Sergipe apresenta maior crescimento do Nordeste

Um resultado expressivo no crescimento industrial que se reflete na geração de empregos formais e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida para milhares de sergipanos. Assim pode ser traduzida a notável performance de crescimento industrial em Sergipe que, num patamar de 12,53%, representa quase o dobro da média brasileira (6,9%) e mais que o dobro da região Nordeste (6,18%). A constatação é baseada em dados divulgados na última quinta-feira, 24, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho.

Em paralelo a esse crescimento, também foi verificado um aumento no número de empregos que atingiu, no mês de janeiro de 2011, 1.730 novos empregos formais na economia sergipana. O maior contratante no mês foi a construção civil, com 748 contratações. O setor de alojamento e alimentação, vinculado ao turismo, contratou 257 pessoas em janeiro e 1.132 pessoas nos últimos 12 meses.

Também segundo os dados do Caged, foi verificado que a indústria de transformação contratou 372 pessoas, com destaque para o setor de calçados, que contratou 187 pessoas em janeiro, e 1.701 novos empregados num acumulado de 12 meses. Ainda segundo o Caged, o setor têxtil-confecção criou 617 empregos nos últimos 12 meses em Sergipe, apontando para uma dinamização dessa atividade.

“Esse é um dado notável, já que o comum para o mês de janeiro era se verificar um relativo aumento de desemprego devido à dispensa dos empregos temporários gerados pela demanda de final de ano”, avalia o professor e assessor econômico do Governo do Estado, Ricardo Lacerda. “Ao contrário, o que vemos é um aumento considerável no número de empregos formais (com carteira assinada) indicando um aquecimento da atividade econômica”, complementa.

Atração de investimentos

Para o secretário de Estado do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade Social, Marcelo Freitas, estes dados demonstram a eficácia da agressiva política de atração de investimentos industriais e o estímulo a novas atividades econômicas em Sergipe. “Estes resultados não são obra do acaso. Isto é fruto de um programa de desenvolvimento industrial eficaz, que atraiu centenas de novas empresas para Sergipe nos últimos quatro anos, e que está gerando emprego e renda para a população”, disse o secretário.

O foco na empregabilidade, ainda segundo Marcelo Freitas, é uma das diretrizes principais da atuação da sua pasta, para que se consigam resultados ainda melhores. “Sabemos que o grande diferencial para se ocupar uma vaga de emprego hoje é a capacitação. Nesse contexto, é que vamos ampliar nossa atuação sempre focados nas necessidades do mercado de trabalho”, afirma Freitas, que responde pela pasta desde o início de fevereiro.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais