Obras do calçadão da 13 de Julho estão atrasadas 56 dias

Obra na Treze de Julho incomoda já duram longos 296 dias (Fotos: Ícaro Novaes/Portal Infonet)

A prefeitura de Aracaju não cumpriu o prazo de 240 dias estipulado por ela mesmo para entregar a obra do calçadão da 13 de Julho (Praia Formosa) e a construção só deve ficar pronta em fevereiro de 2016, de acordo com previsão da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). No dia 19 de janeiro foi assinada a ordem de serviço para a obra que custou aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos. A Emurb atribui a responsabilidade pelo atraso na obra às condições climáticas.

Um morador e uma comerciante da região acreditam que há intenções políticas no retardo da construção e se dizem incomodados quanto a presença dos tapumes a mais de nove meses na Avenida Treze de Julho. “É bem possível que isso seja uma estratégia para as eleições do ano que vem. A gente sabe que os políticos gostam de inaugurar grandes obras às vésperas das eleições pra ter repercussão na imprensa, por exemplo. Só que quem passa na avenida se vê cercado por carros na via e tapumes do outro lado, e isso incomoda”, comenta Jorge Sampaio, que mora na região.

Glads e Jorge se dizem incomodados com tapumes presentes há meses

A comerciante Glads Santos é da opinião que a construção já se estendeu por muito tempo sem mostrar evidências de que está ficando pronta. “Não sei se há questão burocrática ou política, mas está demorando muito. Para o tempo que começou, já era pra ter muita coisa pronta”, entende.

Os entrevistados comentam ainda que vêem poucos funcionários trabalhando na obra. Segundo a Emurb, apenas 18 funcionários são suficientes para dar seguimento a construção, alegando que este é o tipo de obra em que não se precisa de muitos funcionários.

Emurb

Pouco se vê no canteiro de obras

Um dos pontos do canteiro de obras ainda sem pavimento

Contatada pela equipe de jornalismo do Portal Infonet, a assessoria de comunicação da Emurb considerou que os as chuvas do inverno, entre junho e setembro de 2015, influenciaram na desaceleração da obra. A assessoria afirmou que obras a céu aberto estão sujeitas a estes fenômenos e, na ocasião, o nível da maré também subiu, o que prejudicou algumas atividades no canteiro de obras.

A Empresa Municipal acrescentou que a obra está com 60% da sua estrutura feita, e prevê a entrega para fevereiro de 2016. Detalhou que instalação elétrica, estruturas como ferragens, piso, estacas e vigas já estão feitas.

Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais