O fim melancólico da gestão Iggor Oliveira em Poço Verde

                                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog já abordou por várias vezes que a reeleição não é boa para os gestores que não pensam no melhor para o povo. Um bom exemplo é o município de Poço Verde onde Iggor Oliveira, após à reeleição em 2020 abandonou totalmente o município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frota peças de veículos da Prefeitura estão sendo vendidas, denunciou vereador.

E o pior não é isso: o vereador Jaci Silvino denunciou na Câmara Municipal que a frota de veículos da Prefeitura está sendo sucateada e até peças estão sendo vendidas. Os vereadores Jaci Silvino e a vereadora Imperatriz Rosário já pediram o comparecimento no legislativo do responsável pela garagem da Prefeitura. A vereadora Imperatriz Rosário esteve no local e tirou fotos de toda frota, inclusive do transporte escolar e apresentou na sessão realizada na última quarta-feira, 16. “Chamou a atenção da falta de peças em diversos veículos”, informou a vereadora mostrando imagens de veículos na garagem.

 É torcer que a futura gestão seja técnica e preocupada com as pessoas mais carentes. Ninguém merecer Iggor querer retornar em 2028 como o salvador da pátria. Só depende da competência dos futuros gestores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a derrota do candidato dele, o prefeito Iggor resolveu retroceder na coleta do lixo: colocou um carrinho de mão e o coitado do gari puxando dezenas de sacos de lixo em cima.

Divina Pastora  Neste sábado e domingo, 19 e 20, acontece a 66ª edição da maior romaria de Sergipe. Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado desde 2014, a Peregrinação de Divina Pastora atrai, anualmente, milhares de fiéis católicos ao município que leva o nome da santa, localizado no leste sergipano. As celebrações religiosas são iniciadas na noite do sábado, e, na manhã do domingo, a imagem de Nossa Senhora Divina Pastora sai do município de Riachuelo até o Santuário de Divina Pastora, carregada pelos peregrinos. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) vai disponibilizar viaturas com policiais para fazer o isolamento da rodovia SE-245.

Foto: Marcelle Cristine

 

 

 

 

 

 

 

 

MPCSE faz alerta para decreto de insuficiência orçamentária em Poço Redondo O procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE), alertou os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o decreto de estado de calamidade pública publicado pela prefeita de Poço Redondo, que trata de uma insuficiência de dotação orçamentária para suprir a prestação dos serviços públicos. O registro foi feito durante sessão do Pleno da quinta-feira, dia 17.

Falta de continuidade dos contratos Segundo o procurador-geral do MPC, o decreto aponta a suspensão de todos os serviços do município, como a compra de medicamentos, merenda escolar e os contratos da Secretaria da Educação. Na sessão, Côrtes chamou atenção ainda para a falta de continuidade dos contratos temporários dos professores assim como do transporte escolar, que podem ameaçar o semestre letivo dos estudantes da rede municipal.

Audiência Diante da gravidade da situação em Poço Redondo, a solicitação apresentada pelo procurador-geral ao colegiado é que seja feita uma audiência com a gestora e com o representante do Poder Legislativo do Município. Além disso, ele verificou a necessidade do acompanhamento da equipe de Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) do TCE para analisar previamente o decreto e, principalmente, a motivação que levou a gestão a adotar uma medida drástica no município. Após a sinalização de Côrtes, o conselheiro Ulices Andrade registrou que vai marcar uma reunião com a prefeita e o presidente da Câmara de Poço Redondo para saber o que acontece de fato. Andrade acrescentou ainda que, a depender da situação, uma mesa técnica será feita para discutir o 6,3assunto.

 Salários atrasados Ainda na sessão, o procurador-geral do MPC aproveitou para chamar atenção dos gestores que estão em final de mandato nos municípios sergipanos. De acordo com Côrtes, já existem notícias de possíveis atrasos de pagamento de salário de servidores nesse período. Para Côrtes, é preciso registrar que os prefeitos devem cumprir e manter em dia as obrigações até o final do mandato, inclusive sem deixar endividamento e nem pendências financeiras em relação ao exercício de 2024. Ele reforçou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e solicitou à presidência do TCE o acompanhamento da CCI para esses casos.

 Artesanato fortalecido Com apoio do Governo do Estado, o artesanato sergipano tem circulado pelo Brasil e obtido bons resultados em vendas. Prova disso foi a 6ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que colocou Sergipe na 2ª colocação, atrás apenas do estado anfitrião, com a comercialização de mais de R$ 215 mil. O sucesso foi praticamente quatro vezes maior que no ano passado, quando o estado figurou na 18ª posição no ranking do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com vendas de R$ 59 mil. Neste ano, já houve também participações de artesãos em feiras no Distrito Federal, e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Rosário do  Catete, projeto visa reutilizar óleo de cozinha para a fabricação de sabão Na tarde da quarta-feira (16), foi oficialmente lançado o Projeto Siririzinho Sustentável em Rosário do Catete. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Professora Ernestina Silva, no Povoado Siririzinho, e contou com a presença de autoridades locais, comunidade escolar e parceiros. A ação visa a reutilização de óleo de cozinha para a fabricação de sabão, prática que reduz a poluição e evita o descarte inadequado do óleo, nocivo ao meio ambiente.

Apoio O projeto, que conta com o apoio do Instituto Orizon Social através do Desafio Comunidade Sustentável, tem como objetivo promover a sustentabilidade através de práticas inovadoras e responsáveis. Desde sua concepção, o projeto busca minimizar impactos ambientais e fomentar o desenvolvimento sustentável.

 Compromisso De acordo com a mãe de aluno, a Sra. Marta Barroso, que colaborou na elaboração do projeto, o Siririzinho Sustentável foi aprovado no primeiro semestre. “Primeiro, começamos a apresentação do projeto aos envolvidos e multiplicadores para o lançamento de forma oficial. São seis etapas, que serão desenvolvidas até janeiro de 2025.  A iniciativa, além de ser uma alternativa ecológica, também cria oportunidades de geração de renda para pequenos empreendedores, fomentando a economia. A expectativa é que após a finalização do projeto, seja criada uma cooperativa com as mães dos alunos”, relatou Dona Marta Barroso. O Projeto Siririzinho Sustentável reforça o compromisso da Prefeitura de Rosário do Catete, que apoia ações de sustentabilidade e de educação ambiental na Rede Pública Municipal.

​Campeonato ginástica A partir desta sexta-feira, 18, Sergipe recebe o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. O evento será realizado no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, e segue até o domingo, 20. A competição reunirá atletas de diversas partes do continente, trazendo disputas de alto nível ao estado. Nove países estarão presentes, com um total de 154 participantes – entre atletas e comissão técnica. A entrada será gratuita ao público durante as classificatórias e eliminatórias. Já para acompanhar as finais no sábado e no domingo será necessário levar 1 kg de alimento não perecível, garantindo o acesso ao evento e contribuindo para uma causa social.

Campeonato ginástica II “Estamos muito felizes por receber mais uma competição de grande porte em Sergipe, especialmente um evento internacional como o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. Aracaju tem se destacado nos últimos anos como um polo importante da ginástica no Brasil, e é emocionante ver o Ginásio Constâncio Vieira recebendo grandes talentos da Ginástica Artística de todo o continente”, afirmou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana, de 25 a 27 de outubro, acontecerá a III FLITA (Feira do Livro de Itabaiana) Nos dias 25, 26 e 27 de outubro próximo (2024), na Praça de Eventos do Shopping Peixoto, em Itabaiana, acontecerá a III FLITA (Feira do Livro de Itabaiana), no mesmo estilo da primeira (em 30 a 31 de outubro de 2021) e da segunda (em 04 a 06 de novembro de 2022), constando de exposição e venda de Livros por autores/editoras/livrarias, de visitação de escolas, de exposição de arte, de apresentações artísticas rápidas (teatro, shows, canto, contação de histórias, declamações, etc.) As feiras do livro de Itabaiana pretendem preencher o vazio nos anos pares, uma vez que a Bienal acontece apenas nos ímpares, proporcionando aos produtores de arte encontrarem-se com os consumidores (famílias, escolas, intelectuais, etc.) em um ambiente adequado para realizarem negócios e trocarem experiências.

 Organização e como participar Esta III FLITA, como as anteriores, é organizada pelo Movimento “O Escritor na Livraria” (liderado pelos escritores Domingos Pascoal de Melo e Antônio FJ Saracura, curadores da Bienal do Livro de Itabaiana), que busca, desde 2013, valorizar/divulgar a literatura sergipana nas livrarias, feiras literárias, bienais de livro, escolas e ambientes apropriados. Escolas públicas e Clubes de Leitura (para receberem vales livros – Biens – e apresentarem artes), escritores (para expor e vender suas obras), e outros que pretendem espaços para expor/divulgar/comercializar produtos culturais, devem fazer suas inscrições até 18/outubro/2024 através do link: https://afjsaracurageral.blogspot.com/2024/09/inscricoes-na-iii-flita.html

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria do blog Espaço Militar

Na quarta-feira, dia 16 o advogado da ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), Márlio Damasceno, logo após realização de sessão de julgamento na 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, atuou em benefício dos militares sergipanos, viabilizando verba para o programa Pró-Vida da Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Promotor de Justiça Militar, Dr. Víctor Figueiredo Sotero.

Recentemente o STF entendeu que os policiais e bombeiros militares têm direito ao benefício de proposta para não persecução da ação penal na Justiça Militar, com propostas de prestação de serviço e/ou pecuniária. É justamente na proposta pecuniária, que o advogado Márlio Damasceno teve a ideia de viabilizar verba para o programa Pró-Vida, onde, ao invés da verba ser revertida somente para outras instituições, que possa ser repassada para o citado programa, que atende aos policiais militares sergipanos, prestando um excelente serviço assistencial, ajudando das mais diversas formas, conforme o advogado explanou para o Promotor de Justiça Militar.

O Dr. Víctor gostou da ideia de reverter penas pecuniárias para o Pró-Vida e solicitou que a Tenente-Coronel Evangelina, pudesse apresentar o projeto, bem como, cadastra-lo, para que fossem revertidas verbas para ajudar ainda mais um programa tão essencial no auxílio dos policiais militares que precisam de assistência.

Ainda na manhã do mesmo dia, o advogado Márlio Damasceno, entrou em contato com a Tenente-Coronel Evangelina, relatando a intermediação feita para o Dr. Víctor, ficando a mesma de marcar, dentro em breve, um encontro com o citado Promotor de Justiça Militar, para que assim possa ser concretizada a ida de verbas de penas pecuniárias para o Pró-Vida.

Mais uma vez a ASPRA/SE, através da sua assessoria jurídica, mostra o trabalho realizado em prol dos militares sergipanos.

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

 Equipe do Centro Espírita Unidos na Fé está preparando, com muito carinho, um evento especial para todos vocês: 2ª JORNADA ESPÍRITA DE CAMPO DO BRITO, que acontecerá de 30 NOV A 01 DEZ 2024, na sede da nossa instituição. Vocês já fez suas inscrições? O que estão esperando? É um evento GRATUITO e vocês só precisam trocar por 01 pacote de leite em pó – 200G para cada dia. Tudo que for arrecado será doado para as comunidades carentes de Campo do Brito.

 *Onde fazer a inscrição?

  1. CAMINHO DA REDENÇÃO

Contato: Fátima Neves

  1. FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE SERGIPE

Contato: Jeane Tavares

  1. CENTRO ESPÍRITA UNIDOS NA FÉ

Contato: Luiz Antônio

  1. INTERNET – SYMPLA

https://www.sympla.com.br/evento/jornada-espirita-de-campo-do-brito/2685139

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA DO MÉDICO
 
DIA DE SÃO LUCAS

— 18 de Outubro —

“O exercício deontológico e vocacional da Medicina é a interface sinérgica entre o Poder curativo de DEUS e a capacidade resolutiva do HOMEM.”

“Anjos da Saúde. Ninguém ama mais o outro do que aquele que, no exercício da profissão, oferece a própria vida.” Por Clarkson Moura

Em sã consciência, tenho nutrido uma deferência e uma admiração especiais pelos profissionais da “Saúde”; porquanto, na minha falível concepção, eles cuidam do bem jurídico e do atributo sobrenatural mais valiosos: a Vida.

Por isso, concordo, plenamente, com o categórico e uníssono truísmo de tantos quantos repercutem, à saciedade, que, nessa prioritária área de serviços públicos, os profissionais, vigilantes e mantenedores da Saúde Pública têm imensurável responsabilidade e reduzida autoridade.

E mais, o Médico é quem larga no “front” e põe a mão na massa, ficando os demais profissionais da Saúde sempre na retaguarda, nas batalhas cotidianas de salvar vidas. Sem amor, vocação, coragem, perseverança, dedicação e zelo, tais agentes não conseguem êxito nesse sublime e espinhoso “munus publicum”.

Despido de lisonja pretensiosa, percebo que esses heróis anônimos fazem por merecer uma remuneração condigna, levando-se em consideração o bem protegido, a insalubridade e a periculosidade, que lhes são imanentes às atividades.

Eu, pobre mortal, a exemplo de tantos outros semelhantes, não apenas confesso dever o dom da minha sobrevida saudável — abaixo de Deus — a esses devotados e humanitários “Anjos da Vida”, como também não lhes poupo o merecido valor, seja pela minha inestimável graça, seja pelo misto eclético de sacerdócio e heroísmo que o exercício da nobre profissão consubstancia.

De oportuno, ressalte-se de bom lembrete, recentemente, mais do que nunca, sobretudo, nos dois terríveis anos de intenso combate mundial à impiedosa e voraz pandemia “Covid-19” (2020, 2021) — por razões óbvias e internas, de domínio popular — até pouco tempo atrás, em nosso imenso e hospitaleiro Brasil, mais de 810 heróis dessa brava e incansável categoria em comento já haviam tombado no “campo de batalha”, transformando-se, lamentavelmente, em popularmente reconhecidos mártires do vertiginoso e mortal flagelo que se abateu sobre a Humanidade, de forma diretamente proporcional às decrescentes condições socioeconômicas. Ou seja, quanto mais o médico precisava trabalhar — por dever de ofício — nesses lugares bastante desprovidos de recursos materiais e humanos, quer para salvar cada vez mais vidas alheias, quer para, por condizente contrapartida, conseguir aumentar sua insuficiente remuneração mensal, tanto mais ele ficava vulnerável aos efeitos letais da Covid-19.

Parabéns! anônimos guerreiros e guardiães da eficiente, demandada e imprescindível Saúde Pública brasileira — tão desprestigiada no recém-findo quadriênio desgovernamental federal — bem como, de modo especial, deste Estado-membro.

Salve! Salve! Anjos de Guarda da saúde de todos nós, simples criaturas humanas, que imprescindem de teus nobres préstimos profissionais.

E para rematar esta sincera, breve e sóbria homenagem aos Médicos de Sergipe, do Brasil e do Planeta Terra, vivos ou mortos, ativos ou inativos, transcrevo, “ipis litteris”, a preciosa saudação em versos do poeta e historiador Mário Basacchi, italiano de procedência e brasileiro de coração, bem como uma azada oração de minha frugal autoria:

O DIA DO MÉDICO

Mário Basacchi

Quantas pessoas se lembram, com gratidão,
do Médico que consumiu a própria vida,
em longas vigílias e noites maldormidas,
para tentar devolver a alegria de viver
a tanta gente, fadada a morrer?

Hoje é o dia propício para refazer,
junto com o Médico da Família,
a estrada percorrida
pelo jovem médico, de residente
a profissional competente.

Seguindo os passos de sua vocação,
teve que enfrentar vestibular,
deixar de namorar e esquecer o seu lar,
residir no hospital, acompanhar a doença letal.

Neste tempo de tecnologia avançada,
em que a Ciência é tão diferenciada,
exige-se do Médico especialização
e constante atualização.

Clínico geral ou especialista,
no hospital geral
ou numa clínica particular,
deve ter sempre em vista
da Medicina a última conquista.

Abençoadas as mãos
do hábil cirurgião,
que cortam e suturam
cada um dos pedaços estraçalhados
de um corpo deformado.

Benditos sejam os pés do doutor
que se dirige ao cabeçal do doente,
preocupado e ciente de
que tudo fez, nesse momento,
para aliviar-lhe o sofrimento.

Sabe, também, que, na luta pela vida,
nem sempre vale a experiência vivida,
mas é preciso um milagre da Natureza
e uma dose de sorte
para debelar a morte.

Às vezes, o médico deve aparentar frieza,
reprimir as lágrimas e a emoção,
para não criar tumulto e confusão,
fazendo-se coragem
preparar o paciente para a última viagem.

Amigo Médico, neste dia todo especial,
não importa que atues no lar ou no hospital,
queremos que te alcancem a gratidão
e os sinceros agradecimentos de todo o Povo desta Nação.”

ORAÇÃO PELOS ANJOS DA SAÚDE

Clarkson Ramos Moura

Ó generoso Médico dos Médicos, inspira a todos os profissionais da Saúde, sobretudo, dos homenageados do dia, para que ajam com devoção, no cuidado aos doentes, nos hospitais, postos de saúde, ambulatórios, nas clínicas, nos lares e logradouros públicos.

Ó Glorioso, benze a inclinação e o trabalho dos médicos generalistas e especialistas, politerapeutas, intensivistas, socorristas, médicos de família etc.

Ó Pai Nosso, com toda a tua generosidade, intervêm, diuturnamente, na exaustiva e contínua maratona laboral desses modelares profissionais, a fim de que eles possam comemorar, com os pacientes das mais diversas enfermidades — de cuja saúde debilitada lhes foi confiado o tratamento médico específico — a restauração do precioso dom da vida.

Ó Fonte Suprema de Todo o Amor, ensina-os a serem cada vez mais solidários e humanitários num ambiente de muita energia positiva e de muito calor humano.

Ó Mestre dos Mestres, faze deles eficientes instrumentos de tuas graciosas e benfazejas obras, sempre a operar milagrosas curas de todos as doenças, a restituir a plena saúde aos que dela foram ou serão despojados por conhecidas, novas e/ou vindouras moléstias.

Ó Senhor Deus-Pai, ó Senhor Deus-Filho, todo-poderosos, protegei a todos os profissionais da área da Saúde, pública e suplementar, do Brasil e do Mundo, que se sacrificam, trabalham, estudam, pesquisam, batalham, madrugam, propugnam, cotidianamente, em sinergia com nós outros, por um planeta e uma humanidade, a cada dia, mais justos, sustentáveis, saudáveis, harmoniosos e fraternos, onde tenhamos todos a melhor qualidade de vida possível, indistintamente!

Assim seja!
 

 PELO TWITTER

 www.x.com/gabri_ela_a

 Em resposta a @BlogClaudioNun O que será que tem maior poder de corrosão a maresia ou a gestão Edvaldo Nogueira?

 www.x.com/LoncaSena

 A orla sul após o Parque dos Coqueiros, vários postes caídos.. Sinceramente, é assim que os governos estadual e municipal tratam o cartão postal da cidade! Vergonhoso!

 www.x.com/devitooficial

 Em resposta a @BlogClaudioNun Infelizmente a Orla de Aracaju está toda destruída, e assim, fingem que não vê, temos potencial mais nossos potenciais são negligenciados e eles dizem tudo bem, é uma lástima

Vou listar alguns:

passarelas

Quadras poliesportiva

Calçadão

Letreiro Caranguejo

Parque infantis…

www.x.com/brenogaribalde

 A mulher luta há anos pelo meio ambiente, vira ministra e é atacada de forma machista e bizarra por pessoas que não estão nem aí pro planeta. Força, @MarinaSilva! Estamos com você!

 www.x.com/euwendal

 Regra básica do jornalismo: as pessoas têm o direito de se recusar a conceder entrevistas a qualquer veículo de comunicação. Isso se aprende na faculdade. Nós, jornalistas, devemos oferecer o espaço, sempre. As críticas às recusas devem ser feitas. Faz parte do ofício também.

 PELA Bluesky

  https://bsky.app/blogdonoblat.bsky.social  

 A maioria dos brasileiros a partir dos 16 anos é favorável à proibição do uso de celulares por crianças e adolescentes nas escolas, tanto em sala de aula quanto nos intervalos. De acordo com uma nova pesquisa Datafolha, 62% da população apoia o banimento. (Folha)

   https://bsky.app/lazarorosa.bsky.social 

 Rapaz! Flávia Oliveira falou tudo sobre a declaração bizarra do Ricardo Nunes sobre disponibilizar o PROCON para pessoas que estão sofrendo sem energia em São Paulo: “Se é para procurar o Procon, ninguém precisa de prefeito”.

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

“Se você exerce a sua vocação, metade da sua vida está resolvida.” Fernanda Montenegro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais