Apenas uma empresa participa da licitação dos parquímetros

Tíquetes serão emitidos por funcionários da SMTT (Foto: Cleverton Ribeiro)

A primeira etapa do processo de licitação para a escolha da empresa que vai administrar o estacionamento rotativo do Centro de Aracaju iniciou nesta sexta-feira, 10, com a fase de habilitação na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). 

 

Para se ter uma idéia, 107 empresas acessaram o edital por meio do site da prefeitura, oito solicitaram o edital por meio de e-mail, mas apenas uma apareceu para apresentar a documentação: a Serttel Ltda., sediada na cidade do Recife, em Pernambuco.

 

A presidente da Comissão Especial de Licitação da SMTT, Débora Pinchemel, explicou que a sessão foi suspensa para que haja a análise da documentação. “A habilitação jurídica

Débora Pinchemel: “Sem data definida para conclusão do processo” (Foto: Portal Infonet)
consiste na análise da documentação entregue. Em seguida vem a proposta técnica e a proposta de preço para uma análise mais estruturada, ou seja, se tiver tudo “ok” com a documentação entregue nesta sexta, será aberta a proposta técnica, para depois acontecer a abertura da proposta de preço”, ressalta, lembrando que não existe data definida para a conclusão do processo licitatório.

 

Nenhuma das empresas que demonstraram interesse na licitação explicou o que teria levado à desistência da licitação. “Eu acredito que tenha sido por falta de capacidade técnica e da exigência de documentos indispensáveis para fazer parte da concorrência, a exemplo de certidões negativas”, destaca Débora, lembrando que o prazo, estipulado por lei, foi suficiente para que as empresas se inscrevessem e que o edital não foi contestado por nenhuma delas.

 

Concorrência

 

A concorrência acontece em âmbito nacional, possibilitando que empresas de todo o país concorram de forma democrática. A vencedora vai coordenar o serviço durante dez anos, com possibilidade de prorrogação por mais dez. A principal exigência da licitação, feita com base nas opiniões da população e em modelos existentes em outras cidades brasileiras, é que o ganhador possua um parque tecnológico moderno, de forma a oferecer maior conforto aos usuários do estacionamento rotativo.

O serviço se baseia em um sistema informatizado para oferecer ao cidadão o que há de mais moderno, desde o momento da aquisição do tíquete até o processo de fiscalização. Será abolida a obrigatoriedade do uso do papel, com a utilização do tíquete virtual, que poderá ser adquirido em diversos pontos de venda do comércio, monitores da empresa concessionária, celular e até mesmo pela internet, de forma semelhante a cartões de celulares pré-pagos e até mesmo o “Cartão Mais Aracaju”.

Tíquetes

Os tíquetes serão emitidos por funcionários da SMTT por meio de Terminais Compactos Informatizados. O novo modelo prevê a ampliação dos locais que terão estacionamento rotativo para abranger áreas muito movimentadas ou próximas a hospitais. Com a informatização do sistema, a Prefeitura de Aracaju espera controlar e fiscalizar melhor toda a receita adquirida pela empresa concessionária e as taxas posteriormente repassadas ao município.

A primeira etapa de exploração do serviço terá prazo de duração de um ano, quando serão disponibilizadas 1.700 vagas para estacionamento rotativo, gerando uma receita mensal de cerca de R$ 114.456. Já a segunda fase terá duração de 108 meses, quando as vagas serão ampliadas para três mil.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais