Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
No último dia 22 de agosto, o Ministério Público Eleitoral, através do promotor Adson Alberto Cardoso de Carvalho, manifestou-se pela improcedência da ação de impugnação dos mandatos de Sérgio Reis, prefeito de Lagarto, e da vice, Sueli Menezes. Na sexta-feira, 05, a 12ª Zona Eleitoral, determinou a cassação e agora o recurso segue para o pleno do TRE/SE.
O interessante é que um simples leigo, que fizer a leitura da decisão do Ministério Público Eleitoral comprovará que o promotor decidiu pela imprudência da ação por conta de argumentos frágeis sem provas concretas. “Assim é que, a instrução processual não foi capaz de produzir provas contundentes que elevassem tais suspeitas ao patamar de certeza necessário para uma condenação por abuso de poder, visto que os fatos que possuem alguma materialidade nos autos são justamente aqueles que já foram objeto de decisão judicial. Os demais permanecem no campo das ilações, insuficientes para desconstituir a vontade soberana manifestada nas urnas,” decidiu o MPE.
Em Lagarto, em oito meses, a nova gestão fez mais do que 4 anos da gestão passada. Sem alardes, mas colocando a casa em ordem – e que caos foi encontrado – sem perseguir adversários, mas focando no soerguimento de uma cidade que passou os últimos anos despencando administrativamente.
A verdade é que quem pensava que transformaria Lagarto em um “curral eleitoral” não esperava e o pior, não aceitou a fragorosa derrota. E pelo início da gestão sabe que em 2028 Lagarto estará bem diferente de como foi recebida pelo prefeito Sérgio e a vice, Sueli. Resta então tentar a todo custo ganhar no “tapetão” já que pela vontade soberana do povo lagartense o “chefão” teve sua candidata defenestrada e ele próprio tem um futuro incerto para a disputa de um mandato em 2026. Sem legitimidade e o voto popular o “chefão” beira o abismo do ostracismo eleitoral.
Respeite a vontade das urnas e a soberania plena exercida pelo eleitorado de Lagarto. E em 2028 o voto consciente do eleitorado de Lagarto julgará se atual gestão merecerá continuar. E ao final, a Justiça sempre respeita a democrática vontade da maioria.
Petróleo e gás O governador Fábio Mitidieri viajou ontem, 7, para a Itália, onde cumpre agenda internacional em Milão. O chefe do Executivo estadual transmitiu o cargo para o seu vice, Zezinho Sobral, e está programado para retornar para Sergipe dia 16 de setembro. Fábio participa 53ª edição da Gastech, que abordará o papel do gás natural no fornecimento de energia, reunindo participantes de 150 países.
União com Mitidieri? Após visita com o governador Fábio Mitidieri e com a deputada Kitty Lima, o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reafirmou, em entrevista ao radialista Focca, que o partido apoiará a reeleição de Lula e manifestou confiança no fortalecimento da relação com o governo estadual. “Hoje há um alinhamento entre o PSB e o Governo do Estado, estamos construindo a federação Cidadania-PSB e temos uma companheira deputada Kitty Lima. Fico na torcida pelo entendimento entre o governador, Georgeo Passos e Ricardo Marques”, disse.
Augusto Franco Se estivesse vivo, o ex-governador Augusto Franco faria agora em setembro (dia 5) 113 anos. A data foi lembrada pela família, amigos e registrada na Assembleia Legislativa pelo seu presidente, deputado Jeferson Andrade. “Como pessoa, empresário e político o doutor Augusto Franco marcou época, promoveu grandes realizações em Sergipe e entrou para a história como um dos mais importantes brasileiros. Seus familiares e sucessores, hoje. avançam com suas obras e honram o seu legado” – disse o deputado estadual Jeferson Andrade.
Atenção gestores do 2º escalão da PMA No segundo escalão da Prefeitura de Aracaju é preciso que a Secom puxe as orelhas de alguns assessores de comunicação que dificultam o trabalho da imprensa, ou seja, dos próprios colegas, não dando retorno às demandas solicitadas. Por enquanto fica apenas a dica, mas se os colegas continuarem reclamando o blog dará nome aos bois…
TSE absolve ex-prefeito e pai em caso de abuso de poder político Deu em Fausto Leite no último sábado, 6: “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, com a solenidade de sempre e a convicção de quem já se acostumou a absolver políticos, que o ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, Dr. Thiago de Souza Santos, e seu pai, Gilberto dos Santos, não cometeram nenhum abuso de poder nas eleições de 2020. Sim, aquele mesmo processo em que o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe havia condenado os dois à inelegibilidade por oito anos. Segundo o TSE, as contratações em massa feitas em 2020, ano eleitoral, mas também ano de pandemia, não tinham cheiro de manobra política, mas sim de “necessidade administrativa” para manter serviços públicos essenciais. Como se a máquina pública brasileira fosse conhecida por sua agilidade súbita em contratar, justamente quando urnas se aproximam. Pura coincidência.”
Reuniões Continua Fausto Leite: “E sobre aquelas reuniões organizadas por Gilberto dos Santos, com servidores contratados, discutindo política? Relaxa: eram fora do expediente. Segundo a Corte, se não teve coação explícita, não teve problema. Aparentemente, funcionário público convocado pelo chefe para “conversar” sobre a campanha do filho pode ficar tranquilo, porque não existe pressão nenhuma nessa relação. Claro. Com isso, os médicos, pais e filho, Dr. Thiago e Dr. Gilberto estão livres para continuar sua trajetória política, sem a menor sombra no currículo, exceto aquela condenação que foi, convenientemente, apagada no carimbo de Brasília. A lição é simples: em política, a linha entre abuso e necessidade administrativa é tão fina quanto um fio de bigode em foto oficial de campanha. E no Brasil, quando a corda aperta, essa linha sempre arrebenta para o lado do político.”
Aliança Além dos mais de 160 serviços ofertados à população, o que chamou a atenção no ‘Sergipe é aqui’ de Salgado foram os elogios do prefeito Givanildo Costa (PT) ao governador e o anúncio público da aliança. “Fábio nunca deixou de ajudar Salgado, sempre demonstrou compromisso com o nosso município. Hoje tenho o privilégio de caminhar ao seu lado, reconhecendo todo o apoio que já deu e continua dando, e com a certeza de que fará ainda mais pelo nosso povo”.
Inscrições abertas: IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania De 16 a 18 de outubro Aracaju será a sede do IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania no hotel Vidam. Serão três dias intensos de debates, com grandes nomes nacionais e internacionais da educação e do empreendedorismo. A vagas são limitadas e gratuitas. Inscrições e toda programação aqui.
Reflexão, inspiração e construção de caminhos Organizado pela Universidade Aberta (UAb), de Portugal e várias instituições locais e internacionais, reunirá especialistas, docentes, estudantes, empreendedores e decisores políticos. Ao longo dos três dias do evento, os participantes terão acesso ao estado da arte das temáticas do congresso, painéis de discussão, apresentações de projetos de empreendedorismo, e uma mostra de casos de sucesso. Constitui uma oportunidade de networking através da Rede Internacional de Educação para o Empreendedorismo (RIEE) e da Rede Internacional dos Municípios Promotores do Empreendedorismo (RIMPE). O CiEECi 2025 será, assim, um espaço para refletir, inspirar e construir caminhos que favoreçam uma sociedade mais empreendedora, inovadora e sustentável.
Prato do Povo O Prato do Povo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), atingiu 1,5 milhão de refeições servidas aos 21 municípios participantes. O programa, que oferece, diariamente, cerca de 200 refeições gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico, em cada município atendido, representa um alívio e um reforço de dignidade na mesa dos sergipanos.
Prato do Povo II “O Prato do Povo faz parte de um conjunto de políticas públicas que têm transformado a vida de milhares de famílias, reduzindo as desigualdades sociais em nosso estado. A segurança alimentar é um direito fundamental e, com o Prato do Povo, oferecemos muito mais do que comida: oferecemos dignidade, saúde e oportunidade de mudança social. É nisso que acreditamos e trabalhamos todos os dias”, frisou a secretária e primeira-dama, Érica Mitidieri.
Mais um Falando em segurança alimentar, a comunidade do bairro Santa Maria, em Aracaju, recebeu, na última semana, a abertura da unidade do Restaurante Popular Padre Pedro no Espaço Cuidar. Após a implantação no Espaço Cultural Zé Peixe, no Centro, e no Espaço Cuidar Bugio, na zona norte, a descentralização do equipamento social chega agora à zona sul da capital, oferecendo almoço e jantar a R$ 1,00.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A humildade é a verdade de nós mesmos.” Fulton Sheen.
O Santo Padre surpreendeu a todos saudando os cerca de 80 mil fiéis presentes na Praça São Pedro antes do início da cerimônia: “Irmãos e irmãs, hoje é uma belíssima festa para toda a Itália, para toda a Igreja e para todo o mundo. E antes de começar, gostaria de saudá-los e dizer uma palavra, porque, se de um lado a celebração é muito solene, de outro é um dia de muita alegria”. O Papa ficou impressionado com a quantidade de jovens. “É realmente uma bênção”, afirmou. “Nós nos preparamos para esta celebração com a oração, com o coração aberto desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos no coração a mesma coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos nós, somos chamados a ser santos.”