Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Hoje, 8 de Janeiro de 2025, dois anos após a nefasta tentativa de golpe frustrada, o Brasil comemora em todos os estados o novo Dia da Democracia, com diversos atos, principalmente em Brasília. O abraço à democracia é um ato simbólico em defesa da Constituição Brasileira.
O dia 8 de Janeiro, precisa ser lembrado anualmente. É algo para não se esquecer, principalmente para reforçar junto a juventude brasileira. Ainda bem que recentemente a Quest divulgou pesquisas mostrando que 86% dos brasileiros rechaçaram a tentativa de golpe de Estado que resultou na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023.
Os ataques de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes levaram à prisão pelo menos 1.430 pessoas. De acordo com informações do STF, 310 pessoas foram condenadas, acusadas de envolvimento nos atos golpistas, sendo 229 por executarem os atos e 81 por incitá-los. As condenações variam entre 15 anos e 17 anos de prisão, por crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. Outras 500 pessoas assinaram acordo de não persecução penal e seus processos foram encerrados, de acordo com levantamento da Procuradoria-Geral da República (Fonte, Brasil de Fato).
É preciso comemorar sempre a vitória da democracia sobre o golpismo para desespero dos fascistas e golpistas. A democracia resistiu, sobreviveu e por isso sem anistia aos crimes perpetrados pelos golpistas.
Nota de pronunciamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) vem a público esclarecer recentes informações veiculadas no Blog Cláudio Nunes, no portal Infonet, que abordam questões importantes sobre a atuação da entidade e a qualidade dos serviços oferecidos pelos hotéis em nosso estado. Em relação à denúncia que menciona a utilização de água de poço para o banho dos hóspedes, a ABIH-SE esclarece que não possui conhecimento de quaisquer associados que adotem essa prática. A ABIH-SE repudia a utilização inadequada de recursos hídricos e reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados aos turistas.
Nota de pronunciamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) II Sobre a questão da divulgação de municípios na rota do turismo, a ABIH-SE prioriza aqueles que apresentam condições mínimas adequadas para receber visitantes. Municípios como Aracaju, Canindé do São Francisco, Estância, Pacatuba, Laranjeiras, São Cristóvão dentre outros, possuem uma infraestrutura que garante uma experiência satisfatória aos turistas. Acreditamos que é fundamental promover destinos que estejam preparados para acolher os visitantes, assegurando sua segurança e bem-estar. A ABIH-SE continua comprometida em trabalhar em prol do desenvolvimento do turismo em Sergipe, sempre buscando melhorias na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos.
São Cristóvão: mesmo empresa LOC cumprindo irrestritamente o contrato, novo prefeito fez rescisão unilateral da coleta do lixo. Empresa tomou as medidas judiciais cabíveis A empresa LOC foi surpreendida ontem, 07/01/2025, com a rescisão unilateral de seu contrato de coleta, por parte do Município de São Cristóvão, ato este que se mostra irregular, ante o irrestrito cumprimento do Contrato, conforme demonstram fotos anexas, onde se verifica a inexistência de resíduos nas Ruas. A empresa LOC informa que já está tomando as medidas judiciais cabíveis, a fim de ser reestabelecida a verdade dos fatos. Mais detalhes amanhã,09.
Matrículas Hoje, 8, logo mais às 7h30, o Governo do Estado realiza coletiva de imprensa de lançamento da Campanha de Matrícula de 2025 da Rede Estadual de Educação. O encontro será às 7h30, no Colégio Estadual João Batista Nascimento, no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. Na oportunidade, serão apresentadas todas as fases e novidades do processo de matrícula, além do lançamento do programa Barriguinha Cheia, voltado para a alimentação escolar, além de ações programadas para o ano letivo de 2025 e detalhamentos de avanços da Educação.
Ricos, pobres de espírito “meu pirão primeiro” Lugar que seria Ecoponto vira depósito de resíduos para a classe média do Mar Azul, Bairro Farolândia No Mar Azul, Bairro Farolândia em Aracaju, no local da foto acima seria um ecoponto. A população foi contra a construção foi parada e o ato foi comemorado no Gabinete de Edvaldo Nogueira, a mesma população contra o ecoponto enche as ruas de resíduos. Ou seja, ricos pobres de espírito “meu pirão primeiro”, já que o lixo atrai ratos, baratas e doenças de todos os tipos. Lamentável, e ainda ficaram os alicerces do ecoponto, ou seja, dinheiro público. Um povo sem educação, com certeza se acham donos do mundo, podem tudo! Pobre Sergipe del Rey
Aracaju: Correta decisão de nova licitação para o transporte coletivo A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa anunciou ontem a anulação da licitação do transporte coletivo metropolitano e decidiu pelo congelamento da tarifa em R$ 4,50.A decisão foi tomada após denúncias de irregularidades identificadas pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE), que entrou com ação pela suspensão do certame, bem como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendou, na última sessão do ano passado, por unanimidade, a anulação do processo.
Seis meses para nova licitação Ela anunciou também que a nova licitação será realizada em seis meses. Ontem apareceram diversas opiniões jurídicas, umas pela legalidades outras contras. A verdade é que a licitação está sob suspeição bem antes da divulgação do resultado, quando muitos d imprensa cantavam de Atalaia o possível resultado. É aguardar!
Lagarto: Prefeito Sérgio Reis se reúne com presidente do Banese e garante linha de crédito para pagamento dos salários atrasados pela gestão anterior O prefeito Sérgio Reis está a todo vapor em busca de soluções para que possa garantir o pagamento dos salários atrasados dos servidores efetivos do município de Lagarto, deixados pela gestão anterior. Na manhã de ontem, 7, em reunião com o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Antônio Queiroz, junto com a secretária da Fazenda, Karina Calasans, o chefe do executivo de Lagarto garantiu uma linha de crédito para efetuar esses pagamentos.
Herança recebida “Reforço que não terá pagamento parcelado do salário dos servidores. Nós recebemos uma herança da ex-gestão e nós estamos preocupados porque hoje é dia sete, e os funcionários ainda não receberam. O presidente do Banese nos deu uma saída, e iremos encaminhar um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, que vai permitir que Lagarto receba esse recurso para garantir o pagamento do salário atrasado”, disse o prefeito.
Crescimento de Lagarto O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, reitera que o banco do povo sergipano irá participar de maneira efetiva do crescimento de Lagarto. “Nós discutimos hoje como o Banese pode se somar na gestão do prefeito Sérgio, para a melhoria das condições ofertadas à população. O prefeito Sérgio Reis tem uma visão muito ampliada da gestão pública. Tenho certeza que vai ser um prefeito que vai ter uma gestão revolucionária, e que tem vontade de fazer pelo povo. Nós saímos dessa reunião muito satisfeitos e muito esperançosos de maneira a participar ainda mais do crescimento do município de Lagarto”, avalia.
Reunião positiva A secretária da Fazenda, Karina Calasans, explica que a reunião foi progressiva no sentido de direcionar as ações que devem ser tomadas para que a prefeitura possa levantar os recursos financeiros para o pagamento da folha atual, do mês de janeiro, bem como o que ficou em atraso. “O salário do mês de janeiro será pago a partir das arrecadações do município. No entanto, o salário atrasado vamos viabilizar junto ao Banese, através desse projeto de lei que será enviado para a Câmara de Vereadores”, acrescenta a secretária.
Oportunidade Mais de 3 mil contribuintes sergipanos, entre os chamados microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, foram desenquadrados do Simples Nacional por não regularizarem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Mas, segundo a Sefaz, eles possuem uma nova oportunidade para quitar as dívidas e serem reinseridos no regime de tributação: dia 31 deste mês.
Audiência sindicalistas com vice-prefeito e secretário Ricardo Marques Na manhã desta terça-feira,07, o Radialista e vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, recebeu em audiência a FITERT – Federação dos Radialistas do Brasil, representada pelo coordenador nacional, Radialista Fernando Cabral e o Sterts – Sindicato dos Radialistas de Sergipe, representado pelo presidente, Radialista Alex Carvalho. Foi uma visita de cortesia das instituições, para desejar sucesso ao Radialista Ricardo Marques, na missão de secretário municipal de comunicação. Em tempo, os líderes dos Radialistas, defenderam alguns direitos da categoria na atividade profissional.
Urgência pediátrica no Hospital Renascença é bem recebida por beneficiários do Ipesaúde Em funcionamento no Hospital Renascença desde a última quinta-feira, 2, a Urgência e Emergência Pediátrica do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) está sendo bem avaliada por beneficiários, que destacam a estrutura moderna, além do atendimento rápido e eficiente. Com um ambiente estruturado e acolhedor para os beneficiários e seus familiares, o Ipesaúde oferece uma assistência ainda mais qualificada para as crianças e adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias, público-alvo da Urgência e Emergência Pediátrica do instituto.
Agilidade e cuidado da equipe Mãe do beneficiário Isaque, Aline Ramalho foi uma das primeiras a utilizar a nova Urgência Pediátrica. Ela ficou satisfeita com a agilidade e o cuidado da equipe. “Viemos aqui na Urgência, no Renascença, e gostei muito do atendimento. Foi super rápido e as médicas foram muito atenciosas com o nosso bebê. Ele estava bastante resfriado e com um chiado no peito, mas agora já vamos para casa com a medicação dele”, relatou. A responsável elogiou a transferência da urgência para o Renascença. “Eu gostei bastante. Essa mudança é visando a melhora para as nossas crianças e usuários”, reforçou.
Agilidade e cuidado da equipe II Mirely Vasconcelos, mãe do beneficiário Marley Ravi Vasconcelos, precisou levar o filho para Urgência Pediátrica e optou pelo Hospital Renascença. De acordo com ela, o atendimento rápido trouxe alívio em um momento de preocupação. “Eu vim aqui no Renascença porque Marley estava tendo uma crise convulsiva e, graças a Deus, o atendimento foi bem rápido. A equipe é muito boa. Só tenho a agradecer. Depois do atendimento, ele saiu melhor, com a medicação em dia para ficar bem e eu tranquila”, contou.
Mudança estratégica De acordo com o médico William Barcelos, responsável técnico da Urgência Pediátrica, a mudança para o Hospital Renascença foi estratégica e visa oferecer ainda mais qualidade aos beneficiários do Ipesaúde. “Devido a uma reestruturação da Rede D’or, houve uma solicitação de transferência da Urgência do Hospital São Lucas para outro hospital. E, analisando as possibilidades, percebemos que o Renascença é uma unidade hospitalar que oferece uma qualidade excepcional para o atendimento das nossas crianças. Por isso, desde 2 de janeiro, temos à disposição dos usuários Urgência Pediátrica nova e exclusiva para os beneficiários do Ipesaúde”, explicou.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Aracaju: empresa BTS não dá equipamentos básicos para os funcionários no recolhimento do lixo De um cidadão/leitor: A empresa BTS, que em 2024 teve seis greves dos os funcionários por atraso de salário, vale alimentação e vale transporte, não dá as mínimas condições de trabalho para os agentes de limpeza. Faltam equipamentos básicos para o recolhimento de lixo na cidade, criando amontoados de sujeira pelas ruas e no mercado Maria Virgínia Leite Franco, nem latas de lixo existem. A imagem mostra claramente que uma caixa de papelão é usada para recolhimento de resíduos.
Acorda SMTT De um leitor: “Semáforo queimado desde a gestão de Renato Teles. Acorda SMTT. Cruzamento da Rua Zaqueu Brandão com a Avenida Edélzio Vieira de Melo. Foto de hoje, 7.”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
UM DOS MAIORES RESPONSÁVEIS
*PELO FATÍDICO 8 DE JANEIRO DE 2023
— DIA DA INFÂMIA —
O INFALÍVEL ONISCIENTE DA “BOLSO-HORDA”
Que nem o saudoso Mário Vianna:
“FALOU, TÁ FALADO!” Por Clarkson Ramos Moura
“A bajulação produz amigos; a verdade, o ódio”
“Obsequium amicos, veritas odium parit.”
Terêncio, antigo sábio romano
“Consagrar a vida à verdade.”
“Vitam impendere vero.”
Juvenal, antigo sábio romano
Eis, aí, o popular dr. Ives Gandra Martins, vulgo “Ives Grana”, passional, parcial, “santo de pau oco”, igrejeiro contumaz, notório membro da “Opus Dei”, gracioso patrono da “Besta-Fera”, pretenso “Hermes da Constituição da República” — diga-se de passagem, intérprete-mor do art. 142 da CF/88 — assumido desqualficador e minimizador dos atos terroristas de 8/1/2023, confesso e incondicional consultor jurídico do “Bolso-horda”, tácito e presumível adepto do “Bolsonazifascismo” etc.
A bem da verdade, o pai e o filho “Ives [Grana] Martins” morrem de inveja da magnitude intelectual e da amplitude jurídico-cultural do Zeus do Supremo Tribunal Federal (STF), min. Alexandre de Moraes.
Só e somente só, por isso, tais sabichões têm sido ferrenhos e inveterados críticos da douta, impávida e escorreita atuação do nominado exaministro do STF, atual escudeiro-mor da Constituição, da Democracia e do Estado de Direito brasileiros.
A respeito, pergunto-lhes: Por que “Suas Sapiências” não fizeram nem fazem — mesmo a quatro mãos — uma obra doutrinária, em continente e conteúdo, a qual pudesse ou possa concorrer com a exuberante, consagrada, disputada e magistral obra jurídico-doutrinal do genial e ázigo jurista, jurisconsulto, juscientista, jusfilósofo, doutrinador, constitucionalista e exajuiz, dr. Alexandre de Moraes, min. do STF, de notório reconhecimento nas mais renomadas cortes do sistema romano-germânico, ou “Civil Law”, do Mundo?
A talho de foice, aos confessos e inconformados invejos do “Zeus do STF” — principalmente, à símile do pai e do filho “Ives [Grana] Martins”, metidos a oráculos do Direito Positivo brasileiro — destino-lhes, à guisa de coveniente, pertinente e proporcional resposta à indagação retroformulada, voluntariamente, a favor e em lugar do diuturna e publicamente invejado ministro da nossa Suprema Corte de Justiça, dr.Alexandre de Moraes, adagiando, “servatis servandis”, respectivamente, os imortais conordestinos, Mário Jorge Lobo Zagallo (Zagallo) “O Atleta-Técnico Tricampeão de Futebol”, e Luiz Gonzaga do Nascimento, (Gonzagão), “O Rei do Baião”, as seguintes frases de desagravo e enxotamento:
“Vocês vão ter que me engolir e, depois, me expelir!”
“Xô! advogados das bestas.”
Aliás, mesmo depois do amplo e total manifesto nacional de repulsa à inequívoca e explícita “tentativa de frustrado Golpe de Estado”, de 8 de janeiro de 2023, “Dia da Infâmia”, no dizer magistral da ex-ministra do STF, Rosa Weber — reconhecida pela quase totalidade da Comunidade Jurídica brasileira — o senil e famoso bolsonarista, autoconvencido de inerrante e superlativo exegeta do nosso Ordenamento Político-Jurídico, tem ousado, à saciedade, posar de gracioso jurisconsulto e de espontâneo consultor jurídico da abjeta e truculenta “Bolso-horda”.
Em agindo deliberada, acintosa e reiteradamente nesse abominável, nocivo e subliminar propósito, “Sua Onisciência” tem deixado estarrecida e indignada tanto a Comunidade Jurídica notória, quanto a Sociedade Civil bem-informada, de nosso País, com seus previsíveis, aguardados, recorrentes, tendenciosos e “camicases” opinamentos seja sobre a pacificada matéria (tentativa de Golpe de Estado), seja acerca das mais incotroversas matérias cuja inteligência já fora fixada pelo STF, contrárias às esdrúxulas e grotescas posições político-ideológicas dessa vertente brasileira da Extrema-Direita mundial — a exemplo dos equivocados entendimentos das Forças Armadas (FF.AA.), enquanto pretenso “Poder Moderador”; e a possível “Intervenção Militar” — sem qualquer previsão na “Lex Legum” pátria.
Pois bem, tenho certeza absoluta de que essa argumentação, disseminada pelos golpistas — mentores, simpatizantes, financiadores, propagadores e executores declarados — como, por ilustração, o gal. Augusto Heleno, é tese jurídica do perleúdo, acrosófico e “gloriabundo” dr. “Ives “Grana”, oráculo e hermeneuta-mor da “Bolso-horda”.
Tanto que, como já mencionado alhures, é de “Sua Sapiência” a ridícula, aberrante, bestial e insustentável interpretação do art. 142 da Constituição Brasileira, segundo a qual as Forças Armadas consistem num suposto “Quarto Poder” com função moderadora dos “Três Poderes Constituídos” — “en passant”, concebidos, em “numerus clausus” — pelo legislador da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 (de acordo com a pioneira e genial Teoria Tripartite dos Poderes do Estado, criada por Barão de Montesquieu), na pétrea estrutura organizacional das funções estatais, constante do augusto texto da “Carta Magna” da Repùblica Federativa do Brasil, promulgada, em 5 de outubro de 1988, pelo soberano colegiado especial, sob o sábio e intimorato comando do dr. Ulysses Guimarães, um dos autênticos e reverenciados “Heróis da Pátria, cujos restos mortais de guerreiro justo, decisivo, destemido e vitorioso jazem no sagrado e eterno leito da imensidão colossal da hidrosfera, composta pela imensurável massa hídrica dos oceanos e mares, 2/3 do planeta Terra, a casa natural da Humanidade.
Se não bastassem as duas indigitadas, teratológicas e hilárias aberrações interpretativas, o arrogante, pedantesco e desbundante exegeta da nossa vigente Ordem Político-Jurídica, consultor-mor da cúpula e da servil turba da “Bolso-horda” — a vertente brasileira da organização criminosa, de inspiração ideológico-pragmática do mais radical “Neonazifascismo”, da hodierna Extrema-Direita mundial— chegou ao dislate de assegurar que, só e somente só, o Presidente da República teria a competência de acionar, ordenar as Forças Armadas a cumprir suas atribuições constitucionais, consoante equivocada, pontual e textual leitura da “Lex Legum” pátria.
Nessa linha de raciocínio, segundo é de fácil ilação, a frase “Lula, condenado político” não passa, na minha falível intelecção, de uma deliberada, depreciativa e preconceituosa alcunha, forjada pelo decíduo, bizantino, anacrônico e esclerosado “Jurista” em comento, para rotular pejorativamente o carismático e nato líder popular, notório e exitoso estadista mundial, Luiz Inácio Lula da Silva, carinhosamente chamado de Lula.
Em azadas expressões latinas do meio forense, as indigitadas teses absurdas, em sã consciência, constituem autênticos “argumentum baculinum” (argumento a pau) e “argumentum ad terrorem” (argumento de apelo ao terror), constantes de bizarros “artigos”, ou seja, sem continente e conteúdo plausíveis, da própria autoria dele — opinante espontâneo, passional, itinerante e de plantão — uma espécie de incontido, afetado e inveterado palpiteiro ou “pitaqueiro”.
Nesse diapasão, ouça-se, com atenção redobrada, o “vanilóquio delirante” do acrosófico “Oráculo das Ciências Jurídicas” e perleúdo “Arauto da Verdade”, dr. Ives Gandra Martins, deliberada e descaradamente gravado ao vivo e em cores, bemo como, eletronicamente disparado em massa e em tempo real, por diversas plataformas digitais e redes sociais — enquanto autorizado, polidisciplinar e inerrante porta-voz da “Bolso-horda” — no vídeo anexo, produzido, editado e disseminado em exponencial escala e velocidade fotossolar, no dia 10 de janeiro de 2023.
A propósto, instado que fui por esse “estultilóquio” — conquanto eu não seja ou pretenda ser jurisconsulto, jurista, juriscientista, constitucionalista ou coisa que os valha; senão, um modesto operário do Direito — desde já, proponho-me dissertar, a qualquer hora, sobre a complexa temática: Golpe de Estado “lato sensu”.
De oportuno, ressalte-se que a voluntária, passional, peçonhenta, deslavada e maliciosa falácia “gandraniana” já seria cômica, não fosse, ainda e sobretudo, trágica.
Por remate, em me permitindo, simultaneamente, assumir o dever de prudência e exercer a virtude do bom senso, resolvo deixar — respeitando-lhes a peculiar inteligência — a critério de cada um dos meus circunstanciais e itinerantes interlocutores, fazer a interpretação que melhor lhe convier sobre o conteúdo do referido meio audiovisual e a sugestiva conduta de seu autor e protagonista.
A esta altura, eu só queria entender por que esse “bolsonazifascista” confesso e juramentado ainda não foi sequer indiciado.
Vai tomar banho na soda, “palmatória do Mundo”, “sabe-tudo”, arauto da verdade e oráculo das Ciências Jurídicas!
E mais, vai dar teu “pitaco” pedantesco, direcionado, inconsistente e alienante no âmbito do “Bestaquistão”, restrito e desalumiado reduto (bolha) da “Bolso-horda”!
Haja barris de óleo de peroba, para ungir ou lustrar a “fuça” desse descontrolado e comezinho palpiteiro de ocasião!
(Por Clarkson Ramos Moura)
https://youtu.be/DVqOC2oIJmY?si=C379ZXBSF2cdscLw
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Creio que, em qualquer época, eu teria amado a liberdade; mas, na época que em vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la.” Alexis de Tocqueville.
Em uma mensagem publicada hoje em sua conta @Pontifex na rede social X, Francisco convida a “colocar-se em caminho” para não permanecer preso à apatia “de uma vida medíocre”. Por Edoardo Giribaldi – Cidade do Vaticano: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-01/papa-post-rede-social-x-pontifex-07-01-25.html