População reclama de demora no atendimento da SRTE

Sede do órgão estava lotada nesta seunda-feira, 12 (Fotos: Portal Infonet)

Usuários que necessitam dos serviços da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), situado no centro da cidade, tem que ter muita paciência para aguardar o atendimento. 

Nesta quarta-feira, 12, a equipe do Portal Infonet esteve na sede da Superintendência conversando com alguns usuários. Por conta do grande número de pessoas, muitos tiveram que aguardar do lado de fora do estabelecimento.

Rivaldo da Conceição saiu do município de Areia Branca e teve que madrugar na sede do órgão na tentativa de conseguir atendimento. “Ontem vim e não consegui atendimento, por isso, cheguei hoje às 5h da manhã e peguei a senha 45, mas até essa hora [09h] não fui atendido ainda. Infelizmente tenho que perder trabalho para vim aqui tirar a Carteira de Trabalho”, lamenta.

Eraldo Batista dos Santos chegou ao órgão por volta das 4h30 desta quarta-feira, 12.  “Obtive a informação de que no Ceac o tempo de espera para a retirada da carteira de trabalho é de dois meses, sendo que aqui é de três dias. Cheguei aqui hoje às 4h30, mas até agora nada”, afirma.

SRTE

Eraldo Batista (à esq) e Rivaldo Conceição (à dir)

Por meio de nota, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE) esclareceu que nos últimos anos vem aumentando acentuadamente a sua presença operacional no Estado, sendo ofertado mediações de conflitos individuais e coletivos do trabalho, recepção do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, erradicação do trabalho infantil, inserção de aprendizes e pessoas com deficiências no mercado de trabalho, concessão de certidões negativas,  homologação de planos de cargos e salários, registro profissional, assistência às rescisões contratuais, denúncias trabalhistas e fiscalização do  FGTS.

Segundo a SRTE, em 2013 foram emitidas, em Sergipe, 68.939 carteiras de trabalho, entre 1ª e segunda vias, 68.868 foram para trabalhadores brasileiros e 71 para estrangeiros.

Especialmente essa semana se verificou um aumento razoável da procura pela carteira de trabalho (CTPS), em razão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES.
No Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) e o CEAC atendem também a recepção do seguro desemprego e de carteira de trabalho (CTPS).

A Superintendência implementou o agendamento de seguro desemprego e carteira de trabalho, pelo telefone 3211-1434 ou 3211-1435 e em breve também pela internet. O agendamento presencial continua normalmente no horário das 7h às 19h, com distribuição de senhas para atendimento por ordem de chegada.

Por Aisla Vasconcelos

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