mas não é que agora, a partir de decisão do juiz eleitoral na semana passada, a incompetência da gestão de Hilda Ribeiro parece ter contaminado as decisões eleitorais do agrupamento político dela? Senão, vejamos: a decisão diz que Rafaela não pode ser mais alcunhada de Rafaela de Hilda para não confundir o eleitor e interferir na decisão soberana do voto de cada pessoa. E novamente tentam jogar a ‘culpa’ na oposição.

 Mas, pera lá: o nome da candidata é Rafaela Ribeiro e o uso da alcunha ‘de Hilda’ foi uma decisão do ‘marquetingue’ da candidata. Acontece que se tratam de duas mulheres brancas, loiras, bonitas e sorridentes. E o visual da campanha apelava claramente para isso, usando a imagem das duas e, por óbvio, confundindo o eleitor sobre quem é quem. Aí, a prefeita, que está ocupando a cadeira e com a caneta na mão, ser confundida com a candidata, no entendimento da Justiça Eleitoral, é prejudicial a disputa e confunde o eleitor. Simples assim, né verdade?

 Quer dizer, mesmo diante de decisões próprias incompetentes, estapafúrdias e sem sentido, seja na gestão, seja na eleição, a turma que defende Hilda Ribeiro só entende como resposta colocar a ‘culpa’ nos outros, na oposição. Será que não seria melhor a prefeita entregar logo a chave da prefeitura pra oposição pra que, aí sim, tudo o que acontecer em Lagarto possa ser de responsabilidade justamente dessa mesma oposição? Pois é, né?

 PELA Bluesky

 https://bsky.app/felipeneto.com.br  

 O cara tomou uma cadeirada no braço…

 E ele realmente acha q as pessoas são tão imbecis a ponto de acreditarem q ele quase morreu.

 Postou imagem se comparando ao tiro em Trump e facada no genocida. Ambulância com gritos nas ruas de SP.

 Uma cadeirada no braço dada por um senhor de quase 70 anos.

 

 

 

 

 

https://bsky.app/camilabomfim.bsky.social

 Datena solta nota dizendo que errou mas não se arrepende. Se é um erro, pq não se arrepender? O Marçal jogou baixo, foi horrível, mas normalizar violência física é um perigoso precedente . Análises completas no Conexao @globonews

 https://bsky.app/alanpoeta.bsky.social

 Refletindo sobre a cadeirada …

Marçal é um cara sem comentários, mas o Datena errou, apesar de provocado.

Não dá para normalizar a violência, continuando assim, daqui a pouco teremos SA(s) pelas ruas descendo a porrada na esquerda …

 https://bsky.app/erikahilton.bsky.social

 O candidato Pablo Marçal já está usando eleitoralmente a cadeirada que levou de Datena.

 Já disse, mas é importante reforçar:

 Desafiar alguém a bater em você e a pessoa bater em você não é um ato político, é apenas pedir pra apanhar e apanhar.

 E apanhar do Datena não o torna digno de ser Prefeito.

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

“Porque aprendi que a vida, apesar de bruta, é meio mágica. Dá sempre pra tirar um coelho da cartola.” Caio Fernando Abreu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sínodo é um tempo de oração, “não é uma convenção”, mas “uma assembleia eclesial que reza”, é um tempo de escuta da Palavra de Deus e do Espírito e também uma ocasião para implorar de Deus o perdão pelos pecados da Igreja. O cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, assim presenta assim na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 16 de Setembro, a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que terá lugar em Roma, de 2 a 27 de Outubro, recordando que o Papa Francisco, na abertura do Caminho Sinodal, no dia 9 de outubro de 2021, destacou que “o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo”. Na Sala de Imprensa da Santa Sé, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, presidente da Comissão de Informação do Sínodo, apresentou as intervenções que ilustraram o Sínodo. Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-09/sinodo-sinodalidade-segunda-sessao-grech-hollerich.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais