Curso de culinária abre perspectivas de negócios

Para quem inicia um pequeno negócio na área de culinária, qualificação é fundamental. Pensando nisso, 25 homens e mulheres, entre 16 e 58 anos, estão frequentando o curso de bolos, tortas e salgados, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, núcleo da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju.

O desejo da maioria é montar uma pequena empresa e, para tanto, contatos estão sendo mantidos com a coordenação do Credpovo – Um banco para todos, programa desenvolvido pela Fundat. O curso está sendo ministrado na cozinha industrial da unidade Jardim Esperança. Em duas semanas de aulas práticas, os alunos estão se revelando, sob o comando da instrutora Vânia Maria Lima Mendonça

“O clima entre os treinandos é de muita descontração. No nosso dia-a-dia, procuro incentivá-los da melhor maneira possível”, comenta a instrutora, lembrando que mais da metade de suas turmas, antes mesmo do término do curso, já está trabalhando e gerando a sua própria renda. A previsão para o término do curso é dia 20 deste mês.

Exemplo

Carlos Henrique Santos, 16, é um dos destaques. Apesar da jovialidade, pretende montar em breve um pequeno negócio e ajudar os pais. “O meu pai é carroceiro e a minha mãe diarista. Sei que, ao concluir o curso, darei um futuro melhor para eles”, afirma.

Maria Madalena Lira dos Santos, 58, é funcionária pública e exerce a função de merendeira. Pelo menos até às 11h, ela está frequentando o curso e após meia-hora já está no trabalho. “Imaginem. Se faço merenda com muito amor para as crianças, com certeza me sairei bem como empresária do ramo de alimentos”, afirma.

Maria dos Santos destacou que comercializa cachorro-quente em casa e que, com os novos conhecimentos, está ampliando os produtos oferecidos. “Estou arquitetando montar uma pequena lanchonete e vou buscar o empréstimo na Fundat. Nos finais de semana, estou numa barraquinha na praia”, informa.

“Não faz parte da minha índole ser empregado, ter um patrão”. A expressão é de Gildson Andrade dos Santos, 21, que está a todo vapor aprendendo a arte de confeccionar bolos, tortas e salgados. O jovem também afirmou que faz parte dos seus planos ajudar pessoas que buscam o primeiro emprego.

Veranez Pinto Sampaio Vieira, 58, também tem planos para um futuro próximo. Aposentada, ela relatou que não pretende ficar em casa somente cuidando dos afazeres domésticos. “Estou me preparando para começar a negociar”, garante.

AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais