Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O blog publica hoje uma lúcida análise sobre a candidatura de Luiz Roberto a prefeitura de Aracaju do advogado Ivan Bezerra de Sant’ Anna publicada ontem, 25, no site do irreverente jornalista Pedro Valadares “Liberdades”.
A Torre é branca.
Ivan Bezerra de Sant’ Anna, advogado.
Ela sempre esteve lá. Muito alva, luminosa, irremovível, resistente ao tempo. A velha sempre nova Torre, o edifício de Babel, uma confusão de linguagens e interesses, movidos por um simples papel, o equivalente geral. Entre tapas, beijos e mordidas, eles sempre estão juntos.
Segundo o filosofo da Serra, o sábio Zé do Mercado, a luz da alvura, quando alveja o prisma do conhecimento, se decompõe em um arco-íris multicor, partindo das três cores básicas, o vermelho, o verde e o azul, gerando inúmeras variações de cores. O problema, segundo o filósofo ceboleiro, são as cores invisíveis, aquelas não captadas por olhos comuns, ou segundo a metáfora dele, por uma cognição mediana.
Existem populares que se referem a esse aglomerado de pessoas, como políticos que navegam na nau da insensatez – insensatez para o povo, é claro. Já outras tantas, falam de um tal sistemão, organização que existe para nada mudar, e para seus integrantes, as benesses do dim-dim público, versão que usa a candidata Emília – que não é a boneca de pano do sítio do Pica-pau amarelo -, para atacar os membros da fraternidade branca, que, mudando-se para outro sistemão, foi possuída temporariamente pela síndrome de Alzheimer, esquecendo-se das suas origens.
Observam algumas pessoas que esses templários da brancura alva nem sempre são amistosos entre si. Como exemplo citam o fato que o menino Vavazinho, em outras campanhas eleitorais, denominava o atual Prefeito e supostamente líder da fraternidade, com adjetivos nada lisonjeiros, tais como Zabumbeiro das Alagoas, o Foguinho das construtoras, e como Edvaldo Botox, aquele que maquia as profundas rugas da cidade. Por seu turno, Edvaldo e sua turma, não poupava o menino Vavazinho, chamado-o de pintor de rodapé, tamborete de amarrar jegue, um preguiçoso que nunca trabalhou, segundo um vídeo publicado na net, onde o comediante Jackson Barreto, com voz afetada, manda o garotinho trabalhar, chamando-o de vagabundo.
Observam outro populares que o candidato Luiz é uma boa pessoa, neto do expedicionário Capitão Juca, pessoa que era primo e amigo do meu pai e um grande amigo do intelectual de esquerda, o professor Franco Freire. Esse escrevente, recorda-se de Capitão Juca com muita ternura e admiração, e possivelmente, Luiz sendo seu neto, bom caráter deve ser. Entretanto, quem são suas companhias? Para começar com o chefe Edvaldo – para muitos, subserviente da empresa do Senador e pastor, o sr. Laércio Oliveira; da empresa de limpeza Torre, sempre acusada de corrupção e financiadora das campanhas dele; e das construtoras, organizadas em fraterna comunhão por sua esposa Danusa Silva, proprietária da Cosil. Acrescentando alguns que o sr. Edvaldo usa a campanha do candidato Luiz para se promover, com o único objetivo de ser candidato a senador daqui a dois anos. Segundo o atual prefeito, sua administração supera a todos os administradores, inclusive aqueles que o colocaram como prefeito em vários momentos, uma vez que, segundo as línguas venenosas, o Zabumbeiro nunca teve votos para ser chefe de uma arraial de forró, e o que sempre fez foi maquiar a cidade com enfeites cosméticos, calçamento de asfaltos precários e muito caros, esquecendo-se da saúde e educação do aracajuano.
Segundo línguas agudas, o politico e empreiteiro da construção civil – casado com peixe, peixinho é -, construiu um saco de gatos, que mesmo entre gritos do cio e arranhões, existe a promessa de uma mesa farta de peixes. Um milagre da multiplicação do peixes ou uma pescaria comprada com o dinheiro público? Bom, o certo é que existem gatos muito diferenciados, mas nos telhados da noite todos eles são pardos. E segundo ainda afirmas essas línguas, gatos, gatinhas, gatões e gatunos é o que não falta.
No entanto, para alguns eleitores que cultivam o evangelismo, o fato preocupante é a existência do sr. Fabiano Oliveira como candidato a vice-prefeito, apontado e negociado pelo pastor, político e empresário Laércio Oliveira, que, segundo as alas mais radicais do evangelismo, ao colocar o sr. Fabiano na chapa de Luiz, o pastor Laércio deu as mãos ao Demo. Não é somente o fato do sr. Fabiano ser acusado de usar o dinheiro publico, como as famosas emendas para o Précaju patrocinadas por Vavazão, Vavazinho e Albano Franco – o que lhe rendeu investigações que encontram-se paralisadas -, que preocupa os radicais evangélicos são as inúmeras atividades do festeiro Fabiano, muitas delas consideradas impróprias para o consumo de uma família cristã, como, por exemplo, a existência das famosas Fabinetes, meninas e meninos produzidas com operações plásticas por um grande médico operador, pago pelo sr. Oliveira. Dizem os radicais – embora esse escrevente não concorde -, que se o sr. Fabiano tiver algum poder em uma imaginada administração de Luiz, Aracaju será uma boate a céu aberto.
Assim, caro primo distante, pessoalmente lhe desejo sorte nessa difícil empreitada de convencer aos eleitores que será um prefeito independente, vacinado contra os miados dos gatos e gatunos pardos.
Candidato a vereador pelo PL é preso em Aracaju José Cláudio dos Santos (PL), o Paulista a voz do Povo, candidato a vereador de São Cristóvão. Na ocupação informada ao TRE, José Cláudio disse que é técnico de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações. Eler preso em flagrante sob a acusação de furtar cabeamento da uma empresa de telefonia. A ação da Polícia aconteceu no bairro Santa Maria, na zona Sul de Aracaju e também prendeu o comparsa de candidato, que não teve o nome divulgado pela Secretaria da Segurança Pública.
Denúncias Segundo o release da Ascom da SSP/SE, de acordo com o delegado Rafael Brito de Oliveira, as investigações iniciaram após recebimento de denúncias que informavam os nomes dos supostos autores do furto de cabos de telefonia. Os policiais civis foram ao local onde estaria ocorrendo o furto e, em seguida, até o local onde os suspeitos estariam queimando os fios para obtenção do cobre e posterior venda do material. Na delegacia, o candidato a vereador de 49 anos exerceu seu direito de permanecer em silêncio. Aqui toda matéria.
Atenção Receita Federal e INSS: servidores denunciam que atrasos do repasse ao INSS desde dezembro de 2023. Quem punirá essa enorme apropriação indébita? Deu no SE79: “No Jornal da 102 um servidor da Prefeitura de Lagarto fez uma denúncia grave, afirmando que não está recebendo os repasses de sua contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde dezembro de 2023. Segundo ele, o problema não é isolado: vários colegas de trabalho estão enfrentando a mesma situação, com alguns apresentando atrasos de meses e outros recebendo de forma irregular. O servidor também questiona a administração municipal sobre o destino do dinheiro que deveria ser destinado ao INSS, sugerindo que o valor está sendo utilizado de forma inadequada. Ele relata estar preocupado com os impactos que essa situação pode causar tanto aos funcionários quanto à própria gestão do município.”
Possíveis consequências legais E prossegue a matéria “Se confirmada a apropriação indébita desses valores, a prefeitura pode enfrentar sérias consequências jurídicas. A apropriação de valores descontados de servidores para o INSS, sem o devido repasse ao órgão, configura crime previsto no Código Penal Brasileiro (Art. 168-A), com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. Além disso, a prática pode trazer consequências administrativas graves para o município, como bloqueios de repasses federais e estaduais e ações civis públicas. Para os servidores, a falta de repasse ao INSS pode resultar em prejuízos diretos, como a impossibilidade de se aposentarem no tempo correto, problemas no recebimento de auxílios, pensões e outros benefícios previdenciários. Diante dessa denúncia, é fundamental que a prefeitura de Lagarto esclareça a situação e regularize os repasses o quanto antes, sob risco de comprometer a confiança dos servidores e de enfrentar sanções tanto no campo jurídico quanto político.”
Estância: Marazul FM realiza hoje, 26, debate com os candidatos a prefeito Com o apoio da OAB, que cedeu a sede local para a realização do debate, a rádio Marazul FM realiza, hoje, 26, a partir das 19h um debate com os candidatos a prefeito. Em Estância disputam o mandato, André Graça, PSD, que tem o fardo nas costas do apoio da desastrosa gestão de Gilson Andrade no atual mandato (incrível como à reeleição é péssima para muitos prefeitos); Márcio Souza, PSOL, que já passou da hora para ter uma oportunidade de administrar o município; Suely Barreto, Cidadania; Joaquim Ferreira, PDT; Cremilson, Mobiliza e Rebeka de André David, PL.
Clima de tensão: juíza proíbe o uso de arma de fogo entre plateia e participantes, mesmo membros da SSP há um clima de tensão no município a ponto da juíza eleitoral do município Carolina Valadares determinar que é proibido o uso de arma de fogo entre plateia e participantes, mesmo membros da Secretaria de Estado da Segurança Pública ou pessoas que possuem posse e porte de arma. Há um clima de temor por causa do comportamento açodado do delegado André David, que colocou a esposa para ser candidata a prefeita pelo PL, Rebeka de André David. Até em entrevistas quem praticamente fala é ele, deixando claro que a esposa é apenas uma figurante no seu projeto de poder e aparecer a todo custo.
Votação expressiva em 2022 Vale lembrar que a única ligação do delegado com o município, foi o fato de ser delegado por alguns anos e se destacou pelo trabalho dele, e o fez receber votação expressiva, exatos 8.004 votos para deputado federal em 2022. A votação criou no delegado a sensação de liderança política por ser o mais votado no município e no geral ficou na suplência do Partido Republicanos. No debate a expectativa é que a candidata que participe do debate e não ele.
Cúpula Social do G20 Social E o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo vem seguindo a risca a determinação do presidente Lula em dialogar ao máximo com os setores representativos da sociedade brasileira sobre a Cúpula Social do G20 Social. Ontem, 25, ele recebeu na Secretaria-Geral da Presidência o presidente da CUT, Sérgio Nobre, os dirigentes nacionais do MST, Ceres Hadich e Débora Nunes, e representantes do DIEESE.
Prioridades definidas “Dialogamos sobre a Cúpula Social do G20 Social e a importância da incorporação da agenda do mundo do trabalho dentro das 3 prioridades definidas pela presidência brasileira no G20, no combate às desigualdades e à fome, a emergência climática e uma nova governança global”, explicou Márcio nas redes sociais.
PLOA 2025 A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) concluiu a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2025. O trabalho é composto por um compilado de ações, construídas por meio de análises orçamentárias e também da participação popular com as seis audiências públicas territoriais e a audiência pública temática, realizadas entre julho e agosto deste ano.
PLOA 2025 II “Essa entrega é fruto de um trabalho pensado e executado em conjunto por toda a Seplan, pelos órgãos estaduais e por todos os cidadãos e cidadãs que participaram das audiências públicas. A nossa expectativa é que tenhamos uma peça orçamentária formal que demonstre a aderência que é preciso ter com os objetivos, com as políticas públicas e com os programas para aqueles que mais precisam”, destacou o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
Novas condenações de Sukita incluem crimes contra a honra e conteúdo manipulado, aponta Justiça O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, foi novamente condenado por crimes contra a honra e danos à imagem, diante de fake news e violação de sigilo processual com o intuito de divulgar conteúdo manipulado e distorcido. A primeira condenação é remete ao ano de 2022 e inclui, além de Sukita, sua irmã, Clara Miranir, e a Revista Realce, por ter divulgado uma matéria que tinha por base um processo no qual houve decretação do sigilo, do qual Clara era parte e repostado nas redes sociais como WhatsApp e Instagram de forma distorcida.
Imprensa livre No voto, o relator da matéria, Dr. Manoel Costa Neto, considerou que, por mais que a imprensa seja livre para exercer a atividade jornalística, na notícia veiculada na revista Realce, houve a “intenção preconcebida, direta ou por meio de ambiguidades e subterfúgios, apontando ilícito sem fundamento material, transmitindo dúvida sobre a integridade da pessoa envolvida, a ponto de ofender a sua honra e imagem, é passível, pois, de reparação por dano moral”.
Indenização Como pena, a Realce, por meio de seu representante, Anderson Rosa, terá que arcar com uma indenização no valor de R$ 6 mil, e R$ 4 mil, de forma solidária, de Sukita e sua irmã, Clara Miranir. Na segunda condenação, por calúnia e difamação, diante de acusações falsas de Sukita referentes a crimes como abuso de poder econômico, além de ofensas que vão além da liberdade de expressão, sendo condenado ao pagamento de R$ 8 mil em indenização por danos morais, bem como os custos advocatícios.
Difamação e informações falsas Na sentença, o juiz Sérgio Fortuna de Mendonça reforça que “a liberdade de expressão não pode ser utilizada como um pretexto para a difamação ou para a propagação de informações falsas que venham a causar danos à honra e à dignidade das pessoas” e que “o equilíbrio entre o direito de criticar e a proteção dos direitos pessoais deve ser cuidadosamente observado para que se mantenha o respeito mútuo e a integridade das instituições democráticas”.
Salário na conta Os servidores do Governo do Estado começaram a receber seus salários nessa terça-feira, 25. Os primeiros da folha de pagamento foram os aposentados e pensionistas. Nesta terça-feira, 26, será a vez dos servidores da Saúde e suas fundações, bem como os membros da Educação. Nesta sexta-feira, 27, os demais servidores das secretarias, empresas, autarquias e fundações recebem seus proventos. Lembrando que os aniversariantes de setembro recebem junto a primeira parcela do 13º salário.
Prazo Simples A Secretaria de Estado da Fazenda fez um chamado para os contribuintes optantes do Simples Nacional que ainda não regularizaram suas pendências com o Fisco este ano ficarem atentos aos prazos. No estado, segundo a Sefaz, mais de 6,2 mil contribuintes são optantes do Simples Nacional e correm o risco de ser desenquadrados no regime a partir de janeiro de 2025, por possuírem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para continuar usufruindo dos benefícios da tributação facilitada, eles precisam regularizar as pendências até 31 de dezembro.
Rode Bem A partir do dia 1º de outubro, o programa Rode Bem, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), abre as inscrições para novos beneficiários. O programa contempla pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a isenção do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A solicitação do benefício deve ser feita por meio do site do Rode Bem – www.rodebem.assistenciasocial.se.gov.br/rodebem. Entre os critérios para participação estão: residir em Sergipe, receber até dois salários mínimos, ter somente um veículo por usuário, desde que o veículo seja de fabricação nacional e com capacidade volumétrica entre 50 e 165 cilindradas. Vale ressaltar que o aumento do número de cilindradas a partir desta edição é válido, somente, para o IPVA a partir de 2025.
Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa do Instituto França em Campo do Brito O juiz Alex Caetano de Oliveira, da 24ª Zona Eleitoral de Campo do Brito, deferiu na segunda, 23, uma liminar que suspende a divulgação de uma pesquisa eleitoral contratada pelo Instituto França de Pesquisa Ltda. A pesquisa, prevista para ser divulgada no dia 25 de setembro de 2024, foi impugnada pela coligação “Campo do Brito Quer o Novo com a Força do Povo”, que apontou uma série de irregularidades no processo de coleta de dados.
Motivos da suspensão A coligação que apresentou a impugnação levantou questionamentos sobre a pesquisa, como o uso de uma pessoa interposta como contratante, o baixo valor pago pela pesquisa em comparação à sua complexidade, e a ausência do questionário completo aplicado, o que contraria o inciso VI do artigo 2º da Resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz eleitoral destacou, em sua decisão, que a ausência do questionário completo impede a verificação da proporcionalidade entre a área abrangida pela pesquisa, o número de entrevistados e o período de realização. Sem essas informações, não é possível assegurar a confiabilidade dos dados.
Decisão e medidas adotadas Com base nos indícios apresentados, a Justiça Eleitoral entendeu que a divulgação da pesquisa, na forma como foi registrada, poderia comprometer a lisura do processo eleitoral, prejudicando os candidatos que não estão em primeiro lugar nas intenções de voto. A liminar suspende a divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A empresa responsável, Instituto França de Pesquisa Ltda, foi intimada a apresentar sua defesa no prazo de dois dias. A decisão visa garantir que a divulgação de dados eleitorais respeite os princípios de transparência e imparcialidade, evitando qualquer interferência indevida no processo democrático.
A defesa O Instituto França de Pesquisa Ltda tem até 48 horas para se manifestar, e após a apresentação de sua defesa, o Ministério Público Eleitoral será convocado para se pronunciar. A pesquisa permanecerá suspensa até que todas as questões sejam esclarecidas.
Campanha do Ipesaúde leva conscientização sobre saúde ginecológica para beneficiárias. Evento vai até amanhã, 27 O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) está realizando durante esta semana, em suas unidades da capital, a Campanha ‘Setembro em Flor’. Ela visa a conscientização das mulheres sobre a saúde ginecológica, por meio de palestras ministradas pelas oncologistas do Grupo Vitta, Ana Clara Lopes e Luciana Franco do Prado Carvalho; e pela fisioterapeuta do instituto, Mayara Soares.O evento está sendo desenvolvido desde a última segunda-feira, 23, e segue até a próxima sexta-feira, 27, sempre pela manhã.
Prevenção e diagnóstico Ele acontece dentro do projeto ‘Sala de Espera’, realizado todos os meses no Centro de Especialidades Médicas (CCR), no Centro Odontológico, no Centro de Endocrinologia e Diabetes e no Centro de Reabilitação da autarquia. Idealizada pela Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) do Ipesaúde, a Campanha Setembro em Flor integra as ações de educação em saúde realizadas para os beneficiários da autarquia. “É mais uma iniciativa que acontece dentro do projeto Sala de Espera, onde sempre abordamos assuntos de educação para os nossos beneficiários. São temáticas voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce de todos os tipos de doença”, ressalta a diretora da Dirpros, Priscila Kitawara.
Palestra A ação de ontem, 25, ocorreu no Centro Odontológico e teve como palestrante a oncologista clínica do Grupo Vitta, Luciana Franco do Prado Carvalho. Durante sua explanação, a especialista levou aos beneficiários que aguardavam atendimento informações valiosas sobre câncer de ovário, útero, endométrio e colo do útero, tumores de vulva e vagina, além de câncer do intestino.
Sintomas Luciana Carvalho também enfocou questões como prevenção, diagnóstico precoce, hábitos de vida saudável e a importância da vacinação de HPV para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Ela chamou a atenção aos sintomas como sangramento fora do período menstrual, durante a relação sexual ou na menopausa, que devem ser valorizados. Todas devem ficar atentas aos seus corpos e necessitam procurar o seu ginecologista quando notarem algum sintoma que não está melhorando.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Prepara ENEM D`el Rey, próximo sábado, 28, Centro de Excelência Santos Dumont Uma mentoria preparatória para o ENEN gratuita para você, estudante! Será no próximo sábado, 28, das 7h30 às 10h30, no Centro de Excelência Santos Dumont, no Bairro Atalaia, em Aracaju. A mentoria contará com diversas dicas e estratégias para o seu planejamento nessa reta final de preparação. Não perca! Uma parceria com: Direction Vestibulares e DemoLay – Sergipe del Rey.
Cotinguiba e os 115 anos de existência Do dirigente do Clube, Wellington Mangueira: “O COTINGUIBA está adiando às comemorações dos seus 115 ANOS DE EXISTÊNCIA. E o faz por diversas razões, inclusive a da proximidade das ELEIÇÕES MUNICIPAIS, as Reformas que estão sendo realizadas no seu PRÉDIO HISTÓRICO, e o POUCO NÚMERO DE SÓCIOS CONTRIBUINTES. Prometemos a todos e sobretudo aos SINDICATOS DE TRABALHADORES que nos apoiam, que, até dezembro, desenvolveremos atividades que serão registradas … E servirão de MARCO para novos empreendimentos que encherão de orgulho todos os que admiram o COTINGUIBA, pioneiro dos esportes sergipano e da vida associativa, com seus inesquecíveis bailes de CARNAVAL.”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
#BomDia! PELA Bluesky
https://bsky.app/blogdonoblat.bsky.social
Brasileiros gastaram neste ano cerca de R$ 20 bilhões por mês em apostas online, estima BC. Segundo os dados, aproximadamente 24 milhões de pessoas físicas participaram de jogos de azar e apostas online, realizando pelo menos uma transferência via Pix durante o período analisado (G1)
https://bsky.app/lazarorosa.bsky.social
Rapaz, isso aqui é desesperador! Deolane, Gusttavo Lima, empresários, influenciadores e mais um bando de canalhas se aproveitando do desespero dos mais vulneráveis.
Siga Blog Cláudio Nunes:
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada.” Jean-Jacques Rousseau.