Aracaju tornou-se a quarta capital brasileira a aderir à mobilização “Hora do Planeta”, realizada na noite deste sábado, 26. O ato mundial, que chama atenção para as mudanças climáticas e para os riscos do aquecimento global, é organizado pela Rede WWF e consiste em apagar as luzes durante uma hora, a favor do meio ambiente. Em Aracaju, o evento foi realizado pela primeira vez e reuniu, no Mirante da 13 de Julho, autoridades, jornalistas, empresários, músicos e representantes da sociedade civil preocupados com o planeta. Evento aconteceu na Praia Treze de Julho (Fotos: Lízia Martins)
Das 20h30 às 21h30, o calçadão da 13 de Julho ficou iluminado apenas pelas chamas de velas doadas pela empresa Velas Ávila e distribuídas no local. Músicos se apresentaram em um palco
montado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em frente ao Mirante. O ato simbólico foi incluído pelo prefeito Edvaldo Nogueira na programação das comemorações do aniversário de 156 anos da cidade. Como vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo também levou a ideia aos prefeitos de outros municípios. Prefeito Edvaldo Nogueira e a primeira-dama, Danusa Silva
Para ele, que chegou ao local acompanhado da primeira-dama do município, Danusa Silva, a importância do ato está na conscientização a respeito da necessidade de observar as mudanças ambientais e os cuidados que cada cidadão deve ter com a natureza. “Vivemos um momento muito difícil em relação ao meio ambiente. Por isso, precisamos refletir mais sobre
nossas ações no dia a dia. Apagar as luzes dos cômodos da casa onde não tem ninguém, desligar o chuveiro enquanto se passa o sabonete e outras atitudes simples que eliminam o desperdício em casa já colaboram para melhorar o mundo em que vivemos”, afirmou o prefeito. População prestigiou o evento
Ato simbólico
A Hora do Planeta em Aracaju foi organizada pela radialista e ambientalista Magna Santana e pelo médico William Soares. Durante o ato simbólico, Magna Santana agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira pelo apoio, ressaltando que muitas ações da PMA já demonstram a preocupação com o meio ambiente. “A construção de ciclovias e o estímulo ao plantio de árvores são políticas já consolidadas pela administração de Edvaldo Nogueira. São atitudes como essas que fazem a diferença. Por isso, quando o procurei para falar sobre a Hora do Planeta, já imaginava que o apoio seria imediato”, disse a radialista.
Várias instituições aderiram ao ato na capital sergipana: Construtora Cosil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Palácio Museu Olympio Campos, Banco do Brasil, Oceanário, Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Jornal da Cidade, o Setransp, Chopp 13, Hotel Quality, Câmara de Vereadores, Rádio Cultura, Unimed e Instituto Federal de Educação, entre outras.
O ato foi animado pelos artistas Mingo Santana, Alice Nou, Quinteto Sanfônico e o Coral da Emurb. Para Robertinho dos 8 Baixos, integrante do Quinteto Sanfônico, ser convidado para participar de uma mobilização tão fundamental em defesa da vida do planeta é motivo de orgulho para todo o Quinteto. “Nos sentimos satisfeitos em integrar esse ato tão criativo e inovador na nossa cidade. Viemos com todo o prazer”, afirmou Robertinho. “Esse é um momento de integração e solidariedade. Todos devemos refletir sobre nossas ações diárias”, disse Mingo Santana.
Presenças
Participaram da Hora do Planeta o deputado estadual Capitão Samuel, o deputado federal Márcio Macedo, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, o reitor da Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro, e o médico Lúcio Prado Dias, representando a Somese.
Além deles, os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação Social) e Antônio Bittencourt (Educação), e os presidentes da Emurb, Osvaldo Nascimento, e da Emsurb, Lucimara Passos. A superintendente do Banco do Brasil, Marília Prado, e o promotor do meio ambiente, Gilton Feitosa, também participaram da mobilização no calçadão da 13 de Julho.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B