Calçadão destaca inclusão de pessoas com deficiência

Calçadão Popular destaca necessidade da inclusão de pessoas com deficiência (Foto: divulgação)

Quem passou pelo calçadão da João Pessoa na tarde desta sexta-feira, 25, pôde assistir a uma verdadeira aula de respeito à diversidade. Durante mais uma edição do projeto Calçadão Popular, pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual e motora mostraram que a população com deficiência tem potencial e direito a cultura, lazer, trabalho e dignidade.

Com o tema, “Acessibilidade: Respeito às diferenças com justiça e igualdade social”, esta edição do projeto contou com a apresentação de grupos culturais formados por crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência e que integram projetos sociais. Realizado há mais de dez anos, o Calçadão popular é uma iniciativa é do mandato democrático e popular da deputada estadual Ana Lúcia e tem o objetivo de debater, de forma lúdica e educativa, temas sociais e políticos junto à sociedade sergipana.

Durante o Calçadão Popular, o grupo “Voz do Corpo”, do Instituto pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), emocionou a todos com a apresentação de canto coral. Já o Grupo Integrado de Capoeira da ONG Raio de Sol agitou com o gingado do berimbau e do atabaque. A Companhia de Dança Loucurarte, da ONG Albertinha Brasil, também marcou presença e chamou a atenção com a performance de dança apresentada por um casal de cadeirantes.

Além das apresentações culturais, o mandato democrático e popular de deputada Ana Lúcia realizou uma ação educativa junto à população, com a distribuição de panfletos abordando a importância da acessibilidade, bem como as ações desenvolvidas pela parlamentar em defesa desta parcela da população.

“A pessoa com deficiência é, antes de tudo, uma pessoa, com direitos fundamentais e deveres, e sua deficiência é uma característica que deve ser considerada, mas que não lhe reduz como pessoa. A deficiência não se situa no indivíduo, mas em seu relacionamento com a sociedade”, destacou a deputada, reafirmando seu compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência sob uma perspectiva de inclusão, justiça e igualdade social.

Durante o Calçadão Popular, Ana Lúcia destacou ainda necessidade de se criar condições, por meio de políticas públicas, para que a pessoa com deficiência se relacione com a sociedade de forma plena e independente, diminuindo assim os obstáculos entre ela e o mundo.

Ana luta pela inclusão e acessibilidade

Ana Lúcia é autora de leis, Projetos de Lei e diversas outras proposituras que garantem os direitos das pessoas com deficiência, além de articular junto aos órgãos responsáveis a implementação de leis já existentes.

Entre as ações da parlamentar em defesa da inclusão, estão a Lei 6.876/2010, que cria a Semana Estadual do Deficiente Auditivo e a Lei 7.317 /2011, que inclui a Língua Brasileira de Sinais como disciplina na formação escolar do ensino médio na modalidade normal.

Ana Lúcia também é autora do Projeto de Lei 71/2014, que garante às pessoas com deficiência a prioridade de matrícula em escolas próximas a suas residências, no âmbito da rede pública estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais