Sistema i-Gesp encerra etapa de pactuação

Os órgãos públicos estaduais de Sergipe têm até esta quarta-feira, 15, para concluir a revisão de distribuição orçamentária dos projetos e ações elencados para o ano de 2011. A revisão, denominada etapa de pactuação de recursos, é decisiva para definição das dotações orçamentárias nas linhas de atuação de cada um dos órgãos no ano que vem.

Segundo explica o coordenador geral do sistema, Cláudio Luiz da Silva, a equipe técnica vem trabalhando dentro de um cronograma de execução de tarefas que são fundamentais para a implementação definitiva do i-Gesp. “Cada etapa precisa ser vencida para avançarmos na substituição do sistema atual, o Safic. A partir de janeiro de 2011, o Safic será totalmente desativado e o i-Gesp passará a ser o sistema de execução orçamentária oficial do Estado de Sergipe, utilizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como Tribunal de Contas e Ministério Público”.

Concluída a pactuação, o i-Gesp entra na etapa de territorialização e elementação, entre os dias 17 e 20 deste mês. “Colocaremos a equipe técnica neste final de semana em regime de plantão para garantir a disponibilidade dos sistemas e o suporte aos usuários”, informou o coordenador.

Cláudio Luiz explica que na etapa territorialização permite informar as metas físicas e financeiras de cada ação por território ou município, conforme definido pelos órgãos e a elementação tem por finalidade identificar os objetos de gastos, tais como materiais de consumo, subvenções sociais, diárias e serviços de terceiros. “São etapas onde, em linhas gerais, os usuários do sistema fazem uma revisão detalhada dos projetos e ações de cada secretaria ou órgão com a finalidade de promover os ajustes necessários até a conclusão dos programas, por isso muitas das vezes possuem um prazo de execução curto. Mas é preciso ficar atento para não perdê-lo. Temos inclusive a disponibilizado uma central de atendimento exclusiva para orientar os usuários do sistema. Basta contatar o número 2105-5512 para falar diretamente com um técnico para auxiliá-lo na resolução do problema”, informou.

Sobre o sistema

O i-Gesp – Sistema de Gestão Pública é uma ferramenta de gestão integrada implantada no Estado de Sergipe para oferecer mais agilidade e transparência na utilização dos recursos públicos, em substituição ao Safic, usado há mais de 20 anos e totalmente defasado diante das demandas e necessidades que a nova gestão pública exige. “O i-Gesp representa a evolução da contabilidade pública, adequada aos padrões internacionais implantados pelo Governo Federal, seguindo uma tendência adotada também em vários países, tendo como principais virtudes a transparência das contas públicas, proporcionando maior agilidade, flexibilidade, integração, controle e qualidade nos processos de trabalho”, explicou o coordenador do sistema.

Fonte: Ascom/Sefaz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais