Bombeiros lançam cartilha de prevenção de incêndios

Cartilha orientará comerciantes de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dórea apresentou na manhã desta terça-feira, 16, à imprensa, a Cartilha Por um Centro Seguro, voltada para a prevenção de incêndios. Ele garantiu que a finalidade não é punir, mas orientar os comerciantes da importância de obedecer as normas de segurança. Nos últimos meses foram registrados cinco grandes incêndios no Centro Comercial de Aracaju, a maioria devido às instalações antigas.

“A gente quer dotar o Centro Histórico de Aracaju de condições de funcionamento com segurança. A gente não quer punir, não quer interditar nenhum estabelecimento, a gente quer dar orientações a todos os proprietários. Depois do lançamento oficial da cartilha, vamos realizar um workshop sobre a prevenção de ocorrências de incêndios, com medidas simples que fazem grande diferença, a exemplo de noções de primeiros socorros. Em seguida, faremos uma força tarefa de fiscalização e aí sim veremos a necessidade de autuar”, destaca Reginaldo Moura lembrando que a necessidade da cartilha partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial de Sergipe (Acese) devido à incidência de incêndios.

Coronel Reginaldo Dórea durante a coletiva

De acordo com o coronel Joaquim Almeida Eugênio, um dos idealizadores da cartilha, vários problemas são detectados  no Centro Histórico de Aracaju. “São diversos problemas que nós detectamos, entre eles, as instalações elétricas inadequadas, as saídas de emergência. A concepção arquitetônica dos prédios localizados no centro da cidade é bastante antiga o que demanda uma grande reocupação. Nós orientamos aos comerciantes que nos procurem, nós temos um serviço de atividades técnicas muito atuante e com base nisso nós temos feito um grande trabalho. O Corpo de Bombeiros não tem medido esforços para atender toda a demanda”, ressalta.

Selo

Coronel Joaquim Eugênio: "Detectamos diversos problemas"

O diretor da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Robson Pereira, deu a ideia [que foi acatada], de um Selo que deverá ser afixado nos estabelecimentos em que os donos estejam cumprindo as normas de segurança. “Todo comerciante procura ter o seu diferencial competitivo. O Selo que certifica que ele realmente atende a prevenção de segurança, prevenção e combate a incêndio e mostra que ele tem essa preocupação, seria esse diferencial”, acredita.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Aracaju), Brenno Barreto, “essa parceria da CDL com o Corpo de Bombeiros, veio para tentar alinhar e orientar os comerciantes. Estamos lançando hoje essa cartilha e em julho marcaremos um workshop par alinhar toda a ação conjunta que precisaremos”.

Robson deu a ideia de um Selo de Segurança

Brenno Barreto, diretor da CDL/Aracaju

A secretária da Defesa Social e da Cidadania Georlize Teles destacou a parceria. “A cartilha é uma vitória do que se é trabalhar conjuntamente. Essa cartilha poderia ter sido feita só com o Corpo de Bombeiros, mas coronel Reginaldo Dórea fez com que todos se juntassem. O êxito dessa cartilha advém da vontade dos agentes públicos e privados, nessa parceria, no desejo de fazer o melhor”, diz.

Na cartilha, os comerciantes irão saber como regularizar os estabelecimentos, além de obterem medidas de prevenção contra incêndios e dicas de segurança.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais