Dia do Meio Ambiente terá plantio de mudas em SE

Codevasf marca Dia Mundial do Meio Ambiente em Sergipe com plantio de mudas nativas da bacia do São Francisco (Foto: divulgação)

Nesta quarta-feira, 3, estudantes de escolas públicas do município de Neópolis (SE) participarão de um plantio de mudas em celebração ao Dia do Meio Ambiente. A ação, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a prefeitura de Neópolis, vai envolver cerca de 80 alunos de duas escolas públicas de Neópolis e de uma escola do município de Japoatã. O evento será realizado no viveiro de mudas da Codevasf no povoado Betume.

A programação será iniciada com uma visita ao minhocário. Em seguida, os alunos participarão da produção de mudas no viveiro da Codevasf, unidade que serve de base para ações de reflorestamento da empresa na região do Baixo São Francisco sergipano. Por último, após uma pausa para o lanche, os estudantes participarão do plantio das mudas na área do Projeto Amanhã, no povoado Betume.

O chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente em Sergipe, Sérgio Hughes, disse que a proposta é proporcionar aos alunos uma experiência prazerosa com o ciclo de produção de mudas. “Vamos trazer as crianças para um dia de campo, em contato com a natureza, pois entendemos que é mais interessante do que uma simples palestra em sala de aula. É uma data importante para mostrar a importância da preservação dos recursos naturais e de uma vida mais simples voltada para a natureza”, explicou.

Como parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente, a Codevasf também participará no mesmo dia do Seminário sobre o Meio Ambiente, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed). O evento, que será realizado no Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, em Neópolis, terá palestras, exibição de documentário e debates sobre o tema “Estilo de Vida: Ação e Reação no Meio Ambiente”. No evento, técnicos da Codevasf apresentarão palestras sobre a relação entre tecnologia e meio ambiente e sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Investimentos

A Codevasf executa ações e participa de projetos que têm como meta contribuir para a preservação do meio ambiente e a revitalização do rio São Francisco. Neste ano, a Companhia doou uma área de 85,3 hectares à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para a ampliação do Monumento Natural Grota do Angico. O investimento para a aquisição da área incorporada à unidade de conservação da Caatinga foi de R$ 181 mil.

Atualmente, a Codevasf executa a elaboração de projetos de engenharia para a implantação do sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos do Baixo São Francisco sergipano. Contratados pelo valor de R$ 608 mil, os projetos nortearão a futura implantação de aterros sanitários e outros equipamentos de coleta e tratamento de resíduos sólidos em 11 municípios sergipanos. Além disso, estão em execução obras de esgotamento sanitário em três municípios: Brejo Grande, Ilha das Flores e Itabi.

A Codevasf também integra projetos de reflorestamento e educação ambiental em Sergipe. A empresa fornecerá 20 mil mudas para a recomposição de áreas de nascentes do rio São Francisco no município de Canindé de São Francisco.

A ação integra o projeto “Nascentes do São Francisco”, desenvolvido e coordenado pelo Ministério Público de Sergipe. Além disso, um acordo firmado entre a Codevasf e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vai possibilitar o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas do Baixo São Francisco como parte das atividades do projeto “Águas do São Francisco”, realizado pela UFS em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Sete bilhões de sonhos

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em cinco de junho de 1973 com o objetivo de conscientizar a sociedade para a temática do meio ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No mesmo dia, a Assembleia Geral da ONU aprovou a criação do Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA).

O PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente e é a agência do sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. O tema deste ano é “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”, destacando a eficiência de recursos e consumo e produção sustentáveis no contexto da capacidade regenerativa do planeta.

Fonte: Codevasf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais