|
Bairro Industrial é morada para 58 mil habitantes (Fotos: Nayara Arêdes/ Portal Infonet) |
Na comemoração de seu aniversário de 93 anos, o bairro Industrial, localizado na zona norte de Aracaju, conserva saudades e esperanças entre seus moradores. Com 58 mil habitantes, o bairro que cresceu às margens do Rio Sergipe se mantém como morada sobretudo de jovens, crianças e idosos. Para quem conhece o local de perto, as demandas por saúde e educação são um contraponto à tranquilidade e a paz tão apreciada pelos moradores.
Antônia Santos, moradora do bairro Industrial desde a infância, lembra de quando o local era apenas terreno de manguezal. “Antigamente não tinha nenhuma desss casas por aqui. Aos poucos o povo foi chegando e se fixando, e o bairro ficou melhor para morar. Era mais perigoso antes, mas depois que a ponte [Aracaju-Barra dos Coqueiros] foi construída melhorou muito. Gosto de viver aqui, só saio daqui para o cemitério”, conta Antônia.
Para Josefa Maria de Jesus Santos, que reside no local há 30 anos, as pessoas são o principal atrativo do bairro. “Gosto do pessoal, da calma, da paz. O que eu acho que precisa melhorar é a saúde, já que os postos não estão dando condições de atendimento. E sugiro também alguma atividade recreativa ou projeto social para os jovens e crianças, para que eles não caiam na marginalidade”, diz.
|
Antônia Santos construiu sua família no bairro |
O morador Cícero de Alves Souza chama atenção para os problemas de saneamento básico na localidade. “O bairro Industrial é um lugar bom de se morar. Mas os esgotos são muito ruins. Quando chove fica tudo entupido, e a gente tem que ficar andando com os pés na água”, relata.
Entre os atrativos do bairro, a conhecida Orla do Bairro Industrial é apontada pelos moradores como uma promessa para a população. “Se a reforma for concluída, a orlinha vai crescer e encher de clientes de fora e do próprio bairro. Mas o pessoal precisa se consicentizar, parar de pichar, quebrar e jogar lixo em todo canto”, afirma Anderson Luís Santos, comerciante em um dos bares da Orla.
História
O presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro Industrial, Marcos dos Anjos, conta a trajetória do bairro Industrial desde sua fundação. “O bairro Industrial foi criado pela lei 250 de 13 de janeiro de 1920. Antes de receber esse nome, algumas das opções pensadas foram Maçaranduba, Siqueira de Menezes e O Tecido. O nome foi dado em homeangem ao desenvolvimento industrial que aconteceu na área, e á história dos operários sergipanos”, lembra.
Projetos
|
Orla do bairro Industrial é atrativo na região |
Para o líder comunitário, uma das principais demandas do bairro Indutrial se relaciona ao transporte público. “Há dois anos estamos com um projeto para que a SMTT [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito] viabilize uma mudança no itinerário da linha Santa Maria-Mercado, fazendo com que o ônibus passe pela Orla e faça a volta pela avenida Sabino Ribeiro. Isso taria uma integração entra a zona norte a zona sul, trazendo mais gente ao bairro”, afirma.
Outra pauta defendida pelos moradores é a melhoria do esporte, com a utilização das quadras já existentes. “Embora tenhamos espaço, não temos ainda atividades programadas nem equipamentos como bolas, coletes e redes. Por isso, esperamos do poder público algumas providência spara que os adolescentes e crianças do bairro Industrial tenham algumas atividades alternativas, sobretudo nos finais de semana”, defende Marcos dos Anjos.
O presidente ressalta a importância da sinalização urbana. ‘Temos no bairro Insutrial pontos turísticos muito populares em Aracaju, como o Estádio Proletário Sabino Ribeiro e o Parque da Cidade. Por isso, existe a necessidade da instalação de placas e informações turísticas sobre esses locais”, diz.
|
Atividades esportivas são demanda entre a população |
Comemoração
Para celebrar os 93 anos do bairro Industrial, a programação começa às 5h do domingo, 13, com uma alvorada festiva. Às 8h, os participantes farão um passeio ciclístico pelas ruas e avenidas do bairro, com pausa às 10h para a condcoração da estátua situada na praça Amintas Jorge. Logo após terá início a feijoada, com apresentações culturais e recreativas. Às 19h a comemoração se encerra, com show da banda Ice Groove e convidados. O palco principal estará situado na rua Altamira.
Por Nayara Arêdes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B