
Entre os cuidados essenciais para a saúde dos bebês, a vacinação se destaca. Logo após o nascimento, as crianças devem receber a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), crucial na prevenção das manifestações mais graves da tuberculose.
Conhecido por deixar uma marca visível na parte superior do braço direito, o imunizante fortalece o organismo contra a Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da doença.
Segundo a infectologista Mariela Cometki, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacina BCG é considerada um dos maiores avanços da saúde coletiva no século XX, sendo o dia 1º de julho dedicado a celebrar esse marco. Ela ressalta ainda que, apesar dos avanços, a tuberculose continua sendo uma ameaça no Brasil.
“É uma vacina contra as formas graves da tuberculose, principalmente Tuberculose Miliar Disseminada e Meningite Tuberculosa. A tuberculose ainda ameaça o nosso país. Em 2023, foram registrados em torno de 80 mil novos casos de tuberculose e, embora a BCG não previna a forma pulmonar da doença, ela protege crianças das formas mais graves, que têm alta mortalidade”, explica.
Direcionada para crianças recém-nascidas, a vacina é aplicada em dose única, preferencialmente ainda na maternidade. A SMS orienta e garante a proteção dos recém-nascidos com a vacina BCG na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, assim como nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, por meio do Projeto Corujinha.
Caso haja alguma restrição para a administração da BCG dentro da maternidade, a equipe médica da unidade faz a avaliação e monitoramento dessa criança para encaminhá-la, no período correto, para vacinação em uma Unidade de Saúde da Família (USF), conforme preconiza o Ministério da Saúde.
A vacina BCG é disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS, para crianças menores de 5 anos de idade. A aplicação é feita em oito USFs, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. São elas: Augusto Franco (Augusto Franco); Celso Daniel (Santa Maria); Dona Sinhazinha (Grageru); Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Amélia Leite (Suíssa); Carlos Fernandes de Melo (Lamarão); Anália Pina (Almirante Tamandaré); e José Calumby (Jardim Centenário).
Fonte: ASN