Frequentadores reclamam da falta de manutenção de Parque

Falta de madeiras pode causar acidentes (Fotos: Portal Infonet)

A falta de manutenção nos brinquedos, bancos, iluminação e limpeza no Parque dos Cajueiros têm transformado o ambiente de lazer e atividades lúdicas num espaço de iminente risco de acidente, principalmente para as crianças. A situação é evidente desde a notória degradação dos brinquedos, que expõe pregos, farpas das madeiras e até a sujeira que se acumula nas estruturas para as crianças.

Alguns brinquedos para as crianças, por exemplo, já não são mais utilizados, seja por conta da sujeira ou dos danos na estrutura. As passarelas que estão pelo menos um metro de altura faltam madeiras e expõe buracos que podem ocasionar acidentes a qualquer criança, e por isso, pais não confiam mais em deixar seus filhos brincarem livremente no parque.

A situação faz lembrar os anos em que o Parque dos Cajueiros ficou abandonado e era utilizado para atividades ilícitas. A revitalização feita pelo governo em 2012 reviveu o turismo no parque, mas o descaso atual ameaça um novo abandono ao ambiente.

César observa filha brincar na ponte de um dos brinquedos

César Lima conta que leva a filha de quatro anos ao parque pelo menos uma vez ao mês, e já vinha notando descaso com a manutenção do ambiente. “É triste ver a deterioração desse parque que minha filha tanto gosta. Já tinha observado que a ponte está desestruturada, madeiras soltas, e agora estou mais atento a isso, tanto é que não posso tirar o olho da minha filha enquanto ela brinca”, lamenta o pai.

Já a turista Rose Domingos de Caruaru-PE, está visitando Aracaju com a filha e a neta, e levou a garota de oito anos para se divertir no parque, mas logo notou que só alguns brinquedos tinham condições de utilização. “Não se confia em deixar ela brincar por aqui. Eu gostei do lugar, mas precisa ter mais administração, porque estamos falando de crianças. Vi buracos e pregos que não deveriam estar expostos, por isso é melhor escolher os brinquedos pras crianças”,  conta Rose.

Rose acredita que falta administração no parque

Outro Lado

A Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, responsável pela administração do Parque dos Cajueiros informou através da sua assessoria de comunicação que devido aos eventos festivos e de esporte que ocorreram recentemente no local houve o estrago de alguns materiais. "O grande fluxo de pessoas nesses eventos acabou causando esses tipos de danos", afirmou o assessor José Castilho.

Ainda de acordo com Castilho, a secretaria está fazendo um levantamento do que precisa ser feito, adquirir orçamento e passar ao setor de infraestrutura para a manutenção dos brinquedos, mas não há prazo para o início destas ações.

Sobre a possibilidade de interditar alguns brinquedos para evitar acidentes com crianças, a assessoria informa que não vai fazer isso, mas que alguns brinquedos não tem condições de uso e isso já é suficiente para que as crianças não o usem.

Por Ícaro Novaes e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais